Um dos grandes pontos negativos na nova interface do Windows 8 é que seu player de vídeo nativo é terrível. Mas finalmente está surgindo no horizonte um substituto digno de nota: o há muito aguardado VLC for Windows 8.
O popular player produzido pela Organização VideoLAN, famoso por reproduzir praticamente qualquer tipo de arquivo de mídia, já está disponível na Windows Store. Mas a versão atual é um beta, e apenas para aparelhos com processadores baseados na arquitetura x86. Ou seja, usuários de tablet Windows RT com processadores ARM (como o Surface RT e Surface 2) por enquanto ficam de fora. Segundo Jean-Baptiste Kempf, presidente da organização, a equipe quer desenvolver uma versão para aparelhos com o Windows RT, mas por enquanto luta com alguns problemas técnicos.O VLC for Windows 8 tem suporte a vários formatos de vídeo, e até mesmo a legendas externas
Em meu curto período de textes com o novo app do VLC já pude notar que ele supera em desempenho o app nativo do Windows 8. Com suporte a uma enorme gama de formatos de áudio e vídeo, o VLC for Windows 8 já tem recursos suficientes para deixar felizes a maioria dos usuários que tenham necessidades básicas.
Havia rumores de que o VLC para Windows 8 não tria suporte a legendas, mas isso não é verdade. Consegui tocar um vídeo, com legendas externas no formato SRT, sem problema algum. Um grande problema que sempre tive com o app de vídeo do Windows 8 é que frequentemente o áudio e o vídeo saem de sincronia. Mas com o VLC não tive problema algum.
Quando você abre o VLC for Windows 8 pela primeira vez vê uma típica interface moderna cheia de blocos que representam os arquivos de áudio e vídeo, além de links que permitem o acesso a diferentes seções do app. A interface inicial da nova versão do VLC é típica de um aplicativo Windows 8
A tela inicial não rola horizontalmente como na maiora dos apps para o Windows 8, e você precisa usar os links para acessar as várias seções do app, como vídeo, música, armazenamento externo e servidores de mídia. As seções Vídeo e Música mostram conteúdo indexado a partir dos arquivos e pastas em seu PC.
Se você tem arquivos de vídeo que não foram encontrados pelo VLC, precisará buscar ou navegar até eles usando os ícones no canto superior direito do app. O VLC fez um bom trabalho indexando meus arquivos, mas não achou tudo e cometeu alguns erros, como incluir um arquivo ISO com uma distribuição Linux entre meus vídeos. Mas é algo compreensível, já que arquivos ISO também podem conter vídeo.
O VLC também irá encontrar arquivos em praticamente qualquer dispositivo de armazenamento USB conectado ao computador. O que ele não pode fazer é tocar DVD. Segundo Kempf, parte do problema é que a "caixa de areia" na interface moderna do Windows 8 não permite o acesso direto à unidade de DVD, mesmo em modo apenas para leitura. Ou seja, por enquanto DVDs são algo fora de alcance para o VLC for Windows 8.Além de vídeo, o VLC for Windows 8 também toca músicas
Deslizes no Beta
Em comparação à flexível versão para desktop, o VLC for Windows 8 quase não tem opções que possam ser ajustas pelo usuário. Não há nada debaixo do botão Configurações, nem coisas escondidas em um menu contextual com o botão direito.
Kempf disse que a equipe planeja oferecer mais recursos no futuro, mas que por enquanto a equipe não tem visto muitos motivos para adicionar muitas opções. Mas depois do feedback dos usuários nesta versão beta, acredito que isso irá mudar.
Nos reviews na Windows Store, alguns usuários reclamam que o app fecha sozinho com frequência. Eu também experimentei alguns "crashes", uma vez quando tentei acessar arquivos em um DVD, e outra sem motivo aparente que apagou o catálogo de músicas, me forçando a procurar manualmente por elas.
Mas este comportamento é esperado em uma versão Beta, um termo que significa "em desenvolvimento". Fora isso, o app funcionou muito bem em um notebook Lenovo ThinkPad X220 rodando o Windows 8.1.
{{banner-interno}}
O prefeito de Miraí, José Ronaldo Milani (foto abaixo), encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei Nº 3/2014, de autoria do Executivo Municipal, que "institui o Programa de Prorrogação da Licença Maternidade à Gestantes e à Adotantes do quadro de servidores do Município de Miraí". A proposição deverá ser votada em breve e, caso a Lei seja aprovada, "serão beneficiadas por este Programa as Servidoras públicas municipais lotadas ou em exercício nos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, direta e indireta", explicita o Projeto.
