A Polícia Militar de Cataguases recuperou, na madrugada de quinta-feira, 10 de abril, uma motocicleta que fora furtada poucas horas antes, no bairro Fátima, em Cataguases e descobriu os autores da ação criminosa - dois jovens menores de idade - que também foram apreendidos. O veículo, uma Yamaha Crypton, azul, ano 2013, placa HBF 5039, foi encontrado sem os retrovisores e com vários arranhões em sua estrutura. Na ignição da motocicleta estava uma chave caseira que foi utilizada para dar a partida no veículo.
O proprietário Moisés Barbosa de Paula, 28 anos de idade, contou à Polícia que deixou o veículo estacionado em frente à residência de sua namorada. Segundo ele, com freqüência verificava se a moto estava no local sendo que a última vez que a viu teria sido por volta das 22:40 horas. Cerca de meia hora depois, retornou para olhar o veículo quando percebeu que ela não mais estava onde a teria deixado. Ele chamou a PM e contou que a moto estava com o tanque de combustível cheio e o guidão travado. A Polícia, com base em outras informações prestadas pela vítima, iniciou um rastreamento nas imediações em busca de pistas da motocicleta.
Para auxiliar as buscas os policiais responsáveis pela ocorrência, Sargento Rocha e Cabo Santoro, acionaram outra equipe formada pelos policiais, Sargento Robson e Cabo Ednei. Por volta de 1:30 horas da madrugada de quinta-feira, eles avistaram, na região central da cidade, uma motocicleta com as características daquela que havia sido furtada, com dois jovens indo em direção ao bairro Leonardo. Os policiais seguiram para o mesmo destino e localizaram a moto estacionada na rua Aída Carvalheira Peixoto tendo ao lado os rapazes que possivelmente, seriam seus condutores. Eles, ao perceberem a chegada da polícia fugiram por um terreno baldio, abandonando o veículo e os capacetes.
Os policiais Sargento Rocha e o Cabo Santoro chamaram a viatura com Sargento Robson e Cabo Ednei para ajudar na perseguição dos fugitivos e entraram no terreno onde se ouvia latido de cães. Ao chegarem nos fundos daquele imóvel, encontraram os dois rapazes tentando se esconder em meio ao mato. Os jovens foram revistados e com eles encontrado um aparelho de telefone celular, imediatamente recolhido. Os dois rapazes disseram serem menores de idade, o que foi confirmado posteriormente. Eles contaram aos policiais que um rapaz, segundo eles, usuário de drogas, teria repassado a motocicleta para eles darem umas voltas. Os dois menores foram apreendidos pela polícia militar sob a acusação de furto, seus responsáveis foram chamados a acompanhar todo o procedimento e agora vão cumprir as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A mãe de um deles informou à Polícia que seu filho já havia se envolvido anteriormente com furto de motocicleta. A PM então fez uma busca no sistema informatizado e encontrou uma ocorrência registrada no dia 28 de fevereiro último, carnaval, em que ele aparece como receptador de uma moto roubada, situação semelhante a que estavam apurando. Ainda segundo os policiais, este menor repetiu à eles, a mesma explicação dada quando foi detido no carnaval, para justificar estar usando uma moto roubada. Os dois menores e seus responsáveis foram levados para a Delegacia de Polícia de plantão em Leopoldina onde foram tomadas as providências cabíveis. (As fotos que ilustram esta matéria foram feitas de um telefone celular e cedidas pela Polícia Militar)
{{banner-interno}}
A audiência pública, ou workshop, realizada na noite desta quinta-feira, 10 de abril, na Câmara Municipal de Cataguases deu início ao processo de construção e de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Conduzida pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, José de Alencar Pinto Farage e pelo Fiscal de Meio Ambiente, Felipe Dutra, o intuito desta etapa foi iniciar um levantamento sobre os principais problemas e as possíveis soluções relacionadas ao tratamento de água, esgoto sanitário, coleta de lixo e drenagem urbana.
Entre os convidados estavam os Secretários Municipais de Serviços Urbanos, Nicolau Siervi, e o de Indústria, Comércio e Segurança, Ângelo Cirino, além do Conselheiro do Codema Cláudio Amanso, do Conselheiro da Associação Municipal de Moradores de Bairros, Geraldo Luis Ribeiro, de Wilson Crepaldi, representando a Maçonaria e moradores representantes das associações de bairros do Ana Carrara, Vila Reis, Leonardo, Granjaria e Antônio Justino.
O Secretário José de Alencar fez uma apresentação sobre o Saneamento Básico, mostrando um comparativo da prestação deste serviço no mundo, Brasil e Cataguases. Apesar de o município já possuir um Plano, a orientação, segundo o Secretário, é que ele seja revisado de quatro em quatro anos. "Este seminário pretende direcionar os trabalhos, envolvendo poder executivo, legislativo e a população. Queremos implantar um projeto de longo prazo, que ultrapasse o tempo de um mandato e resulte 100% do serviço de saneamento, com políticas reais para o povo acompanhá-las e monitorá-las. Cabe a todos contribuírem, com seus pontos de vista, nessa construção", explicou.Foram distribuídos questionários para as pessoas, que puderam opinar, por escrito e também se posicionar oralmente, por meio de perguntas direcionadas aos Secretários Municipais presentes. Após a exibição de um vídeo de conscientização, teve inicio a série de depoimentos e perguntas a respeito do tema. Vereadores e o público fizeram colocações e questionamentos relacionados à poda de árvores, limpeza urbana, enchentes, aterro sanitário, coleta de lixo, Copasa e Código de Posturas.
