Últimas Notícias

Vereadores realizam solenidade para homenagear Defensora Pública Geral de Minas Gerais

13/02/2014

A Câmara Municipal de Cataguases homenageou a Defensora Pública Geral, Andréa Abritta Garzon, Chefe da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, pelos relevantes serviços que a instituição presta à população de Cataguases, através do escritório Regional Mata II, que, graças a Andréa, está situado no município há três anos. A sessão solene aconteceu na noite desta quarta-feira, 12, e também foram homenageados os defensores públicos locais Eliana Maria de Oliveira Spindola e Davi Cleriston Campos Pereira. 
Na mesa de honra, além dos três homenageados, também se sentaram o prefeito municipal José César Samor, o presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereador Fernando Pacheco Fialho, o Diretor da Gerência Regional de Saúde, Willian Lobo de Almeida, o ex-prefeito e defensor público aposentado, Tarcísio Henriques, o assessor e defensor público da Defensoria Pública Geral, Willian Goldoni o comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar de Cataguases, major Fernando Miranda, e a defensora pública de Leopoldina, Maria Filomena Silva Antunes, entre outros.
A cerimônia contou com pronunciamento de Tarcísio Henriques que parabenizou Andreia e todos os defensores públicos presentes, pelo importante trabalho que desenvolvem na Defensoria Pública que "é uma grande conquista", destacou. Em seguida houve apresentação musical do coral "Recomeço", formado por reeducandos do Presídio de Cataguases, sob regência do maestro Eli Martins Silvestre e acompanhamento da banda dos Agentes Penitenciários. O vereador Serafim Couto Spindola, discursando em nome dos demais vereadores daquela Casa, parabenizou os homenageados. Ele disse que a felicitação "é simples, singela, mas é do fundo do coração do povo de Cataguases".


Davi destacou que "essa homenagem é muito importante para nós que trabalhamos nessa instituição que cuida do povo. Nós escolhemos uma instituição que tem o potencial de transformação social, de engajamento de diversas áreas de atuação. Só temos a agradecer", completou o defensor público. Eliana agradeceu aos vereadores pelo reconhecimento e destacou que o Legislativo é de grande importância para a Defensoria Pública. "Peço aos vereadores que criem leis que proporcionam maior dignidade ao povo de Cataguases. Lembrem-se sempre do povo e principalmente dos carentes e dos que por nós são assistidos", disse ela.
Andréa também se pronunciou, dizendo que não merecia as homenagens, "mas vou recebê-las pela minha instituição, pelos meus amigos e também pelo meu avô", completou emocionada a defensora pública que é neta de Oswaldo Abritta, escritor que integrou o movimento modernista "Verde" em Cataguases, na década de 1920, e que também se destacou em cargo judiciário. "É imensa a solidão das palavras diante da emoção que sinto", exclamou Andreia. Os vereadores Walmir Linhares e Geraldo Majella Mazini também dirigiram palavras de estimas aos homenageados, assim como o vereador José Augusto Guerreiro Titoneli, que foi o mestre de cerimoniais na noite.  O presidente da Mesa Diretora, vereador Fernando Pacheco Fialho, finalizou a sessão solene, dizendo a Davi, Eliana e Andréa que se "sintam abraçados pelo povo de Cataguases".

Veja na galeria abaixo mais fotos do evento.


{{banner-interno}}

Familiares desesperados procuram por rapaz desaparecido há dois anos

12/02/2014

A família de Elvis da Silva Pereira, 24 anos, está à sua procura. Moreno, de cabelos pretos, morava no Beco Fruta Pão, Bairro Leonardo e saiu de casa apenas com a roupa do corpo há cerca de dois anos dizendo que iria para o Rio de Janeiro juntamente com um amigo, e nunca mais foi visto. Desde então, deu notícias apenas uma vez, logo depois de ter deixado sua família.
Segundo sua irmã, Daiana Aparecida Pereira, ele não tem nenhum problema de saúde, levava uma vida normal e não tinha motivo aparente para desaparecer. Outra coisa que seus familiares não sabem é o nome do amigo com quem disse ter ido para o Rio de Janeiro. Por causa do longo tempo sem saber seu paradeiro os familiares colocaram uma foto dele em sites dedicados a divulgar pessoas desaparecidas, mas até agora não há nenhuma informação a seu respeito.
Depois do primeiro e único telefonema, Daiana conta que tentou ligar para o número utilizado por ele para fazer aquele contato, mas a pessoa que atendeu a ligação disse não conhecê-lo. Elvis ja trabalhou em uma empresa em Cataguases, mas estava desempregado quando desapareceu, revela a irmã que afirma estar "desesperada" por saber notícias dele. "Quero fazer um apelo para que se alguém souber alguma informação sobre o meu irmão, ligue pra gente o mais depressa possível. Nós precisamos saber o que aconteceu com ele", completou. Os números são: 8451-3591 ou 8429-0227. 
{{banner-interno}}

Ex-prefeito Willian Lobo quebra silêncio e dispara: "O que está havendo é um desgoverno"

