Cataguases será palco da estreia de Sebadoh no Brasil. A única cidade de Minas Gerais a receber a banda norte-americana, a apresentação será no dia 26 de abril, às 21 horas, no Centro Cultural Humberto Mauro. Com a produção de Fausto Menta, o projeto Usina Cultural nesta noite também vai receber a banda paulistana Single Parents, fazendo o show de abertura.
O trio de rock alternativo Sebadoh, começou a curta e selecionada turnê de lançamento do novo disco Defend Yourself no Brasil, no dia 20 de abril, em São Paulo, onde o grupo também se apresentou no dia 21. Será a vez do Rio de Janeiro no dia 24, 25 em Recife, 26 em Cataguases e 30 em Maringá, Paraná.
Sebadoh nasceu em 1986 e é formada por Lou Barlow, no vocal, guitarra e baixo, Jason Loewenstein, multi-instrumentista e Bob D'Amico, na bateria. A trajetória destes músicos vem sendo construída no cenário independente, por meio da divulgação em mídias e veículos de comunicação alternativos e pela interação com seu público.
Em entrevista ao portal iG, o líder da banda, Lou Barlow, mencionou Cataguases e afirmou estar ansioso para sair das grandes cidades e tocar no interior do Brasil. "Temos um show em Cataguases, vamos de carro até lá. Essa será uma experiência nova para mim no Brasil, de andar dentro do País e sair das grandes cidades. Lugares como São Paulo, onde estou agora, eu vejo bastante quando viajo por causa das turnês. Quero ver o que rola fora. Grandes cidades eu já sei como funcionam", afirmou.
{{banner-interno}}
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas reverteu, na sessão desta terça-feira (22), as cassações do prefeito do município de Guiricema, Antônio Vaz de Melo, e de seu vice, João Batista de Oliveira, ambos do DEM. A ação de investigação judicial proposta por Ari Lucas de Paula Santos (PSDB), segundo colocado para o cargo de prefeito nas eleições 2012 em Guiricema, teve como suposto fato a realização de carreata com veículos municipais (máquina Patrol e microônibus). Segundo Ari, o microônibus teria sido conduzido por servidora municipal, com acompanhamento de veículos adesivados com propaganda eleitoral e carros de som veiculando a música de campanha do prefeito Antônio Vaz de Melo e de seu vice João Batista de Oliveira.
A relatora do processo no Tribunal, juíza Alice Birchal, reconheceu "a existência de conjunto probatório coeso a demonstrar a prática da conduta vedada" (carreata). Entretanto, a relatora questionou se o fato configura abuso de poder capaz de trazer desigualdade na disputa do pleito e concluiu pela "ausência de gravidade suficiente a ensejar a cassação do diploma dos candidatos eleitos", cabendo apenas a aplicação de multa. O entendimento da relatora foi seguido pelos juízes Alberto Diniz, Virgílio Barreto, Maurício Ferreira e pelo desembargador Geraldo Augusto.
Já a juíza Maria Edna considerou a ocorrência da carreata uma "verdadeira demonstração de abuso capaz de influenciar o eleitor, configurando-se como uma conduta de máxima gravidade". As eleições de 2012 para o cargo de prefeito no município foram decididas por uma diferença de 96 votos. Antônio Vaz de Melo teve 3.109 votos (50,78%) e Ari Lucas de Paula Santos, 3.013 votos (49,22%). Antônio Vaz se manteve no cargo em razão de liminar concedida pelo TRE após a sua cassação em primeira instância.{{banner-interno}}
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases desta terça-feira, 22 de abril, foi tranquila e com poucos debates. Presidida pelo vice-presidente, Fernando Amaral, por causa da ausência do titular, vereador Fernando Pacheco, que estava com problemas familiares, os vereadores aprovaram todos os projetos, exceto o primeiro da Pauta de Votação, que propõe mudanças no código de Zoneamento, Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo Urbano, que foi sobrestado e será votado na próxima semana. O Vereador Vinicius Machado, autor do sobrestamento, justificou o gesto alegando que aguardava uma reunião com o setor técnico da Prefeitura para conhecer detalhes destas alterações propostas.
Os demais projetos de lei apresentados, todos foram aprovados por unanimidade. O primeiro deles, de autoria do vereador José Augusto Titoneli, que determina a divulgação de relação dos servidores efetivos e comissionados dos Poderes Executivo e Legislativo de Cataguases. O próprio vereador argumentou ao defender a aprovação de seu projeto o caráter de transparência que ele dá à Administração Pública. Logo depois foi aprovado o texto de Walmir Linhares, que institui Políticas Municipais da Terceira Idade. O vereador lembrou que ações para esta faixa etária são escassas no município e que seu projeto de lei, uma vez aprovado, "trará benefícios à toda a sociedade".
