O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela conquistou o título pela segunda vez consecutiva, após somar um total de 99 pontos nos 10 quesitos analisados na competição, que são harmonia, bateria, comissão de frente, evolução, conjunto, mestre-sala e porta-bandeira, enredo, alegorias e adereços, fantasias e samba-enredo. A apuração das notas dadas pelos jurados aos desfiles das escolas de samba e blocos caricatos do Carnaval 2014 em Cataguases aconteceu na manhã desta terça-feira, 4 de março, na avenida Astolfo Dutra, na presença de grande público.
De acordo com o presidente da Portela, Beto Pavão, "o sentimento é de muita alegria e o objetivo foi alcançado", destacou, revelando que o seu mandato como presidente termina neste mês de março, "mas a sensação é de dever cumprido, porque resgatamos a Portela, recuperamos a águia e fomos bicampeões". O presidente também agradeceu a comunidade portelense o apoio e participação.
Na segunda colocação, ficou o Grêmio Recreativo União dos Bairros, com 98,6 pontos e o terceiro lugar foi para o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Taquara Preta, que obteve a nota 99, mas perdeu 2 pontos porque em uma de suas alas desfilaram apenas 9 integrantes, enquanto o regulamento da LIESCA prevê o mínimo de 10 participantes. Por esse mesmo motivo o Grêmio Recreativo Escola de Samba Vila Minalda também foi punido e ficou na quarta colocação, com 94,6 pontos.
Sobre os blocos caricatos, o título de campeão foi dividido com os blocos Vida do Morro e Pazinha e o desempate não foi possível porque no regulamento do concurso não havia um segundo critério a ser avaliado em caso de persistência do empate. O secretário de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira, acompanhou a apuração de perto e disse à reportagem do Site que o regulamento foi construído com a presença de representantes de todos os blocos concorrentes e, sobre a premiação, o secretário disse que vai se reunir com os representantes dos blocos para definir a situação, uma vez que houve este imprevisto. O segundo lugar da competição dos blocos caricatos ficou com a Turma do Rebenta e a terceira posição foi conquistada pelos Unidos sem preconceito. Logo mais, a partir das 19h55, começam os desfiles dos vencedores, sendo que o primeiro a desfilar será o bloco Vida do Morro e, em seguida, o Bloco da Pazinha. Posteriormente, desfilarão as Escola de Samba União dos bairros e Portela.COMEMORAÇÃO – Poucos minutos após a entrega do troféu de campeã à diretoria da Escola de Samba Portela, integrantes daquela agremiação começaram a se reunir para comemorar o título. A avenida principal do bairro Leonardo, sede da escola campeã recebeu um grande número de pessoas, inclusive, passistas, costureiras, direção e portelenses de coração. O troféu foi erguido por diversas pessoas ao longo da tarde, sempre com orgulho e o sentimento do dever cumprido, como ressaltou Beto Pavão, presidente da Escola. O que os portelenses não gostaram foi ver o troféu que receberam com a tarja em branco. Nela deveria está gravado o nome do evento a que ele se referia e a colocação da escola. O descuido sugere que a Secretaria Municipal de Cultura deixou os troféus para a última hora e, portanto, pode não ter tido tempo suficiente para mandar gravar as plaquetas.
{{banner-interno}}
Na segunda-feira, 3 de março, última noite de desfile das escolas de samba de Cataguases, as agremiações foram para a avenida com conscientização ambiental e divulgando a cultura brasileira. A Escola de Samba da Taquara-Preta inundou a passarela do samba com a história do Rio Pomba. Mostrou também a necessidade da água e a importação da conscientização e preservação Rio Pomba, principal manancial de água dos cataguasenses.
A Portela passou pela avenida apresentando as diferentes manifestações populares de todo o país. A agremiação foi do frevo ao maracatu, a festa do Bumba Meu Boi à Oktoberfest. A Escola não deixou de mostrar também o carnaval, uma das maiores festas populares do país. E saiu da avenida, ao lado da Taquara Preta, como uma das favoritas ao título.
Os blocos que passaram pela avenida, antes das escolas de samba, levaram o encantamento do mundo da fantasia, dos sonhos e das fadas, como foi o caso do bloco caricato Turma do Rebenta, que desfilou as histórias infantis, abrindo as portas da imaginação para crianças e adultos que estavam na avenida.
O bloco caricato da Pazinha, foi para a passarela do samba com a história do circo, mostrando palhaços e toda sua trupe, além de revelar as origens da pipoca e espalhar pela avenida alegria e diversão com toda a magia do circo.
A noite terminou ao som da Banda Medusa, que animou os foliões de cima do trio elétrico, não deixando ninguém parado. Com muita música, ao som do arrocha e sertanejo, bem como muito axé, alegria e entusiasmo.
