O Governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, anunciou oficialmente nesta terça-feira (25) a liberação de R$3 milhões para a reforma e melhorias do aeroporto de Muriaé, através do Programa Aeroportuário do Estado de Minas Gerais (ProAero).
Com as intervenções, o local vai poder receber aeronaves com 14 assentos, o que vai possibilitar ligação direta com as cidades de Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo, ampliando, assim, as rotas de voos regionais no interior mineiro.
Dentre as melhorias a serem realizadas no Aeródromo Cristiano Ferreira Varella estão a aplicação de revestimento em concreto nas pistas de pouso e de táxi e no pátio de estacionamento de aeronaves.
Após as obras, o aeroporto vai contar com uma pista de pouso e decolagem de 1.083 m x 23 m. As intervenções também incluem instalação de alambrado no entorno de todo o local. Os serviços ainda incluem terraplenagem, em uma área de 56,6 mil metros quadrados, obras de fresagem da pista, execução de drenagem e implementação de muro de contenção.
O edital para licitação da obra foi publicado no Minas Gerais – Diário Oficial dos Poderes do Estado, no último sábado (22/03), por meio do Departamento Estadual de Obras Públicas (Deop). Os interessados têm até 8 de maio para a apresentação de propostas. O prazo para execução da obra será de 150 dias, após a assinatura do contrato. (Foto: Rádio Muriaé)
{{banner-interno}}
Policiais militares de Cataguases atenderam no final da manhã desta terça-feira, 25 de março dois chamados de pequenos furtos e prenderam em cerca de uma hora os dois autores. O primeiro caso foi relatado aos policiais pela vítima com quem mantém um relacionamento com o autor, identificado como Vagner, entrou em sua casa nervoso com um facão nas mãos, discutiu com ela e a filha adolescente e teria, inclusive, tentado agredir a garota com golpe de facão tendo sido impedido pela mãe que também se esquivou de outro golpe direcionado à ela. Depois da discussão de lá roubou duas caixas de som pequenas, uma câmera fotográfica e seis copos novos na embalagem original. Antes de ir embora, avisou que iria voltar antes das 17 horas para colocar fogo na casa. A vítima chamou a polícia que depois foi á sua procura numa obra e encontru com ele as duas caixas de som. Na casa dele estavam os copos e a máquina fotográfica. Ele foi preso em flagrante e conduzido ao Posto Avançado da Polícia Militar onde uma testemunha tambémo acusou de ter ameaçado de morte o cunhado. Vagner já tem passagem na polícia por furto de motocicleta, conforme informou a PM.
O segundo furto do dia, aconteceu mais cedo, logo cedo, quando o proprietário de um aparelho Celular Motorola T1033, ao acordar não o encontrou em sua casa. Ele, então foi assistir as imagens do circuito interno de TV quando viu um rapaz branco, alto e magro entrando em sua casa e furtando o referido aparelho e fugindo em seguida em companhia de um outro rapaz que o aguardou na calçada, possivelmente, dando cobertura ao autor do furto. A vítima chamou a polícia que viu as imagens e reconheceram o indivíduo que teria praticado o furto, conhecido como Ivanzinho, que já teria cometido diversos furtos na cidade.Os policiais saíram em seu encalço e o encontraram no Bairro Leonardo.Após ser revistado o aparelho celular não foi encontrado. Os policais então o avisaram que uma cãmera de segurança o flagrou roubando um telefone celular, o que provocou sua confissão. Invazinho foi até à margem da linha férrea e retirou de um esconderijo o celular que entregou aos PMs. Ele recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido à delegacia para prestar depoimento.{{banner-interno}}
Vistorias em terrenos baldios, controle mecânico nas cabeceiras de pontes e margens de córregos, atendimento de denúncias sobre imóveis abandonados, palestras educativas em escolas, empresas e associações de moradores, são algumas das estratégias que a Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde/ Núcleo de Controle de Endemias, utiliza no enfrentamento à proliferação do Aedes aegypti. As ações têm contribuído para a redução de casos da doença no município, destacou esta semana o coordenador do trabalho, Alencar Francisco Norte Júnior. "Mas, há ainda muito o que fazer. Até o momento temos registradas 20 notificações, 2 casos confirmados e nenhum óbito", informou ele.
