A Defesa Civil e a Polícia Militar em Cataguases foram acionadas no meio da manhã desta terça-feira, 25 de fevereiro, por causa de um carro, Volkswagen Fusca, placa GNH-2219, cor mostarda, que pegou fogo. O veículo estava sendo conduzido por seu proprietário, Danilo Márcio e Silva, sentido Cataguarino-Cataguases quando foi obrigado a parar para trocar um pneu furado. Segundo relatou aos policiais, enquanto fazia a substituição da roda, Danilo percebeu o carro se incendiar. Ele tentou conter as chamas com o extintor de incêndio, mas não obteve êxito. Preocupado que o fogo pudesse alastrar para o pasto ao lado, chamou a Defesa Civil que fez o trabalho de rescaldo no local que conseguiu conter as chamas. A Polícia Militar registrou a ocorrência que não teve nenhuma vítima.
Veja as fotos do carro.{{banner-interno}}
Três Projetos de Lei deverão ser votados nesta terça-feira, 25, em sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases, a partir das 18h30. O primeiro em pauta, de autoria do Executivo Municipal, é o de Nº 39/2013, que "autoriza o Poder Executivo a efetuar o recolhimento de veículos abandonados nas vias e logradouros públicos do Município de Cataguases e dá outras providências".
Do Legislativo, poderão ser apreciados os Projetos de Lei Nº 27/2013 e 40/2013, que, respectivamente, "regulamenta o funcionamento dos equipamentos de som automotivos no âmbito do Município de Cataguases e dá outras providências" e "dispõe sobre cemitérios e serviços funerários no Município de Cataguases e dá outras providências". Nove Requerimentos também deverão passar por votação e, no Grande Expediente, o vereador José Augusto Guerreiro Titoneli fará uso da Tribuna, assim como Silvania Ramos Mota Riguete, que falará sobre o assunto "Vigilância Sanitária".
O Projeto de Lei Nº 40/2013 é de autoria dos vereadores Geraldo Majella Mazini, Maurício do Vale Rufino e João Manoelino da Silva Bolina e, uma vez aprovado, determina que será de responsabilidade do município "tomar medidas tendentes ao melhoramento dos serviços funerários e da administração dos cemitérios públicos", "fiscalizar os cemitérios particulares, zelando pela observância das normas legais", "administrar os cemitérios e fixar as tarifas dos serviços neles prestados" e "fiscalizar para que as empresas funerárias sediadas em outros municípios não possuidoras de postos de venda instalados no Município de Cataguases venham a prestar serviços permanentes ao âmbito local".
O texto do Projeto também revela que "os cemitérios e suas respectivas administrações estarão abertos diariamente ao público, no período das 08 às 16 horas, exceto os casos excepcionais", definidos em artigo próprio do projeto de lei. Outro artigo, o sexto, determina que "as construções de funerárias só poderão ser executadas após expedição do alvará de licença". No referido Projeto, também está explícito que "os serviços de construção, conservação e limpeza dos jazigos e similares só poderão ser feitos por pessoas devidamente credenciadas pelo Município". Sobre o sepultamento, o Projeto de Lei, em seu artigo 23, frisa que "são vedados os sepultamentos sem caixão, salvo nas hipóteses de epidemias, lutas armadas ou catástrofe de qualquer natureza" e explica que "no Cemitério Municipal São José, não mais será permitido sepultamento subterrâneo, mesmo em perpétuos já adquiridos em datas anteriores a esta Lei". O artigo 24, orienta: "nas mesmas sepulturas somente se poderão repetir inumações no prazo de no mínimo 36 meses e, sobre as exumações, o artigo 25 revela que "nenhuma exumação será feita antes de decorridos três anos de inumação, salvo se for requisitada por escrito, por autoridade judiciária ou policial". Se houverem exumações definitivas, as sepulturas poderão ser reutilizadas, prevê o texto que poderá ser votado nesta terça-feira.
