O Bloco da OAB "Concentra mas não sai" realizou nesta terça-feira, 25 de fevereiro, sua quinta edição consecutiva marcada, mais uma vez, pelo sucesso e grande participação de advogados, familiares e este ano, pela primeira vez, ao público em geral desde que vestindo a camisa feita exclusivamente para a ocasião. A folia aconteceu no salão social do Clube do Remo e contou com show da banda Kdência e participação especial de um grpo de músicos e quatro mulatas da Escola de Samba Acadêmicos do Viradouro, do Rio de Janeiro.
Criado há cinco anos pelo saudoso advogado Laédio Siqueira Júnior, morto prematuramente ano passado, o Bloco da OaB desde então vem ganhando participantes e já se tornou uma das atrações na semana que antecede o carnaval de Cataguases. Márcio Facchini Garcia, advogado e presidente da Sexta Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Cataguases, fez questão de prestar uma homenagem ao amigo e companheiro Laédio. Ele ressaltou a determinação do amigo e o carinho que ele tinha pela entidade da qual foi diretor. "Por essa sua vontade de sempre procurar melhorias para nossa categoria é que lhe agradecemos por ter criado e nos incentivado a criar este bloco", disse Márcio Facchini.
O clima de alegria voltou a tomar conta dos presentes com a boa música do grupo Kdência e logo depois subiu ao palco os ritimistas da Viradouro tocando sambas de enredo que marcaram a história do carnaval. Em poucos minutos a pista de dança estava tomada pelos animados foliões. Surpresa geral foi a entradas das passistas que não subiram ao palco e foram se apresentar junto ao público para alegria de todos. Simpáticas e atenciosas atenderam aos diversos pedidos de fotografia e dançaram com todos que as convidaram. Márcio Facchini, ao final, avaliou a festa: "Alcançamos os nossos objetivos que eram confraternização e de união da categoria. Este ano, tivemos ainda a participação de pessoas que não são da nossa classe profissional e acredito que enriqueceram ainda mais nossa festa", disse.
Veja as fotos da festa na galeria abaixo.{{banner-interno}}
Nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, às 18:30 horas, acontece na Câmara Municipal de Cataguases Audiência Pública para tratar a situação das ambulâncias nos distritos de Aracati, Vista Alegre, Sereno, Glória e Cataguarino. De acordo com o vereador João Manoelino, o Joãozinho de Vista Alegre, as ambulâncias de dois distritos não saem de suas garagens. "As de Aracati e Sereno estão paradas, porém a de Sereno é nova, mas está sem manutenção", revela o vereador.
A Prefeitura de Cataguases através das secretárias de Serviços Urbanos e Agricultura e Meio Ambiente, desde setembro de 2009, mantêm os veículos com o valor de R$ 1.000,00 (Mil reais) e 200 litros de gasolina para cada distrito. "Hoje a prefeitura continua com o mesmo valor, porem só libera 150 litros de gasolina para as ambulâncias", explica Joãozinho. Este valor de mil reais é utilizado para efetuar o pagamento dos motoristas e a manutenção dos veículos. "Este dinheiro não dá para fazer tudo, precisamos melhorar estes repasses, porque não dá para ficar como está", opina, indignado, o vereador.
O principal assunto da audiência será obter um acordo com a prefeitura para a troca das ambulâncias antigas e que dão muitas despesas com os frequentes defeitos. "Precisamos trocar as ambulâncias que estão muito velhas, ou então, pedir a prefeitura para assumir a responsabilidade pela manutenção delas. O melhor mesmo seria aumentar a verba disponibilizada para a manutenção daqueles veículos", completa Joãozinho que espera o comparecimento de grande público, especialmente dos distritos, os principais interessados na solução deste problema.
{{banner-interno}}
A Samsung apresentou nesta segunda-feira o Galaxy S5, novo carro-chefe de sua linha de smartphones Android. O anúncio foi feito no evento "Unpacked 5" durante a feira de telecomunicações Mobile World Congress, que acontece nesta semana em Barcelona.
O aparelho tem um design frontal similar ao do Galaxy S4, com uma tela Super AMOLED de resolução Full HD um pouco maior que a do antecessor, com 5,1 polegadas. A empresa manteve o tradicional layout com um botão "Home" físico sob a tela, cercado por dois botões capacitivos, mas com uma mudança: o botão Home agora também serve como um sensor de impressões digitais, que podem ser usadas para desbloquear o smartphone. O sensor também pode ativar dois modos no sistema: o Private Mode, onde você pode armazenar documentos e imagens mais importantes, e o Kids Mode, uma área onde as crianças podem brincar com o aparelho à vontade, e tem acesso apenas a aplicativos e conteúdo autorizado pelos pais.
Na traseira o Galaxy S5 tem uma textura com pontos em baixo relevo que ajudam a eliminar a aparência "plástica" do modelo anterior e lembram muito a primeira versão do tablet Nexus 7, da Google. O aparelho será vendido em quatro cores: preta, branca, azul e dourada, e é resistente à água e poeira de acordo com a norma IP67, o que significa que pode ficar submerso por até 30 minutos a um metro de profundidade sem sofrer danos.
A câmera traseira tem um sensor de 16 MP, capaz de gravar vídeos em 4K e com um novo sistema de foco automático capaz de focar uma imagem em apenas 0.3 segundos, metade do tempo que um smartphone comum. Também há suporte à gravação de vídeo em HDR, técnica que proporciona um melhor equilíbrio entre as áreas de luz e sombra da imagem, recurso já encontrado em aparelhos como o Xperia ZQ, lançado no ano passado pela Sony.
