O prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, convocou a imprensa para uma coletiva que vai acontecer em seu gabinete, às 15 horas desta segunda-feira, 05 de novembro, onde vai anunciar a situação de emergência financeira no município. Na região, Leopoldina, Muriaé e Viçosa já adotaram esta medida. Outros em Minas, como Barbacena e Poços de Caldas, por exemplo, também tomaram a mesma iniciativa.A decisão de baixar o decreto será explicada pelo prefeito e quais compromissos financeiros serão priorizados, como os pagamentos de manutenção da máquina administrativa e a forma como será efetuado o pagamento dos servidores, bem como dos fornecedores do município. O motivo que levou o prefeito de Cataguases a tomar esta decisão, conforme já vem sendo amplamente divulgado pelo próprio Willian Lobo e seus secretários, é o não repasse por parte do governo de Minas dos recursos destinados ao município. {{banner-interno}}
Segundo informações da prefeitura, o Governo do Estado deve a Cataguases montante próximo de R$ 18 milhões, referente a verbas do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), ICMS, Transporte Escolar, Saúde e Assistência Social. No dia 21 de agosto a prefeitura de Cataguases juntamente com outras de Minas Gerais fecharam suas portas como forma de protestos pelo não cumprimento pelo governo do estado, de suas obrigações para com os municípios. Desde então, diversos municípios baixaram o decreto de Emergência Financeira, além de também terem acionado o Estado na justiça. (Foto: Arquivo)
A chuva forte que caiu sobre Cataguases na noite deste domingo, 04 de novembro, não causou danos nem fez vítimas. Esta é a informação da Defesa Civil do Município que revelou também a precipitação foi de 62 milímetros desde o início da noite até o fechamento desta matéria. Apesar disso e até o momento, ainda conforme aquele órgão, nenhum incidente foi registrado. O rio Pomba e o ribeirão Meia Pataca continuam dentro de suas calhas, apesar do aumento do volume de água. Durante o temporal da noite, o córrego Lava Pés, que corta as avenidas Humberto Mauro e Astolfo Dutra, chegou a transbordar mas logo retornou para seu leito.
A preocupação da Defesa Civil, conforme informou Alexandre Rodrigues, o Tico Tico, é com relação às encostas. Ele orienta que ao menor sinal de anormalidade em barrancos como pequenos deslizamentos de terra ou rachaduras, a população deve entrar em contato imediatamente com o órgão. A mesma regra vale para eventuais riscos em residências, acrescentou. A Defesa Civil segue em regime de prontidão e pode ser acionada pelo telefone 199. De acordo com a Meteorologia a chuva deve continuar em Cataguases nesta segunda-feira, 05, mas a partir de terça, 06, o dia deve ficar nublado com sol a tarde. (Foto: Arquivo)
Veja abaixo a previsão do tempo para esta segunda-feira.
Temida pelos alunos que estão fazendo o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio - a Redação acabou não sendo a vilã desta edição, conforme expectativa criada ao longo do ano. O tema "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" agradou a comunidade acadêmica, desfazendo assim a impressão provocada em 2017 quando a escolha do assunto surpreendeu a todos. Desta vez, professores ouvidos pelo Site do Marcelo Lopes disseram que o tema foi muito discutido em sala de aula durante o ano e, portanto, os alunos estavam preparados para abordá-lo. Em 2017 eles tiveram que escrever sobre "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".O professor de Física do Colégio Carmo, Gustavo Pereira Romanhol (foto ao lado), também proprietário do Curso PerCurso, preparatório para o vestibular em Cataguases, é um dos que comentaram o tema. Questionado pelo Site ele fez a seguinte análise: "Este tema era muito esperado, porque está presente no dia a dia das pessoas. Vale ressaltar que é abrangente e entendo que, a partir dos textos motivadores, o aluno deva seguir seu caminho. Nós do PerCurso, trabalhamos especificamente com esse tema e também suas ramificações em sala de aula. Estamos felizes e esperançosos com as notas dos nossos alunos que assim podem competir com os dos grandes centros", disse.
A professora de Filosofia do Colégio Equipe e do Curso Preparatório PerCurso, Marcela Gonçalves de Souza (foto ao lado), também diz que o tema da Redação "não foi surpresa" por causa da atualidade do assunto e "com o qual convivemos diariamente", frisou. "Creio que tenha sido um tema muito discutido em sala de aula pelos professores de Redação. Apesar do conhecimento a respeito, a temática é muito abrangente e dependerá dos textos de apoio para a construção dos argumentos e proposta de intervenção", analisou.
