Ciente da responsabilidade com as comunidades onde atua, a Energisa Minas Gerais mais uma vez aderiu à Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica da Abradee — Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica.
Com o slogan ‘É aí que mora o perigo’, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar para prevenir, e este ano, chama a atenção para cinco situações do dia a dia das pessoas que têm sido as principais razões dos incidentes e acidentes: construção/manutenção predial; ligações clandestinas; pipa; instalações de antena de TV e poda de árvore. A XII Semana Nacional de Segurança pretende alcançar cerca de 120 milhões de pessoas em todo país, com adesão das 43 empresas associadas à Abradee.
O número total de acidentes entre a população brasileira envolvendo a rede de energia elétrica vem caindo significativamente nos últimos anos. Dados da Abradee revelam que desde que começou a campanha, em 2006, houve uma queda anual de 16% nos acidentes. Neste mesmo período, a média anual de mortes totais também caiu 14%, isto representa que foram evitadas 47 mortes/ano. A menor taxa de incidências revela o resultado das campanhas de conscientização que as distribuidoras têm feito junto à população, com o reforço em ações focais direcionadas às principais causas.
Para marcar o lançamento da campanha, a Energisa Minas Gerais organizou uma força-tarefa, em Cataguases, com mutirões de conscientização nas serralherias e construções civis com distribuição de cartilhas e bate papo conduzido por profissionais preparados para orientá-los para as questões de segurança com a rede elétrica.
Fique por dentro das principais dicas da campanha e evite acidentes:Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.
Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com a redes elétricas. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.
Pipas: sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças.{{banner-interno}}
Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.
Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco.
A Polícia Militar em Cataguases cumpriu na manhã desta quinta-feira, 08 de novembro, nove mandados de busca e apreensão na Rua Ana Rita de Oliveira, o popular "Beco do Fruta Pão", no Bairro Leonardo. Segundo o comandante da operação, Tenente Marinato, foram mobilizados 43 policiais e dez viaturas, que está ocorrendo também em outras regiões do município visando coibir o tráfico de drogas e ampliar o sentimento de segurança da população, conforme contou em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes. A Polícia Militar em Cataguases é comandada pelo Major Willian Machado que supervisionou toda a operação. (veja o vídeo ao final desta matéria)
O cumprimento dos nove mandados direcionados a residências no Beco Fruta Pão, informou aquele Tenente, resultou na apreensão uma balança de precisão, material para embalar droga, cigarros de maconha, pinos para acondicionar cocaína e crack, um revólver calibre 32 com numeração raspada, além de munições do mesmo calibre, além de R$ 1.300,00 dinheiro. Duas pessoas foram presas por tráfico de drogas e ainda lavrados dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por consumo de drogas e outro por apropriação indébita. {{banner-interno}}
O comandante também revelou que foram registrados o que são chamados de "crimes de menor potencial ofensivo como apropriação indébita e uso e consumo de drogas em outros pontos alcançados pela operação". Ele acrescentou que esta série de ações realizadas nesta manhã e que se estendem ao longo desta quinta-feira, "fazem parte de um esforço da Polícia Militar no combate ao crime, visto que hoje estamos desencadeando a Operação Região Segura que tem como objetivo manter a sensação de tranquilidade em toda a Minas Gerais, especialmente aqui em Cataguases e na Zona da Mata", completou.
Matéria atualizada às 11h03min
O prefeito de Piraúba (45 km de Cataguases), Adriano Gravina, anunciou na tarde desta quarta-feira, 07 de novembro, medidas de contenção de despesas tendo em vista o agravamento da situação financeira daquele município em virtude do atraso nos repasses de recursos por parte do governo do estado de Minas Gerais. Ele também não descarta baixar decreto de Situação de Emergência Financeira do Município, a exemplo de Cataguases e outras cidades da região. A informação foi prestada pelo Secretário de Administração de Piraúba, Júlio Toledo, que conversou com a reportagem por telefone.
Antes de falar da gravidade da situação do município, Júlio fez questão de informar que os salários dos servidores estão em dia, "mas não há nenhuma garantia da permanência desta situação, porque não sabemos o que vai acontecer amanhã", disse. Ele contou que o prefeito decidiu "cortar na carne para minimizar os efeitos da crise financeira, reduzindo salários dos secretários municipais cujos cargos perderam este status passando agora a serem coordenadores", explicou. Também está demitindo comissionados e reduziu o salário do primeiro escalão, acrescentou. "Eu mesmo coloquei o meu cargo à disposição sendo seguido pela Secretária de Assistência Social, pelo de Agricultura e Meio Ambiente e a Chefia de Gabinete", revelou Júlio. {{banner-interno}}
O objetivo do prefeito é continuar reduzindo despesas, conforme informou o Secretário de Administração, para superar este momento crítico e, neste sentido, pretende ampliar o corte de pessoal junto a outros setores da prefeitura, mas Júlio disse não saber quantas pessoas serão atingidas com esta iniciativa. Ainda segundo ele, estas medidas permanecerão em vigor até a regularização da situação ou melhoria da arrecadação do município. A respeito do valor total da dívida que o Estado de Minas tem com Piraúba, Júlio Toledo disse aguardar da Associação Mineira dos Municípios uma informação atualizada a este respeito e que a partir daí, o prefeito também pretende entrar na justiça para receber o que lhe é devido, finalizou.
