Neste domingo, 16, a Secretaria Municipal de Educação de Cataguases tornou público os editais para processo seletivo de candidatos que queiram fazer o Curso Técnico em Enfermagem e Pós-técnico em Enfermagem do Trabalho, na Escola Técnica Municipal Joana D’arc. As inscrições poderão ser realizadas de 14 a 30 de abril, no período de 18 às 21h, na própria secretaria da escola, localizada na Rua José Gustavo Cohen, Nº 70, Vila Tereza, em frente ao Hospital Cataguases.
No ato da inscrição, é preciso que o candidato comprove que até o dia 30 de junho terá 18 anos completos. Além disso, é necessário que ele apresente carteira de identidade e certificado ou declaração de conclusão de Ensino Médio. Caso esteja pleiteando vaga no curso Pós-técnico em Enfermagem do Trabalho, o interessado também deverá ter em mãos o certificado de conclusão de Curso Técnico em Enfermagem ou Bacharelado/Licenciatura em Enfermagem. Para ambos os cursos serão disponibilizadas 35 vagas e as aulas deverão começar no segundo semestre deste ano.
As provas serão realizadas no dia 30 de maio, das 19 às 22 horas, na Escola Municipal Flávia Dutra, localizada na Avenida Coronel Antônio Augusto de Souza, Nº 330, próxima ao Hospital de Cataguases. A orientação é para que os candidatos cheguem ao local pelo menos 30 minutos antes do início dos exames. Os resultados serão disponibilizados a partir das 18h do dia 9 de junho, na secretaria da Escola Técnica Municipal Joana D’arc e na Secretaria Municipal de Educação, onde também se encontram os editais completos.
{{banner-interno}}
Um acidente com uma vítima leve aconteceu no meio da tarde deste domingo, 16 de março, na estrada Cataguases-Leopoldina próximo ao trevo que dá acesso à Ubá (BR-120). O motorista do Fiat Palio prata, placa HEO-5854, que vinha para Cataguases, sentiu-se mal ao volante e perdeu o controle do veículo em uma curva, saindo da pista e batendo de frente em um bambuzal à margem da estrada.
A equipe do Samu de Cataguases e uma viatura da Policia Rodoviária Estadual, de Dona Euzébia, compareceram no local. O motorista foi encontrado consciente e sem ferimentos aparente pelos socorristas do Samu, que o imobilizaram e o levaram até o Hospital Cataguases onde foi atendido no setor de Urgência e Emergência e permanece em observação. Ele foi identificado pelos policiais como Deividy Mateus Correa Ramos, 30 anos, engenheiro civil, de Leopoldina. {{banner-interno}}
O Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Cataguases, abre vagas para cursos de especialização em Mídias na Educação (30 vagas) e Ciências Biológicas (30), ofertados pela Universidade Federal de Juiz de Fora, através do Centro de Educação à Distância. As inscrições começam nesta segunda-feira, 17, e poderão ser realizadas até 10 de abril, pelo endereço online www.cead.ufjf.br. Após a inscrição, os candidatos deverão entregar os documentos necessários na secretaria do Polo que, em Cataguases, localiza-se na Avenida das Indústrias, Nº 450, Bairro Santa Clara, no Prédio do CAIC.
Os cursos são gratuitos, têm início previsto para o 2º semestre deste ano e os critérios de avaliação para o ingresso observarão a titulação do candidato, bem como sua experiência docente na rede pública e participação em cursos relacionados ao aperfeiçoamento profissional. De acordo com o coordenador interino do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil em Cataguases, Jean Fernandes de Almeida, essa oportunidade de formação é resultado de um convênio entre o Município, a UFJF e o MEC.
"O Município é encarregado de dar o espaço físico, o mobiliário e fornecer um funcionário de auxiliar de serviços gerais, um técnico de informática, um bibliotecário e um secretário, além de custear bibliografia, equipamentos e materiais com reagentes e vidraria para os laboratórios de Física, Química e Informática. Compete à UFJF disponibilizar material didático e professores, além de tutores à distância e presenciais. O MEC arca com o custo desses professores e tutores." destacou Jean.O coordenador revelou que o Polo em Cataguases foi inaugurado em 2005 e, no ano seguinte, teve sua primeira turma de Pedagogia. Em 2008, foi aberta turma de Licenciatura em Química e, dois anos após, começou o curso de Licenciatura em Computação. Já em 2012, o Polo trouxe para Cataguases o Curso de Licenciatura em Física e, em 2014, a novidade foi Licenciatura em Matemática. Jean contou que o Polo também já formou, em 2012, uma turma do curso de pós-graduação concedido pela Universidade Federal de Viçosa. Tratou-se de uma especialização em Gestão de Políticas Pública, com ênfase em Gênero e Raça.
