O casal folião Norma e Aluisio Fachini realizou na noite desta quarta-feira, 26 de fevereiro, mais uma edição do seu bloco caricato "Pagando Bem Que Mal Que Tem", que reúne seus amigos e contou com cerca de cento e cinqüenta animados integrantes e a banda Escolástico que, como acontece todos os anos, ficou encarregada de tocar as marchinhas carnavalescas que animam o bloco. Este ano, o "Pagando Bem..." abriu a programação oficial do Carnaval 2014 de Cataguases estreou a Passarela do Samba Expedito Liberato por volta das 22:30 horas.
Médicos, empresários, advogados, funcionários públicos, comerciantes, aposentados, crianças, idosos, pessoas de todas as idades participaram do Pagando Bem Que Mal Que Tem. O bloco levou a descontração característica do carnaval para a avenida, mostrando mais uma vez que é possível se divertir com as marchinhas tradicionais da festa de Momo, em clima de paz e harmonia. "Afinal, Carnaval é isto: Alegria", disse Aluísio, entusiasmado com o sucesso de sua iniciativa que tem a concentração no quintal de sua casa, na Praça Rui Barbosa. Lá os participantes se reuniram a partir das 19 horas, todos ou vestindo a camisa do Bloco ou fantasiados, preferencialmente aquelas alusivas aos corruptos ou prostitutas, como insinua o nome do bloco.
O Bloco, um dos mais concorridos do Carnaval, tem uma característica singular que é o número definido de participantes. "Já tivemos duzentos, mas voltamos a cento e cinquenta pessoas que consideramos o ideal", disse Norma. E como acontece desde sua fundação, o desfile do "Pagando Bem... " tem a marca da irreverência e da alegria típicas de seus idealizadores, carnavalescos por paixão. "Fizemos uma boa festa e acho que deu pras pessoas perceberem que o Carnaval será bem animado em Cataguases. Pelo menos, o nosso bloco mostrou isso, né?, então a gente tem que agradecer a todos que nos ajudaram; a Prefeitura, a Polícia Militar, a Secretaria de Cultura e, claro aos participantes. Ano que vem, estaremos de volta", finaliza o animado Aluísio Fachini.
{{banner-interno}}
Seguem em ritmo acelerado os preparativos para o Carnaval em Miraí, revelou na tarde desta quarta-feira, 26 de fevereiro, o prefeito daquele município, José Ronaldo Milani, ao Site do Marcelo Lopes. Este ano conforme ele disse, "resolvemos investir no Carnaval porque nossa cidade tem uma vocação natural para esta festa e queremos impulsionar nosso turismo". José Ronaldo também revelou que os servidores municipais vão receber seus salários nesta sexta-feira, 28 de fevereiro. "Fizemos um acordo com os nossos fornecedores e vamos honrar nossos compromissos com eles a partir do dia 10 de março, mas pagaremos primeiro os servidores para que possam ter um carnaval ainda melhor", explicou.
A praça Miguel Alves Pereira recebe as últimas peças da criativa e colorida decoração, além da instalação das barracas. O palco já está montado e aguarda apenas receber os equipamentos de som e luz que serão montados nesta quinta e sexta-feira. Em toda a praça serão colocados banheiros químicos e o prefeito revelou que há uma "grande infraestrutura preparada para acolher os foliões", assegurou. Sua expectativa é de que sete mil turistas passem o carnaval na cidade. "E todos vão gostar muito porque estamos trabalhando com afinco e carinho para que gostem e voltem outras vezes" completou.
O Carnaval de Miraí, que vem sendo chamado de "o maior e melhor da região", é organizado pela Prefeitura e tem produção de Fausto Menta, um dos produtores culturais mais bem conceituados de Minas Gerais, principalmente pelo projeto Usina Cultural que ele realiza em Cataguases, além de outros eventos como o "Festival deSamba e Petiscos", em Miraí e outras cidades da região e o inovador "Fórum Dissonâncias", que reúne críticos musicais e artistas para discutirem a música brasileira de hoje e seu futuro, bem como os caminhos que novos talentos precisam traçar para alcançar o reconhecimento.Em parceria com a Administração José Ronaldo e Jaime Vargas, respectivamente prefeito e vice de Miraí, Fausto Menta montou uma programação impecável e que tem a receita do sucesso. Logo no início, sexta-feira, 28, a festa terá apresentação da excelente banda "Conexão a Mil". No sábado, quando também haverá a abertura oficial do Carnaval, os primeiros blocos desfilam e, em seguida, a Banda Salamandra - que toca também no domingo - sobe ao palco com muita energia para colocar os foliões para dançar. A segunda-feira, será especialíssima, com o super show da contagiante e talentosa Sandra Portella. Ela retorna à cidade após ter se apresentado na final do Festival de Samba e Petiscos. E na terça-feira gorda a festa vai contar com o suingue e o gingado do Grupo Mistura Brasileira, com a participação da sambista Elisa Nunes, cataguasense e reconhecida como uma das mais talentosas da região.