Veja as fotos da segunda-feira de carnaval em Cataguases.
{{banner-interno}}
Segunda-feira de Carnaval desfilam os blocos mais tradicionais ou populares, de Itamarati de Minas. A folia começou pouco depois das 18 horas com o desfile do Bloco da Cachaça e, logo depois vieram os blocos "Rego do Bidinha" e o "Peru da Madrugada", que desfilou quase meia noite. Em todos eles uma grande multidão engrossava suas fileiras vestindo os abadás, trajando alguma fantasia ou sem nenhum adereço, mas todos com muita animação. A prefeita Tarcília Rodrigues Fernandes acompanhou todos os três blocos, atenta e gostando do que via. "Estes blocos são a alma deste nosso carnaval porque atraem muita gente", analisou.
O Bloco da Cachaça, que distribui aos seus integrantes pequenas doses da bebida conta ainda com um caminhão pipa que joga água naqueles que queiram se refrescar do forte calor. Não há confusões, nem qualquer tipo de desentendimento, apenas alegria e muita descontração e irreverência. Quem não quer fazer parte do bloco, assiste das calçadas o desfile que começa em frente à Prefeitura de Itamarati de Minas e percorre toda avenida Coronel Araújo Porto, a principal daquela cidade. O Bloco, como os demais, reúne entre 1500 a duas mil pessoas que, alegres, fazem a festa da alegria na cidade e reacende o verdadeiro espírito do carnaval.
Segundo bloco a desfilar, o "Rego do Bidinha", levou para a avenida uma bateria espetacular e muitos instrumentos de sopro. Motivo: resgatar as marchinhas tradicionais do carnaval. E conseguiu: Clássicos como "Mamãe eu quero" e "se a canoa não virar", foram cantadas com entusiasmo pelos seus componentes. O fundador do bloco, Nelson Lopes da Silva, 74 anos, é o Bidinha, que há 11 anos criou a agremiação seguindo idéia do filho, também, Nelson, e hoje seu braço direito na organização do desfile. Ele contou ao Site do Marcelo Lopes explicou que o nome pelo qual o bloco é chamado hoje era, originalmente, Escorrego, mas já no primeiro ano, um anúncio em uma emissora de rádio dizia, equivocadamente, "Bloco Rego do Bidinha", que se popularizou, disse. Bidinha conta que em 2003, quando desfilou pela primeira vez "umas cinquenta pessoas participaram com a gente. Hoje, acrescenta, vamos levar dois mil participantes com a gente".
A Secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico de Itamarati de Minas, Elaine Ferraz, coordenadora do carnaval daquela cidade, fez um balanço parcial da festa de Momo no município. "Não tivemos nenhum incidente e recebemos um público muito significativo neste carnaval. Mais uma vez a nossa festa é sinônimo de alegria, descontração, irreverência e segurança", revelou. A segunda-feira de carnaval em Itamarati de Minas também teve o show da banda Chapas do Brasil que se apresentou no palco para uma multidão que dançou até quase o raiar do sol desta terça-feira.
Veja as fotos da folia em Itamarati de Minas nesta segunda-feira de carnaval.
{{banner-interno}}
Milhares de pessoas voltaram a ocupar a Praça Dr. Miguel Alves Pereira, em Miraí, nesta noite de segunda-feira de Carnaval, dia 3 de março, repetindo o clima de descontração, alegria e harmonia que tomou conta do lugar neste reinado de Momo. A festa começou com o desfile do Bloco do Vira-Vira que veio prestigiando as marchinhas tradicionais do Carnaval e com grande número de participantes, além de uma vigorosa bateria. Logo depois a apresentadora oficial da festa, Ana Cláudia Pimentinha, que vem interagindo com o público durante suas intervenções com uma boa dose de humor e informalidade, chamou ao palco o DJ Pedro Condé para dar início à segunda parte da programação.
Experiente e dono de reconhecido talento nas mixagens, Pedro Condé vem apresentando um repertório escolhido carinhosamente para colocar o público no clima do Carnaval. E vem conseguindo seu objetivo com louvor, já que não é fácil encontrar quem não mexa os quadris ao som de sua música. Profissional há seis anos, o DJ vem construindo uma história de sucesso e respeito na região. Hoje, conhecido e reconhecido em toda a Zona da Mata, Pedro Condé (foto abaixo) faz cerca de sete shows por mês e tem se apresentado cada vez com mais frequência nos balneários de Búzios e Cabo Frio, no litoral fluminense. Além de competente, talentoso e carismático, o que certamente são ingredientes decisivos em sua crescente carreira de sucesso, aliado ao seu esforço para manter-se atualizado sobre as constantes inovações que sua área produz, fazem de Pedro Condé um profissional determinado a levar um som de qualidade e afinado com o gosto de seu público.A segunda atração da noite foi o esperado show de Sandra Portella, a sambista juizforana, dona de uma poderosa e afinadissima voz e que é um dos principais nomes do samba da nova geração. E, pelo que se via de cima do palco, a empolgação da multidão que dançava no ritmo ditado por ela, o show vai marcar, definitivamente, uma nova fase do carnaval daquela cidade. Através dela viu-se que o brasileiro não tem apenas um, mas, sim, os dois pés no samba. Ou melhor: tem o corpo e a alma em comunhão com este ritmo que nasceu junto com o país e seu povo. O espetáculo de Sandra e sua banda fenomenal teve não apenas o melhor do samba, mas também uma boa parte dedicada à Axé Music através da participação muito especial de Danton Brasil, que cantou alguns dos clássicos do gênero levantando a multidão.
