A Câmara Municipal de Itamarati de Minas vai realizar no próximo dia 23 de abril, às 17 horas, Audiência Pública para debater a assinatura de contrato com a Copasa para que aquela empresa assuma os serviços de tratamento e abastecimento de água naquele município. Neste sentido a Prefeitura de Itamarati, visando dar ampla publicidade à esta iniciativa, publicou no site e no jornal oficial do município (www.itamaratideminas.mg.gov.br) e Folha de Itamarati, (edição nº 137 - março/2013), além de ter afixado impressos no painel de publicações situado no hall do Paço Municipal, o Edital de divulgação tornando disponíveis para consulta pública a minuta e os anexos do Contrato de Programa a ser celebrado com o Estado de Minas Gerais, a Copasa/MG e a ARSAE/MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais).
O principal objetivo da divulgação dos documentos, cuja publicação atende ao disposto na Lei Federal nº 11.445/2007 e no Decreto Municipal nº 022/2014, é trazer a público as ações preliminares para a assinatura do Contrato de Programa para a prestação de serviços públicos de abastecimento de água em Itamarati de Minas. A população, inclusive, participou deste projeto, enviando sugestões e críticas sobre o tema a ser debatido na Audiência Pública.
A prefeita Tarcília Rodrigues Fernandes disse que toda a documentação divulgada a respeito do Contrato de prestação de serviço público para o abastecimento de água em Itamarati de Minas, tem o objetivo de "esclarecer a população sobre as ações que estão sendo implementadas para a implantação do tratamento e distribuição de água no município pela Copasa, legitimado pela transparência dos processos decisórios e pela participação da sociedade na sua elaboração".
O tratamento e abastecimento de água em Itamarati de Minas é uma necessidade e sua concretização vai trazer grandes benefícios para a população, assegura Tarcília. "Teremos, certamente, uma redução significativa de doenças provocadas pela água que utilizamos, exatamente porque não recebe nenhum tipo de tratamento antes de chegar em nossas casas. Tenho certeza - completou ela - que estamos dando um salto de qualidade de vida em nosso município assinando este contrato com a Copasa".
{{banner-interno}}
No dia 16 abril, as entidades Creche Ana Nery, Lar São Vicente de Paulo e AFAN, sediadas em Cataguases, foram beneficiadas com a doação de 90 quilos de filés de tilápia. A doação foi feita pelo projeto Pesca Legal – Piscicultura Social, realizado pela 4ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário da Policia Militar de Minas Gerais e desenvolvido no 5º Pelotão PM de Meio Ambiente sediado em Cataguases.
O projeto consiste na criação de peixes em tanques-rede, que chegam ainda juvenis e quando atingem o peso ideal são filetados e doados a entidades filantrópicas e de assistência social, como hospital, escolas, abrigos de idosos, APAE, entre, contribuindo para uma alimentação saudável e nutritiva de crianças e idosos. "Outro objetivo do projeto é distribuir o filé também a pescadores profissionais que ficam impedidos de exercer sua profissão de pesca no período da piracema, evitando assim o cometimento de infrações/crimes ambientais", explicou o Capitão da Polícia Militar, Alexandre de Castro Leal. O Projeto Piscicultura Social foi criado no ano de 2010 e hoje já produz cerca de dois mil quilos de filés por ano. Este projeto conta com o apoio da Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA), Prefeituras, Ministério Público e Brookfield Energética, Epamig, Prefeitura Municipal de Leopoldina. A Cooperativa LAC de Leopoldina também apoiou o projeto por meio do Médico Veterinário João Francisco, que inspecionou os peixes na hora do abate, bem como todo o processo de filetagem e armazenamento, elaborando o respectivo laudo para acobertamento da entrega dos filés.
"O projeto vem recebendo constantes elogios por parte de autoridades e também de toda a sociedade, o que nos incentiva ainda mais a continuarmos com este brilhante trabalho em prol da comunidade", finalizou o Capitão Alexandre.
{{banner-interno}}
Os estabelecimentos industriais e comerciais que optarem pelo lançamento de seus efluentes não domésticos na rede pública coletora de esgotos têm à disposição o Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos – Precend. Gerenciado pela Copasa, o programa possibilita aos empresários repassar à Companhia a responsabilidade pela destinação correta dos esgotos líquidos gerados nos processos produtivos industriais e na prestação de serviços.