{{banner-interno}}
O Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, que abrange sete cidades da região como Cataguases, Itamarati de Minas, Leopoldina, Laranjal, Dona Euzébia, Argirita e Além Paraíba está divulgando a programação - muito variada - de carnaval dessas cidades, para animar os foliões. Vários shows, desfiles de blocos caricatos e muita animação irão fazer a festa para os amantes do carnaval que decidirem passar estes dias alegres nessas cidades. De acordo com a presidente do Circuito, Sonia Dias, as cidades terão atrações bem diversificadas para todos os dias do carnaval. "Os foliões irão se divertir, dançar e brincar com muita música e animação", explica.
Em Cataguases a festa começa na quarta-feira, dia 26, com desfile de blocos caricatos. A partir de sábado, dia 1º de março, a população poderá acompanhar o desfile das Escolas de Samba da cidade. Em Itamarati, a programação promete arrastar multidões a partir de sexta-feira, dia 28. Blocos carnavalescos, desfiles de escolas de samba, matinês e shows fazem parte da festa do momo. Itamarati também aproveita para comemorar os 51 anos da cidade, no dia 1º de março. Em Leopoldina, a festa vai ficar por conta dos Dj’s Marcos, Pinguim e Douglas, além de show com a Galera do Pagode e a van de som da Skol.
Segundo Sonia, a única cidade que não tem programação para o carnaval é Laranjal, "mas a cidade não vai deixar a festa passar em branco, blocos caricatos e festas dos moradores de Laranjal vão animar a cidade", acrescenta a presidente do circuito.
Veja as programações das cidades:
{{banner-interno}}
Na noite dessa terça-feira, 25, os vereadores da Câmara Municipal de Cataguases aprovaram, em sessão ordinária, o Projeto de Lei N º 27/2013, que "regulamenta o funcionamento dos equipamentos de som no âmbito do Município de Cataguases e dá outras providências". Antes de ser aprovado, o Projeto escrito pelos membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) recebeu emenda modificativa e aditiva feita pelo vereador João Manoelino da Silva Bolina e, com as devidas alterações, a Lei entrará em vigor sessenta dias após a data de sua publicação.
De acordo com o artigo 1º do referido Projeto, fica proibido o funcionamento dos equipamentos de som automotivo provenientes dos carros de som e equipamentos sonoros assemelhados, nos logradouros do município de Cataguases. Em parágrafo único, o texto ainda revela que "a proibição constante deste artigo se estende aos espaços privados de livre acesso ao público, tais como postos de combustíveis, estacionamentos, entre outros".
A lei define ser considerado som automotivo "todo e qualquer equipamento de som, rebocado, instalado, acoplado nos porta-malas ou carrocerias de veículos- carros, motos, charretes, caminhões e bicicletas" e, conforme esclarece o artigo 3º, caso alguém desobedeça ao que está disposto na referida Lei, a punição prevista é multa no valor de 5 UFMs (Unidade Financeira Municipal). Além disso, a pessoa que deixar de cumprir a Lei não ficará isenta de receber as demais sanções civis e criminais vigentes sobre o tema, prevê o mesmo artigo.
A aparelhagem sonora em automóveis poderá ser utilizada se estiver "instalada no interior dos veículos, com a finalidade de emissão sonora exclusivamente para seus passageiros – respeitando o limite de 64 (sessenta e quatro) decibéis". A Lei ainda permite a utilização dessa aparelhagem quando os veículos estiverem "em eventos do Calendário Oficial, expressamente autorizados pelo Município, que façam parte de sua programação", "em manifestações religiosas ou sindicais, observada a legislação pertinente" ou em "fins de utilidade pública, atendida a legislação específica", diz o artigo 5º.