12/02/2014

O ex-prefeito Willian Lobo de Almeida vem sendo, já há algum tempo, o alvo preferido de seu sucessor que credita à ele boa parte da culpa pelos principais problemas enfrentados pela atual administração. Até agora, o hoje Diretor da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, que coordena quinze municípios, inclusive Cataguases, manteve-se calado a respeito das críticas que recebe quase diariamente. Foram raras, neste período, alguma manifestação em resposta aos ataques, e desde que deixou a Prefeitura, no dia 31 de dezembro de 2012, Willian não fez nenhum comentário a respeito da atual administração. O silêncio, agora, chegou ao fim e o ex-prefeito resolveu comentar algumas atitudes que o incomodam desde o início do atual governo municipal em Cataguases. E, segundo informou, a partir de agora, vai se pronunciar sempre que julgar necessário "para que a população julgue quem está falando a verdade e para que ela prevaleça". Em uma rápida entrevista concedida com exclusividade ao Site do Marcelo Lopes, Willian Lobo faz uma espécie de "reentrada" na vida política municipal. 
Tido por muitos como candidato a Deputado Estadual o ex-prefeito tratou logo deste assunto. "Não sou candidato a deputado. Sou uma pessoa leal aos grupos que sempre me apoiaram e acredito que todos eles têm nomes para disputar um cargo como este. Então, veja bem, as forças políticas que me apoiaram em 2012 hoje estão com outras metas e, portanto, não posso exigir delas o mesmo apoio. Acredito que se eu saísse candidato eu estaria traindo a confiança desses partidos. Por exemplo: como poderia pedir o apoio do Zé Neto, que é do PTB, e foi meu vice-prefeito? Tanto ele, quanto as demais lideranças, terão que priorizar o apoio aos candidatos que por ventura seus partidos lançarem", explicou Willian. 
Sua participação nesta eleição, no entanto, será muito ativa, garante. "Nós vamos apoiar um candidato a deputado estadual e outro para federal. Vamos definir o nome do estadual em breve, e estarei novamente com o Deputado Rodrigo de Castro, para Federal, que é um amigo, um irmão que tenho e vem fazendo muitas coisas para nossa cidade. Só para lembrar, foi Rodrigo quem conseguiu todo o asfalto para a Taquara Preta, liberou a verba para a obra no Campo do Esporte Clube Cataguases, no bairro Popular, que está em andamento, já liberou recursos para o Hospital Cataguases e tem outra verba para sair este ano, no valor de duzentos mil reais também para aquele mesmo hospital, entre outras ações que comprovam ser ele um deputado verdadeiramente comprometido com nossa cidade", lembra Willian, entusiasmado. 
Neste período entre o fim de seu mandato até agora, Willian conta que dedicou-se à família "que sofreu muito neste processo, porque uma eleição é muito desgastante. Então eu tirei este tempo para ficar em casa e me dedicar à minha esposa e filhas", comenta. Paralelamente, ele revela ter-se voltado a aprender um pouco sobre saúde pública. "Felizmente eu tive oportunidade de aprender sobre esportes, administração e outros assuntos em momentos anteriores e agora, posso dizer que tenho condições de conversar sobre saúde porque venho me dedicando a este aprendizado que está sendo muito importante para minha vida", completou, referindo-se ao seu cargo à frente da Gerência Regional de Saúde em Leopoldina. Willian fez, inclusive, um curso na área para poder melhorar seu desempenho profissional à frente daquela Regional.
Depois de quase catorze meses calado, período em que não opinou sobre as ações de seu sucessor, José Cesar Samor, o ex-prefeito inaugura uma nova fase em sua vida política rebatendo as críticas, principalmente a de que teria deixado uma "herança maldita" ao prefeito atual. "Primeiro, eu quero dizer que fui privilegiado por ter assumido a prefeitura com a cidade inundada pela maior enchente de sua história, então tive de trabalhar muito e resolver os problemas urgentes. Ou seja não tive tempo de culpar o meu antecessor (o que não quer dizer que faria isso) pelos problemas que estava recebendo. Lembro que apenas publiquei no jornal Cataguases a relação das dívidas que ele deixou e nada mais. Mas isso acontece em todas as gestões, porque isso é um problema hoje provocado pela forma como a União vem massacrando os municípios e os estados. Se não mudar este indexador, os municípios vão continuar com dívidas", prevê.