A Copasa recebe os efluentes não domésticos no seu sistema público de esgotos e os encaminha conjuntamente com os efluentes domésticos às estações de tratamento, desde que os padrões de lançamento, aplicados pela Companhia de acordo com a Norma Técnica 187/4, sejam atendidos. As empresas, dessa forma, ganham em redução de custo operacional para o lançamento, atendendo às exigências dos órgãos ambientais para o controle da poluição ambiental. Balanço 2013O programa atua na capital mineira, Região Metropolitana de BH e em várias cidades do interior. No balanço de 2013, os resultados apontaram avanços em relação à adesão das empresas e na modernização da estrutura operacional do Precend. Na RMBH, cerca de 2800 empresas já estão cadastradas; 257 solicitaram o ingresso no ano passado. A Copasa recebeu, ainda, nesta região, 710 projetos técnicos para análise, com 46% de aprovação. Só na Metropolitana, o faturamento gerado pelo Programa aumentou 4% em relação a 2012, chegando a R$8,8 milhões. No interior do Estado, na região Leste (Vale do Rio Doce), a Copasa já implantou o modelo em dois distritos, Coronel Fabriciano e Ipatinga, atuando em sistemas que possuem Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em operação. Também em Ipatinga reestruturou o programa em 2013, incluindo treinamento de pessoal e elaboração de material para disponibilização às empresas.
No Centro-Oeste (Vale do Alto Rio São Francisco, rio Pará e rio Paraopeba), as cidades de Conselheiro Lafaiete, Cláudio, Nova Serrana, Bom Despacho e Dores do Indaiá formam o grupo que efetivou as primeiras adesões ao programa.
Na região Norte (Vale do Médio Rio São Francisco), o Precend já atua em seis distritos, incluindo as cidades de Montes Claros, Janaúba, Januária, São Francisco, Salinas e Curvelo. No último ano, foram cadastrados 1054 empreendimentos que se enquadram no escopo do Programa. Ainda em 2013, nestes distritos a Copasa desenvolveu um sistema padrão, que agiliza e facilita o alcance de metas propostas, como o levantamento de empreendimentos potenciais.
Na área de atuação Sudoeste, o Programa é disseminado entre as empresas pelos dez distritos operacionais integrantes da diretoria regional. A Copasa já firmou contratos do Precend nas cidades de Varginha, Lavras, Itajubá, Alfenas, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre e Paracatu. Em 2014, estão em fase de assinatura ou negociação outros 23 contratos. Nesta região, a Copasa também avançou na sistematização do Programa. No ano passado, a empresa participou de várias reuniões com as Superintendências Regionais de Regularização Ambiental (SUPRAMs) do Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, definindo que os responsáveis pelos empreendimentos deverão buscar uma manifestação da Copasa quanto à necessidade ou não de adesão ao Precend. Esse passa a ser um item do processo de regularização ambiental do empreendimento. InvestimentosAté 2016, o Governo de Minas vai investir R$ 4,5 bilhões pelo Programa Água da Gente, beneficiando 15,2 milhões de pessoas com abastecimento de água e 10,1 milhões com tratamento de esgoto. Esse montante vai permitir a construção de Estações de Tratamento de Esgoto e a ampliação na oferta de prestação dos serviços para a coleta e destinação ambientalmente correta dos efluentes não domésticos.
Características e benefíciosPara o superintendente de Serviços e Tratamento de Efluentes da Copasa, Eugênio Silva, o Precend alinha uma série de benefícios ao meio ambiente e à saúde pública. "São inúmeras as vantagens de adesão ao programa. Além da redução do custo operacional para destinação correta de seus efluentes, as empresas contribuem, ainda, para a diminuição dos riscos relacionados à saúde dos trabalhadores que lidam com o sistema público de esgotos e dos poluentes que podem atingir os cursos de água", explica.
O Precend objetiva, ainda, preservar a integridade das tubulações que recebem os despejos, viabilizar o atendimento aos padrões legais referentes às características do efluente final e lodos produzidos nas ETEs, entre outros.
Como aderirA adesão ao Precend ocorre tanto pela convocação feita pela Copasa, quanto pela solicitação do empreendedor. Pode acontecer, por exemplo, quando as equipes operacionais realizam vistorias nos estabelecimentos para identificar clientes com geração de efluente líquido não doméstico, além de verificar as condições de pré-tratamento, tratamento e lançamento do mesmo na rede pública coletora de esgoto.
O cadastro da empresa no Precend pode ser feito, ainda, quando são solicitadas novas ligações de esgoto. Neste caso, a Companhia verifica se o empreendimento é gerador de efluentes não domésticos e, caso positivo, o cliente é orientado a efetuar o registro no Programa antes de executar a ligação, como forma de garantir o controle sobre o recebimento deste efluente.
A inscrição pode ocorrer também pela determinação da promotoria pública, em função de denúncias feitas aos órgãos de fiscalização ambiental, sobre lançamentos irregulares de efluentes líquidos em cursos de água.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) a maior parte das empresas já possui rede de esgoto conectada à da Copasa. Nestes casos, a Companhia convoca para adesão as que estão causando algum tipo de dano ao sistema. Para os outros empreendimentos, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente solicitam o ingresso no Precend no ato de renovação do alvará de funcionamento ou da licença ambiental, Desta forma, todos os empreendimentos geradores de efluentes não domésticos serão encaminhados ao Programa em algum momento.
Para obter informações sobre como cadastrar sua empresa, o usuário pode acessar a página da Copasa na internet (www.copasa.com.br), ligar para o número 115 ou ainda nas Agências de Atendimento presencial da Companhia.