Também poderá ser utilizada aparelhagem de som em veículo devidamente autorizado pelo Poder Público Municipal e, de acordo com parágrafo único do artigo 5º, "a proibição constante desta Lei se estende aos períodos eleitorais". O vereador Maurício do Vale Rufino, relator da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara, destacou: "O que se pretende não é proibir a utilização de carros de som, mas sim regulamentar seu uso, para que tal atividade não cause perturbação a terceiros. Aqui, nenhum direito e nenhum princípio foi agredido ou anulado", completou.
{{banner-interno}}
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases, realizada na noite dessa terça-feira, 25, teve em pauta três Projetos de Lei e quatorze Requerimentos. Além disso, no Grande Expediente, fizeram uso da palavra os vereadores Walmir Linhares da Costa, Serafim Couto Spindola e Geraldo Majella Mazini, bem como o senhor Adolfo Vechi do Vale, que falou sobre "Segurança". Dos três projetos previstos para discussão, apenas o de Nº 27/2013, de autoria do Legislativo, foi votado na ocasião e recebeu aprovação dos vereadores, assim como todos os Requerimentos tratados na reunião. O projeto de Nº 39/2013, do Executivo, foi retirado da pauta porque recebeu substitutivo, enquanto o de Nº 40/2013 ganhou emenda e pedido de vista.
Walmir Linhares foi o primeiro a ocupar a Tribuna e falou sobre o pronunciamento do prefeito José César Samor (Cesinha) na ocasião em que foi inaugurado o Frigorífico Municipal. Naquele dia, Cesinha criticou a atitude de alguns vereadores, que tentaram o aconselhar, dizendo que tais vereadores é que precisavam de conselhos. Aquele discurso do prefeito foi entendido por Walmir como uma afronta, porque o vereador esteve no gabinete do prefeito recentemente, quando conversaram por algum tempo."Há alguns dias atrás, fiquei uma hora e meia conversando com o senhor prefeito no gabinete, não para dar conselhos, mas sim para lhe dizer que estava ao seu lado para fazer o bem para Cataguases, mas desde que fosse uma coisa transparente e justa, para que toda a população pudesse ser beneficiada. Depois desse encontro, só houve desencontro", destacou Walmir, que, em seguida, citou ensinamentos cristãos, dizendo: "aquele que te fere na face direita, oferece-lhe também a esquerda".Serafim iniciou seu discurso parabenizando o vereador Aquiles Branco Ribeiro pela que indicou a ex-prefeita e ex-deputada estadual Maria Lúcia Mendonça como uma das homenageadas na sessão solene que a Câmara Municipal fará realizar em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Em seguida, o vereador falou sobre os dizeres do deputado federal Rodrigo de Castro, que segundo ele, "não destinaria recursos para Cataguases através da Prefeitura porque não confiava na administração do prefeito, mas que continuaria destinando verbas por outras vias". Sobre o discurso de Cesinha na inauguração do Frigorífico, Serafim destacou que "nunca foi ao Executivo para aconselhar, apenas para criticar, e desconfiou que a crítica do prefeito tenha sido para o vereador Maurício Rufino, "que sempre fala que aconselha, que vai lá e não é ouvido", completou Serafim.
Sobre o discurso do prefeito na inauguração do Frigorífico Municipal, Majella destacou que as palavras de Cesinha foram "um desabafo de um ser humano, prefeito, mas um ser humano que vem calado esse tempo todo", disse. O vereador assegurou que Cesinha não se referia a Walmir nem a Maurício Rufino. "Se nós formos pegar pedaços de fala, também ficaremos preocupados com que foi dito aqui pelo deputado (Rodrigo de Castro) e até repetido pelo vereador Serafim", disse Majella. E completou: "Eu não acredito que uma pessoa inteligente, como é o deputado, nesse tempo todo em que ele vem trabalhando por Minas Gerais e excelentemente para Cataguases, correspondeu muito aos anseios de Cataguases, tenho certeza que ele não precisa se preocupar em mandar dinheiro via prefeitura municipal, até porque independe de ser ou não o prefeito municipal honesto ou confiável, nós temos instrumentos de controle hoje que, no mínimo, vão dar cadeia para quem não corresponder ao que a Lei exige de confiabilidade, de responsabilidade e de honestidade", finalizou Majella.
{{banner-interno}}