A Câmara Municipal de Cataguases realiza nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, reunião extraordinária, a partir das 18h30. Conforme informou o presidente do legislativo, vereador Fernando Pacheco Fialho, um projeto de lei regulamentando duas sessões semanais na Câmara de Vereadores deverá ser levado a plenário em breve, com o objetivo de tornar as reuniões menos longas e cansativas.
Atualmente, o legislativo reúne-se uma vez por semana, em reunião ordinária, todas as terças-feiras. "A ideia é dividir os assuntos em duas reuniões, agilizar a demanda reprimida que já existe de projetos e requerimentos e evitar que futuras demandas se instalem. Deste modo, as reuniões ficarão mais ágeis, produtivas e menos longas", disse o vereador que, no entanto, até ver o projeto aprovado, pretende convocar uma reunião extraordinária por semana, para experimentar o novo modelo.
Na reunião desta sexta estão em pauta dois projetos do Executivo: o de número 25/2013, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Economia Solidária, e o de número 26/2013, que autoriza a criação do Fundo Municipal de Fomento à Economia Solidária, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Também está na pauta a votação do projeto de autoria do vereador Serafim Spíndola, de número 15/2013, que institui a Política Municipal de Incentivo ao Esporte e ao Lazer no âmbito do Município de Cataguases e dá outras providências. Serão apreciados, ainda, nove requerimentos de autoria dos vereadores.{{banner-interno}}
Acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Sudamérica realizaram no começo da noite desta quinta-feira, 6 de fevereiro, uma manifestação na porta daquela instituição de ensino, em protesto às mudanças que consideram incompatíveis com a realidade que vivem. Capitaneados por Edla Iennaco e Hugo Novais, alunos do nono ano daquele curso, os colegas dos demais períodos também abraçaram o movimento. Com nariz de palhaço e empunhando cartazes com dizeres reivindicativos, um grupo de estudantes foi convidado pela direção da Faculdade a participar de uma reunião de negociação entre o presidente da Mantenedora, o advogado Gilson Júnior, o diretor geral da Sudamérica, professor Alcino Antonucci e o coordenador do curso de Direito, advogado Leandro Causim.
Os acadêmicos chegaram à porta da Faculdade pouco depois das 18 horas e foram convidando os colegas de curso a se juntarem à eles. A cada um era entregue um panfleto com dez reivindicações que desejam seja cumprida pela direção daquela instituição. Além de "dignidade", "respeito", "organização melhor no quadro de horário dos professores", eles destacaram três principais pontos a serem corrigidos pela Sudamérica, conforme detalhou ao Site, o estudante do nono período, Hugo NOvais. "Queremos aula de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), o retorno das aulas práticas para o período noturno ao invés de ser às 16 horas, uma vez que todos trabalhamos e não tem como a gente fazer aula prática neste horário e, por fim, queremos a aula de Ética presencial, inclusive porque ela é uma das disciplinas mais exigidas na prova da Ordem (OAB)", revelou.O presidente da mantenedora da Faculdade Sudamérica, Gilson Gervásio de Sousa Júnior, recebeu a reportagem do Site do Marcelo Lopes e explicou as mudanças que agora os alunos contestam. Com relação às aulas à distância, estamos seguindo orientação do MEC que quer no mínimo vinte por cento das disciplinas sendo ministradas à distância, o que para os alunos será muito bom, já que terão aulas com grandes professores. Entretanto, nós estamos implementando estas mudanças aos poucos por entendermos serem metodologias pedagogicas inovadoras e que precisam de tempo para serem assimiladas", explicou.
A respeito da segunda reivindicação também considerada prioritária pelos alunos, Gilson Júnior, disse que "no nono período não há aulas de TCC" e, conforme explicou, "esta disciplina está incluída em outra, que é ministrada no segundo período e no final do curso, a Faculdade disponibiliza um professor para orientar os alunos como redigir suas monografias". Os alunos, porém, insistiram na reunião com a direção da instituição, a dedicação de um profissional para sanar dúvidas e orientá-los. Júnior disse que a Faculdade já mantém este professor à disposição e classificou o problema como um "mal entendido" e, que portanto, "é apenas uma questão de ajuste".
