O Promotor de Justiça Crimina em Leopoldina, Gustavo Garcia Araújo, recebeu ofício do Tenente Coronel Raniéri Márcio da Cruz, Comandante da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente de Leopoldina, relatando as atividades ilícitas praticadas pelo sargento reformado do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Paulo César Araújo, conhecido como 'PC '. Segundo o documento, o comando da PM naquela cidade tomou conhecimento que Paulo César se apresentava como representante do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e da Prefeitura Municipal de Leopoldina, coagindo cidadãos com o propósito de realizar vistorias de prevenção e combate a incêndios, além de cobrar taxas para o corte de árvores e para trabalhar como salva vidas em clubes de Leopoldina e região.
De acordo com o relato oficial do comando da Polícia Militar, "PC" já havia sido preso em 2 de março de 2012 por policiais do Pelotão de Polícia Ambiental de Leopoldina por ter sido flagrado cortando uma palmeira utilizando uma motosserra sem registro no órgão competente, apesar de ter sido autorizado pelio CODEMA. Outra ocorrência registrada pela Polícia Militar de Leopoldina, em 2013, revela que o sargento reformado fez várias visitas a um depósito de gás localizado no bairro de Fátima, naquela cidade, sempre argumentando que tinha poder de fiscalização dada sua condição de bombeiro e que tal depósito não seria seguro para estocar botijões. PC teria informado ao dono do estabelecimento que já havia comunicado o fato ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Policiais do Serviço Reservado da PM descobriram que PC havia feito várias visitas ao local e, segundo relato do proprietário, ele estaria perseguindo e chantageando alguns motoristas que faziam a entrega de gás. Eles, acuados, lhe cediam botijões do combustível com medo de serem multados, apuraram os policiais. Mesmo assim, o dono do estabelecimento procurou a Prefeitura de Leopoldina para obter esclarecimentos a respeito da fiscalização feita por Paulo César Araújo, sem, no entanto, obter respostas satisfatórias às suas dúvidas.
Em outro caso, uma comerciante do bairro Eldorado, também de Leopoldina, contou à polícia que há alguns anos o sargento Paulo César chegou à sua loja tirando fotos e afirmando que ela estaria vendendo botijões de gás irregularmente, o que foi negado pela comerciante que lhe disse possuir no local apenas dois botijões para uso próprio. Segundo disse, ela teria feito um Boletim de Ocorrência sobre o fato em que narrou ter seu estabelecimento sido periciado, e constatado que ali não existia nenhum depósito de gás. A comerciante revelou aos policiais ter sido ameaçada de ser processada por Paulo César, mas aconselhado por uma juíza, teria desistido da ação.
No inicio deste ano, os agentes do Serviço Reservado da PM foram à sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente onde uma funcionária negou que o sargento Paulo César Araujo tivesse algum vínculo com aquela repartição e que todas as vistorias e laudos são feitos por pessoas credenciadas.
Os policiais disfarçados investigaram também o serviço de poda de árvores em área particular de Leopoldina. Informações colhidas junto a um bombeiro voluntário ele teria sugerido que o Grupo de Bombeiros Voluntários de Leopoldina Prefeitura tem autorização para realizar a poda no município. O bombeiro abordado pelos policiais disse que o sargento Paulo César realiza as podas quando contratado por ter cursos de especialização e que recebe pelos serviços para cobrir gastos com material e mão de obra. Questionado pelos policiais sobre o trabalho que desenvolve como salva vidas no Clube do Moinho em Leopoldina, ele informou que realiza o mesmo trabalho no Brasília Country Clube, também em Leopoldina e no Clube do Remo, em Cataguases, com o serviço sendo organizado pelo sargento PC.
Ainda no início de 2014, os policiais ficaram sabendo que o sargento tinha o hábito de vistoriar com certa freqüência um depósito de gás na rua Francisco Andrade Bastos, no centro de Leopoldina, e que sempre pedia ao proprietário botijões de gás gratuitamente, sendo sempre atendido, até que um dia questionou Paulo César sobre sua competência em fiscalizar o depósito gerando uma discussão. Desde aquele dia o sargento não voltou mais ao estabelecimento.