Willian, porém, faz uma ressalva: "Eu peguei a prefeitura quando ela não tinha nenhuma certidão negativa, nem no Caged, nem no Siafi. Eu repassei a prefeitura com todas as certidões negativas em dia. Também é preciso lembrar qual era a capacidade de endividamento da Prefeitura quando eu a assumi e fazer a mesma coisa quando eu a deixei para o meu sucessor. Tenho certeza que aumentei muito o valor do patrimônio do município com as obras de asfaltamento que fizemos em diversas ruas. Temos lugares em que as residências foram valorizadas muito mais do que a média do mercado. Além disso, nós construimos novos imóveis como a Casa de Passagem, a Casa de Maria, creche, reformamos todas as escolas, ou seja, tudo isso valorizou o patrimônio público municipal. Por exemplo, se eu tenho uma casa de cem mil reais, mas se depois que fizer uma reforma neste imóvel e ela passar a valer quinhentos mil reais e eu assumo uma dívida de cem mil reais, na verdade eu não tive dívida, e sim investimento", analisa.
Para Willian o maior erro da atual administração "já foi confessado pelo próprio prefeito. É o inchaço da máquina com as contratações que ele fez. E aí não tem que falar que tinha gente do Willian e que chegou gente dele porque funcionário não pode ser tratado assim. Quando eu assumi a prefeitura, tive que demitir por causa do momento dificil, fiquei com outros e valorizei o máximo que pude os funcionários. Eu demiti, como manda a lei, todos os cargos comissionados. Agora, não demiti contratado, sabe por quê? Imagina se eu mando embora os agentes que cuidam da prevenção da dengue ou que fazem a coleta de lixo, todos contratados, como a cidade ficaria? A população iria deixar de ter estes serviços que são muito importantes. Você se lembra que ele confessou ter colocado trezentos funcionários a mais do que em nossa gestão. Sabe o que isto significa? Trezentos funcionários vezes um salário de mil e seiscentos reais por causa das horas extras, mais os encargos sociais, teremos aí algo em torno de quinhentos mil reais por mês só de salários que ele pagou a mais, todo mês,  ao longo deste ano, o que vai dar quase seis milhões de reais gastos somente com estes funcionários em um ano apenas de seu governo", destacou veemente o ex-prefeito.
Sobre as demissões ocorridas de vários servidores, Willian não esconde sua indignação pelo que considerou ter sido "uma injustiça". "Seria muito melhor ter chamado estes servidores e oferecido a eles um plano de demissão voluntária, pagando seus encargos todos", ponderou. E vai além o ex-prefeito: "A campanha (eleitoral de 2012) toda foi de mentira e continua. Vamos continuar os quatro anos... Eu tô até preocupado com esta seca que está aí porque se não chover, vão falar que eu tô fazendo oração pra ter seca e pegar fogo nos pastos, porque tudo tem que ser eu o culpado. Por outro lado eu acho que se tivesse uma enchente em Cataguases, minha culpa seria reduzida porque ia dizer que não estava fazendo nada por causa da enchente. O que está havendo é desgoverno", conclui Willian. 
Outro exemplo neste sentido, lembrado pelo ex-prefeito, são os alugueis pagos hoje pela Prefeitura. "Peça a um vereador levantar o valor pago pela prefeitura em aluguel até o último dia de meu mandato e compare com o que temos hoje. Há uma casa alugada para o Bolsa Família na Avenida Humberto Mauro! Então estamos gastando muito com aluguel e também com o carnaval", dispara. "Veja: eu sou apaixonado por carnaval, eu quero comer caviar, ir pras praias do nordeste, viajar pra fora do país. Mas não adianta eu gastar um dinheiro desses e depois voltar pra casa e só ter arroz e feijão pra comer. Nós vamos gastar quase quatrocentos mil reais com o Carnaval sendo que estamos devendo fornecedor, atrasando o pagamento de salário do servidor (exceto este mês que tem o IPVA). Então não justifica isso. Falta planejamento e isso é uma característica obrigatória gestor público. E hoje tem que reunir pelo menos uma vez por semana com os secretários para cobrar ações. Mas o que vemos na Prefeitura é secretário que peita o prefeito e fala que não vai ser demitido e ele (prefeito) recua. Então, com tudo isso, eu fico muito triste, porque eu torço pra que Cataguases prospere e alcance o seu progresso", critica.
Por fim, Willian Lobo lembra a questão da mobilidade urbana que ele começou a tratar em seu governo. "Como fui combatido quando determinei a proibição de estacionamento em uma das mãos de direção na avenida do Beira Rio. E hoje se perguntar aos moradores de lá se querem que volte como era antes, ninguém vai deixar. A mesma coisa aconteceu na rua Gama Cerqueira e tivemos outro ganho importante para o trânsito. Agora é inadimissível que façamos uma mudança no trânsito de Cataguases, como a que estão querendo fazer, e obrigue uma pessoa que sai da Taquara Preta em direção à Granjaria tenha o seu percurso aumentado em quase dois quilômetros! E ainda estamos esperando ele cumprir a promessa de construir duas pontes em Cataguases e conseguir convencer o governo federal a retomar o projeto de terminar a construção da chamada estrada da EMPA. Já vieram alguns deputados do PT aqui com promessa de conseguir a obra, mas até agora nada. O mesmo aconteceu com o IFET. O dinheiro foi pra Muriaé, conforme a Rosimere (ex-secretária municipal de Educação) apurou", finaliza Willian, afiado.
{{banner-interno}}

