A partir da próxima segunda-feira, 10 de março, as meninas de 11 a 13 anos poderão receber gratuitamente a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), através do Sistema Único de Saúde (SUS). A imunização será ministrada em três doses, sendo a primeira feita em âmbito escolar e as outras duas em postos de saúde com sala de vacinação. Para que seja feita a segunda aplicação da vacina, deverá ser respeitado um intervalo de 6 meses após a primeira injeção e, posteriormente, para que a terceira dose seja ministrada, o tempo a ser esperado é de 60 meses decorridos da segunda aplicação.
Em Cataguases, as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, com base em um censo escolar feito no município, formularam um calendário de vacinação para ministrar a primeira dose da vacina nas escolas públicas e privadas, conforme orientou o Ministério da Saúde. Até o dia 3 de abril, a vacinação deverá ser realizada nas 33 escolas do município, atendendo cerca de 1.170 meninas com a idade preconizada para receber a vacina.
Conforme revelou a coordenadora municipal de Epidemiologia, Lívia Machado Milani, "o objetivo da vacinação é reduzir a morbimortalidade por câncer de colo de útero, que representa, hoje, a segunda principal causa de morte por neoplasia entre as mulheres no Brasil". De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Sirlane Garcia Cardoso, já foi enviada uma carta aos responsáveis pelas meninas do grupo a ser vacinado, explicando tudo sobre a vacinação e, em anexo, um termo de recusa, caso o responsável não queira que a vacina seja ministrada em sua(s) filha(s).
Sirlane frisou que nesse primeiro momento não haverá vacinação nos postos de saúde e as meninas que estiver dentro da faixa etária para a vacinação deverão receber a dose apenas na escola onde estudam. Lívia explicou que, em casos de exceções, se por ventura a menina necessitar de se ausentar da aula na data agendada para a imunização na escola onde está matriculada, ela posteriormente poderá procurar o posto de saúde com sala de vacinação mais próximo de sua residência.
Uma vez que a menina tenha recebido as três doses da vacina, ela será imunizada contra quatro tipos mais recorrentes de HPV, que são responsáveis por 70% dos casos de Câncer de Colo do Útero. Nessa perspectiva, o Governo Federal pretende atingir pelo menos 80% de cobertura vacinal. Confira a tabela com as datas de vacinação nas escolas de Cataguases. Caso seja necessário, essas datas poderão sofrer alterações no decorrer dos trabalhos. (Foto: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Alexandre Silveira, esteve na manhã deste sábado, 8 de março, em Muriaé, onde participou da abertura da Semana da Mulher com ação conjunta do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a partir da próxima segunda-feira , 10 de março, a Unidade Móvel ficará em frente ao Centro de Especialidades, na Praça João Pinheiro, das 7h30 às 17h, para a realização dos exames.
O evento aconteceu no Memorial da Fundação Cristiano Varella e contou com a participação de autoridades políticas de toda a região. "Organizamos a solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher com o apoio do deputado federal, Lael Varela e ao mesmo tempo acontece aqui o encontro de lideranças políticas da região", disse o deputado estadual Dr. Wilson Batista. A ação tem como objetivo percorrer todos os municípios de Minas levando as mulheres com idade entre 40 e 69 anos os exames de mamografias, através de carretas equipadas com os aparelhos de diagnósticos.Na ocasião também foi demonstrado pela Secretaria de Estado da Saúde o Programa de Prevenção e Rastreamento ao Câncer através de Unidades Móveis equipadas com mamógrafos e e que realizam outros exames importantes no diagnóstico do câncer fruto da Lei 20.658 de autoria daquele deputado. "Toda a população está convidada a conhecer este belíssimo e importante projeto, um marco para a saúde do povo mineiro", completou Dr. Wilson Batista.
Entre as autoridades presentes estavam o deputado federal Lael Varella, o deputado estadual, Braulio Braz, ex-secretários de estado da Saúde, Marcus Pestana e Antônio Jorge, o prefeito de Muriaé, Aloysio Aquino, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Roberto Monteiro de Castro e a secretária adjunta de Saúde, Grasielle Espósito. O pré-candidato ao Governo de Minas pelo PSDB, Pimenta da Veiga, além de cerca de quarenta prefeitos da região e a direção da Fundação Cristiano Varella. {{banner-interno}}
Acontece com todo mundo: uma tempestade inesperada ou um gesto descuidado e "chuá!", seu celular ou smartphone toma aquele banho! E a não ser que você tenha um modelo especialmente resistente a líquidos e outros acidentes, isso pode ser fatal. Mas você pode ao menos tentar salvar o aparelho seguindo os passos abaixo. E eles tambpem podem ser úteis para outros pequenos gadgets como câmeras digitais e MP3 Players.