Para o Presidente da Câmara, Fernando Pacheco, a revisão do Plano é muito procedente e é preciso retomar a sua essência e praticá-lo de maneira responsável. "Precisamos ter o PMSB como estratégia e orientação em nossas ações locais, o Plano não deve ser mais uma lei e sim um novo comportamento de vida e uma nova realidade a ser desenvolvida por todos nós", disse Fernando.
Os interessados em responder à pesquisa, têm até o dia 17 de abril para devolver os questionários na própria Câmara ou Secretaria em questão. Para concluir o PMSB ainda serão realizadas mais duas audiências públicas e um seminário, o relatório construído será encaminhado ao Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), em Rezende (RJ). A entidade é responsável pelo edital de chamamento público e contratação da empresa de consultoria DRZ, que irá elaborar o Plano. (Fotos: Márcia do Vale Machado)
{{banner-interno}}
No dia 22 de abril, começa a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da gripe (Influenza), doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente quando acomete crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, pacientes portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas em condições clínicas especiais. Por isso, são exatamente esses grupos que formam o público-alvo para a imunização, bem como a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, trabalhadores da Saúde, puérperas e povos indígenas.
Neste ano, a campanha será realizada até 9 de maio e o dia de mobilização nacional (dia "D" de vacinação) acontecerá a 26 de abril, data em que não só as unidades com sala de vacinação, mas todos os postos de saúde de Cataguases, incluindo a Policlínica Municipal, disponibilizarão a vacina de 8 às 17 horas. Conforme destacou Lívia Machado Milani, coordenadora municipal de Epidemiologia, "a Influenza é um problema de saúde pública no Brasil e a vacina é importante porque propicia benefícios aos vacinados e seus contatos, reduzindo dramaticamente número de casos graves e hospitalizações".
Em Cataguases, a expectativa é a de que 18.883 pessoas sejam vacinadas durante a Campanha que começa dia 22 e a meta é atingir pelo menos 80% do público alvo em cada um dos grupos preconizados para a vacinação. A coordenadora municipal de Imunização, Sirlane Garcia Cardoso, reiterou a relevância da imunização e revelou que a vacina contra influenza é trivalente e, por isso, protege contra três tipos de vírus mais recorrentes, incluindo o H1N1, responsável pela transmissão da doença popularmente conhecida como gripe suína.
{{banner-interno}}
O Prefeito Vadinho Baião recebeu em audiência, no dia 8 de Abril um grupo de lojistas ubaenses participantes do projeto "Shopping a Céu Aberto – Rua São José" que está realizando até este sábado, 12 de abril, uma grande campanha de liquidação. Das 141 lojas da área do calçadão, 70 aderiram ao projeto de liquidação para vender mais e renovar os estoques. Na pauta da reunião foram discutidos diversos temas, entre eles, melhorias na iluminação do calçadão e da galeria Francisco Láuria, ampliação do projeto de segurança para comerciantes e clientes com o apoio da Polícia Militar, padronização de placas das lojas, criação de novos layouts para os estabelecimentos, instalação de uma praça de alimentação no local, fiscalização limpeza e coleta de lixo, revitalização da Praça da Independência, dentre outros.
Os preparativos para o final de ano, com a chegada do Natal também integraram as conversações conforme informou o presidente da ACIUBA - Associação Comercial e Industrial de Ubá, Willian Rosignoli, que disse: "a ACIUBA completa 86 anos de fundação este ano e pretendemos integrar os comerciantes e associados lançando uma campanha de vendas no final do ano para distribuir 86 prêmios sendo: 2 carros, 4 motos, móveis da nossa indústria moveleira e dezenas de vales para compras no valor de R$ 100,00 – Cem Reais.
O Prefeito Vadinho Baião solicitou dos lojistas a elaboração de um projeto para a decoração de Natal do calçadão e reiterou o apoio da Prefeitura ao projeto Shopping a Céu Aberto – Rua São José, que é realizado através de uma parceria entre o SEBRAE, a Associação Comercial e Industrial de Ubá, a Polícia Militar, a Prefeitura de Ubá e a Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região.
Maria Nazareth Teixeira Barreto, presidente do comitê gestor do "Shopping a Céu Aberto – Rua São José" comentou: "esta reunião foi muito importante para podermos dar continuidade ao nosso trabalho e chegar aos nossos objetivos. Nós estamos numa semana de liquidação, chamada "Liquida Total" para continuarmos com mais projetos, com outras liquidações e outras ações. A ideia é que os ubaenses valorizem, estejam presentes e prestigiem o comércio de Ubá, pois assim cresceremos todos juntos. Como nós gostamos muito da nossa cidade, queremos o desenvolvimento dela como um todo."{{banner-interno}}
Veja as vagas de emprego oferecidas pelo SINE de Cataguases, válidas até segunda-feira, 14/04/14.
2 VENDEDOR EXTERNO2 SERVIÇOS GERAIS1 BALCONISTA DE PADARIA1 COSTUREIRA1 BOMBEIRO1 CARPINTEIRO1 SERVENTE1 SECRETÁRIA DE DENTISTA1 MOTORISTA DE ÔNIBUS1 COBRADOR DE ÔNIBUS1 ELETRICISTA DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO1 TÉCNICO DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO1 TÉCNICO DE PROTEÇÃO
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases e o telefone é (32) 3429-2546.
{{banner-interno}}