A sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases desta terça-feira, 11 de fevereiro, foi tranquila e rápida como, aliás, é o objetivo de sua Mesa Diretora que está realizando duas reuniões por semana para que elas tenham menor duração e sejam mais produtivas. Até agora (esta foi a terceira neste novo modelo) vem dando certo. Pouco antes das 21 horas a reunião terminou. Apesar dos dois projetos de lei votados e dos dez Requerimentos também na Ordem do Dia, a expectativa maior era pelo pronunciamento do jornalista e assessor de comunicação da Prefeitura Municipal, Camilo Vória. Na terça-feira, dia 4, ele foi chamado de "mentiroso" pelo vereador Serafim Spíndola em discurso na Tribuna e, por isso, fez uso do mesmo expediente para defender-se da ofensa.
O primeiro projeto de lei previsto para ser votado acabou sendo retirado da Pauta porque recebeu um substitutivo e deverá retornar na sessão da próxima terça-feira. Ele trata da criação do IPTU Verde no município. O outro projeto - número 48/2013 - de autoria do vereador Maurício Rufino, dispõe sobre a obrigatoriedade de empresas públicas e privadas, repartições, hospitais públicos e privados, ambulatórios, bem como cartórios, concessionárias e permissionárias de serviço público do Município atendam os usuários em até trinta minutos. Aprovoado por unanimidade dos presentes não estão sujeitos à nova lei UTIs e setores de emergência de hospitais, bem como a aplicabilidade do Protocolo de Manchester, procedimento utilizado para determinar o nível de urgência de atendimento por grau de gravidade do paciente. Assim, como o projeto de lei, os Requerimentos também foram todos aprovados pela totalidade dos vereadores.
Estavam inscritos para discursarem no Grande Expediente seis vereadores e Camilo Vória. Geraldo Majella e Serafim Spindola não fizeram uso da palavra e o primeiro a se pronunciar foi o vereador José Augusto Titoneli. Ele surpreendeu ao propor, após constatar que a Policlínica está sendo subutilizada, segundo ele, "com poucos médicos atendendo", a transferência daquela estrutura para onde funcionou até recentemente o Pronto Socorro Municipal e usar o prédio da Policlínica como Centro Administrativo, onde funcionariam diversos serviços que hoje, conforme revelou "funcionam em imóveis alugados onde se gasta uma verdadeira fortuna para mantê-los", disse. E disse também ser preciso união para resolver a situação dos taxistas, presentes à sessão porque aguardam a votação de um projeto de lei com prováveis mudanças sobre aquele serviço.
Walmir Linhares também falou sobre a implantação da Rede de Urgência e Emergência na região, lendo uma notícia a respeito. Depois dele, o vereador Maurício Rufino lamentou ainda não ter sido resolvido o problema do muro do cemitério que corre o risco de desabar sobre três casas na Vila Minalda (conforme matéria publicada por este site que você poderá conferir aqui). Segundo o vereador a mesma pessoa que pediu para interceder pelos moradores encontrou-se com ele novamente e cobrou-lhe uma solução. Mauricio encontrou-se com o Secretário de Obras, Alberico Siqueira que disse ter retirado um cano que escoava água para o local em risco e que iria resolver o problema sem, no entanto, dizer a data. O vereador registrou sua insatisfação com relação a este fato e, encerrando seu pronunciamento, acrescentou que até hoje "a Secretaria de Obras nunca atendeu nenhum pedido feito por esta Casa".
Camilo Vória, jornalista e assessor de comunicação da Prefeitura de Cataguases foi o último a discursar. Na semana anterior o vereador Serafim reiterou críticas feitas àquele jornalista ao publicar fotografias do cemitério onde aparece o mato alto entre os túmulos. O vereador, no dia 28 de janeiro último, definiu a situação mostrada nas fotografias como sendo "uma verdadeira vergonha". No dia seguinte, Camilo rebateu a crítica informando que o Cemitério de Cataguases "encontra-se totalmente limpo. O trabalho foi realizado já há vários dias..." A resposta do assessor de comunicação levou Serafim a contestá-lo na Tribuna chamando-o, inclusive de mentiroso. Camilo, na Tribuna da Câmara, nesta terça-feira, replicou o vereador. Ele disse que Serafim tirou fotos do Cemitério no dia 23 e somente as publicou nas redes sociais no dia 29,"quandoo cemitério já estava limpo". Ele pediu ao presidente da Casa que não permita "acusações infundadas naquela Tribuna e sobre ter sido chamado de "mentiroso" o jornalista revelou está tomando as medidas legais cabíveis e ingressando na justiça com um processo congtra o vereador por danos morais.