Homem é baleado na Avenida J.K. em Muriaé.

12/02/2014

Na manhã desta quarta-feira, às 11 horas, um homem foi baleado na Avenida Juscelino Kubistchek, próximo a "ponte do Brum", no Centro de Muriaé. A vítima Ricardo Souza da Silva, de 31 anos, conhecido como "Ricardo Gordo", morador do bairro Aeroporto, estava em uma moto Honda Twister amarela, quando foi atingido por três tiros, sendo um na cabeça, outra na nuca e o terceiro atingindo o peito da vítima.
Os Policiais Militares chegaram ao local e a vítima foi encaminhada para o Pronto Socorro do Hospital São Paulo, em uma ambulância de uma cidade da região, que estava estacionada nas proximidades. O rapaz teria dado entrada com vida no hospital, mas não resistiu e morreu pouco depois. O corpo da vítima já foi encaminhado para IML, onde aguarda a família tomar as providências em relação ao velório e sepultamento de Ricardo.
Conforme pessoas que estavam no local, no momento do ocorrido, a vítima deixou a moto e correu, entrando em uma rua no Centro, onde foi disparado mais um tiro contra ele.  O autor dos disparos, entrou em um Fiat Uno, que estava próximo ao local e fugiu, localizado mais tarde no distrito de Vermelho, próximo a Muriaé.
A Polícia Militar faz rastreamentos no distrito de Vermelho na tentativa de localizar um dos suspeitos pelo crime, já que o mesmo Fiat Uno, visto na cena do crime, foi localizado no distrito. A Polícia Civil também esteve no local e busca mais informações e detalhes para chegar a autoria deste homicídio. Conforme informações da polícia, Ricardo tinha passagens por suspeita de envolvimento com tráfico de drogas e crimes como: porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio. (Foto: Cláudio Cordeiro - Inteligadonline)
{{banner-interno}}