{{banner-interno}}
O Santuário de Santa Rita de Cássia e as Paróquias Nossa Senhora do Rosário, São José Operário, São Cristóvão e Imaculada Conceição, em Cataguases, vivem a Semana Santa 2014. Nesta sexta-feira da Paixão de Cristo, dia 18 de abril, diversas caminhadas penitenciais e ações litúrgicas acontecerão a partir das 5h30, e, às 15h, todas as Paróquias celebrarão a Paixão e Morte de Jesus Cristo. Em seguida, às 19h, no campo da Vila Reis, ocorrerá a encenação da "Via Sacra" e, logo após, a "Procissão do Enterro" seguirá até o Santuário de Santa Rita de Cássia.
Antes disso, na noite desta quinta-feira, 17, as Matrizes promovem Missa da Ceia do Senhor, cerimônia de Lava-pés e adoração ao Santíssimo Sacramento, em horários variados, sendo às 19h na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, às 19h30 no Santuário de Santa Rita de Cássia, às 20h na Paróquia São José Operário e às 20h30 nas Paróquias São Cristóvão e Imaculada Conceição.
Para o sábado de aleluia, 19, a programação prevê celebração comunitária da Penitência às 8h30 no Santuário de Santa Rita de Cássia, onde também ocorrerá a Celebração do Fogo Novo às 19h. Na Matriz Nossa Senhora do Rosário, às 19h, será realizada a Bênção do Fogo Novo e, em seguida, acontecerá a Celebração da Vigília Pascal que, nesse mesmo horário, também ocorrerá na Paróquia São Cristóvão. Já na Matriz São José Operário, a Vigília Pascal e a Celebração do Fogo Novo serão realizadas a partir de 19h30.
No domingo de Páscoa, 20, procissões sairão das Paróquias às 6h e seguirão em direção ao Santuário de Santa Rita de Cássia, onde será celebrada a Santa Missa Festiva da Ressurreição do Senhor. Ao longo da manhã e depois à noite, diversas missas serão celebradas nas Paróquias e no Santuário, em celebração à Páscoa e ao Triunfo de Nossa Senhora.
Campanha da Fraternidade 2014Durante a quaresma, acontece a Campanha da Fraternidade que, neste ano, trouxe à discussão o tema "Fraternidade e Tráfico Humano", objetivando identificar as várias formas de tráfico humano e denunciá-las, uma vez que violam a dignidade e a liberdade humana. Com o lema "É Para a Liberdade que Cristo nos Libertou", a Campanha propôs a cristãos e sociedade brasileira que ajudem a erradicar o tráfico humano, em busca do resgate da vida dos filhos e filhas de Deus. A Campanha da Fraternidade termina neste domingo de Páscoa e, no último dia 13, quando foi celebrado o domingo de Ramos, ocorreu a Coleta Nacional da Solidariedade nas comunidades cristãs católicas e ecumênicas. A arrecadação vai para as paróquias, dioceses e CNBB, a fim de serem aplicadas em programas de promoção humana. (Foto: Reprodução Facebook Santuário de Santa Rita de Cássia)
{{banner-interno}}
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), inicia às 0h desta quinta-feira, 17 de abril, a OPeração Rodovida Semana Santa e Tiradentes 2014, que termina somente na segunda-feira, 21 de abril.
A PRF montou um esquema especial de fiscalização e policiamento nas principais rodovias federais do país para este período. As ações dos policiais serão focadas na prevenção e diminuição de acidentes em uma resposta rápida para garantir fluidez ao trânsito e no combate às infrações de trânsito, em especial, às condutas geradoras de acidentes como o excesso de velocidade, as ultrapassagens poribidas, o consumo de bebidas alcoólicas, por motoristas e a falta de atenção.
A Operação da PRF em Minas Gerais contará com 20 radares e 150 etilômetros, além do apoio de 2 helicópteros. Todo efetivo da PRF no Estado estará empenhado no feriado e contará ainda com o reforço de policiais de outras regionais.
Dicas da PRF- Antes de pegar a estrada planeje sua viagem e faça a revisão de seu veículo. - Todos os ocupantes do veículo devem portar documento de identificação, inclusive crianças e adolescentes.
- O condutor e todos os passageiros do veículo devem utilizar o cinto de segurança. Crianças menores de 7 anos e meio de idade devem utilizar o equipamento obrigatório compatível (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação).
- Ultrapasse somente em locais permitidos e principalmente onde haja todas as condições necessárias para execução da manobra com segurança.
- Mantenha uma distância segura do veículo que vai à sua frente, afim de se evitar colisões traseiras.
- Cuidado com os pedestres, principalmente em perímetros urbanos cortados por rodovias.
- Caso ocorra chuva durante sua viagem, ligue os faróis baixos, acione os limpadores de parabrisa, diminua a velocidade, aumente a distância do veículo à frente e redobre a atenção. Evite estacionar no acostamento caso tenha que parar. Procure um local afastado da pista de rolamento. (Foto: Jornal de Muriaé)
{{banner-interno}}