De acordo com o artigo 40, "as tarifas cobradas com relação aos serviços decorrentes de sepultamento, abertura de sepulcros, catacumbas e nichos, exumação ou translação de restos mortais, fechamento de canteiros, envio de correspondências e publicações, expedição de títulos e de licença para construções no cemitério serão cobrados sob o título de Receita do Cemitério". Já o artigo 56, ressalta que "as empresas que fornecerem urnas funerárias e organizarem as pompas fúnebres ficam obrigadas a oferecer, no mínimo dois padrões de urna e serviços", sendo um simples e outro especial, podendo serem criados outros padrões.
{{banner-interno}}
A Polícia Militar em Itamarati de Minas, por volta das 11h30 desta segunda-feira, 24 de fevereiro, deteve um homem de 41 anos que trazia consigo 12 pedras de maconha de tamanhos variados, totalizando cerca de 130 gramas. O suspeito, identificado como J.F.S., foi visto no interior do Parque de Exposições daquela cidade e, no momento da abordagem, conforme relataram os policiais, estava manuseando a droga que, ainda de acordo com a Polícia, possivelmente seria repassada a outras pessoas para a venda.
O sargento Márcio Nunes, que realizou a apreensão, solicitou reforço de policiais de Cataguases e compareceram à ocorrência o sargento Borges e o cabo Lima. Encerrada a operação em Itamarati, como é de praxe, os policiais que colaboraram naquela ação, ao voltaram para Cataguases, acompanhando a viatura que trazia o rapaz detido, realizaram nova apreensão de droga. Segundo informou o Sargento Borges, um dos policiais da viatura viu dois rapazes parados em situação suspeita próximo ao trevo de acesso a Itamarati de Minas. Ao observarem a presença dos policiais, um deles jogou ao mato um objeto e, em seguida, saíram em uma motocicleta em alta velocidade. Eles, porém, não conseguiram ir muito longe porque foram interceptados pelos militares próximo ao local conhecido como "Igrejinha do Estado", já na estrada para Itamarati de Minas e, com um deles, foi encontrada a quantia de R$1.041,00 em espécie. No local onde o objeto foi dispensado por um dos suspeitos, identificado com T.A.S., foi encontrados cinco gramas de cocaína, vinte de crack e cinquenta gramas de maconha. Junto com ele estava um menor de idade que foi apreendido e levado com os demais para o Posto Avançado da PM, localizado na Vila Tereza, em Cataguases, onde foram lavradas as duas ocorrências. De acordo com a Polícia, J.F.S. será indiciado por tráfico de drogas, assim como T.A.S que também deverá responder por corrupção de menor para a prática criminosa.
Mais tarde e com o apoio do detetive da Polícia Civil, Leonardo Pessanha, policiais militares encontraram na residência de T.A.S., 250 gramas de maconha e R$430,00 em dinheiro.
P.S. Matéria alterada às 22:04 h para acrescentar as informações constantes do último parágrafo.
{{banner-interno}}
Uma equipe da Polícia Civil de Belo Horizonte esteve em Argirita no final da tarde deste domingo, 23 de fevereiro, e prendeu o viúvo da vereadora Daniela Maria Carmo Paula, assassinada a tiros na manhã do dia 17 de abril de 2013, na sede do PROCON de Argirita, onde trabalhava. Marcelo Evangelista foi preso como suspeito de participação na morte da então esposa, mas a delegada responsável pelo caso, que veio de Belo HOrizonte, não quis dizer se ele é o mandante ou o próprio executor do crime.
Marcelo foi conduzido para a Delegacia Regional de Leopoldina e posteriormente, à noite, a equipe da Polícia Civil se deslocou até o Pronto Socorro Municipal de Leopoldina onde ele fez exame de corpo de delito. A delegada disse apenas que "O caso foi elucidado, sem a menor dúvida", sem, no entanto, entrar em detalhes. Ela acrescentou que todas as informações sobre este caso serão apresentadas em uma coletiva de imprensa em Belo Horizonte, em data a ser marcada.