O último tópico levantado como prioritário pelos acadêmicos foi a mudança das aulas práticas para as 16 horas. Gilson argumentou que a alteração devia-se ao fato de que aquelas aulas "devem ser durante o dia para que a população possa ser atendida". Porém, ponderou ele, "se não há alternativa, porque todos os alunos estão trabalhando neste horário, vamos retorná-las para o horário noturno, a partir das 18:30 horas e tentar acostumar a comunidade a nos procurar à noite", completou o presidente da Mantenedora. E a respeito do calor considerado excessivo pelos alunos dentro da sala de aula, Gilson Júnior disse já estar em teste, no estabelecimento, um climatizador "que se for aprovado, vamos adquirir novas unidades para atender a todas as salas de aula", finalizou.
{{banner-interno}}
Uma denúncia feita ao Ministério Público por uma pessoa que prestou o Concurso Público da Câmara Municipal de Cataguases poderá anular parte das questões ou todo o certame. Na última segunda-feira, 3 de fevereiro, o Site do Marcelo Lopes recebeu a denúncia de que o referido concurso poderia estar irregular. Segundo a pessoa que percebeu o possível erro, cujo nome será mantido em sigilo, quase a totalidade da prova de Português para os inscritos ao cargo de Telefonista está disponível na internet, "em dois sites", assegurou. Na tarde desta quinta-feira, 6, ela esteve no Ministério Público, onde fez uma Representação pedindo uma investigação sobre estas possíveis irregularidades.
De acordo com a pessoa denunciante, após fazer a prova no domingo, surgiu uma dúvida sobre uma determinada questão na prova de Português. Ela, então, foi procurar ajuda na internet, a fim de encontrar uma pergunta parecida. Para sua surpresa, logo após digitar na área de pesquisa do Google o título do texto, "O Importuno", escolheu na lista de resultados a primeira opção (veja fotos ao final da matéria). Após abrir a nova página ficou surpresa ao ver o referido artigo, na íntegra, no site http://portugues.camerapro.com.br/texto-para-interpretacao-65-o-importuno-nivel-fundamental/ e, logo abaixo dele, várias questões semelhantes às da prova que fizera no dia anterior. Ela também disse ter encontrado o mesmo material em outro endereço eletrônico: www.cantinhodamarianagelica.blogspot.com.
"As questões da prova que fiz são um plágio de outras tiradas da internet e acredito que isto possa ter privilegiado algum candidato que tenha tido acesso ao conteúdo daqueles sites", revelou. Ela também revelou esta mesma preocupação à Promotora Carolina Andrade Borges de Mattos, da 1ª Promotoria de Justiça de Cataguases. Das dez que compõem a prova de Português, pelo menos quatro seriam plágio das que estão nos sites citados pela pessoa que se sentiu lesada. A questão número cinco do concurso, por exemplo, diz o seguinte:
"Porque o hóspede ignorou o que o hospedeiro falou enquanto esse fingia que dormia:a) Porque tinha problemas de audição;b) Porque lhe interessava permancer como hóspede;c) Porque não queria incomodá-lo;d) Porque queria ser discreto e educado.De acordo com a denúncia esta questão teria sido plagiada dos sites citados onde pode-se ver a pergunta número seis que diz o seguinte: "O hóspede ignorou o que o hospedeiro falou enquanto esse fingia que dormia. Por quê?"
A promotora Carolina de Mattos falou ao Site do Marcelo Lopes o que vai acontecer a partir desta Representação. "Foi formalizada uma Representação que será juntada ao Inquérito Cívil que apura a regularidade do quadro de servidores da Câmara Municipal de Cataguases no qual já existe um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que, dentre outras obrigações, exigiu a realização do concurso. Constatado eventual vício no certame, o que depende de profunda investigação, é possível se cogitar, inclusive, a anulação do concurso", explicou, acrescentando que qualquer reclamação àquela Promotoria sobre o certame, "deve estar ligada à lisura em sua realização".