1) Desligue, JÁ!: Se seu celular for molhado, não importa o líquido, a primeira providência é desligá-lo. E não estou falando de "apertar o botão de força por dois segundos, esperar aparecer a janelinha, clicar em desligar e esperar": se possível arranque a bateria o mais rápido que conseguir, cada segundo conta. Se o líquido conseguir criar um "curto" entre dois ou mais pontos da placa de circuito e ela estiver energizada, isso pode ser fatal.
2) Deixe escorrer: O celular estava sobre a mesa, com a tela para cima, e o líquido caiu sobre ele? Vire-o com o tela para baixo e deixe todo o líquido escorrer.
3) Seque bem: Pegue um pedaço de pano absorvente ou toalhas de papel e seque bem o aparelho. Seque todos os cantos que conseguir. Isso não vai eliminar a água que já está dentro dele, mas irá eliminar o excesso que ainda poderia se infiltrar.
4) Consiga um pouco de arroz: Coloque o celular em um pote e cubra-o com arroz cru. Parece besteira, mas funciona. O arroz irá absorver a umidade, ajudando a secar o aparelho mais rapidamente. Sílica gel (aqueles cristaizinhos transparentes encontrados em saquinhos dentro de eletrônicos) cumpre o mesmo papel, mas arroz é muito mais barato e fácil de encontrar. Deixe o celular dentro do arroz por 24 horas.
5) Evite o sol: Há pessoas que colocam o aparelho diretamente sob a luz do sol para secar. Isso pode piorar a situação, especialmente com o calorão do verão. Um sol de 40 graus por duas horas pode causar danos ao LCD, "estufar" a bateria e até mesmo amolecer peças plásticas ou o adesivo que as mantém no lugar. O mesmo vale para secadores de cabelo.
6) Respire fundo e... faça o teste: Depois de um dia tire o celular de dentro do arroz, limpe-o bem, verifique se todas as peças estão mesmo secas, recoloque a bateria e tente ligá-lo. Se você agiu rápido, há boas chances dele funcionar. Se não, corra pra assistência técnica mais próxima.
{{banner-interno}}
Nesta sexta-feira, 7 de março, a Câmara Municipal de Cataguases realizou uma solenidade para homenagear e lembrar o Dia Internacional da Mulher, que aconteceu às 19 horas. A iniciativa contou com a presença dos vereadores e suas homenageadas, uma vez que cada um deles indicou duas mulheres para serem homneageadas. Todas têm em comum o espirito guerreiro e de luta com um papel ativo na sociedade, além de, "por onde passam deixam sua lição de vida e sabedoria adquirida com o tempo", disse o vereador Aquiles Branco, autor da sessão solene.
A solenidade foi aberta pelo presidente da Câmara, o vereador Fernando Pacheco, que leu um texto onde contava a história da instituição do Dia Internacional da Mulher, contando a todos os presentes a trágica história das mais de 130 tecelãs norte-americanas que morreram carbonizadas dentro da fábrica onde trabalhavam, pelo protesto feito para melhoria na qualidade de trabalho e salários igualitários.
Na ocasião, o vereador Mauricio do Vale Rufino leu um poema em homenagem as mulheres, destacando a importância da presença da mulher em todos os setores da vida. Em seguida, o vereador Aquiles Branco Ribeiro, idealizador da homenagem, proferiu algumas palavras para agradecer às mulheres e destacar sua simplicidade e força. "A mulher é o alicerce da família, da sociedade e da coragem e simplicidade", destacou. Já o vereador Geraldo Majella Mazini fez menção à sua mãe como "um exemplo de vida" para ele. Já o vereador Vinicius Machado, surpreendeu a todos ao falar sobre suas homenageadas, espalhando a emoção entre os presentes.
