A cadeia pública de Miraí foi alvo de uma "operação pente-fino" realizada na manhã desta quarta-feira, 9 de abril, para apurar denúncias da existência de armas como chuços e serras em poder dos presos. Um ofício do juiz Marcelo Alexandre Thomaz do Valle solicitou a intervenção no local e às 5 horas da manhã o GIR (Grupo de Intervenção Rápida) e o GIT (Grupo de Intervenção Tática) dos presídios de Cataguases e Muriaé, sob o comando do diretor Alan Neves Resende, responsável pela unidade prisional de Cataguases, e apoio das polícias Civil e Militar, além da participação do delegado de polícia de Miraí, Thiago Marty, cumpriram a determinação judicial.
A ação teve início por volta das 5h e, conforme revelou Alan Neves, as celas foram tomadas em cerca de 3 segundos, quando, a partir daí, "foi estabelecido o controle da segurança tanto dos agentes quanto dos presos", disse o diretor do Presídio de Cataguases. Em seguida todos os trinta e quatro detentos foram levados para o pátio e as celas revistadas. Durante esta vistoria foram encontrados e apreendidos alguns objetos cortantes que não possuíam donos a princípio e, para concluir o serviço todos os buracos existentes nas paredes foram cobertos com massa de cimento e areia, acrescentou Alan Neves. Ele completou dizendo que a operação consistiu também no corte de cabelo dos detentos, limpeza das celas e recolhimento de TV e aparelhos de som que serão periciados por técnicos e devolvidos em seguida. (Na foto ao lado da esquerda para a direita: Sargento Bretas, Delegado Thiago Marty e o diretor do presídio em Cataguases, Alan Neves)
Desde o início da operação até o final, não houve confrontos nem resistência dos internos "muito menos mortos ou feridos" garantiu o delegado Thiago Marthy. As ações foram realizadas dentro da legalidade e de acordo com os padrões adequados, acrescentou ele. "O próximo procedimento é tentar transferir os presos para outra unidade, haja vista que essa cadeia está interditada pela justiça há cerca de dois meses", destacou. Para isso, ele disse já ter feito contato com os órgãos competentes e agora aguarda sejam tomadas as providências. A cadeia de Miraí atualmente abriga 34 detentos e sua capacidade é para apenas 10. (Foto abaixo fachada da cadeia de Miraí)
{{banner-interno}}
O vereador Roseni Miranda Dutra da cidade de Miraí, na Zona da Mata de Minas, foi afastado do cargo nessa terça-feira, 8 de abril, por decisão liminar do Juiz Marcelo Alexandre do Valle Thomaz, da comarca daquela cidade. Aquele magistrado deferiu ainda o pedido do Ministério Público de indisponibilidade dos bens de Roseni para que haja garantia de eventual ressarcimento ao erário. Cabe recurso da decisão. O vereador é réu em um Ação Civil Pública (nº 0001534-49.2014) movida pelo Ministério Público que o acusa de Improbidade Administrativa e Violação aos Princípios Administrativos.
Roseni do Jeep, como é conhecido, é acusado de desvio de verbas públicas e da contratação de empresas fantasmas durante o período em que presidiu o Poder Legislativo municipal. Em 2012 Roseni foi eleito pelo PMDB para seu 4º mandato consecutivo. O processo é referente ao período em que ele presidiu a Câmara Municipal. Ele, que era filiado ao PMDB, deixou aquela legenda no dia 24 de outubro de 2013 para ingressar no Solidariedade (SDD). Em seu lugar, deverá assumir o primeiro suplente, Osvaldo Sapé, também ex-vereador por diversos mandatos.
Nota da Redação: Matéria alterada às 18:58h de 09/04/2014 para corrigir a legenda da foto. O prédio em questão já não é mais usado pelo Legislativo Municipal.Alterada no dia 10.04.2014, para trocar a foto atual da Câmara Municipal de Miraí.{{banner-interno}}
Os vereadores de Cataguases aprovaram sem longos debates os quatro projetos de lei que constavam na Pauta da Sessão Ordinária dessa terça-feira, 8 de abril. Foi aprovada ainda a criação da Comissão Especial de Inquérito (CEI, popularmente conhecida por CPI) que vai investigar a venda pela prefeitura, do terreno localizado na Avenida Astolfo Dutra, ao lado da Pizzaria D'angelo, onde hoje funciona um estacionamento. Também foi aprovado o convite ao Diretor Financeiro da Associação dos Comerciantes de Carne de Cataguases, Marco Aurélio Xavier Duarte, para explicar a situação atual do novo Abatedouro Municipal uma vez que boatos, já desmentidos pelo próprio, revelavam que o local seria devolvido à Prefeitura.
