O Comandante da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente, Tenente Coronel Ranieri Márcio da Cruz presidiu a solenidade de comemoração aos cinco anos de instalação daquela Corporação Militar em Leopoldina, realizada no último dia 26 de fevereiro, no Clube do Moinho. A 6ª Companhia atende a quinze municípios da região (inclusive Cataguases), e a uma população de 243 mil habitantes. Diversas autoridades civis e militares compareceram ao evento, inclusive o Comandante da 146ª Compania Especial de Polícia Militar em Cataguases, Major Fernando Miranda.
Na ocasião Policiais Militares foram homenageados como destaques profissionais e agraciados com a Medalha Mérito Militar destinada aos militares que prestaram bons e leais serviços ao longo da carreira à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Dentre os agraciados estão os militares que atuam na 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases 2º Ten PM Espedito Lima Anselmo, 1º Sgt PM Gilmar Moura Bretas, 2º Sgt PM Eduardo dos Santos Bertolino, 2º Sgt PM Flávio Ferreira Andrade, 3º Sgt Manoel Ramos Lopes, 3º Sgt Josué Procópio dos Reis, Cb PM Silas Ferreira e o Sd PM Fabrício de Oliveira Teodoro.
O Tenente Coronel Ranieri, em seu pronunciamento, disse que a população das cidades sob o comando da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente "devem se orgulhar em poder contar com os préstimos dessa jovem, porém, laboriosa e competente unidade miliciana que agrega em seus quadros homens e mulheres forjados no obstinado desiderato de bem servir, proteger e socorrer nossa população na busca incessante da tão almejada paz social". Ao final ele parabenizou a todos os homenageados destacando serem fruto da "dedicação e compromisso para com a Instituição Militar, bem como para com toda a comunidade abrangida por nossa corporação".
{{banner-interno}}
A sexta-feira, dia 28 de fevereiro, terceira noite da programação oficial do carnaval em Cataguases trouxe a chuva como nova foliã. Sua presença, porém, não chegou a atrapalhar os desfiles nem tirou a animação do público presente à Passarela do Samba Expedito Liberato. Logo depois da chuva, os integrantes do bloco do Hospital Cataguases pisaram a Avenida mostrando união e a diversão típicas do velho e inesquecível carnaval de rua. O bloco "HC Saúde", veio para avenida agradecendo aos Amigos do Hospital e homenageando o provedor daquele Santa Casa, José Eduardo Machado. Não faltou também um apelo muito importante voltado para a doação de órgãos.
Logo depois, veio mais unsminutos de chuva, exatamente na hora em que o Bloco Caricato "Pé na Cova" iria entrar na Avenida. A agremiação que concorre ao título de melhor bloco caricato de 2014, não se intimidou e atravessou a Passarela do Samba, sempre mostrando a sua tradicional característica, que são alegorias com motivos fúnebres. Desta vez um homem veio deitado dentro de um caixão interpretando um defunto e, aproveitando para fazer brincadeiras com as crianças e os foliões presentes.
Esta manhã a Polícia Militar informou ao Site do Marcelo Lopes que a noite transcorreu tranquila e não foi registrado nenhum incidente. Logo mais, a partir das oito e quinze da noite, desfilam os blocos caricatos "Amigos do Rei" e "Unidos Sem Preconceito". Também faz sua estreia na Passarela do Samba Expedito Liberato na noite deste sábado, a Escola de Samba Dragões da Vila Reis. (Fotos: Matheus Polito e Paulo Victor Rocha)
Veja mais fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
O Grêmio Recreativo Escola de Samba União dos Bairros acerta os últimos detalhes para desfilar na Passarela do Samba Expedito Liberato, a partir das 23h15 deste domingo de Carnaval em Cataguases. Neste ano, a União dos Bairros Bom Pastor, Dico Leite, Meca, Primavera e Vila Minalda apresentará ao público três carros alegóricos e uma alegoria simples, além de sete alas, totalizando cerca de 250 integrantes, dentre os quais estarão cerca de oitenta ritmistas.
Ao som do samba de enredo "Ingredientes da Sorte", composto por Franklin, e com o enredo "Inveja e olho gordo saí pra lá, sou União carrego o meu patuá", a Escola de Samba levará à Avenida Astolfo Dutra temas como misticismo, esoterismo e supertições. "Vamos também contar a história de como o candomblé veio para o Brasil e o nosso carro abre alas representará a África, o berço da magia" destacou o carnavalesco Tiago Sousa, lembrando que "a escola pretende desmistificar a supertição e mostrar que a sorte nossa somos nós que fazemos".Tiago ressaltou que "na preparação para o carnaval deste ano, a dificuldade era o tempo curto, mas, com o empenho da comunidade, já estamos terminando os últimos detalhes para o desfile", contou o carnavalesco, ressaltando que "a comunidade abraçou a União dos Bairros e vamos com a expectativa de vitória muito grande. Nosso desfile reserva muitas surpresas, principalmente nos carros alegóricos", assegurou.
A Escola de Samba União dos Bairros completa 10 anos de fundação e tem na presidência o trabalho de Albert da Cruz Francisco. Conforme revelou Tiago, ainda há vagas para quem quiser desfilar neste Carnaval e os interessados devem procurar o barracão da Escola, na Avenida Nicolau Siervi, localizada no Bairro Vila Minalda. "Quero convidar todos para assistir ao desfile da União dos Bairros e agradecer a comunidade por ter abraçado a Escola. Vamos com a proteção de São Jorge Guerreiro", concluiu o carnavalesco.