Recursos para as obras no Hospital Cataguases serão liberados nos próximos dias, prevê Willian Lobo

12/02/2014

O Diretor da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina (GRS), Willian Lobo de Almeida, também ex-prefeito de Cataguases concedeu, no espaço de uma semana duas entrevistas exclusivas ao Site do Marcelo Lopes. Na primeira, que será publicada na noite desta quarta-feira, 12 de fevereiro, ele falou sobre Cataguases e a respeito de política, quando revelou se será ou não candidato a deputado. No segundo encontro, ocorrido nesta terça-feira, 11 de fevereiro, na sede da GRS-Leopoldina, que resultou nesta matéria, o ex-prefeito contou sobre as mudanças na saúde com a implantação do sistema de atendimento em rede, a inauguração do SAMU, a elevação do Hospital Cataguases para Nível Dois, além de Dengue e do tratamento às pessoas portadoras de transtornos mentais. 
Administrando a saúde de quinze municípios "com o apoio dos secretários e dos conselhos municipais de saúde que realizam um excelente trabalho", destacou Willian, ele dedicou uma parte da entrevista para falar sobre dois problemas antigos no setor: Dengue e a internação de pessoas com transtornos mentais. "A Dengue - felizmente - este ano ainda não se confirmou a previsão de que teríamos muitos casos, principalmente, porque não choveu. Mas preciso dizer que somente o trabalho de prevenção, limpeza, aliado ao apoio de toda a população, vamos vencer esta batalha. Só passar o caminhão fumacê não resolve. É preciso um conjunto de esforços entre os agentes de saúde e a população para exterminar o mosquito", frisou acrescentando que o Governo do Estado "não tem poupado esforços no sentido de combater a Dengue".
Com relação aos hospitais para internação de pessoas com transtornos mentais, Willian disse ser uma prática em desuso. "Com o advento do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e o CAPS-AD, voltado para os dependentes de álcool e drogas, são uma nova forma de tratar estas pessoas que tem se mostrado muito mais eficaz porque há toda uma infra-estrutura dedicada à pessoa em tratamento, além de nutricionista, psicóloga, prática de esportes, trabalhos artísticos e a presença da família, que é fundamental", destacou. O diretor da GRS-Lepoldina acrescentou que o Governo do Estado está atento à esta realidade e vem incentivando a criação de CAPS nos municípios "porque a meta é acabar com os hospitais que cuidam destes pacientes", acrescentou.
Sobre as mudanças no sistema de Saúde em Cataguases e região, Willian disse que agora "a população precisa entender que fazemos parte de uma rede, ou seja, em Cataguases serão atendidos pacientes de diversas cidades, bem como em Leopoldina e todas as outras. Por isso é importante a gente ter consciência de que estamos falando de urgência e emergência. E, neste sentido, os gestores municipais precisam se preocupar com a atenção primária, o atendimento nos postos de Saúde junto com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), para que as pessoas que precisam de consulta médica possam ser atendidas nestes postos e não no Pronto Socorro como ocorria até hoje. Isto, agora, acabou", frisou Willian. Ele lembra que o NASF hoje conta até com nutricionista, assistente social e educador físico, o que, conforme explica "nos leva a trabalhar em rede dentro do Posto de Saúde com o NASF. Se a gente fizer isso vamos conseguir resolver oitenta por cento de todos os problemas no próprio Posto, deixando os outros vinte por cento para a Rede de Urgência e Emergência", completou.
Outro problema de saúde muito comentado em Cataguases é a ausência de um médico neurocirurgião. O diretor da GRS-Leopoldina reconhece esta deficiência, mas alerta sobre outra, considerada por ele ainda mais urgente, que é a falta de uma UTI Neonatal. "Só esta semana nós, aqui da Regional, tivemos de correr para conseguir duas vagas nestas UTI's", revelou. Ele disse que a implantação dessas unidades de terapia intensiva voltada para recém-nascidos vai reduzir o índice de mortalidade infantil para menos de dez para cada mil nascidos vivos. "Com a Rede de Urgência e Emergência Cataguases vai ter uma UTI Neonatal que estará integrada à outros municípios e, ao contrário do que acontece hoje, ao invés de mandar pacientes para outras cidades vai receber os de fora", completou Willian Lobo. 
Com relação a Cataguases voltar a fazer neurocirurgia, o diretor da GRS-Leopoldina é claro: "Nós não vamos ter um investimento imediato de neuro em Cataguases. Na verdade, ela (neurocirurgia) tem que justificar uma demanda porque não tem financiamento e nós sabemos que este tipo de serviço é para atender a cerca de trezentas mil pessoas. No passado Cataguases já teve este serviço que era custeado pelo governo federal, estado e município. Só que Cataguases, entre outros motivos que não cabe aqui citar, não atendeu o que era necessário e nós perdemos a neurocirurgia", explicou. Apesar da realidade, ele tranquiliza a população reforçando o papel da recém criada Rede de Urgência e Emergência. "É por isso que a Rede é importante, porque como temos um neuro em Muriaé, todos os pacientes para esta especialidade na região serão encaminhados para lá", destacou o ex-prefeito.
No próximo sábado, 15 de fevereiro, a Rede SAMU vai começar a funcionar. A Macrorregião Sudeste vai contar com Unidade de Saúde Básica, ou USB, ambulância dotadas de motorista e técnico de enfermagem que estarão estacionadas em cidades base como Cataguases e Astolfo Dutra, entre outras, preparadas para o atendimento menos urgente. Há, também, as Unidades de Saúde Avançadas, ou USA - ambulâncias dotadas com mais equipamentos e que contam no atendimento com médicos, enfermeiros e outros técnicos, para casos mais graves, conforme explicou Willian Lobo. Estas USA's, como revelou, estarão localizadas em cidades estratégicas como Juiz de Fora e Leopoldina, entre outras. "Apesar disso, esclarece o diretor da GRS, elas vão atender às cidades pertencentes à Rede. Se houver necessidade de socorro em uma delas, a Central em Juiz de Fora, vai deslocar a USA mais próxima da ocorrência para efetuar o atendimento. Por isso repito: Agora a saúde - naquilo que se refere a urgência e emergência - funciona em rede e não mais de forma municípal como ocorria até agora", acrescentou.
Sobre as obras no Hospital Cataguases para ser adaptado ao Nível Dois, Willian disse que foram feitas adequações na proposta inicial. "O projeto feito pelo hospital retornou duas vezes porque ultrapassou o valor do convênio com o governo de Minas que era de seis milhões de reais. Agora foi tudo acertado e, não tenho dúvidas, os recursos serão liberados nos próximos dias", contou. E novamente Willian lembra que o "Nível Dois não é só de Cataguases porque vai atender pacientes de toda a região que integra a Rede de Urgência e Emergência". E revela uma novidade: "Estamos em fase de experiência deste novo modelo e Cataguases tem quatro meses para se adequar à esta realidade. Mas se nao conseguir cumprir as exigências perde este status e tanto o hospital de Além Paraíba quanto o de Leopoldina poderão pleitear o nível dois", completa Willian que está otimista com o novo sistema. "Não tenho dúvida que vai dar certo e que a nossa região vai melhorar, com este novo modelo, significativamente o atendimento em saúde", finaliza.
Matéria modificada às 13h05 para alteração de texto.
{{banner-interno}}

« Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299 300 301 302 303 304 305 306 307 308 309 310 311 312 313 314 315 316 317 318 319 320 321 322 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 333 334 335 336 337 338 339 340 341 342 343 344 345 346 347 348 349 350 351 352 353 354 355 356 357 358 359 360 361 362 363 364 365 366 367 368 369 370 371 372 373 374 375 376 377 378 379 380 381 382 383 384 385 386 387 388 389 390 391 392 393 394 395 396 397 398 399 400 401 402 403 404 405 406 407 408 409 410 411 412 413 414 415 416 417 418 419 420 421 422 423 424 425 426 427 428 429 430 431 432 433 434 435 436 437 438 439 440 441 442 443 444 445 446 447 448 449 450 451 452 453 454 455 456 457 458 459 460 461 462 463 464 465 466 467 468 469 470 471 472 473 474 475 476 477 478 479 480 481 482 483 484 485 486 487 488 489 490 491 492 493 494 495 496 497 498 499 500 501 502 503 504 505 506 507 508 509 510 511 512 513 514 515 516 517 518 519 520 521 522 523 524 525 526 527 528 529 530 531 532 533 534 535 536 537 538 539 540 541 542 543 544 545 546 547 548 549 550 551 552 553 554 555 556 557 558 559 560 561 562 563 564 565 566 567 568 569 570 571 572 573 574 575 576 577 578 579 580 581 582 583 584 585 586 587 588 589 590 591 592 593 594 595 596 597 598 599 600 601 602 603 604 605 606 607 608 609 610 611 612 613 614 615 616 617 618 619 620 621 622 623 624 625 626 627 628 629 630 631 632 633 634 635 636 637 638 639 640 641 642 643 644 645 646 647 648 649 650 651 652 653 654 655 656 657 658 659 660 661 662 663 664 665 666 667 668 669 670 671 672 673 674 675 676 677 678 679 680 681 682 683 684 685 686 687 688 689 690 691 692 693 694 695 696 697 698 699 700 701 702 703 704 705 706 707 708 709 710 711 712 713 714 715 716 717 718 719 720 721 722 723 724 725 726 727 728 729 730 731 732 733 734 735 736 737 738 739 740 741 742 743 744 745 746 747 748 749 750 751 752 753 754 755 756 757 758 759 760 761 762 763 764 765 766 767 768 769 770 771 772 773 774 775 776 777 778 779 780 781 782 783 784 785 786 787 788 789 790 791 792 793 794 795 796 797 798 799 800 801 802 803 804 805 806 807 808 809 810 811 812 813 814 815 816 817 818 819 820 821 822 823 824 825 826 827 828 829 830 831 832 833 834 835 836 837 838 839 840 841 842 843 844 845 846 847 848 849 850 851 852 853 854 855 856 857 858 859 860 861 862 863 864 865 866 867 868 869 870 871 872 873 874 875 876 877 878 879 880 881 882 883 884 885 886 887 888 889 890 891 892 893 894 895 896 897 898 899 900 901 902 903 904 905 906 907 908 909 910 911 912 913 914 915 916 917 918 919 920 921 922 923 924 925 926 927 928 929 930 931 932 933 934 935 936 937 938 939 940 941 942 943 944 945 946 947 948 949 950 951 952 953 954 955 956 957 958 959 960 961 962 963 964 965 966 967 968 969 970 971 972 973 974 975 976 977 978 979 980 981 982 983 984 985 986 987 988 989 990 991 992 993 994 995 996 997 998 999 1000 1001 1002 1003 1004 1005 1006 1007 1008 1009 1010 1011 1012 1013 1014 1015 1016 1017 1018 1019 1020 1021 1022 1023 1024 1025 1026 1027 1028 1029 1030 1031 1032 1033 1034 1035 1036 1037 1038 1039 1040 1041 1042 1043 1044 1045 1046 1047 1048 1049 1050 1051 1052 1053 1054 1055 1056 1057 1058 1059 1060 1061 1062 1063 1064 1065 1066 1067 1068 1069 1070 1071 1072 1073 1074 1075 1076 1077 1078 1079 1080 1081 1082 1083 1084 1085 1086 1087 1088 1089 1090 1091 1092 1093 1094 1095 1096 1097 1098 1099 1100 1101 1102 1103 1104 1105 1106 1107 1108 1109 1110 1111 1112 1113 1114 1115 1116 1117 1118 1119 1120 1121 1122 1123 1124 1125 1126 1127 1128 1129 1130 1131 1132 1133 1134 1135 1136 1137 1138 1139 1140 1141 1142 1143 1144 1145 1146 1147 1148 1149 1150 1151 1152 1153 1154 1155 1156 1157 1158 1159 1160 1161 1162 1163 1164 1165 1166 1167 1168 1169 1170 1171 1172 1173 1174 1175 1176 1177 1178 1179 1180 1181 1182 1183 1184 1185 1186 1187 1188 1189 1190 1191 1192 1193 1194 1195 1196 1197 1198 1199 1200 1201 1202 1203 1204 1205 1206 1207 1208 1209 1210 1211 1212 1213 1214 1215 1216 1217 1218 1219 1220 1221 1222 1223 1224 1225 1226 1227 1228 1229 1230 1231 1232 1233 1234 1235 1236 1237 1238 1239 1240 1241 1242 1243 1244 1245 1246 1247 1248 1249 1250 1251 1252 1253 1254 1255 1256 1257 1258 1259 1260 1261 1262 1263 1264 1265 1266 1267 1268 1269 1270 1271 1272 1273 1274 