O radialista Gomes, que apresenta um programa diariamente na Rádio Ativa FM, em Cataguases, divulgou nessa segunda-feira, 7 de abril, que havia recebido uma informação de que a Associação dos Comerciantes de Carne de Cataguases estaria disposta a devolver o Abatedouro Municipal para o município. Ele, porém, ressaltou que divulgava o possível fato para que os responsáveis pela entidade pudessem confirmá-la ou não. Na manhã desta terça-feira, 8, o assunto já havia sido esclarecido pelo diretor daquela Associação, Marco Aurélio Duarte, negando esta intenção e acrescentando dificuldades que a entidade, da qual é diretor financeiro, vem passando desde que o novo abatedouro foi inaugurado. Por conta deste boato, Marco Aurélio será convidado a explicar a real situação do atual matadouro aos vereadores na próxima terça-feira, naquela Casa Legislativa.A Câmara Municipal decidiu abrir mais uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para, desta vez, apurar especialmente a transação feita pela administração do então prefeito Willian Lobo de Almeida de venda do imóvel localizado na Avenida Astolfo Dutra, onde funcionou a redação do Jornal Cataguases e a Secretaria Municipal de Assistência Social, nos governos de Tarcísio Henriques (1983-1988) e de Paulo Shcelb (1989-92). A iniciativa pela criação da CEI é do Vereador Luiz Carlos da Silva Sodré, o Russo (foto ao lado), que justificou sua proposição afirmando que a população precisa conhecer todo o processo de venda daquele imóvel. Ele assume a presidência da Comissão que tem como relator o vereador Geraldo Majella Mazzini e membro o vereador Serafim Spíndola. A CEI, que começa a funcionar imediatamente, tem noventa dias de prazo para concluir seus trabalhos.
Ainda na sessão ordinária os vereadores aprovaram, sem muitos debates, os quatro projetos de lei previstos. O primeiro a ser votado foi o de José Augusto Titoneli, que institui normas sobre publicidade e propaganda dos Poderes Executivo e Legislativo de Cataguases.O projeto foi muito bem recebido por todos os colegas de mandato que elogiaram sua iniciativa por dar "mais transparência ao setor público". O texto, que foi aprovado por unanimidade, determina que "a publicidade e propaganda dos atos, programas, obras, serviços realizados e campanhas dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais deverão ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores do Município". Agora o projeto segue para sanção do prefeito Cesinha Samor.
O segundo projeto aprovado é de autoria do vereador Antônio Gilmar de Oliveira (Gilmar Canjica) e trata da segurança dos clientes no interior das agências bancárias em Cataguases. Aprovado, também por todos os vereadores, o texto "dispõe sobre a obrigatoriedade das instituições bancárias instalarem tapumes, biombos ou estruturas similares opacas nos caixas de atendimento pessoal e dá outras providências". Gilmar, após agradecer o apoio recebido de seus pares, ressaltou a maior segurança que a iniciativa vai trazer para as pessoas que utilizam diariamente as agências bancárias e "estão sujeitas a olhares atentos de pessoas mal intencionadas que usam estes locais para planejarem crimes", destacou.
O terceiro projeto de lei aprovado é de autoria dos vereadores Antônio Batista Pereira (Beleza) e Michelangelo de Melo Correa. Ele cria o Programa de Orientação e Prevenção de Acidentes com Queimaduras com Crianças e Adolescentes e o Dia Municipal de Conscientização. E o último a ser aprovado "institui a política de Coleta Solidária e dá outras providências", escrita pelos vereadores João Manoelino da Silva Bolina (Joãozinho de Vista Alegre) e Antônio Batista Pereira (Beleza). De acordo com o texto aprovado, objetos e eletrodomésticos em condições de uso que seriam descartados pelos munícipes serão recolhidos e distribuídos a quem quiser aproveitá-los, mediante a lista de cadastrados. Para os objetos sem condições de reaproveitamento, o projeto prevê a destinação correta às entidades de reciclagem.