A adolescente que foi apreendida na madrugada desta quarta-feira, 07 de novembro, após ter tentado matar, juntamente com seu companheiro, um homem de 58 anos de idade em Itamarati de Minas, prestou depoimento ao delegado Marcelo Manna, titular da Delegacia de Polícia Civil em Cataguases ao longo da manhã e afirmou ter reagido a uma tentativa de estupro por parte da vítima. A versão dela, porém, foi negada pelo suposto agressor, durante depoimento prestado ainda no leito do Hospital de Cataguases onde se recupera dos muitos ferimentos sofridos. O delegado considera esta hipótese muito improvável. De acordo com Marcelo Manna (foto ao lado), a moça, de 16 anos de idade, vive maritalmente com um homem de 25. Ela afirmou que a vítima tentou estuprá-la e que o agrediu com golpes de faca com a intenção de matá-lo. Sua versão dos fatos foi confirmada pelo marido. O homem no hospital, porém, disse que frequentemente se relacionava sexualmente com a garota e lhe pagava R$ 50 por programa, fato que aconteceu nesta noite de terça-feira.
Após deixar sua casa, ela voltou querendo repetir o programa, mas ele lhe disse que retornasse na noite seguinte. Ela foi embora, mas apareceu novamente pouco tempo depois, deitou-se ao lado dele na cama e pediu para que se posicionasse de costas para a porta. Ao ficar nesta posição percebeu um vulto em sua direção e virou-se rapidamente quando viu o marido dela, com uma faca nas mãos, vindo em sua direção para golpeá-lo. {{banner-interno}}
Eles lutaram e a adolescente usou a faca e um pedaço de cerâmica para machucá-lo na cabeça sendo ajudada pelo marido. Quando a vítima estava bastante ferida eles pararam as agressões e deixaram o imóvel. Uma ambulância foi chamada e o levou para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde está internado e não corre risco de morte. O casal esperou a polícia chegar e foi preso em flagrante. O rapaz foi levado para o presídio de Cataguases e a menor será levada para um abrigo para menores.O promotor de Justiça da Infância e da Juventude da Comarca de Cataguases, Gustavo Garcia Araújo (foto ao lado), informou à reportagem do Site ter entrado com uma Representação Criminal contra ela "por ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado por motivo torpe e por ter dificultado a defesa da vítima" e também pediu a internação da adolescente em estabelecimento destinado a menores, o que foi acatado pelo Juiz Felipe Cancela, revelou aquele Promotor. Agora no começo da noite a Justiça e o Ministério Público foram informados de uma vaga em Centro Socioeducativo em Belo Horizonte, para onde será levada nesta quinta-feira, 08. Ele completou dizendo que "a Justiça da Infância e Juventude tem se mostrado implacável em relação aos atos infracionais praticados por adolescentes. Essa internações destes menores tem trazido bastante sossego para a sociedade", destacou.
Entra em vigor neste mês de novembro em todo o país uma lei que racionaliza atos e procedimentos administrativos dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O novo texto legal recebeu o número 13.726/2018 (também conhecida como Lei da Desburocratização) e começou a valer no dia 08 de outubro. Na prática, suprime ou "simplifica formalidades ou exigências desnecessárias ou superpostas, cujo custo econômico ou social, tanto para o erário como para o cidadão, seja superior ao eventual risco de fraude". Além dissso instituiu o Selo de Desburocratização e Simplificação.
O diferencial dessa nova Lei nº 13.726/2018 é que abrange o poder executivo, legislativo, judiciário e demais órgãos da administração nas três esferas de poder – federal, estadual e distrital e municipal. Para todos eles será dispensada a exigência de reconhecimento de firma, bastando o agente administrativo, com sua fé pública, confrontar a assinatura requerida com aquela constante do documento de identidade do signatário. Não será mais necessária a apresentação de documentos autenticados, já que o agente administrativo poderá autenticar a cópia ao compará-la com o documento original. {{banner-interno}}
O promotor de Justiça de Registros Públicos de Miraí, Gustavo Garcia Araújo, elogiou o advento da nova lei que conforme explica "vai desburocratizar os negócios, contratos, transferências de veículos, contratos de compra e venda, entre outras transações. A simples assinatura comparada com a identidade do cidadão, pelo órgão, será suficiente. Além de celeridade dará enorme economia aos cidadãos", completa. Com o objetivo de reconhecer o esforço da administração pública em desburocratizar e simplificar seus procedimentos, a lei criou um selo que será concedido para programas e práticas que simplifiquem o funcionamento da administração pública e melhorem o atendimento aos usuários dos serviços públicos, acrescentou Gustavo Araújo. (Foto: Jornal Extra Online)