Você faz backup regular das informações em seu PC? Parabéns! Mas você não está tão seguro quanto imagina. Os arquivos em seu disco de backup podem ser tão vulneráveis a um desastre quanto os que estão em seu computador.
O recente caso do CryptoLocker, um malware que codifica os arquivos do usuário e exige o pagamento de um "resgate" para restaurá-los, mostra que um disco externo conectado a um PC pode se tornar vítima dos malfeitores com a mesma facilidade que o computador na outra ponta do cabo.
"Muitas pessoas foram prejudicadas pelo CryptoLocker porque seus discos de backup também foram criptografados", diz Dwayne Melancon, CTO da empresa de segurança corporativa Tripwire. "O CryptoLocker criptografa os arquivos locais, mas também procura aqueles armazenados em discos externos, drives de rede, pastas compartilhadas e outras formas de armazenamento conectadas ao computador".
Não deixe que uma catástrofe com o CryptoLocker aconteça com você. Veja três opções para proteger seus discos de backup destes ataques.
Desconecte o backup
Marc Maiffret, CTO da empresa de segurança BeyondTrust, resume uma solução que remonta ao bom senso: "faça backup em mídia que possa ser removida fisicamente de seu computador e armazenada offline". Ou, como dizia a vovó, "não coloque todos os ovos na mesma cesta".
Claro que esta é uma abordagem menos conveniente, mas é um bom hábito por alguns motivos: o primeiro é que seus dados estarão a salvo se malware como o CryptoLocker infectar seu PC. Em segundo, se seu backup estiver em um cofre, ou em um local distante de seu PC, ele irá sobreviver caso desastres com um incêncio ou inundação destruam os dados originais.Discos ópticos podem parecer "antiquados", mas são uma boa forma de proteger seus dados
Uma opção é fazer o backup em mídia menos volátil como CDs, DVDs e Blu-ray graváveis. Depois que o disco for "finalizado", os dados estarão a salvo de malware mesmo que ele continue no drive. A desvantagem da mídia óptica é a menor capacidade em relação aos HDs modernos, o que significa que um backup completo pode exigir múltiplos discos.
Faça o backup na nuvem
Em vez de fazer um backup local, considere usar um serviço "na nuvem". Aplicativos do gênero geralmente rodam como um serviço em segundo plano que não é visto pelo sistema como um disco externo ou de rede. Como resultado, é improvável que o malware se espalhe diretamente para o backup na nuvem.
Além disso muitos sistemas modernos de backup usam um formato proprietário para o armazenamento dos dados, o que oferece proteção extra. "Isto torna os arquivos ilegíveis para o malware típico", diz Paul Lipman, CEO da Total Defense, que vende um serviço de backup online além de software antivírus e de segurança. "Não significa que a contaminação é impossível, apenas que é bastante improvável. Malware geralmente se espalha infectando arquivos já existentes no sistema, e no caso de formatos de armazenamento proprietários, ele não conseguirá infectar o backup diretamente".
Note, entretanto, que a maioria dos serviços de backup na nuvem sincroniza e atualiza arquivos automaticamente sempre que são modificados. Isso significa que arquivos locais infectados podem ser copiados para o backup, substituindo versões anteriores. Ao primeiro sinal de infecção de um PC, o melhor a fazer é desativar a sincronização para impedir que arquivos corrompidos substituam os dados "saudáveis".
Faça backup em múltiplas versões
A forma mais eficaz de proteger seus backups é ter mais de uma cópia de seus dados. Há duas maneiras de fazer isso. A primeira é seguir a recomendação da maioria dos especialistas em segurança, que sugerem fazer o backup de suas informações mais importantes em mais de um local. Por exemplo, faça o backup em um HD externo que fica desconectado quando não está em uso, e também use um serviço de backup na nuvem. Desta forma, se malware ou um desastre físico comprometerem um dos backups, você ainda terá uma cópia íntegra dos dados.Um serviço como o CrashPlan facilita o backup em múltiplos locais
A segunda é manter um histórico de versões de seus arquivos. Salve múltiplos backups de diferentes pontos no tempo, e escolha um serviço de backup na nuvem que armazene mais do que apenas os dados mais recentes. Desta forma você pode "voltar no tempo" para um ponto antes de uma infecção ou ataque.