O jornal LEOPOLDINENSE apurou junto a assessoria do Promotor Gustavo Garcia Araújo que o relatório do comando da Polícia Militar foi protocolado no Ministério Público da Comarca de Leopoldina no dia 27 de janeiro de 2014 e que deve ser instaurado um inquérito com vistas a processar o sargento bombeiro reformado Paulo César Araújo pela sequência de irregularidades cometidas contra a sociedade leopoldinense.
{{banner-interno}}
O Núcleo de Controle de Endemias e os profissionais de saúde do PSF do bairro Taquara Preta realizaram na manhã de sábado, 1º de fevereiro, o "Dia D Contra a Dengue", ação desenvolvida para tentar reverter os elevados índices de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, no bairro São Cristóvão. Cerca de vinte pessoas participaram do mutirão, divididos entre a coleta do "bota-fora" e visitas educativa nas residências.
Conforme foi divulgado no primeiro Levantamento Rápido de Índice do Aedes aegypti (LIRA’a) deste ano, o bairro São Cristóvão apresenta um percentual de infestação de 30,76%, a região da Reta da Saudade, no distrito industrial, de 25%, e o bairro Santa Clara,de 2,50%. Já o bairro Taquara Preta está dentro do padrão de 1% recomendado pelo Ministério da Saúde. "Por isso nossa preocupação em realizar o serviço de limpeza e conscientização da comunidade, uma vez que os bairros do entorno apresentam índices bastante preocupantes", explicou o vereador Vinícius Machado (foto abaixo), que é morador do bairro Taquara Preta e líder comunitário na região.Ele informou ainda que durante a semana também foi realizada a limpeza de diversas ruas do São Cristóvão e retirada de entulhos, pelos servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. "Estamos empenhados em reverter esse quadro na região e, para isso, é preciso sensibilizar os moradores para os perigos de se deixar água parada e descartar indevidamente recipientes que possam acumular água", disse o vereador que tem se reunido com os moradores e participou efetivamente de toda a operação. (Fotos: Reprodução Facebook)
Veja mais fotos da operação na galeria abaixo.{{banner-interno}}
A Polícia Militar em Itamarati de Minas realizou nesta manhã de segunda-feira, 3 de fevereiro, patrulhamento preventivo quando recebeu informação de que S.G.O., 46 anos, guardava em sua residência material de caça, especificamente munição e armadilha. Os policiais foram até à casa da mãe dele onde reside e lá ela os deixou entrar para confirmar a denúncia. Após a vistoria foram encontrados no guarda roupa do suspeito de ser o proprietário do material ilegal, diversos cartuchos de munição de calibres variados, sendo que onze deles estavam intactos e carregados, outros parcialmente carregados e mais alguns vazios. Além disso, a Polícia descobriu estojos com munição para recarga dos cartuchos, como espoleta, pólvora e chumbo, além de uma armadilha para caça de animais - preferencialmente Tatu - popularmente conhecida como arataca.
S.G.O. recebeu voz de prisão em flagrante por posse irregular de munição de uso permitido, uma vez que não tinha autorização para usá-la e, por possuir uma armadilha para capturar animal silvestre. Todo o material ilícito foi apreendido e o seu provável proprietário preso e levado para o Posto Avançado da Polícia Militar em frente ao Hospital de Cataguases onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência e o suspeito levado para fazer o Exame de Corpo Delito. Logo depois foi encaminhado para a delegacia de Cataguases onde prestou depoimento. A operação foi realizada pelos policiais militares Sargento Márcio Nunes e Cabo Santoro (foto abaixo).{{banner-interno}}
O Sistema Nacional de Emprego (SINE) oferece 18 vagas de trabalho nesta segunda-feira (03/02) em Muriaé, sendo algumas das vagas para portadores de necessidades especiais. Interessados devem comparecer ao SINE. Os candidatos podem ainda se inscrever pela internet.