Sandra ainda fez questão de registrar aquele momento do carnaval chamando ao palco o prefeito José Ronaldo Milani e seu vice, Jaime Vargas que, acompanhado de suas respectivas esposas, além do produtor cultural Fausto Menta, posaram para uma foto com ela enquanto o público acenava as mãos para o alto. "Esta festa está linda demais" constatou a sambista que recebeu abraços carinhosos das autoridades para, em seguida, emendar mais sucessos e manter a temperatura do público bem alta. José Ronaldo, logo após pisar o palco, revelou sua satisfação com o sucesso do Carnaval da cidade que administra. "É uma festa maravilhosa. Estamos todos muito felizes com a presença maciça do público e com este clima de descontração e alegria que tomou conta de Miraí", disse. Seu vice, Jaime Vargas, disse que este carnaval é o resultado do esforço, da seriedade e de um investimento feito criteriosamente, além do trabalho em equipe, feitos pela administração. "Estamos muito felizes porque tudo está acontecendo dentro do planejado", contou.
Fausto Menta, o produtor cultural responsável pela idealização deste Carnaval, também estava visivelmente feliz com a receptividade do público ao show de Sandra Portella. "Além do enorme carisma dela, o público gosta do que é bom e vem prestigiar com o único objetivo de participar de uma festa em que ele sabe, antecipadamente, que vai agradá-lo. Isto também coroa o nosso esforço de montar uma programação de alto nível nesta festa tão popular que é o Carnaval. Acredito, porém, continua Fausto, que conseguimos este objetivo e demos um salto importante em matéria de qualidade no Carnaval de Miraí", finalizou ele. E na noite desta terça-feira gorda de Carnaval, Fausto convida novamente o público para prestigiar o show da banda Mistura Brasileira, que vai contar com duas participações especiais: Elisa Nunes, uma sambista reconhecida do grande público e de Sorriso, revelação no samba brasileiro e que foi o vencedor do Festival de Samba e Petiscos realizado naquela cidade no final de 2013.
Veja as fotos da segunda-feira de Carnaval em Miraí na galeria abaixo.{{banner-interno}}
A Prefeitura de Recreio vai disponibilizar internet gratuita nas praças da cidade e também nos distritos de Angaturama, Conceição da Boa Vista e Barreiros, no projeto denominado "Praça Digital". A informação foi revelada pela assessoria de Comunicação da Prefeitura, através do jornalista responsável pelo setor, Leonardo Ribeiro. Ele acrescentou que em Recreio, já estão recebendo os sinais gratuitos de internet as praças dos Ferroviários, Américo Simão, Largo Santo Antônio, Mandioca, Grotinha e na Rodoviária, assim como nas praças do "ABC recreiense".
O projeto "Praça Digital" começou a funcionar em fase de testes na última sexta-feira, 28 de fevereiro, portanto, antes do carnaval, para "oferecer aos visitantes mais este conforto de poderem compartilhar estes momentos de alegria para ss amigos nas redes sociais, revelando assim o nosso carnaval para todos", explicou Leonardo que vê a iniciativa como uma "tendência irreversível tendo em vista o alcance deste serviço nos dias de hoje", frisou. A conexão oferecida será pelo sistema wi-fi e a expectativa é de que o serviço funcione plenamente neste Carnaval para se tornar definitivo em seguida, acrescentou o Assessor.
No Brasil inúmeras prefeituras já disponibilizam internet gratuita em espaços públicos para a população. Em Quissamã, município vizinho de Macaé, no estado do Rio de Janeiro, o projeto começou a ser implantado em 2005 e hoje alcança toda a população de 17 mil habitantes. Com isso dá um passo importante para se tornar o que vem sendo chamado de "Cidade Digital" que, em linhas gerais significa modernizar a gestão pública e oferecer novos serviços e facilidades para as pessoas, e significa principalmente levar aos seus habitantes uma nova perspectiva de cidadania. No caso de Recreio, o primeiro passo neste sentido acaba de ser dado, completa Leonardo Ribeiro.{{banner-interno}}