A Câmara Municipal de Cataguases realizou na noite desta sexta-feira, 28 de março, Audiência Pública para debater o projeto de Lei número 50, de autoria do Executivo, que trata do serviço público de transporte por táxi. Abrangente e polêmico, o texto, entre outras determinações, segue orientação do Ministério Público que está exigindo a realização por parte da Prefeitura, de licitação pública para a exploração deste serviço. Em outras palavras, os que hoje atuam no ramo e queiram continuar terão que concorrer com pessoas de qualquer parte do país e ganhar a referida licitação. O tema, que vem sendo debatido em todo o país, foi o centro das discussões da Audiência e tratado pelo Procurador do Município, Rafael Araújo, pelo advogado dos taxistas, Eugênio Kneip Ramos, familiares dos taxistas, vereadores e demais pessoas presentes que se inscreveram no evento.
O presidente da Câmara, Vereador Fernando Pacheco, abriu os trabalhos e, em seguida, convidou a expor o assunto o Procurador do Município, advogado Rafael Araújo (foto abaixo). Ele foi claro e objetivo; "A licitação é obrigatória e nós teremos que passar por isso. Pode não ser agora, mas não há outro caminho". E explicou que a exigência decorre de uma Ação Civil Pública que tramita na Justiça de Cataguases determinando a realização desta licitação. No entendimento do Procurador do Município a realização daquele certame é apenas uma questão de tempo, e completou dizendo que não cabe ao município mudar os "efeitos de uma legislação", acrescentando que aquela atitude do Poder Executivo não visa "beneficiar uns, mas sim a população". Seu pronunciamento não agradou a plateia, formada basicamente por taxistas e seus familiares, mas Rafael disse, posteriormente, que seu papel ali era o de explicar a posição do Município de Cataguases diante da Justiça.Em seguida o advogado dos taxistas, Eugênio Kneip Ramos, fez uma detalhada explicação sobre a exigência de licitação para o serviço de táxi que vem ocorrendo em diversos municípios brasleiros. Revelando-se muito bem informado, demonstrou ter estudado a fundo o assunto. Eugênio citou exemplos de casos semelhantes, lembrou detalhes constitucionais, citou a legislação vigente no Brasil , as municipais como a Lei Orgânica e a que atualmente regula este serviço, aprovada em 2012, e também citou casos análogos para fundamentar sua posição contrária à realização da licitação. Eugênio, ainda, mostrou que o próprio Promotor de Justiça da Comarca de Cataguases quanto o da esfera estadual, negaram liminar aos autores do processo porque, conforme ele lembrou, os juízes entenderam que se assim agissem poderiam comprometer os taxistas em caso de uma decisão favorável à categoria no futuro. Por fim, o advogado pediu aos vereadores que dêem aos taxistas "a chance de se defenderem na justiça e não retirem deles, agora, o direito de trabalharem honestamente como fazem durante todos estes anos", finalizou, sob aplausos efusivos da plateia.
O terceiro a se pronunciar foi o vereador José Augusto Titoneli, que seguiu a mesma linha de Eugênio e revelou a tendência, posteriormente confirmada, de que os demais companheiros de legislativo não vão aprovar a exigência de Licitação para o serviço de táxi. José Augusto fez uma veemente defesa da categoria e da possibilidade de o serviço continuar sem ser licitado. Para ele, "aqui em Cataguases temos taxistas que estão no serviço há mais de quarenta anos, portanto, bem antes desta legislação entrar em vigor e, por isso, devem ter seus direitos garantidos". Para reforçar seu argumento citou a Constituição Federal de 1988 que ao entrar em vigor legitimou todos os funcionários públicos na ativa sem obrigá-los a passar em um concurso público. E completou citando que muitos donos de cartório também conseguiram a concessão sem prestarem concurso. O vereador, por fim, defendeu a manutenção da situação como está dizendo que admite estudar firmar uma regra para os que estão chegando agora ao setor de táxi.
Várias outras pessoas também se pronunciaram a respeito, sempre contrárias à realização da licitação. Os vereadores, inclusive, ao se pronunciarem, também manifestaram-se de acordo com os interesses daquela categoria. Ao final da Audiência, os taxistas deixaram a Câmara mais tranquilos e seguros de que os argumentos de Eugênio Kneip Ramos, conquistaram os vereadores. O projeto de lei, agora continuará sendo analisado pelos vereadores e deverá entrar na pauta de Votação nas próximas semanas.
{{banner-interno}}
Uma campanha alerta e orienta sobre o perigo da realização de queimadas e incêndios florestais. A Polícia Militar de Minas Gerais, através da 4ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, situada em Juiz de Fora, informa que esta é uma prática irregular.