{{banner-interno}}
Na semana do dia internacional da saúde, diversas instituições da cidade e região realizaram ações de conscientização sobre o assunto. Desta vez, a Nova Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (Nova CAA) em parceria com Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi quem promoveu a campanha "Faça justiça à sua saúde", realizada nesta terça-feira, 08 de abril, no Fórum de Cataguases. A expectativa era receber cerca de 250 pessoas, entre funcionários e comunidade.
De 13 às 17 horas, estagiários da Escola de Enfermagem Joana D’arc estiveram no local prestando atendimento com teste e glicemia e aferição de pressão arterial. Kits de higiene bucal e material informativo também foram distribuídos. "Sabemos que é uma profissão estressante e, de modo geral, os advogados cuidam menos da saúde do que as mulheres, por isso a importância em redobrar os cuidados. A ideia aqui é conscientizar para a prevenção", explicou a colaboradora da Sexta Subseção da OAB em Cataguases, Giuliane Vieira.
Realizada desde 2010, a campanha é organizada por advogados e funcionários da 6ª Subseção da OAB e CAA Cataguases e este ano a equipe contou com a participação do presidente daquela Subseção, advogado Márcio Fachini Garcia, além de Euler Diniz de Almeida, Eliane Dias, Ana Paula Poiares, Cíntia Gonçalves e Giuliane Vieira. A Caixa de Assistência aos Advogados é um braço social da OAB em Minas Gerais, fundada em 1942 para a realização de ações assistencialistas ao Advogado. (Fotos: Márcia do Vale Machado){{banner-interno}}
Nesta terça-feira, 8 de abril, comemoramos o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde para que entidades ao redor do planeta se reúnam a fim ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam contra o câncer. E, de acordo com as estimativas previstas de novos casos para o Brasil em 2014, anunciadas pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA, a informação e as medidas de prevenção são os maiores aliados das instituições que atuam no combate à doença junto à população.
Entre as maiores incidências de novos casos de câncer entre os homens está o câncer de próstata com estimativas de mais 68,8 mil novos casos para todo o país este ano; e entre as mulheres, o câncer de mama, pode chegar 57,12 mil novos casos. Contudo, a maior incidência entre homens e mulheres continuará sendo o de câncer de pele não melanoma, com estimativas de 182.13 mil novos casos para 2014
O que você conhece sobre este tipo de câncer? É possível prevenir-se contra ele?O câncer de pele não melanoma é o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 26% de todos os tumores malignos registrados no país. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente. Entre os tumores de pele, o tipo não melanoma é o de maior incidência e menor mortalidade.
Prevenção:• Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;• Use sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15;
O sol é importante para a saúde, mas é preciso ter cuidado com o excesso.
Quando seus raios ultravioletas principalmente (tipo B) atingem as camadas mais profundas da pele, podem alterar suas células e provocar envelhecimento precoce, lesões nos olhos e até câncer de pele.
Alguns cuidados especiais são necessários, como o uso constante de filtro solar, principalmente para aqueles que trabalham ao ar livre.
Esse tipo de câncer é mais comum em adultos, com picos de incidência por volta dos 40 anos. Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo.
Que sinais de alerta devem ser procurados?• Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram;• Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;• Feridas que não cicatrizam em 4 semanas;• Mudança na textura da pele ou dor.
Como deve ser feito o autoexame da pele?Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e dos lados direito e esquerdo. Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas. Examine as partes da frente, de trás e dos lados das pernas, além da região genital. Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como os espaços entre os dedos.Com o auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas. Também com o auxílio do espelho de mão, examine as costas e as nádegas. Ao perceber qualquer alteração na pele, consulte um médico. Converse com seu médico sobre qualquer alteração que perceber na pele. Tratamento:A cirurgia é o tratamento mais indicado tanto nos casos de carcinoma basocelular como de carcinoma epidermoide. Porém, o carcinoma basocelular de pequena extensão pode ser tratado com medicamento tópico (pomada) ou radioterapia. Já contra o carcinoma epidermoide, o tratamento usual combina cirurgia e radioterapia.
Atenção: A informação existente nesta publicação pretende apoiar e não substituir a consulta com o profissional de saúde. Converse com seu médico sobre qualquer alteração que perceber na pele.
{{banner-interno}}