Sobre oportunidades de graduação neste ano, o coordenador reiterou que as inscrições estão abertas até 21 de março para os candidatos pré-inscritos na Plataforma Freire ou que tenham realizado o Enem 2012 e/ou 2013. As vagas são para os cursos de Licenciatura em Computação (35 vagas), Física (20), Matemática (40) e Química (30). Posteriormente, caso existam vagas excedentes, nova seleção será realizada e os interessados deverão se inscrever no período de 25 de março a 17 de abril. O telefone para contato no Polo em Cataguases é (32) 3421-1955. Confira os editais completos com vagas para Cataguases clicando nos links abaixo:
Edital para graduaçãoEdital para especialização{{banner-interno}}
O Rota 120 Moto Club completa oito anos de estrada nesta segunda-feira, 17, e, para celebrar o aniversário, diversos motociclistas, com seus amigos e familiares, se reuniram nesse sábado, 15, em espaço localizado na Avenida Astolfo Dutra, em Cataguases, ao lado da Pizzaria D’Angelo. O clima do evento foi de muita alegria e descontração, com churrasco e som da banda Sky Blues. O vice-prefeito Sérgio Gouvea e o secretário municipal de Cultura e Turismo Zeca Junqueira prestigiaram a festa.
Na oportunidade, foi formalizada a posse da nova diretoria do Rota 120 Moto Clube, que, conforme explicou o então presidente José Carlos, recebe esse nome em referência à rodovia MG-120, que liga Cataguases a Leopoldina, os dois municípios onde residem os integrantes do Moto Clube aniversariante. "A festa que realizamos é muito relacionada à amizade e à cordialidade, por isso, tem participação de motociclistas de diversas cidades do Brasil", disse José Carlos.
O presidente eleito do Rota 120, Sérgio Luiz Medeiros de Souza, assumiu o cargo pela terceira vez e, em 1996, foi o presidente-fundador daquele Moto Clube. Para ele, "o valor da festa realizada está na oportunidade de ter reunidos diversos amigos" e, sobre o Moto Club, Sérgio revelou que "o Rota 120 foi fundado com finalidade de lazer, mas hoje presta serviços à sociedade, além de representar os municípios de sua origem em diversos encontros (inter) nacionais", concluiu.
Veja as fotos do evento na galeria abaixo:
{{banner-interno}}
Foi realizado na noite dessa sexta-feira, 14, o seminário inicial do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) 2014, que, em Cataguases, contará com a participação de 15 graduandos dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia, bem como de 4 professores das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC-UNIS) e de dois professores das escolas participantes: E.E. Professor Quaresma e E.E. Coronel Vieira. O evento de abertura foi realizado no auditório da FIC e contou com a participação dos bolsistas envolvidos no Programa, além de dezenas de outros acadêmicos e professores.O PIBID é concebido pelo Ministério da Educação e "atende às atribuições legais da Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, induzindo e fomentando a formação continuada de profissionais do magistério", revelou a coordenadora Institucional do Programa, Georgina Maria de Faria Mucci. De acordo com ela, são vários os objetivos do PIBID, dentre os quais está a elevação da qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, de modo a promover a integração entre educação superior e educação básica.
"O programa visa proporcionar aos licenciados oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem", completou Georgina, que, em seguida, concedeu a palavra à palestrante Kelly da Silva, para que fosse abordado o assunto: "Analisando as questões de sexualidade nos currículos de Educação Básica".
Além da coordenação institucional, que será desempenhada pela professora doutora Georgina, o PIBID em Cataguases terá apoio da coordenadora da área de Biologia, professora mestra Margarete do Vale Werneck, da coordenadora da área de Pedagogia, professora mestra Elizabete Ramalho Procópio, e da colaboradora, professora especialista Magda Mazini. Os professores-supervisores do Programa nas escolas participantes são Júnior César Antunes Millani e Juliana Areias Rodrigues Santos, da Escola Professor Quaresma, e Michele Borges Moreira, da Escola Coronel Vieira.
Neste primeiro momento, os estudantes e professores bolsistas participam de capacitação, para que, em seguida, sejam feitos o diagnóstico e caracterização das Unidades Escolares participantes. Posteriormente, as ações que serão desenvolvidas envolverão observação da dinâmica da sala de aula, oficinas para elaboração de materiais pedagógicos, elaboração de práticas experimentais, seminários, avaliação do projeto e do desempenho dos bolsistas, entre diversos outros exercícios.
Matéria atualizada às 11h50 do dia 16/03 para alteração de título.
{{banner-interno}}