Segundo o sargento Luciano, do 5º Grupamento de Meio Ambiente, além dos prejuízos ao meio ambiente e até materiais, as queimadas e os incêndios representam riscos à saúde humana e à segurança das pessoas. "Além de prejudicar a qualidade do ar, a fumaça e a fuligem provocadas pelo fogo podem atingir as pessoas e trazer danos à saúde, como o surgimento de problemas respiratórios", alertou. O infrator está sujeito a sanções administrativas. A multa varia de R$ 600,00 a R$ 4.200,00.
A queimada é permitida apenas de forma controlada e com autorização do órgão ambiental, no caso, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), respeitando-se os limites de distância de cada situação. Em áreas de preservação permanente, nascentes e beiras de cursos d’água, por exemplo, a utilização do fogo para queimadas não é permitida. "Este órgão, além da autorização, dará o suporte para produtor rural ou qualquer cidadão que queira fazer uso de fogo", explicou o militar. "Porém, o interessante, por exemplo, é que quem tenha um lote na área urbana, cuja vegetação esteja alta, faça a capina sem utilizar o fogo. Para o recolhimento deste material, a pessoa poderá entrar em contato com o poder público, que fará a retirada e dará um destino correto, de forma gratuita", acrescentou. Segundo o sargento Luciano (foto ao lado), o índice diminuiu em relação ao ano passado. "Graças ao trabalho educativo-informativo, o número de queimadas vem reduzindo de forma bem acentuada", informou. Neste primeiro trimestre de 2014, o 5º Grupamento registrou três ocorrências relacionadas a esta prática: duas envolvendo o uso do fogo sem autorização e uma de um incêndio em área de pastagem, causado por um curto-circuito, quando uma empresa concessionária de energia elétrica fazia a manutenção na rede elétrica – esta última atípica, segundo o militar.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone pelo já conhecido 190. "O mais importante é a conscientização, a população estar ciente de que a queimada só traz malefícios à saúde pública", finalizou o sargento Luciano. (Fotos: Jornal A Notícia){{banner-interno}}
Em abril tem Teatro na Programação de Eventos da Casa de Cultura Simão e dois espetáculos encerram as atividades da Oficina de Formação de Atores 2013/2014.
Dia três (quinta-feira), às 20h, os alunos dirigidos pelo professor Marco Andrade apresentam "Sobre Sonhos e Outros Amores": peça que traz na temática a infinitude dos sonhos humanos. Criado a partir de pequenos monólogos que se misturam e se fundem, o texto promete mergulhar o espectador num mundo desconhecido e fantasioso, cercado de esperanças, medos e vontades encobertas e sucumbidas pelo tempo.
Na semana seguinte, às 15h do dia 11/04 (sexta-feira) é a vez da comédia "Em Terra de Ouro, quem tem Diamante é Rei", apresentada pelo alunos da professora Roberta Rodrigues. Conduzida por um coro e dois narradores que anunciam os demais personagens, a história revela uma cidade rica em ouro, onde apenas o Rei – Coronel Inocêncio – possui dois belíssimos Diamantes batizados de Isabela, homenageando sua adorada filha. Entretanto, um crime mal planejado envolve amigos nada confiáveis, deixando um clima de suspense na trama.Ambos os espetáculos são gratuitos com retirada de senhas 30 min antes de cada apresentação. Eles acontecem no Anfiteatro Ivone Barbosa Silva (Casa Simão) – Avenida Astolfo Dutra, nº487, centro de Cataguases. Informações pelo (32)3421-2622 e no www.casasimao.org.br. Classificação: Livre para todas as idades.
A Oficina de Atores faz parte da Programação de Eventos da Casa de Cultura Simão que atua com o incentivo da Lei Estadual do Governo de Minas e patrocínio da Bauminas e Hidroazul. Apoio: Fundação Simão José Silva, presidida por Andreia Barbosa Silva. O Projeto conta com Rodney Rocha na Produção Executiva, Ana Paula Mendonça na Assistência de Produção e Tarcísio Vória na Assessoria de Comunicação. (Fotos cedidas pela Casa de Cultura Simão)
{{banner-interno}}
Na próxima quarta-feira, dia 2 de abril, acontecerá o movimento do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O evento organizado pelo Grupo Amigos dos Autistas de Cataguases é coordenado pela psicóloga Carolina Gouveia e seu líder, Ernane Souza (foto abaixo), pai de uma menina autista, Lara Magalhães, de 5 anos. O grupo é composto por quatro crianças, além dos pais. O evento será realizado no Calçadão, no horário de 9:00h às 17:00h, onde os participantes vão distribuir panfletos com informações sobre o autismo e explicações de como identificar esta doença. Além de contar com a presença da fonoaudióloga Liamar Fernandes e da musicoterapeuta Renata Vieira, que irão ajudar a população no esclarecimento de eventuais dúvidas. Com o slogan: "Autismo, mais informação menos preconceito", o objetivo do grupo é informar a população de Cataguases sobre as dificuldades de tratamento, diagnóstico e, inclusive, dos pais para inclusão dessas crianças na sociedade como preconiza as organizações de saúde.