Uma novidade no Galaxy S5 é um sensor de frequência cardíaca, que se integra ao aplicativo S Health para monitorar o esforço do usuário durante atividades físicas. Este sensor também se integra ao Gear Fit, uma pulseira inteligente que é uma espécie de "irmã menor" dos relógios Galaxy Gear: equipada com uma tela OLED curva colorida e sensível ao toque, ela mostra as notificações vindas do smartphone, e também dados como a frequência cardíaca do usuário, número de passos dados e calorias consumidas. A pulseira, que é um acessório vendido separadamente, também é resistente à água e poeira, estará disponível nas cores preta, cinza e laranja e é compatível com 20 aparelhos da família Galaxy.Samsung Gear Fit: alertas e informações de fitness em um só lugar
Por dentro o smartphone tem um processador quad-core Qualcomm Snapdragon 801 rodando a 2.5 GHz, acompanhado por 2 GB de RAM e estará disponível em versões com 16 ou 32 GB de memória interna, expansível com cartões microSD. Há suporte a redes 4G (LTE) e Wi-Fi em todos os padrões em uso: 802.11 a/b/g/n e ac. A bateria tem capacidade de 2800 mAh e um sistema "Ultra Power Saving" garante que mesmo com a carga reduzida a 10% o aparelho ainda possa funcionar por até 24 horas em espera (stand-by). O sistema operacional é o Android 4.4 "KitKat" com a já tradicional interface TouchWiz da Samsung.
O Galaxy S5 estará disponível mundialmente a partir de 11 de Abril, inclusive no Brasil. O preço não foi informado.
{{banner-interno}}
O Carnaval de Itamarati de Minas, um dos mais concorridos da região, começa, na prática, nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, com o Baile da Terceira Idade, que acontece a partir das 19 horas no Espaço Evoluir, local onde são realizadas diversas atividades sócioculturais daquela cidade. No dia seguinte, outro baile vai movimentar o Clube do Roldão. Lá vai acontecer um pré-carnavalesco aberto a toda a comunidade que será animado pela banda de música local, "Santa Cecília", conforme informou a coordenadora do Carnaval, Elaine Ferraz Rodrigues.
Na sexta-feira a folia começa pra valer, conforme revela Elaine. A cidade está com os preparativos para a folia em fase final e as pousadas existentes já não tem mais vagas disponíveis. "Ainda restam algumas residências para locação", conta Elaine lembrando ao folião correr para não perder a oportunidade "de passar um carnaval repleto de alegria e que também é marcado pela segurança", destacou a coordenadora. Além dos blocos caricatos e dos bailes noturnos, ela lembra outro atrativo importante do carnaval de Itamarati: a Usina Maurício com sua bela cachoeira. "Aqui o turista tem atração durante todos os dias de carnaval e isso é certeza de diversão e descontração", destaca Elaine.
A partir das 17 horas de sábado, os blocos caricatos começam a sair. Neste primeiro dia dois são estreantes e prometem inovar. "Caiu do Céu Por Descuido" e o do "Wandeco" abrem os desfiles seguidos pelo "Bloco do Almada" e "Balança o Coqueiro". Nos outros dias, sempre às 17 horas, outros blocos vão desfilar com os mais antigos "Bloco da Cachaça" e o "Bloco do Bidinha". Outro que está prometendo muita animação e número de participantes recorde é o Bloco "Peru da Madrugada".
Sábado também será a abertura oficial do Carnaval, quando será lembrado também o aniversário de 51 anos de emancipação do Município de Itamarati de Minas. Os bailes noturnos serão animados pelas bandas Signus, Chapas do Brasil e El Swuing com as apresentações começando até a meia noite. Elaine lembra que na tarde de sábado de carnaval, a partir das 17 horas vai acontecer o "banho de espuma" na praça principal da cidade. Este ano o evento será animado pela bateria de uma escola de samba de Além Paraíba. "Nosso objetivo com este carnaval é fortalecer o turismo em nossa cidade e ofercer diversão com qualidade e segurança. Para isso estamos sempre buscando inovar e incrementar para que a cada ano mais pessoas venham se divertir conosco", finalizou Elaine Ferraz.{{banner-interno}}
No final da tarde de segunda-feira, 24 de fevereiro, durante a troca de turno da Polícia Militar de Cataguases, chegou a informação ao setor de Inteligência da PM sobre o furto de uma moto Biz Honda, cor prata, placa HDA-6450. Equipes de policiais realizaram rastreamento em diversos pontos da cidade o que permitiu uma das viaturas localizar o suspeito, identificado por V.M.C. de 23 anos.
Durante a abordagem, o indivíduo estava em poder de uma moto RD 125 Yamaha, sem placa, com o chassi parcialmente raspado, mostrando apenas as iniciais 90C e o final 8497. A apreensão aconteceu em frente à Escola Carmelita Guimarães, na Vila Reis. Em seguida os policiais foram até à residência do suspeito, onde encontrou a moto Biz furtada.
O suspeito foi preso e tentou se identificar com nome falso, porém já era conhecido da PM. Um adolescente de 17 anos, apontando V.M.C. como autor do furto, foi encaminhado com ele para o Posto Avançado da PM na Vila Tereza. "Os dois jovens se contradizem e foram encaminhados para mais esclarecimentos", contou o Cabo Edem Rezende.
Atenderam esta ocorrência o sargento Andrade, Cabo Edem Rezende, Cabo Silas, Cabo Laudelina e Cabo René Duarte, além dos soldados Jean, Ítalo e Teodoro. As duas motocicletas foram recolhidas e estão a disponibilidade da Polícia Militar para serem periciadas.
A foto das motocicletas foi cedida pela Policia Militar.
Matéria atualizada às 15h20 para inclusão de informações.{{banner-interno}}