1275 1276 1277 1278 1279 1280 1281 1282 1283 1284 1285 1286 1287 1288 1289 1290 1291 1292 1293 1294 1295 1296 1297 1298 1299 1300 1301 1302 1303 1304 1305 1306 1307 1308 1309 1310 1311 1312 1313 1314 1315 1316 1317 1318 1319 1320 1321 1322 1323 1324 1325 1326 1327 1328 1329 1330 1331 1332 1333 1334 1335 1336 1337 1338 1339 1340 1341 1342 1343 1344 1345 1346 1347 1348 1349 1350 1351 1352 1353 1354 1355 1356 1357 1358 1359 1360 1361 1362 1363 1364 1365 1366 1367 1368 1369 1370 1371 1372 1373 1374 1375 1376 1377 1378 1379 1380 1381 1382 1383 1384 1385 1386 1387 1388 1389 1390 1391 1392 1393 1394 1395 1396 1397 1398 1399 1400 1401 1402 1403 1404 1405 1406 1407 1408 1409 1410 1411 1412 1413 1414 1415 1416 1417 1418 1419 1420 1421 1422 1423 1424 1425 1426 1427 1428 1429 1430 1431 1432 1433 1434 1435 1436 1437 1438 1439 1440 1441 1442 1443 1444 1445 1446 1447 1448 1449 1450 1451 1452 1453 1454 1455 1456 1457 1458 1459 1460 1461 1462 1463 1464 1465 1466 1467 1468 1469 1470 1471 1472 1473 1474 1475 1476 1477 1478 1479 1480 1481 1482 1483 1484 1485 1486 1487 1488 1489 1490 1491 1492 1493 1494 1495 1496 1497 1498 1499 1500 1501 1502 1503 1504 1505 1506 1507 1508 1509 1510 1511 1512 1513 1514 1515 1516 1517 1518 1519 1520 1521 1522 1523 1524 1525 1526 1527 1528 1529 1530 1531 1532 1533 1534 1535 1536 1537 1538 1539 1540 1541 1542 1543 1544 1545 1546 1547 1548 1549 1550 1551 1552 1553 1554 1555 1556 1557 1558 1559 1560 1561 1562 1563 1564 1565 1566 1567 1568 1569 1570 1571 1572 1573 1574 1575 1576 1577 1578 1579 1580 1581 1582 1583 1584 1585 1586 1587 1588 1589 1590 1591 1592 1593 1594 1595 1596 1597 1598 1599 1600 1601 1602 1603 1604 1605 1606 1607 1608 1609 1610 1611 1612 1613 1614 1615 1616 1617 1618 1619 1620 1621 1622 1623 1624 1625 1626 1627 1628 1629 1630 1631 1632 1633 1634 1635 1636 1637 1638 1639 1640 1641 1642 1643 1644 1645 1646 1647 1648 1649 1650 1651 1652 1653 1654 1655 1656 1657 1658 1659 1660 1661 1662 1663 1664 1665 1666 1667 1668 1669 1670 1671 1672 1673 1674 1675 1676 1677 1678 1679 1680 1681 1682 1683 1684 1685 1686 1687 1688 1689 1690 1691 1692 1693 1694 1695 1696 1697 1698 1699 1700 1701 1702 1703 1704 1705 1706 1707 1708 1709 1710 1711 1712 1713 1714 1715 1716 1717 1718 1719 1720 1721 1722 1723 1724 1725 1726 1727 1728 1729 1730 1731 1732 1733 1734 1735 1736 1737 1738 1739 1740 1741 1742 1743 1744 1745 1746 1747 1748 1749 1750 1751 1752 1753 1754 1755 1756 1757 1758 1759 1760 1761 1762 1763 1764 1765 1766 1767 1768 1769 1770 1771 1772 1773 1774 1775 1776 1777 1778 1779 1780 1781 1782 1783 1784 1785 1786 1787 1788 1789 1790 1791 1792 1793 1794 1795 1796 1797 1798 1799 1800 1801 1802 1803 1804 1805 1806 1807 1808 1809 1810 1811 1812 1813 1814 1815 1816 1817 1818 1819 1820 1821 1822 1823 1824 1825 1826 1827 1828 1829 1830 1831 1832 1833 1834 1835 1836 1837 1838 1839 1840 1841 1842 1843 1844 1845 1846 1847 1848 1849 1850 1851 1852 1853 1854 1855 1856 1857 1858 1859 1860 1861 1862 1863 1864 1865 1866 1867 1868 1869 1870 1871 1872 1873 1874 1875 1876 1877 1878 1879 1880 1881 1882 1883 1884 1885 1886 1887 1888 1889 1890 1891 1892 1893 1894 1895 1896 1897 1898 1899 1900 1901 1902 1903 1904 1905 1906 1907 1908 1909 1910 1911 1912 1913 1914 1915 1916 1917 1918 1919 1920 1921 1922 1923 1924 1925 1926 1927 1928 1929 1930 1931 1932 1933 1934 1935 1936 1937 1938 1939 1940 1941 1942 1943 1944 1945 1946 1947 1948 1949 1950 1951 1952 1953 1954 1955 1956 1957 1958 1959 1960 1961 1962 1963 1964 1965 1966 1967 1968 1969 1970 1971 1972 1973 1974 1975 1976 1977 1978 1979 1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 2024 2025 2026 2027 2028 2029 2030 2031 2032 2033 2034 2035 2036 2037 2038 2039 2040 2041 2042 2043 2044 2045 2046 2047 2048 2049 2050 2051 2052 2053 2054 2055 2056 2057 2058 2059 2060 2061 2062 2063 2064 2065 2066 2067 2068 2069 2070 2071 2072 2073 2074 2075 2076 2077 2078 2079 2080 2081 2082 2083 2084 2085 2086 2087 2088 2089 2090 2091 2092 2093 2094 2095 2096 2097 2098 2099 2100 2101 2102 2103 2104 2105 2106 2107 2108 2109 2110 2111 2112 2113 2114 2115 2116 2117 2118 2119 2120 2121 2122 2123 2124 2125 2126 2127 2128 2129 2130 2131 2132 2133 2134 2135 2136 2137 2138 2139 2140 2141 2142 2143 2144 2145 2146 2147 2148 2149 2150 2151 2152 2153 2154 2155 2156 