Daniela, 32 anos, era vereadora e foi encontrada morta com um tiro na cabeça, na manhã de 17 de abril de 2013, dentro do Procon de Argirita, onde era coordenadora. No dia do crime a Polícia informou que não ter encontrado testemunhas e que ninguém teria ouvido o disparo da arma de fogo. Sua morte causou comoção na cidade e no sábado, 20 de abril, familiares e amigos realizaram uma passeata na cidade que contou com dezenas de pessoas pedindo paz e justiça. (Fotos e reportagem de Júlio César Martins- Jornal O Vigilante Online)
{{banner-interno}}
A maior feira de telecomunicações no mundo começa na próxima segunda-feira, e segundo relatos veremos um novo "carro chefe" na linha de smartphones da Samsung, novos esforços da LG e Sony na busca por relevância e smartwatches de vários fabricantes, porque toda feira de tecnologia que se preza em 2014 precisa de mais wearables.
Iremos cobrir os eventos para a imprensa e perambular pelo pavilhão de exposições em busca dos mais novos smartphones, gadgets, apps e serviços. Mas antes de embarcar para Barcelona, vamos dar uma olhada no que podemos esperar desta edição do Mobile World Congress.
"Samsung World Congress"
Espera-se que a Samsung anuncie em 24 de Fevereiro o novo "carro-chefe" de sua linha de smartphones Android, o Galaxy S5. Segundo rumores ele terá uma tela de 5.25 polegadas com resolução de 2560 x 1440 pixels e uma câmera de 16 MP. Outros rumores sugerem que o aparelho será baseado em um processador quad-core Qualcomm Snapdragon 805 rodando a 2.5 GHz, ou um Samsung Exynos 6 com 8 núcleos rodando a 2 GHz, dependendo da região onde for comercializado. Também são esperados 3 GB de RAM, até 128 GB de memória interna, suporte a redes 4G LTE, uma câmera frontal de 3.2 MP e uma bateria de 3200 mAh.
A Samsung também pode correr atrás de concorrentes como a Apple e HTC e incluir um leitor de impressões digitais em seu aparelho. E a tecnologia biométrica pode ser usada para mais do que simplesmente desbloquear a tela: sua impressão digital pode funcionar como senha para sites ou atalho para apps específicos.
Mas talvez a mudança mais aguardada seja a reforma geral na interface TouchWiz. Com a mudança a interface estará mais próxima da estética "bidimensional" e minimalista adotada pela Google no Android 4.4.Supostas imagens de uma nova versão da interface TouchWiz. Crédito: @evleaks, via Twitter
Também espera-se que a Samsung lance várias versões do S5, incluindo um Galaxy S5 Mini e o Galaxy S5 Zoom, um sucessor do híbrido de smartphone e câmera que analisamos no final do ano passado.
Por fim, a empresa pode até mesmo nos surpreender com um novo processador. Através da conta @SamsungExynos no Twitter a empresa disse nesta semana que "irá apresentar suas mais recentes inovações. Por favor fiquem ligados", acompanhada por uma imagem que diz "Exynos Infinity".
Mais smartphones do que você consegue contar
A Samsung não é a única empresa que deve anunciar novos aparelhos. A LG, sua principal concorrente na Coréia do Sul, já deu antes mesmo do início da feira uma amostra dos produtos que irá mostrar.
A terceira geração da família L de smartphones de baixo custo virá com a versão 4.4 "KitKat" do sistema operacional Android, que recebeu especial atenção durante o desenvolvimento para que mesmo aparelhos com pouca memória pudessem tirar total proveito do que há de mais recente em software. Uma versão "turbinada" do atual carro-chefe da empresa, batizada de G Pro 2, também fará sua estréia na feira. O aparelho, que é um concorrente do Galaxy Note 3, virá com o Android 4.4 e uma tela de 5.9" com resolução Full HD, um processador quad-core Qualcomm Snapdragon 800 rodando a 2,26 GHz, uma câmera traseira de 13 MP e 3 GB de RAM.O LG G Pro 2 irá concorrer diretamente com o Samsung Galaxy Note 3
A empresa também já mostrou o G2 Mini. A versão "de bolso" do LG G2 será equipada com um processador Snapdragon 400 ou Nvidia Tegra 4i, tela de 4.7" e resolução de 540 x 960 pixels, uma câmera de 8 MP, uma bateria com capacidade de 2.440 mAh e 8 GB de memória interna, além de expansão com cartões microSD. Também rodará o Android 4.4.