Logo após, uma das homenageadas, a historiadora Maria Joana Neto Capella fez um agradecimento aos vereadores e à todas as mulheres presentes na solenidade. Após seu discurso, cada vereador entregou as homenageadas uma rosa vermelha e um certificado de congratulação, mostrando a admiração e respeito perante as mulheres cataguasenses. A ex-prefeita de Cataguases, Maria Lúcia Mendonça, também fez uso da palavra. Ela, quando exercia o cargo executivo, logo no primeiro ano de mandato, foi para as ruas da cidade distribuir rosas vermelhas às mulheres no Dia Internacional da Mulher, atitude que marcou sua passagem pelo Executivo.Foram homenagedas pelos vereadores Laudelina Teotônio Silva Gomes; Márcia Aparecida de Oliveira Silva; Suely de Fátima Ribeiro Abranches; Guiomar Medeiros Martins; Maria Joana Neto Capella; Maria Cristina Vitello Buendio; Cirene Pires Antunes Ferreira; Claudia Cristina Cerqueira dos Santos; Creuza Garcia Riguete; Marta Cristina do Carmo Diniz; Maria do Carmo Souza Peixoto; Vera Lúcia Gonçalves de Souza; Carla Teixeira Simões Morais; Maria Elisa Vaz da Gama; Maria Lúcia Soares de Mendonça; Teresa Cristina Bandeira Silva Titoneli; Luciana Dias Sodré; Patrícia de Sousa Benedito Silva; Maria José de Paula Roberto; Roberta Vecchi do Vale Rufino; Maria Francisca de Brito Nascimento; Neuza Helena Dias Silva; Malvina das Dores Altino de Morais; Vanda Lúcia Bonifácio Mendes; Eliana Maria de Oliveira Spíndola; Maria Antônia Couto Spíndola; Maria José Cornélio Mariquito; Rosa Maria de Oliveira; Aladir Nascimento de Resende e Manoelita Gomes Nunes.{{banner-interno}}
O motorista de uma carreta branca, plca GXA- 0970, de Dona Euzébia, que vinha sentido Itamarati de Minas - Barão de Camargo, perdeu o controle do veículo no Km 450 da BR-120, na entrada da ponte sobre o rio Novo, mais conhecida como Ponte do Goiabal, próximo ao trevo de entrada para Itamarati de Minas e desceu a ribanceira parando quase às margens daquele curso d'água.
As polícias Militar, de Cataguases, e Rodoviária Estadual, de Dona Euzébia, mais a equipe do SAMU, de Astolfo Dutra, efetuaram o atendimento à vitima, identificada como Gustavo Ferreira Ribeiro, 24 anos, de Dona Euzébia. Os PMS, Sargento Andrade e Soldado Jean Pierre e Cabo Wanderson e populares, ajudaram os socorristas a retirarem o motorista do local, que era de dificil acesso devido ao mato alto e também à chuva que caía insistentemente. Tambem partivciparam da operação os policiais Cabo Laudelina, Sargento Sales e Soldado Túlio e o Inspetor Willian, da PRE-Dona Euzébia.
Ele foi levado consciente e sem aparente risco de morte para o Hospital de Cataguases com escoriações no rosto, suspeita de fratura no braço esquerdo, no pé e fêmur direitos, devido às fortes dores que dizia estar sentindo nestas duas partes do corpo. No Pronto Socorro ele passou por uma rápida avaliação médica e fez Raio X sendo atendido em seguida pelo médico ortopedistade plantão.
As causas do acidente ainda são desconhecidas pela Polícia Rodoviária Estadual. As hipóteses prováveis são perda do controle do veículo por algum problema mecânico ou humano e também excesso de velocidade. Informações obtidas pelo Site e não confirmadas, afirmavam que o veículo ao se posicionar para fazer a curva à direita na ponte, teria escorregado na pista molhada provocando a perda de seu controle pelo motorista.
A carreta que já prestou serviços para a CBA- Companhia Brasileiro de Alumínio, está há um mês trabalhando de forma avulsa e iria para Ouro Branco carregar o que chamam de "escória", uma espécie de resíduo parecido com areia, proveniente da queima do forno da Usina da Gerdau. Trabalham na carreta Gustavo e seu pai, que se alternam no serviço. No momento do acidente o veículo que costuma carregar em média quarenta toneladas, estava vazia. Com a queda na ribanceira a cabine do caminhão desprendeu-se da trava que a mantém fixa sobre o chassis e foi projetada para a frente.
Nota da Redação: Matéria alterada às 19:52h para atualizar informações sobre o tipo de carga que a carreta carregava.{{banner-interno}}