"Eu vou um passo além e também crio várias gerações de imagens de disco (cópias de todo o conteúdo de um HD em um único arquivo) de meu sistema, armazenadas local e remotamente, para que possa rapidamente restaurar uma delas se meu PC for perdido, atacado ou de alguma forma se tornar inútil", diz Melancon.
Ou seja, você precisa de um plano de backup para seu HD de backup. Sem um, você não está muito mais protegido do que se nunca tivesse feito um backup. Siga um dos métodos acima para se certificar de que seus dados estarão à disposição, de forma legível, quando você precisar.
{{banner-interno}}
Veja as vagas de emprego oferecidas pelo SINE de Cataguases.
1 MECÂNICO DE MOTOS1 ANALISTA DE PCP1 TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO1 PROFESSOR DE LETRAS1 VENDEDOR DE EMPRÉSTIMO2 ANALISTA DE SISTEMA1 TECELÃO1 AUXILIAR DE PRODUÇÃO3 COBRADOR DE ÔNIBUS1 MOTORISTA DE ÔNIBUS1 APRENDIZ NA ÁREA DE ESCRITÓRIO1 CAIXA DE LOJA1 DOMÉSTICA1 VENDEDOR
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases e o telefone é (32) 3429-2546.{{banner-interno}}
No sábado, dia 22 de fevereiro, acontece na Policlínica Municipal Doutor José Juber Ribeiro o "Mutirão do Preventivo". O projeto idealizado pela enfermeira Mirna Silva Soares, do Posto de Saúde da Família da Vila Reis,foi aprovado este ano pelo secretário Municipal de saúde Geraldo Antonucci. O mutirão busca prevenir, além de orientar mulheres sobre a importância deste exame. O Preventivo, também conhecido como "Papanicolaou" é realizado para detectar alterações nas células do colo do útero.
Segundo a enfermeira Mirna, este exame é a melhor maneira de prevenir o câncer de colo do útero. "Muitas vezes, o câncer não apresenta nenhum sintoma imediato", afirma a enfermeira. É, também, a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. A realização periódica do exame permite que o diagnóstico seja feito cedo, com isso, diminui a mortalidade por este tipo de doença. Os sintomas do câncer do colo de útero só aparecem em fase já adiantada e as mais comuns são sangramento e dor durante as relações sexuais.
O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada. Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.
Além das coletas do preventivo serão oferecidas palestras. O farmacêutico Rodrigo Rafael Matias irá falar sobre alto-medicação, hipertensão e diabetes, e também uma palestra com a nutricionista Helena Peixoto Gouveia, onde será falado sobre a alimentação adequada para a mulher. O evento vai contar também com um café da manhã, além de sorteio de vários brindes.
De acordo com Mirna, o primeiro mutirão, realizado no dia 8 de fevereiro, atendeu cerca de 70 mulheres. "No próximo sábado, espero dobrar a quantidade de mulheres atendidas", enfatiza. A iniciativa vai começar às 8 horas da manhã e terminará ao meio dia, voltado exclusivamente para mulheres de 25 a 69 anos. "Aquelas que participarem vão ganhar massagem corporal e limpeza de pele", explica Mirna.
O mutirão conta com as enfermeiras Mirna Silva Soares, idealizadora do projeto, Milena Spindola, Raquel Justi, Sônia Maria Paes e Maria Francisca de Brito Nascimento, além da ajuda dos agentes comunitários Rosineide Gomes Cardoso, Joana Darc Souza Santiago e Bárbara da Glória Rocha de Souza e a esteticista Joana de Fatima Mota Machado.
{{banner-interno}}
A Fundação Simão José Silva promove, juntamente com o ator e diretor Marco Andrade, um bate papo que acontecerá às 20 horas, da próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro, no Anfiteatro Ivone Barbosa Silva. O bate papo será junto a um Ensaio Interativo com a turma dirigida por ele que também é professor na Oficina de Formação de Atores da Casa Simão.
Marco Andrade explica que neste ensaio aberto, serão mostradas e discutidas cenas, não apenas em mostra estética, mas, também em texto e subtexto. Com o objetivo de dividir com a plateia o processo de criação e produção do espetáculo "Sobre Sonhos e Outros Amores". "É uma atitude pioneira dentro de Cataguases e região. O diretor privilegia o público com o conhecimento de uma obra, ainda em gestação, possibilitando a interferência do olhar da plateia, dos atores e do diretor e autor. Uma experiência única e enriquecedora para todos", enfatiza Marco.