Veja a relação de vagas de emprego na cidade de Muriaé ofertadas no SINE, que é atualizada diariamente, bem como maiores informações:
VAGAS DISPONÍVEIS
EXIGÊNCIA DE EXPERIENCIA
01.Abastecedor de Linha de Produção (exclusiva para deficiente)NÃO
02.Atendente de BalcãoSIM
03.Auxiliar administrativo ( aprendiz matriculado em curso de formação técnico profissional)NÃO
04.Auxiliar administrativo (exclusiva para deficiente)NÃO
05.Auxiliar de corte na confecção de roupasSIM
06.Auxiliar de eletrônicaSIM
07.Conferente de carga e descarga de mercadoriasSIM
08.Costureira (colarete, overloque e reta)SIM
09.Empregada Doméstica nos Serviços GeraisSIM
10.Faxineiro ( exclusiva para deficiente)NÃO
11.GarçomSIM
12.Montador instalador de acessóriosSIM
13.Motorista CarreteiroSIM
14.Operador de máquina de bordar computadorizadaSIM
15.PizzaioloSIM
16.Reparador de aparelhos Eletrodomésticos (exceto som e imagem)SIM
17.SerralheiroSIM
18.Vendedor de serviçosSIM
{{banner-interno}}Os trabalhos da Câmara Municipal de Cataguases retornam à normalidade esta semana, após o recesso parlamentar. Na terça-feira, 4 de fevereiro, acontece a primeira reunião ordinária de 2014, quando será apreciado o projeto de lei de número 53/2014. de autoria do Executivo, que institui normas para o transporte escolar público e gratuito no município. Também será votado pelos vereadores o projeto 55/2013, de autoria do vereador Paulo Sérgio Ventura, o Aritana, que dispõe sobre denominação de "Rua Carlos Pinto da Silva" a logradouro público. Além dos projetos, serão apreciados também dez requerimentos e no Grande Expediente estão inscritos o vereador José Augusto Titoneli e o servidor público Carlos Magno Nóbrega, que vai abordar os temas "Telefonia Móvel nos Distritos" e "Emendas que Cataguases recebeu no ano de 2013".
Conforme adiantou o presidente do legislativo, vereador Fernando Pacheco Fialho, em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, no dia 7 de fevereiro, sexta-feira, acontece outra reunião, desta vez, extraordinária. Fernando Pacheco explicou que é desejo da casa que existam duas reuniões por semana na Câmara Municipal de Cataguases. "Vamos apresentar projeto de lei para isso, mas enquanto não acontece, pretendo convocar uma reunião extraordinária todas as semanas, de modo a termos duas reuniões semanais", explicou, justificando que o objetivo é diminuir a demanda existente no legislativo, não criar novas demandas e tornar as reuniões menos longas e mais objetivas.
O presidente da Câmara informou ainda que o retorno dos trabalhos do legislativo será feito de forma tranquila e serena. "Neste primeiro ano, trabalhamos bastante, mas também vivenciamos novas experiências, que, para mim, foram realmente inéditas, afinal foi meu primeiro mandato como vereador e presidente do legislativo. Por isso, acredito que tanto eu como os demais colegas poderemos fazer mais e melhor por Cataguases, em função dose aprendizados do ano anterior, o que nos deixa ainda mais confiantes em desempenhar com mais eficácia o nosso papel como vereadores", afirmou. Fernando também adiantou outras novidades que pretende implantar, como a TV Câmara, que ficaria hospedada no site da instituição na internet, com transmissão ao vivo e com qualidade técnica das reuniões do legislativo, projeto que está em estudo, e também a realização de várias audiências públicas ao longo de 2014, para ouvir a comunidade sobre temas diversos, como mobilidade urbana, plano diretor, entre outros.
{{banner-interno}}