Entenda o casoNo último domingo, 2 de fevereiro, a Câmara Municipal de Cataguases realizou seu concurso público para os cargos de Telefonista, Recepcionista e Auxiliar de Serviços Gerais que chegou a receber 1.365 inscrições para as dez vagas disponíveis. Para chegar à esta etapa a Mesa Diretora da Câmara realizou uma licitação para contratar uma empresa especializada para assumir a organização de todo o concurso, bem como a elaboração das provas, sua correção e divulgação dos resultados. A vencedora foi a Reis & Reis Auditores Associados, com sede em Belo Horizonte, e, em cujo site (www.resiauditores.com.br) consta uma enorme relação de clientes para os quais ela já teria prestado o mesmo tipo de serviço, dentre elas, a Prefeitura de Varginha, no Sul de Minas, e a de Viçosa, distante a 130 Km de Cataguases.
Veja as reproduções das imagens abaixo.
{{banner-interno}}
Sua busca pela busca perfeita acabou. Estas cinco ferramentas gratuitas na Chrome Web Store se integram ao Chrome para tornar suas buscas mais fáceis, ou minimizar resultados indesejados. Não importa se você quer procurar apenas na Wikipedia ou se quer ignorar alguns sites, especialmente aqueles que parecem suspeitos. Com estas ferramentas, você pode.
Highlight to Search
Admito que sou preguiçosa, e às vezes a simples idéia de digitar um termo na barra de pesquisas já é o suficiente para me desencorajar. Mas com a extensão Highlight to Search (algo como "destaque para buscar") posso me render à preguiça e ainda fazer as buscas que preciso.Highlight to Search
Esta extensão permite fazer buscas por termos destacados entre o texto de uma página. Selecione uma palavra ou frase com o mouse e um ícone de uma lupa irá aparecer. Clique nele e você verá tanto o trecho selecionado quando sugestões de termos similares. Escolha um item para fazer a busca, e os resultados serão mostrados em uma nova aba do navegador.
Wikipedia Search
Esta mistura de extensão e app do Chrome permite que você faça buscas na Wikipedia sem sair da página atual: a informação que você procura irá aparecer em uma janela que sai do ícone da extensão na barra de ferramentas do navegador. A janela de resultados inclui imagens e links, e você pode clicar em um botão para ver a página correspondente em uma nova aba do navegador.Wikipedia Search
A Wikipedia Search não é perfeita: em duas ocasiões diferentes ela retornou uma página de erro em resposta a uma busca simples, mas em ambos os casos o erro desapareceu quando repeti a busca logo em seguida.
Personal Blocklist (by Google)
Quem faz buscas pode sofrer com excesso de informação. Uma forma confiável de impedir que sites que você não quer ler apareçam entre os resultados é usando uma extensão da própria Google chamada Personal Blocklist (by Google).
Ela adiciona um link a todos os resultados de uma busca no Google, para que você possa bloquear resultados vindos de um domínio específico. Basta clicar no link e todos os resultados relacionados irão desaparecer da lista. O domínio entrará em sua "lista de bloqueio pessoal" (Personal Blocklist), que você pode gerenciar clicando no ícone Personal Blocklist que será adicionado à barra de ferramentas do Chrome. Você pode bloquear apenas subconjuntos de domínios específicos, remover sites da lista ou adicionar outros manualmente.A página de resultados do Google avisa quando há resultados bloqueados pela Personal Blocklist (no detalhe em vermelho)
Se uma busca futura retornar resultados em um site bloqueado, o Google lhe avisa com uma mensagem no rodapé da página e um link para vê-los. A Personal Blocklist (by Google) não é a cura universal para a sobrecarga de informação nas buscas, mas é uma boa forma de filtrar os resultados.
WOT
Você sabe que não deve confiar em tudo o que encontra na web, mas distinguir conteúdo confiável de possíveis ameaças frequentemente é difícil. Para ajudá-lo nessa tarefa a extensão WOT (Web of Trust) recorre à "sabedoria das multidões"
O WOT adiciona pequenos ícones aos resultados retornados pela maioria dos mecanismos de busca, além de links que aparecem em suas redes sociais e sistemas de webmail. Os ícones usam o mesmo sistema de cores de um semáforo: verde significa que o site é geralmente considerado como confiável, amarelo significa que deve ser tratado com cautela, e vermelho indica uma possível ameaça à sua segurança.Web of Trust
Um clíque no ícone o leva ao site da WOT, onde você pode ver mais detalhes sobre o link e o que os outros usuários da extensão tem a dizer sobre ele. Você também pode adicionar seus próprios comentários a qualquer site da web, basta clicar no ícone da extensão na barra de ferramentas do Chrome.