O ensaio tem entrada gratuita e as senhas serão distribuídas nos portões da Casa de Cultura Simão, na Avenida Astolfo Dutra, número 487, Centro. Os ingressos começarão a serem distribuídos 30 minutos antes do evento.
{{banner-interno}}
O carnaval 2014, em Miraí, promete ser um dos melhores da região. Para isto, foi organizada uma programação que promete levar um público recorde para aquela cidade, distante trinta quilômetros de Cataguases. Organizado pela Prefeitura local e coordenado pelo produtor cultural Fausto Menta, a folia de Momo vai começar na sexta-feira, 28 de fevereiro e com shows todas as noites além de desfile de blocos caricatos durante o dia, contou Fausto. "A partir da orientação do prefeito José Ronaldo Milani, de fazer que o carnaval seja uma referência em toda a região e com isto receba também muitos turistas, estamos nos esforçando no sentido de alcançar este objetivo", disse o produtor cultural.
Animado com os preparativos da Festa de Momo, o vice-prefeito Jaime Vargas, já avisa que este será "o maior e melhor carnaval da região". Atrações para isso não faltam. Já na na sexta-feira, 28 de fevereiro, primeira noite de folia, terá a apresentação da banda Conexão a Mil, uma das mais requisitadas em eventos carnavalescos da região. Nas duas noites seguintes, sábado e domingo, a folia ficará por conta da também renomada Banda Salamandra.
Na segunda-feira de carnaval, é a vez da sambista Sandra Portella, de Juiz de Fora, sucesso em todos os lugares em que se apresenta e que fez um dos shows na final do Festival de Samba e Petiscos naquela cidade no final de 2013. Ela que tem o samba nas veias, vem lotando as mais diversas casas de show em que se apresenta. Com uma voz privilegiada, uma banda afinadíssima e um repertório especialmente criado para o carnaval de Miraí, não vai deixar o folião parar de sambar. Encerrando a festa de Momo, Fausto Menta reservou a terça-feira "gorda" para uma noite especial. A banda Mistura Brasileira fará o último show, que promete ser inesquecível. Formada por músicos tarimbados e que adoram o samba, o público vai curtir os melhores sambas já produzidos neste país. Além disso, a noite reserva ainda duas participações muito especiais: Elisa Nunes e Sorriso. Ela é veterana dos carnavais, e que durante muitos anos animou a festa de Momo em diversas cidades da região, especialmente em Cataguases. Já, Sorriso, vencedor do Festival de Samba e Petiscos de Miraí retorna à cidade para mostrar todo o seu jingado e talento.
À noite estão confirmados os desfiles de quatro blocos caricatos, sendo um por noite. O primeiro a desfilar, a partir das 21:30 horas, é o Bloco do Jacaré. No domingo é a vez do Bloco do Gambá; na segunda-feira, ganha as ruas da cidade o Bloco do Vira-Vira e, na terça-feira, o Bloco do Tucano encerra os desfiles. Mas a folia não termina aí. Durante os quatro dias de festa, diversos outros blocos, não oficiais, mas que arrastam uma multidão por onde passam, completam os dias de alegria, descontração e irreverência. Tudo isso na "pequenina Miraí", que esbanja charme e oferece aos visitantes um dos carnavais mais animados da região, com segurança e a receptividade de um povo muito hospitaleiro.
Com tantas atrações, Fausto Menta convida, estusiasmado, os foliões a prestigiarem o carnaval de Miraí. "Tanto a prefeitura quanto o trabalho que estamos desenvolvendo vão culminar em uma festa muito animada e gostosa. Por isso, não tenho dúvida em chamar as pessoas a virem passar estes dias conosco. A diversão está garantida e tudo com muita segurança", afirmou. Fausto contou ainda que em todas as noites de folia haverá, também, a apresentação do DJ Pedro Condé, sucesso nas pistas de dança de toda a Zona da Mata. Ele completa dizendo que será montado um grande palco com iluminação especial em "local estratégico" a fim de que o folião possa se divertir à vontade. {{banner-interno}}