Para o Colégio Carmo, campeão de notas no Enem em Cataguases, o tema da Redação não assustou ninguém. A análise deste primeiro dia de provas é da professora Luciana Mendonça de Melo (foto ao lado), também responsável pela assessoria de comunicação daquela escola. "A prova de hoje, de forma geral, trouxe temas bem atuais. O estudante, para ir bem nesta prova, precisou mostrar-se conectado ao mundo, ser um bom leitor de jornais e não apenas de livros", comentou. A respeito da Redação, especificamente, Luciana assim avaliou: "O tema da Redação deste ano é bem atual e os estudantes têm amplo repertório sociocultural para desenvolvê-lo. Está relacionado com o consumismo da sociedade atual, com a falta de privacidade e de segurança na internet, que são assuntos muito debatidos no Ensino Médio, não só nas aulas de Redação, como também em disciplinas como Sociologia e Filosofia", completou. (Fotos: Reprodução da internet)
Acontece nesta terça-feira, 06 de novembro, o 6º Seminário Moveleiro de Ubá. A iniciativa é do Intersind - Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá e do Sebrae-MG. O evento vai apresentar informações e tendências do mercado moveleiro do Brasil e será realizado na sede daquele sindicato. O objetivo do Seminário é fomentar a integração e a inovação na indústria moveleira e em toda a cadeia produtiva do setor na região, além de levar informação qualificada, a fim de apresentar um novo olhar sobre a atividade moveleira, conforme divulgou o site daquele sindicato.
A abertura do evento está prevista para às 19 horas e, na sequência, serão realizadas três palestras. São elas: "Macrotendências do Morar Brasileiro", por Andrea Krause, do setor de Marketing da Indústria Eucatex. Em seguida será apresentado um painel com o tema "Inovação e Tecnologia no Setor Moveleiro" com a participação de representantes das empresas Eucatex, Cozinhas Itatiaia e do SENAI. Encerrando a noite será apresentada a palestra "Cenário Político-Econômico: Perspectivas, Desafios, Oportunidades e Implicações para o Setor Industrial" por Vinicius de Castro Scotta dos Passos.
O Intersind tem como presidente, Aureo Calçado Barbosa, e foi fundado em 1986 por 20 empresários que sonhavam organizar a classe moveleira e trazer melhorias ao setor. Assim foi criada a Associação dos Fabricantes de Móveis de Ubá. Em 1989 conseguiu se transformar em Sindicato e, mais tarde, mudou seu nome para o atual - por causa da maior abrangência de sua base de atuação. Hoje o Sindicato tem o papel de detectar e direcionar novas estratégias para potencializar a atuação das indústrias no panorama nacional, atuando na gestão e coordenação das ações que visam o crescimento e o fortalecimento das indústrias da região. O Polo Moveleiro de Ubá, liderado pelo Intersind, é hoje reconhecido em todo o país como um arranjo produtivo modelo. (Foto: Intersind)
Segundo o Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - responsável pela organização do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - 1.721 estudantes se inscreveram para fazer as provas que começaram na tarde deste domingo, 04 de novembro. O número é considerado abaixo do esperado. Em Leopoldina, foram 1.333 inscritos; Além Paraíba, 1.029; Muriaé, 4.245 e em Ubá, 4.331 estudantes se habilitaram a fazer o Enem, segundo o Inep.
A movimentação nos locais do exame em Cataguases foi considerada normal para o evento e, conforme o Site apurou, até o fechamentro desta matéria não havia nenhum registro de incidente. Apenas o trânsito ficou intenso em frente aos locais de prova. A Polícia Militar também esteve presente em cada unidade de prova. No próximo domingo, 11, acontece a segunda etapa do Enem com a aplicação das provas de Matemática e Ciências da Natureza. {{banner-interno}}Na parte da manhã, sob forte escolta da Polícia Militar, as provas foram levadas até às escolas onde o Exame está sendo realizado: Colégio Carmo, Colégio Cataguases, Escola Estadual Coronel Vieira, Polivalente e FIC. Às 13 horas em ponto os portões foram fechados. Os estudantes têm 5h30min para responder às questões de Linguagens e de Ciências Humanas, além de fazerem uma Redação, cujo tema desperta, tradicionalmente, muita curiosidade entre alunos e professores.
Representantes do Inep em Cataguases não concedem entrevista afirmando estarem proibidos de se manifestar a respeito do Enem. Segundo o cronograma divulgado por aquele órgão, os gabaritos e cadernos de questões deverão ser divulgados no dia 14 de novembro. Os resultados individuais serão revelados no dia 18 de janeiro de 2019. A prova termina às 19 horas. (Fotos exclusivas do Site do Marcelo Lopes)