Na proposição, está descrito que a prorrogação tratada pela Lei será concedida automaticamente por mais sessenta dias após o término do prazo já de direito previsto na Constituição Federal, mas a servidora contemplada deverá apresentar a Certidão de Nascimento da criança até o fim do primeiro mês após o parto. O Projeto assegura que o mesmo direito será garantido à servidora que adotar legalmente ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança recém-nascida, desde que seja apresentado o Termo de Adoção Judicial.Ainda de acordo com o texto do projeto "a prorrogação de que trata essa Lei será custeada pelos cofres públicos municipais, sendo, entretanto, vedado à Servidora, durante esse período, o exercício de qualquer atividade remunerada ou a mantença do recém-nascido em creche ou estabelecimento similar". Caso as disposições da Lei, sejam descumpridas a beneficiada perderá a prorrogação. As despesas decorrentes da aplicação da Lei serão custeadas com dotações constantes no orçamento vigente e, caso seja aprovada, a Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando todas as disposições em contrários.
{{banner-interno}}
Veja as vagas de emprego oferecidas pelo SINE de Cataguases.
1 OPERADOR DE MÁQUINA2 COBRADOR DE ÔNIBUS2 MOTORISTA DE ÔNIBUS1 BALCONISTA1 SERRALHEIRO1 GARÇOM1 CARREGADOR1 OPERADOR DE EMPILHADEIRA1 PEDREIRO1 VENDEDOR EXTERNO
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases e o telefone é (32) 3429-2546.
{{banner-interno}}
No dia 27 de março será realizado em Cataguases o workshop "Vitrine legal tem preço", que contará com palestras ministradas por três especialistas na área: Rafael Vilela Andrade, advogado e coordenador do Procon de Cataguases; Vitor Vilela Guglinski, escritor e advogado na Mineração Rio Pomba e Marco Antônio de Mendonça, Técnico do Sebrae em Cataguases. Nessa ordem, eles abordarão os temas "Projeto Vitrine Legal: a precificação nos estabelecimentos comerciais e a fiscalização do Procon", "Práticas Comerciais - assuntos jurídicos e os direitos do consumidor" e "O Associativismo e a sua importância".
O evento será realizado no Centro Cultural Humberto Mauro a partir das 19h30 e os interessados devem entrar em contato pelos telefones 3421-4511 e 3429-4022, porque as vagas são limitadas. Segundo Rafael Vilela, recentemente o Ministério Público de Minas Gerais apresentou o projeto "Vitrine Legal" no Fórum dos Procons Mineiros e, no encontro, ficou determinado que os Procons Municipais realizarão ações de fiscalização nesse sentido, em comemoração ao Dia do Consumidor, celebrado a 15 de março.
"Com base nisso nos unimos à CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas – com o objetivo de fazer diferente. Vamos reunir os fornecedores, chamando-os a uma campanha educativa sobre o tema, em vez de fazer apenas a fiscalização direta nas lojas", disse Rafael, explicando que, em abril, as lojas serão fiscalizadas. O coordenador do Procon de Cataguases revelou que a palestra abordará o projeto "Vitrine Legal" e explicará como os preços devem ser fixados nas vitrines. Na ocasião, também será apresentada a recomendação do Ministério Público que revela como será a ação dos Procons municipais nos estabelecimentos, além de outros detalhes pertinentes ao tema e sua legislação.
{{banner-interno}}
Cataguases e os municípios de Dona Euzébia, Itamarati de Minas, Laranjal, Além Paraíba, Argirita e Leopoldina estiveram no último fim de semana, 14 e 15, no 6º Salão de Turismo de Minas Gerais, representados pelo Circuito Turístico Serras e Cachoeiras. O evento aconteceu em Belo Horizonte, promovido pela Secretaria de Turismo e Esportes de Minas Gerais (SETES), do Governo do Estado.
Considerado como um dos mais importantes eventos do seguimento em Minas, a edição reuniu 45 Circuitos Turísticos com, aproximadamente, 400 municípios presentes. O Salão Mineiro tem o intuito de promover e estimular a comercialização e divulgação dos roteiros turísticos de Minas ao público, com foco no processo de regionalização do Turismo, contribuindo para a sua qualificação no mercado.
A presidente do Circuito Serras e Cachoeiras, Sônia Dias, que tem sede em Cataguases, destaca que a participação é uma oportunidade de articulação e diálogo com o Governo Estadual. "Foi possível conhecer pessoalmente o novo Secretário de Estado de Turismo, Thiago Lacerda e apresentá-lo ao Circuito. Mas, o mais gratificante foi a representatividade que tivemos, com a presença de todos os municípios que fazem parte do Circuito", afirmou Sônia.
Compareceram também ao evento a Prefeita de Itamarati de Minas, Tarcília Rodrigues Fernandes, o Vice-Prefeito de Argirita, Alex Anzolin, entre outros representantes das prefeituras municipais da região, Morgana Dutra (Itamarati), Elaine Ferraz (Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itamarati) Jussara Thomaz (Secretária de Cultura e Turismo de Leopoldina), Vanor Silva (Secretário de Esporte e Turismo de Laranjal), Ivanete Alves da Silva e Tarcísio Willian de Souza Duarte, de Laranjal e Rosilene Dias, de Argirita, Vilmara Alves (Cataguases), e o Secretário de Turismo de Dona Euzébia, Bento Moreira.
{{banner-interno}}