{{banner-interno}}
A partir do dia 10 de março, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) estará disponível no Sistema Único de Saúde e as meninas de 11 a 13 anos poderão receber gratuitamente a imunização que chegará aos 36 mil postos de saúde da rede pública. No próximo ano, receberão a vacina meninas de 9 a 13 anos e, a partir de 2016, o público alvo do Ministério da Saúde será apenas meninas de 9 anos.
Em Cataguases, conforme informou a coordenadora municipal de Epidemiologia, Lívia Machado Milani, a vacina estará disponível nos postos de saúde com sala de vacinação, mas "o Ministério da Saúde quer que essa primeira dose seja ministrada em âmbito escolar e, por isso, a secretária municipal de Educação providenciará um censo escolar com o nome das estudantes das redes municipal, estadual e privada, de acordo com a faixa etária", destacou Lívia, lembrando que, "dessa forma, será estudada qual a melhor estratégia a ser utilizada para enviar equipes de saúde às escolas, a fim de vacinar essas meninas e alcançar a meta que é de 80% de cobertura", explicou.
A coordenadora de epidemiologia ressaltou que "o interesse do Ministério da Saúde em levar a campanha para as escolas é conseguir maior adesão à vacinação e envolver os estudantes no assunto, despertando neles a consciência em relação ao HPV e à importância da imunização". Conforme ainda revelou Lívia, a vacina contra HPV será administrada em 3 doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda e de sessenta meses entre a segunda e a terceira aplicações. "A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é quadrivalente e protege contra os quatro genótipos do HPV que mais estão relacionados à incidência de câncer de colo do útero. Há grande mortalidade de mulheres por esse câncer e, por isso, essa vacina é uma ótima conquista em direção à diminuição dessa incidência", concluiu Lívia.
Antes de as meninas serem vacinadas nas escolas, os responsáveis por elas serão comunicados e, se eles não quiserem que a imunização seja ministrada, deverão avisar à equipe de vacinação. Caso uma menina falte à aula no dia agendado para a vacinação em sua escola, ela poderá procurar um posto de saúde com sala de vacinação que terá direito a receber a dose. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 290 milhões de mulheres possuem HPV no mundo e a doença é o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás apenas dos tumores de mama e colorretal.
{{banner-interno}}
Aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 11 de fevereiro, uma reunião com o subsecretário de Política Sobre Drogas de Minas Gerais, Clovis Benevides, no Centro de Tratamento Especializado "Renascer", em Cataguases. O objetivo do encontro foi reorganizar e fortalecer os movimentos de Comunidades Terapêuticas e Entidades Afins, como grupos de autoajuda, grupos reflexivos e entidades que trabalham com a prevenção, tratamento e reinserção de usuários de drogas na sociedade.
Além do objetivo de fortalecer o trabalho das comunidades terapêuticas, a reunião serviu para trazer mais visibilidade para os processos de organização dos movimentos dentro destes locais. Serão criados a partir destas reuniões, delegações com dez entidades para fins de indicarem propostas para melhorias no setor.
Na região já existe uma associação onde as comunidades terapêuticas Renascer e Ricardinho participam. Para que se considere implantada uma coordenação regional, é preciso ter a filiação de no mínimo outras oito entidades da região. Em Minas Gerais, existem dez regiões, cada uma com dez entidades filiadas, onde elas, devem apresentar uma proposta para melhoramentos do setor. Com isso, serão criadas cerca de 100 propostas para avanços e progressos das comunidades terapêuticas e entidades afins.
Segundo o representante da Associação Brasileira para Prevenção às Drogas - Abraço, Wagner Eustáquio, também presente ao encontro, "a ideia desta reunião é criar um ambiente que defende as instituições", afirmou. Conforme o subsecretário, "nós, enquanto governo estamos administrando este processo", afirma Benevides. No dia 20 de fevereiro, será realizado um encontro estadual."Nele os delegados irão apresentar suas propostas", completa o subsecretário.
Participaram do encontro o vereador Vinicius Machado, representantes de várias comunidades terapêuticas, como o anfitrião, Gustavo Leite, Padre Edson Campos e Pastor Nelquiades Fernandes, entre outros. Para Vinicius a visita de Cloves a Cataguases demonstra a importância que o tema tem dentro do Governo de Minas. "Tenho certeza que a partir deste encontro vamos ter melhorias na relação destas comunidades terapèuticas com a sociedade e governo. Foi um passo muito importantes a presença de Cloves Benevides entre nós nesta terça-feira", completou o vereador.
{{banner-interno}}
Provavelmente você já sabe que a Microsoft irá encerrar completamente o suporte ao Windows XP em 8 de Abril deste ano, e com isso o desenvolvimento de qualquer tipo de atualizações ou correções, mesmo para problemas sérios de segurança. Com isso o sistema irá gradualmente se tornar menos seguro, e o risco associado ao seu uso aumenta. Já detalhamos os perigos e apresentamos bons motivos para migrar para uma versão mais moderna do Windows em um outro artigo.