As principais características do autismo, utilizadas inclusive para diagnósticos, são chamadas de tríade de comprometimento: prejuízos na interação social, no processo de comunicação e na imaginação e presença de comportamentos repetitivos. Essa "tríade" faz com que os autistas geralmente tenham dificuldade em imitar gestos alheios e em entender metáforas. O Autista costuma apresentar também isolamento social, aversão a determinados sons, preocupação exagerada com coisas consideradas insignificantes e falta de empatia. No entanto, o diagnóstico é difícil e, em consequência disso, muitas pessoas não sabem que são portadoras da síndrome.
A maior dificuldade para familiares e especialistas é o preconceito. "Há dificuldade de inclusão nas escolas, principalmente porque não existem professores qualificados para tratar desse assunto", ressalta Ernane, que completa dizendo: "Até o momento, somente uma escola da rede privada de ensino teve interesse em fazer a adaptação necessária para receber as crianças". Muitos autistas enfrentam entraves na vida social, devido à forma peculiar de relacionar-se socialmente. "Um diagnóstico correto poderia proporcionar melhor qualidade de vida para portadores da síndrome e também a seus familiares que poderão buscar a superar o preconceito produzindo conhecimento real do que é esta síndrome", explica a psicóloga Carolina.Segundo ela, o mais importante nesse caso é a informação. "Outras pessoas vendo o movimento e a existência do grupo vão nos ajudar a agregar mais pessoas que possuem a síndrome, além de abrir os olhos da população para este fato. Pelo menos uma vez por semana, os pais se encontram para trocar experiências. Em dezembro, os pais e a coordenadora do grupo participaram de um curso em São Paulo, na Associação de Amigos dos Autistas (AMA), referência desse tratamento no Brasil. Durante aquele período, os pais tiveram a oportunidade de conviver com outras crianças autistas.
Em 2008, o dia 2 de abril foi escolhido pela ONU como Dia Mundial da Conscientização do Autismo. No Brasil, estima-se a existência de mais de 2 milhões de casos de autismo. No chamado de Dia A, em todo o mundo pessoas se vestem de azul e pontos importantes das cidades são iluminados de azul para chamar a atenção sobre a necessidade de se conhecer melhor o autismo.
{{banner-interno}}
A Prefeitura de Leopoldina divulgou três processos seletivos destinados ao provimento de 44 vagas, com remuneração de até R$ 1.628,50. O edital nº 001/2014 visa à contratação de quatro Auxiliares de Serviços Operacionais – Calceteiro. A remuneração é de R$ 813,05, por jornada de 44 horas semanais.
Já o o edital nº 002/2014 abre oito oportunidades nas funções de Especialista em Atendimento a Pessoa com Deficiência e a Pessoa Idosa (2); Especialista em Atendimento à Vítimas de Violência (1); Pedagogo (1); Assistente de Atendimento e Orientador Social do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (2); Coordenador do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (1); e Orientador Socioeducativo (1).
Por fim, o edital nº 003/2014 dispõe de 32 vagas, distribuídas entre os cargos de Coordenador S.C.F.V voltado para Crianças e Adolescentes (1); Facilitador de Oficina em Convivência Social e Participação Cidadã (6); Facilitador de Oficina em Dança e Expressão Corporal (2); Facilitador de Oficina em Teatro (1); Facilitador de Oficina de Arte-Cultura (2); Facilitador de Oficina em Capoeira (2); Facilitador de Oficina de Convívio por meio do Esporte e Lazer (3); Facilitador de Oficina de Formação para Mundo do Trabalho (2); Coordenador S.C.F.V voltado para pessoas Idosas (1); Facilitador de Oficina em Vivências grupais (1); Facilitador de Oficina de Coral para pessoas Idosas (1); Facilitador de Oficina de Yoga para pessoas Idosas (1); Facilitador de Oficina de Trabalhos Manuais para pessoas Idosas (1); Facilitador de Oficina de Musicoterapia para pessoas Idosas (1); Coordenador de CRAS (3); Técnico de Atividades de Atenção às Famílias/Comunidade e Equipe de Referência (1); Agente/Orientador Social (3).
A remuneração dos cargos dos editais 002/2014 e 003/2014 varia entre R$ 30 reais por uma hora e meia de aula a R$ 1.628,50, de acordo com a função provida e jornada desempenhada, que pode ser de 15h, 25h, 30h ou 40 horas semanais.
InscriçõesAs inscrições para o edital 001/2014 serão recebidas até o dia 02 de abril de 2014, na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, localizada na Rua Lucas Augusto, 68, Centro, de 7h às 16h, em dias úteis..
Já para os outros editais, as inscrições podem ser feitas até 11 de abril de 2014, na Secretaria de Assistência Social, situada na Rua Tiradentes, nº 112, Centro, de 8h às 17h, em dias úteis.
{{banner-interno}}