Na segunda-feira, foi divulgado pelo Núcleo de Controle de Endemias o 2º Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 10 e 12 de março, que apontou o bairro Guanabara como detentor do maior índice de infestação predial na região pesquisada. No total, os agentes estiveram em dez bairros, onde visitaram 1.342 imóveis, e detectaram 26 focos do mosquito transmissor da doença. Conforme informações da Saúde, os depósitos predominantes continuam sendo os bebedouros de animais, vasos de plantas e recipientes que acumulam água, e que são descartados de forma incorreta pela população. O bairro Independência ocupa a segunda posição quanto ao Índice de Infestação Predial.
Em sequência vem a Vila Domingos Lopes, Vila Reis, bairros Bom Pastor e Bandeirante, Granjaria, Santa Clara, Dico Leite, Pampulha e Haidée. A média do Índice de Infestação Predial encontrada no município no período foi de 1,9%, ainda acima do índice preconizado pelo Ministério da Saúde, que é inferior a 1%, "mas, em relação ao mesmo período do ano passado, quando registramos a marca de 2,47% no Índice de Infestação Predial houve um considerável recuo", comemora Alencar Norte Júnior.
Novo Larvicida entra no combateTodos os servidores municipais que atuam no combate à dengue foram treinados, nos dias 6 e 7 de fevereiro, para trabalhar com o Novaluron, larvicida recém adotado pelo Ministério da Saúde para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O treinamento aconteceu no auditório da Policlínica.
O novo larvicida já está sendo utilizado em todo o Estado de Minas e foi adotado pelo MS após detectar, por meio do Programa Nacional de Controle da Dengue, a necessidade da substituição em Minas Gerais do antigo inseticida pela resistência adquirida pelo mosquito, havendo a troca do princípio ativo para um combate mais efetivo.
Considerado eficiente e mais econômico pelo Ministério da Saúde, o larvicida Novaluron (Mosquilon®) também foi avaliado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que endossou o produto para uso em reservatórios de água de consumo, particularmente para controle da Dengue. De acordo com as pesquisas oficiais, o produto permite um eficiente controle de larvas, levando àmá formação e esterilidade dos inseto adultos caso consigam eclodir.
{{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases realizará sessão ordinária nesta terça-feira, 25, com previsão de início às 18h30. Na reunião, está prevista a participação da equipe da Emater de Cataguases, que deverá apresentar relatório com as atividades desenvolvidas em 2013, bem como os resultados obtidos no período. Na Ordem do Dia, os Projetos de Lei Nº 32/2013 e 35/2013 retornarão à discussão, bem como o Projeto de Lei Nº 54/2013 e o Substitutivo ao Projeto de Lei Nº10/2013. No Grande Expediente, está inscrito para fazer uso da Tribuna o vereador José Augusto Guerreiro Titoneli.