Os dois últimos projetos da noite a serem aprovados foram o de autoria dos vereadores Antônio Batista Pereira e Michelângelo Melo Correia, para que sejam divulgadas todas as informações referentes às implantações de conjuntos habitacionais ou loteamentos que tenham alguma participação do Poder Público. Os vereadores o julgaram "muito interessante e útil, mas foi o que gerou a maior discussão daquela sessão. O Vereador Vinicius Machado lembrou que os antigos proprietários do Loteamento São Marcos, onde hoje está o conjunto habitacional do Programa Minha Casa, Minha vida, "noventa por cento não foram contemplados com apartamentos daquele Programa". O Vereador Antônio Batista dos Santos disse que há lei garantindo que as pessoas não beneficiadas com imóveis no Conjunto Residencial poderão construir ao redor. Por fim, foi aprovado o projeto do verador Vinicius Machado que concede o direito de transferência de matrícula entre escolas municipais a alunos cujos pais estejam separados ou a mãe tenha sido vítima de agressão familiar.Na Tribuna, o diretor financeiro da Associação dos Comerciantes de Carne de Cataguases, Marco Aurélio Xavier Duarte (foto), falou como convidado para esclarecer declarações equivocadas divulgadas em uma emissora de rádio de que o novo abatedouro seria devolvido ao município. Marquinho, como é conhecido, negou os boatos, mas afirmou que a entidade passa por dificuldades devido ao "aumento do custo provocado pela mudança de endereço, uma vez que o novo local é muito maior do que o Matadouro que ocupávamos", disse. Ele, também contou que a entidade foi multada em R$30 mil e que está pagando mais impostos por que o Abatedouro foi incluído como indústria. marquinho contou toda a história que culminou com a construção deste novo abatedouro e revelou que Estado, Município e os comerciantes de carne investiram muitos recursos no local e que "ainda é preciso muito mais, porém, não temos condição de arcar com estes investimentos no momento". Ele também revelou que o local está autorizado e vai começar a abater animais para os municípios de Itamarati de Minas e Miraí. O vereador Aquiles Branco discursou, em seguida, convidando os presentes a prestigiarem o evento cultural promovido pelo seu irmão, poeta, Joaquim Branco, chamado "Cataguases Cartazes" sobre a ditadura militar de 1964.
{{banner-interno}}
Por volta das 17h desta terça-feira, 22 de abril, os médicos cubanos Erosmel Rivero Izquierdo, Liannispall Cedeno, Lazaro Aleido Garcia Betancort e Luiz Felipe Giron Cardona chegaram a Cataguases e, em companhia do secretário municipal de Saúde Geraldo Antonucci, foram ao gabinete do prefeito Cesinha Samor para serem apresentados. Lá, os profissionais receberam as boas-vindas do chefe do Executivo, de trabalhadores da Saúde e de diversos secretários e assessores municipais, bem como de membros do Conselho Municipal de Saúde, dentre os quais estava o presidente Vasco Fernando Miranda.
Os médicos vieram trabalhar no Programa Saúde da Família do município e foram contratados através do programa "Mais Médicos", do Governo Federal. Para Cesinha, "isso é uma vitória para nós e, se precisarmos de mais médicos cubanos vamos trazer. É uma satisfação imensa para Cataguases, porque o que importa é dar à população mais saúde e isso é a meta da nossa administração", disse o prefeito. O secretário de Saúde, que foi a Belo Horizonte recepcionar novos médicos, também se pronunciou e ressaltou que os profissionais foram contratados para suprir vagas e não vão tomar lugar de ninguém.Para começarem o exercício da profissão em Cataguases, os médicos cubanos precisam aguardar o registro, que deverá chegar dentro de aproximadamente uma semana, conforme explicou Geraldo Antonucci, lembrando que, após estarem com o documento em mãos, Erosmel atenderá na unidade PSF da Vila Reis, Liannispall ficará responsável pela unidade do Bairro Pampulha, Lazaro fará atendimento na unidade do Bairro Justino, enquanto Luiz atenderá aos distritos de Vista Alegre, Aracati e Cataguarino.
Os profissionais cubanos prestarão oito horas de atendimento à população e os custos com salário, alimentação e moradia serão pagos com verbas federais. "O Governo Federal disponibiliza uma ajuda de custo para alimentação de 500 a 700 reais para cada um dos médicos, e, para moradia, a verba é de 500 a 2.500 reais. A Prefeitura alocou um apartamento com 3 quartos e 1 suíte para que eles se hospedem, mas o aluguel será pago pelos próprios médicos com esse repasse do Governo Federal", revelou o secretário de Saúde.
{{banner-interno}}
O Sistema Nacional de Emprego (SINE) oferece 29 vagas de trabalho nesta terça-feira (22/04) em Muriaé, sendo algumas das vagas para portadores de necessidades especiais. Interessados devem comparecer ao SINE. Os candidatos podem ainda se inscrever pela internet.
Alguma das vagas ofertadas: Auxiliar de Eletrônica, Assistente Administrativo (vaga exclusiva para deficiente), Consultor de Vendas, Garçom, Motoboy, Nutricionista, Técnico de informática (analista de sistemas).
Veja a relação completa de vagas de emprego na cidade de Muriaé ofertadas no SINE, que é atualizada diariamente:{{banner-interno}}