A Sony também pode anunciar um novo aparelho na família Xperia Z no dia 24 de Fevereiro. O smartphone poderá vir com recursos como Android 4.4, gravação de vídeo em 4K, um sistema de câmera com balanço de branco ajustável e truques como a capacidade de "acordar" o aparelho com dois toques rápidos na tela, algo já encontrado em concorrentes como o LG G2.
Não esperamos ouvir muito da Lenovo, já que a compra da Motorola Mobility é algo muito recente. Empresas como a Huawei e Alcatel podem ter novos aparelhos, mas sua disponibilidade no mercado internacional é geralmente incerta. O filho pródigo da Samsung, o sistema operacional Tizen, pode finalmente aparecer instalado em alguns aparelhos, e a Canonical, que está desenvolvendo uma versão do Ubuntu para dispositivos móveis, promete mostrar os dois primeiros aparelhos com seu sistema durante a feira.Os primeiros smartphones baseados no sistema Ubuntu devem ser mostrados durante o MWC 2014
Os que estão aguardando o aparelho da HTC conhecido pelo codinome "M8", ou HTC One 2, segundo algumas fontes, terão de esperar um pouco mais. Parece que a empresa não fará nenhum anúncio durante o MWC, e um evento para apresentar seu próximo carro-chefe está marcado para 25 de março.
E os tablets?
Os smartphones são apenas uma pequena fração da indústria de dispositivos móveis. Também veremos novos tablets no Mobile World Congress, incluindo o Xperia Tablet Z2, sucessor do atual tablet Android da Sony. Segundo rumores o aparelho terá uma tela "Triluminous" de 10.1" com resolução de 1920 x 1200 pixels, um processador quad-core Qualcomm Snapdragon 800 a 2.3 GHz e 3 GB de RAM.Este seria o novo tablet Android da Sony. Crédito: @evleaks, via Twitter
Também há rumores de que a Google pode aproveitar o evento para revelar a próxima geração do Nexus 10, embora não tenhamos muitos detalhes sobre ele.
Nokia irá experimentar o Android
Há tantos rumores sobre o smartphone Android da Nokia que ele é praticamente uma certeza. Sabemos até agora que ele será um aparelho voltado a mercados emergentes e terá um processador dual-core Qualcomm Snapdragon de 1 GHz, uma tela de 4" com resoluçao WVGA (4801 x 800 pixels), 512 MB de RAM e 4 GB de memória interna, além de uma bateria de 1500 mAh e uma câmera traseira de 5 MP.
Um "Android" da Nokia, conhecido pelo codinome "Project Normandy" (Projeto Normandia), é praticamente uma certeza
O sistema operacional será uma versão bastante modificada do Android sem os serviços da Google (como a Play Store, YouTube, Google Maps, GMail, Google Now, etc), substituídos pelos serviços HERE da Nokia (como o HERE Maps) e talvez serviços da Microsoft.
Que horas são?
Espera-se que tanto a Samsung quanto a Sony apresente novas versões de seus smartwatches, enquanto empresas como a Huawei, ZTE e a Tizen Association devem apresentar seus primeiros aparelhos nesta categoria. Não sabemos qual serão sua aparência ou que recursos eles terão, mas uma coisa é certa: 2014 é o ano dos dispositivos "vestíveis", os wearables.
Chips para todos
Não há tablets, smartphones e smartwatches sem processadores, e a Intel deve anunciar uma nova arquitetura voltada especialmente a tablets, além de uma variante de 64 Bit da arquitetura Bay Trail-T. Os novos chips serão anunciados em 24 de Fevereiro.
Fique de olho em nosso site a partir desta segunda-feira, 24 de Fevereiro para acompanhar as novidades do Mobile World Congress. Com certeza teremos algumas ótimas surpresas.
{{banner-interno}}