{{banner-interno}}
Famílias inteiras, grupos de amigos, casais de namorados formaram o grande público da primeira noite de Carnaval em Miraí. Animado pelo talentoso DJ Pedro Condé e na sequência pela super banda Conexão a Mil, a noite desta sexta-feira, 28 de fevereiro, ainda contou com a visita da chuva que chegou mansa, refrescou o ambiente e foi embora deixando os foliões bem mais à vontade para dançar ao som dos sucessos da Axé Music. E a festa só terminou tarde da madrugada contra a vontade do público que, claro, queria mais música. Quem também brilhou no palco como apresentadora oficial do Carnaval 2014 de Miraí foi a talentosa radialista Ana Cláudia Pimentinha, da Rádio Miraí, que fez brincaderias com a plateia e deu um charme a mais na folia. De acordo com a Polícia Militar a primeira noite de folia naquela cidade foi tranquila, sem incidentes. Miraí realiza este ano o que vem sendo chamado de o "maior e melhor carnaval da região".
Para isso a Prefeitura, que organiza a festa de Momo, fez uma parceria com o produtor cultural Fausto Menta, reconhecido por sua competência em realizar grandes eventos, que montou uma programação bastante atraente para as cinco noites de folia. Neste sábado, 1º de março, e domingo, 2, quem se apresenta será a Banda Salamandra. Na segunda-feira, a animação fica por conta de Sandra Portella, sambista considerada uma das mais talentosas da nova geração e, na terça-feira, o Grupo Mistura Brasileira sobe o palco com a participação especial de Elisa Nunes. Em todas as noites, o DJ Pedro Condé, fará apresentações com mixagens incríveis revelando todo o seu talento. A partir deste sábado, também haverá desfiles de blocos caricatos. Fausto disse que esta primeira noite de Carnaval "superou as expectativas". Segundo ele "não só por causa do grande público, mas também porque, nem mesmo a chuva que nos surpreendeu, trouxe qualquer problema e a alegria prevaleceu".A primeira noite de folia revelou um pouco do que será este Carnaval em Miraí. Alegria, descontração, harmonia e um grande público unido apenas pelo desejo de brincar o carnaval. Esta é a regra que está comandando a festa naquela cidade e que a partir deste sábado, 1º de março, vai ganhar a presença dos blocos e ainda mais animação. Para isso, palco, som, iluminação e uma decoração convidativa e de muito bom gosto, compõem o cenário de Momo que tem a marca da segurança e da organização. O prefeito José Ronaldo Milani, que não mediu esforços para que este carnaval seja sinônimo de sucesso, comentou a primeira noite de folia: "Estou muito satisfeito. Tudo o que planejamos foi realizado, não tivemos problema algum e pelo que pude perceber, esta multidão que veio hoje aqui na praça brincar o carnaval, gostou do que viu e aproveitou bastante. Ficou muito bom", completou.
Veja mais fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Viajar no carnaval é um costume para muitos. As pessoas aproveitam esses quatro dias para conhecer novos lugares, ou até mesmo revisitar onde já foram, para se divertirem com amigos ou família. Algumas destas pessoas que procuram algo mais agitado, buscam lugares de muita festa e folia. Outros já apreciam viagens para relaxar e conhecer as belezas do local.
Existem várias maneiras de viajar nesta época; tem gente que prefere as excursões ou locação de micro-ônibus. Tem os que preferem comprar pacotes de viagem com destinos mais exuberantes e requintados, e tem também os que só vão para curtir um dia e voltar para casa. Na maioria das vezes, esses turistas nem sempre foliões, procuram as empresas de ônibus intermunicipais para estes fins. De acordo com informações da Paraibuna Transportes, os destinos mais procurados são: Miraí, Laranjal e Itamarati.
Segundo a proprietária da agência de viagens DGL Turismo, Sônia Dias, os destinos mais procurados são para o nordeste. "Cidades como Porto Seguro, Fortaleza, Natal e Maceió, são os principais destinos de quem vai para esta região do país", afirma Sônia, que completa dizendo que no nordeste o carnaval já é bem conhecido, "muitos procuram estes lugares pelas belezas naturais e animação da festa de Momo". Para esta região a procura maior vem de grupos de pessoas, amigos e famílias que se reunem para viajar.
Mas, um grande número de pessoas procura as empresas de excursões. Em Cataguases, a mais tradicional e conhecida é a Dona Elza Excursões. Neste ano, ela vai levar para Guarapari, no Espirito Santo, cerca de 100 pessoas para se divertirem no carnaval capixaba. "Muita gente procura a excursão porque já vem com diária fechada, com direito a café da manhã, almoço e jantar, assim elas não precisam se preocupar com esses detalhes", explica Dona Elza, veterana no setor e que promove excursões o ano todo para eventos de qualquer natureza.
Muita gente também prefere se reunir e organizar tudo por conta própria, como é o caso da analista de faturamento Fernanda Silva. "Este ano, vamos para a praia em Guarapari e fizemos tudo por nossa conta, a alimentação, a casa, o micro-ônibus que fretamos, tudo pensado e planejado pela turma", revelou. De acordo com Fernanda, irão 20 pessoas para a praia. "Juntamos nossa turma de amigos e a família e decidimos fazer assim. A vantagem é que nós já nos conhecemos e sabemos como lidar uns com os outros", conta.
{{banner-interno}}