Mas talvez você esteja entre os que não podem abandonar o Windows XP. Talvez sua empresa dependa de um aplicativo ou hardware especializado que não funciona com o Windows 7 ou 8. Ou talvez você não possa arcar com os custos de um novo PC agora, e sua máquina atual não seja capaz de suportar um upgrade. Nesses casos, o que fazer?
Vamos dar algumas dicas de como proteger seu computador com o Windows XP mesmo após a Microsoft cessar o desenvolvimento de atualizações. Mas nossos conselhos vem com um aviso: esta não é uma proteção perfeita, e o melhor é abandonar o sistema. Se isso não é possível, considere desconectar o computador da internet se puder. Use-o "como antigamente", como uma máquina verdadeiramente "pessoal" e sem conexão com o mundo externo. Se precisar navegar ou ler e-mail, use um outro computador mais moderno, ou um tablet.
Se nem isso é possível, siga estas sugestões:
Consiga um pacote de segurança completo: um antivírus simples não é o suficiente. Compre um pacote de segurança que tenha um firewall de mão dupla (que filtra tanto as conexões que chegam à sua máquina como as que saem dela) e proteção contra exploits, além de um antivírus. Pessoalmente gosto do Kaspersky Internet Security, que aliás foi o melhor colocado em nosso ranking 2014 de produtos de segurança (que publicaremos em breve).
Peça uma segunda opinião: agora que você tem um pacote de segurança poderoso… não confie nele. Complemente-o com o Malwarebyte Anti-Malware Free. Rode este utilitário uma vez por semana para procurar por malware que seu pacote de segurança tenha deixado passar.
Use o Firefox ou Chrome: um navegador desatualizado é uma porta aberta para malware, e qualquer versão do Internet Explorer compatível com o Windows XP é uma verdadeira "anciã". Felizmente, mesmo as versões mais recentes do Mozilla Firefox e do Google Chrome podem rodar em sua máquina.
Proteja seu navegador: scripts são uma possível forma de distribuição de malware, mas felizmente há extensões para seu navegador que podem bloqueá-los. Mas você terá de dizer a estas extensões para abrir exceções e permitir scripts em sites nos quais você confia. Se você usa o Firefox, instale o NoScript Security Suite. Se prefere o Chrome, vá de NotScripts. Aproveitando: ambos os navegadores tem ajustes que podem ser feitos para que fiquem ainda mais seguros. Veja nossas dicas para o Firefox e para o Chrome.
Mantenha seu software atualizado: software desatualizado é outra porta de entrada para malware. A primeira coisa que você deve fazer é instalar apenas os programas essenciais em sua máquina com o Windows XP. A segunda é mantê-los automaticamente atualizados usando um utilitário como o Secunia Personal Software Inspector (Secunia PSI), que é gratuito. Ele analisa todos os programas instalados, verifica se há atualizações disponíveis e baixa e instala elas para você. Assim você evita que um "buraco" já corrigido por um desenvolvedor em um programa fique aberto em sua máquina.
E lembre-se: mesmo os pacotes de segurança e navegadores eventualmente irão deixar de suportar o Windows XP. Não dá para mantê-lo em uso para sempre. Começe já a planejar uma migração, mas não demore muito!
{{banner-interno}}
O Sistema Nacional de Emprego (SINE) oferece 21 vagas de trabalho nesta terça-feira (11/02) em Muriaé, sendo algumas das vagas para portadores de necessidades especiais. Interessados devem comparecer ao SINE. Os candidatos podem ainda se inscrever pela internet.
Veja a relação de vagas de emprego na cidade de Muriaé ofertadas no SINE, que é atualizada diariamente:
VAGAS DISPONÍVEIS
EXIGÊNCIA DE EXPERIENCIA
01.Auxiliar de eletrônicaSIM
02.Auxiliar de EscritórioSIM
03.Auxiliar de LimpezaSIM
04.Balconista de PadariaSIM
05.CaseiroSIM
06.Cobrador Externo (Obrigatório habilitação "A")SIM
07.ConfeiteiroSIM
08.Cortador de RoupasSIM
09.Costureira (colarete, overloque e reta)SIM
10.Empregada Doméstica nos Serviços GeraisSIM
11.Encarregado de Departamento PessoalSIM
12.EstoquistaSIM
13.Faxineiro (exclusiva para deficiente)NÃO
14.Motorista CarreteiroSIM
15.MotoboySIM
16.Operador de máquina de bordar computadorizadaSIM
17.Operador de EspargidorSIM
18.Operador de Rolo CompactadorSIM
19.PizzaioloSIM
20.Professor de InglêsSIM
21.Representante comercial autônomoSIM
22.Vendedor de serviçosSIM
23.Vendedor PracistaSIM
{{banner-interno}}