2157 2158 2159 2160 2161 2162 2163 2164 2165 2166 2167 2168 2169 2170 2171 2172 2173 2174 2175 2176 2177 2178 2179 2180 2181 2182 2183 2184 2185 2186 2187 2188 2189 2190 2191 2192 2193 2194 2195 2196 2197 2198 2199 2200 2201 2202 2203 2204 2205 2206 2207 2208 2209 2210 2211 2212 2213 2214 2215 2216 2217 2218 2219 2220 2221 2222 2223 2224 2225 2226 2227 2228 2229 2230 2231 2232 2233 2234 2235 2236 2237 2238 2239 2240 2241 2242 2243 2244 2245 2246 2247 2248 2249 2250 2251 2252 2253 2254 2255 2256 2257 2258 2259 2260 2261 2262 2263 2264 2265 2266 2267 2268 2269 2270 2271 2272 2273 2274 2275 2276 2277 2278 2279 2280 2281 2282 2283 2284 2285 2286 2287 2288 2289 2290 2291 2292 2293 2294 2295 2296 2297 2298 2299 2300 2301 2302 2303 2304 2305 2306 2307 2308 2309 2310 2311 2312 2313 2314 2315 2316 2317 2318 2319 2320 2321 2322 2323 2324 2325 2326 2327 2328 2329 2330 2331 2332 2333 2334 2335 2336 2337 2338 2339 2340 2341 2342 2343 2344 2345 2346 2347 2348 2349 2350 2351 2352 2353 2354 2355 2356 2357 2358 2359 2360 2361 2362 2363 2364 2365 2366 2367 2368 2369 2370 2371 2372 2373 2374 2375 2376 2377 2378 2379 2380 2381 2382 2383 2384 2385 2386 2387 2388 2389 2390 2391 2392 2393 2394 2395 2396 2397 2398 2399 2400 2401 2402 2403 2404 2405 2406 2407 2408 2409 2410 2411 2412 2413 2414 2415 2416 2417 2418 2419 2420 2421 2422 2423 2424 2425 2426 2427 2428 2429 2430 2431 2432 2433 2434 2435 2436 2437 2438 2439 2440 2441 2442 2443 2444 2445 2446 2447 2448 2449 2450 2451 2452 2453 2454 2455 2456 2457 2458 2459 2460 2461 2462 2463 2464 2465 2466 2467 2468 2469 2470 2471 2472 2473 2474 2475 2476 2477 2478 2479 2480 2481 2482 2483 2484 2485 2486 2487 2488 2489 2490 2491 2492 2493 2494 2495 2496 2497 2498 2499 2500 2501 2502 2503 2504 2505 2506 2507 2508 2509 2510 2511 2512 2513 2514 2515 2516 2517 2518 2519 2520 2521 2522 2523 2524 2525 2526 2527 2528 2529 2530 2531 2532 2533 2534 2535 2536 2537 2538 2539 2540 2541 2542 2543 2544 2545 2546 2547 2548 2549 2550 2551 2552 2553 2554 2555 2556 2557 2558 2559 2560 2561 2562 2563 2564 2565 2566 2567 2568 2569 2570 2571 2572 2573 2574 2575 2576 2577 2578 2579 2580 2581 2582 2583 2584 2585 2586 2587 2588 2589 2590 2591 2592 2593 2594 2595 2596 2597 2598 2599 2600 2601 2602 2603 2604 2605 2606 2607 2608 2609 2610 2611 2612 2613 2614 2615 2616 2617 2618 2619 2620 2621 2622 2623 2624 2625 2626 2627 2628 2629 2630 2631 2632 2633 2634 2635 2636 2637 2638 2639 2640 2641 2642 2643 2644 2645 2646 2647 2648 2649 2650 2651 2652 2653 2654 2655 2656 2657 2658 2659 2660 2661 2662 2663 2664 2665 2666 2667 2668 2669 2670 2671 2672 2673 2674 2675 2676 2677 2678 2679 2680 2681 2682 2683 2684 2685 2686 2687 2688 2689 2690 2691 2692 2693 2694 2695 2696 2697 2698 2699 2700 2701 2702 2703 2704 2705 2706 2707 2708 2709 2710 2711 2712 2713 2714 2715 2716 2717 2718 2719 2720 2721 2722 2723 2724 2725 2726 2727 2728 2729 2730 2731 2732 2733 2734 2735 2736 2737 2738 2739 2740 2741 2742 2743 2744 2745 2746 2747 2748 2749 2750 2751 2752 2753 2754 2755 2756 2757 2758 2759 2760 2761 2762 2763 2764 2765 2766 2767 2768 2769 2770 2771 2772 2773 2774 2775 2776 2777 2778 2779 2780 2781 2782 2783 2784 2785 2786 2787 2788 2789 2790 2791 2792 2793 2794 2795 2796 2797 2798 2799 2800 2801 2802 2803 2804 2805 2806 2807 2808 2809 2810 2811 2812 2813 2814 2815 2816 2817 2818 2819 2820 2821 2822 2823 2824 2825 2826 2827 2828 2829 2830 2831 2832 2833 2834 2835 2836 2837 2838 2839 2840 2841 2842 2843 2844 2845 2846 2847 2848 2849 2850 2851 2852 2853 2854 2855 2856 2857 2858 2859 2860 2861 2862 2863 2864 2865 2866 2867 2868 2869 2870 2871 2872 2873 2874 2875 2876 2877 2878 2879 2880 2881 2882 2883 2884 2885 2886 2887 2888 2889 2890 2891 2892 2893 2894 2895 2896 2897 2898 2899 2900 2901 2902 2903 2904 2905 2906 2907 2908 2909 2910 2911 2912 2913 2914 2915 2916 2917 2918 2919 2920 2921 2922 2923 2924 2925 2926 2927 2928 2929 2930 2931 2932 2933 2934 2935 2936 2937 2938 2939 2940 2941 2942 2943 2944 2945 2946 2947 2948 2949 2950 2951 2952 2953 2954 2955 2956 2957 2958 2959 2960 2961 2962 2963 2964 2965 2966 2967 2968 2969 2970 2971 2972 2973 2974 2975 2976 2977 2978 2979 2980 2981 2982 2983 2984 2985 2986 2987 2988 2989 2990 2991 2992 2993 2994 2995 2996 2997 2998 2999 3000 3001 3002 3003 3004 Próxima »