SearchBar
Uma das minhas extensões favoritas para um navegador, a Google Toolbar, não tem versão para o Google Chrome. Segundo a empresa, é porque o navegador já tem muitos dos principais recursos da extensão integrados. Ainda assim sinto falta dela, e é por isso que amo a SearchBar, uma extensão que adiciona uma barra de buscas personalizável ao navegador.
Depois de instalar a extensão a barra de menu do Chrome ganha o ícone de uma lupa. Clique nela e uma barra de ferramentas relacionadas a busca irá surgir. No menu Configurações você pode criar um atalho de teclado para facilitar o acesso a ela, ou torná-la sempre visível. Para usá-la, digite um termo e clique no botão correspondente ao site onde quer pesquisar.SearchBar cria uma barra com ferramentas (no topo da imagem) especializadas em buscas
As opções padrão são Google, Wikipedia, YouTube e Wolfram Alpha, mas você pode personalizá-las usando o menu de Configurações. A SearchBar não é tão elegante quando a Google Toolbar, mas é a segunda melhor opção.
Buscas melhores, mais fáceis e mais rápidas
Qualquer um pode digitar um termo de busca em um navegador. Mas estas ferramentas vão além, ajudando-o a encontrar exatamente o que você quer entre os resultados de forma mais fácil e rápida. E você, tem uma extensão ou ferramenta favorita para auxiliá-lo nas buscas? Deixe suas sugestões nos comentários logo abaixo.
{{banner-interno}}
Aconteceu nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, no Paço Municipal da Prefeitura de Cataguases, o Processo Licitatório Nº 003/2014 para contratação da empresa responsável pela prestação serviços, organização e realização das atividades do Carnaval de Rua 2014 da cidade. A vencedora foi a "New Mídia e Eventos Eireli-ME", que é de Santana de Cataguases e tem como proprietário o empresário José Ricardo de Oliveira. O processo de licitação foi realizado na forma de Pregão Presencial.
A empresa foi a única a comparecer à licitação e o valor da proposta apresentada por ela foi de R$179.500,00 (Cento e sessenta e nove mil e quinhentos reais). Valor abaixo do estimado para a referida licitação. O que equivale a R$ 700,00 (Setecentos reais) a menos do que o valor global que era de R$ 180.200,00 (Cento e oitenta mil e duzentos reais) conforme divulgado no edital.
Além da equipe da Prefeitura de Cataguases, responsável pelo Pregão. Estiveram presentes o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira, juntamente com seu assessor, José Esteves Neto (Estevinho), e o produtor de eventos, Osmar Antunes da Costa, representando a empresa concorrente.
Após o resultado da licitação, Osmar disse à nossa Reportagem, que ficou muito animado com a notícia e revelou que ele próprio ficará responsável pela organização e realização das atividades do Carnaval 2014 em Cataguases. "Será um Carnaval espetacular, o melhor já visto no município", afirmou o produtor.
Junqueira destacou ainda, que a expectativa da Secretaria de Cultura para o carnaval de 2014 é a melhor possível. "Estamos trabalhando desde setembro do ano passado e fizemos diversas reuniões para a preparação de um ótimo carnaval. Quero esclarecer que o Carnaval não é gasto, é um investimento muito grande que vai gerar economia, inclusive para os microempreendedores e vendedores ambulantes. Tenho a certeza de que estou cumprindo o meu papel como gestor dessa Pasta", disse o secretário, completando que o projeto do Carnaval 2014, "está ousado".
Na estrutura este ano, serão utilizados 14 refletores, com lâmpadas de 400W espalhados por toda Avenida Astolfo Dutra, inclusive no ponto da concentração; cordões de luz com lâmpadas de 100W; área reservada para portadores de necessidades especiais, com banheiros adaptados; 180 metros de arquibancadas e 40 camarotes. Além de 23 banheiros químicos; 16 torres de som, com uma central no meio da avenida; 1 ponto de ambulância e 3 pontos de Polícia Militar. "Serão 30 backlights distribuídos em três temas, sendo o primeiro relacionado à Pop Art, o segundo à Copa do Mundo e o terceiro ao próprio Carnaval", afirma Estevinho sobre a decoração.
{{banner-interno}}