Do Executivo, o Projeto de Lei Nº 32/2013 "autoriza permuta de terreno (Onofre Duarte Tavares)" e, caso seja aprovado, a Prefeitura fará a troca de três lotes do Loteamento Nossa Senhora das Graças por uma área de 499,50m², localizada na Avenida Eudaldo Lessa. Na justificativa do Executivo, está descrito que o propósito deste Projeto de Lei é regularizar a permuta que foi realizada em 1.996, através da Lei 2.583/96, uma vez que os dois lotes objetos da permuta daquela ocasião foram inutilizados devido à construção de uma adutora de água da empresa COPASA. O Projeto de Lei Nº 35/2013, que "autoriza permuta e dá outras providências", também é de autoria do Executivo, e, com a sua aprovação, a Prefeitura ficará autorizada a trocar uma área de 2.430,11m², situada no Distrito de Sereno, por um terreno de propriedade de Divani de Freitas, com 905,13m² de área, localizada na Rua Tiradentes, Bairro Granjaria. O objetivo é indenizar o proprietário, uma vez que a área concedida através de permuta de outrora sofreu erosão decorrente de águas pluviais que descem da Saibreira, localizada no Bairro Miguel. O terceiro Projeto de Lei em pauta (Nº 54/2013) foi elaborado pelo vereador Michelângelo de Melo Corrêa (foto) e "dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de profissional de Educação Física para acompanhamento e orientação dos usuários na correta utilização dos equipamentos das academias populares, instaladas nas praças e parques para a prática de exercícios físicos". O Projeto lembra a necessidade de se realizar exercícios físicos "de forma planejada, estruturada e repetitiva", com a orientação de profissionais capacitados, porque "uma atividade realizada de forma errada e mal orientada trará malefícios, principalmente a idosos, como, por exemplo, um simples alongamento que se é praticado de forma incorreta, poderá causar sérias lesões", fundamenta o texto.
Proposto pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Fernando Pacheco Fialho, o Substitutivo ao Projeto de Lei Nº 10/2013, "que institui o programa IPTU Verde", de autoria do vereador José Augusto Guerreiro Titoneli, também deverá ser apreciado na sessão ordinária desta semana. Se aprovada, esta Lei concederá incentivo tributário pela Administração Pública Municipal ao contribuinte que promover e/ou desenvolver técnicas e condutas de preservação, proteção e recuperação do meio ambiente. Os incentivos serão concedidos em forma de descontos de até 20% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
{{banner-interno}}
Cerca de sessenta caminhões de terra foram despejados nesta segunda-feira, 24 de março, no galpão da empresa Hidroazul que pegou fogo na madrugada. O serviço vai continuar no dia seguinte até que todo o local afetado pelo incêndio esteja totalmente coberto. A informação foi prestada por funcionários da empreiteira Souza & Filhos responsável pelo serviço. A reportagem do Site apurou ainda que alguns dias após encerrado o trabalho de rescaldo, que ainda não tem data para acabar, toda a terra utilizada na conclusão do trabalho de acabar com o incêndio será removida e transferida para um aterro sanitário adequado, provavelmente em Juiz de Fora, onde ela será depositada em condições especiais de forma a não entrar em contato com o meio ambiente.
Nesta manhã de segunda-feira, as informações obtidas pelo site asseguravam que o objetivo da empresa de não deixar produtos contaminarem a água do córrego existente nas imediações foi alcançado. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora esteve presente o dia todo na empresa monitorando o local do incêndio visto que algumas bombonas com produtos fabricados pela Hidroazul ainda estavam sendo consumidos pelas chamas. Também durante todo o dia, a população foi alertada para os cuidados que deveria adotar ao entrar em contato com a fumaça com odor de cloro. Até o fechamento desta matéria o Pronto Socorro do Hospital Cataguases não havia recebido nenhum caso com os sintomas provocados por ela.Também na tarde desta segunda-feira, 21, era esperada a chegada de um técnico da FEAM - Fundação Estadual de Meio Ambiente - oriundo de Belo Horizonte, para fazer o acompanhamento do trabalho de proteção ambiental no local. Policiais do 5º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente em Cataguases também acompanharam os trabalhos de rescaldo.
Desde o início do sinistro a empresa vem tomando todos os cuidados no sentido de impedir que produtos alcancem o riacho existente nas imediações, conforme a nota "Esclarecimentos à Imprensa" divulgada no final da manhã. Nela a direção da Hidroazul também confirma a ocorrência do incêndio em um "galpão da empresa de aproximadamente 915 metros quadrados" e revela que o sinistro foi controlado. O comunicado também diz que as causas do incêndio "ainda são desconhecidas, mas estão sendo investigadas". Assina a nota o diretor executivo da Hidroazul, Roberto Abramson.
{{banner-interno}}