O distrito de Piacatuba realizou na tarde deste sábado, 3 de maio, a VII Festa das Charretes, que acontece anualmente e pelo sétimo ano consecutivo, no primeiro fim de semana de maio. Uma das organizadoras do evento, Ana Paula Pereira de Araújo Mendonça, contou ao Site do Marcelo Lopes que em 2014 a Festa tem caráter religioso e coincidiu com a Procissão da Santa Cruz Queimada, outro evento tradicional daquele distrito. Centenas de turistas prestigiaram a festa que, ainda conforme Ana Paula, vem ganhando o reconhecimento público a cada ano.
Organizada por uma comissão de moradores de Piacatuba, Ana Paula explicou a origem da tradição da qual participam somente crianças. "Na verdade este desfile começou como parte da Festa da Cruz Queimada e foi ganhando espaço e acabou se tornando um evento próprio. Hoje as mães se responsabilizam pela roupa de seus filhos que vão defilar e nós, da comissão, ornamentamos as charretes e organizamos o desfile", conta. Ana Paula revela também que cada criança representa um santo da igreja católica.
A Festa consiste no desfile das Charretes de uma Praça à outra do distrito, passando pela Rua das Pedras. Ao chegar na Praça da Cruz Queimada as charretes a contornam duas vezes e depois, este ano, aguardam o início da Procissão da Santa Cruz Queimada para participar. O evento deste ano, por ter coincidido com os festejos da Cruz Queimada, começou dia 1º de maio e termina neste domingo. Além das comemorações religiosas, aconteceu um show de prêmios e show musical com a dupla Hermes Vbiola e Luiz, na noite de sábado, em plena praça.
Veja as fotos da VII Festa das Charretes de Piacatuba na galeria abaixo.{{banner-interno}}
É estável o estado de saúde do cataguasense Emanuel Lucios Carvalho Alves, o "Manuel Timbuca", cataguasense de 64 anos, proprietário da fábrica de Vassouras Santa Terezinha. A informação foi prestada agora a pouco pelo CTI Tercíário do Hospital São José do Avaí, em Itaperuna (RJ), onde se encontra desde a noite de 28 de abril.
Na última segunda-feira, 28 de abril, ele viajava a trabalho em seu Fiat Uno quando se envolveu em um acidente com dois outros veículos que explodiram com a colisão matando seus ocupantes. Emanuel, ficou preso às ferragens e foi retirado do carro pelo Corpo de Bombeiros, em estado grave e levado ao hospital São José do Avaí, onde foi internado no CTI com traumatismo craniano.
Por volta das 16 horas deste domingo, 4 de maio, a médica Monique, que está de plantão no CTI daquele hospital, conversou por telefone com a reportagem do Site do Marcelo Lopes e informou que Emanuel está "bem melhor, conversando, respirando sem ajuda de aparelhos, lúcido e não corre risco de morte". Ela acrescentou que pesar da evolução de seu quadro clínico, ainda não há previsão para deixar o Centro de Tratamento Intensivo.
Nesta sexta-feira, 2 de maio, moradores de Retiro do Muriaé, fecharam a BR-356 em protesto contra o grande número de acidentes e mortes no trecho daquela rodovia federal. Os manifestantes atearam fogo em materiais e cobraram a instalação de radares naquele ponto da estrada. O protesto pacifico interrompeu o trânsito nos dois sentidos da BR, por cerca de meia hora, causando um engarrafamento de mais de um quilômetro.
De acordo com os manifestantes, 10 pessoas morreram em acidentes no trecho, em apenas três meses, sendo que pelo menos duas vítimas eram moradoras do distrito, entre elas, o comerciante Reomar Pereira Bastos, que estava em um dos veículos que explodiu após a colisão que feriu gravemente o cataguasense "Manuel Timbuca". Policiais militares do Batalhão de Itaperuna negociaram com os populares e bombeiros daquela cidade, apagaram o fogo e liberaram a pista. (Com foto do acidente cedida por Blog do Adilson-Itaperuna/RJ)
{{banner-interno}}
Um acidente provocado por um cavalo na pista, feriu duas mulheres nesta madrugada de domingo, 4 de maio, no Km 735 da BR-120, estrada Cataguases-Leopoldina. Viajavam em um Prisma preto, de Cataguases, placa HJC-2269, Flávia Zulato dos Santos, que estava ao volante e sua colega, identificada agora a pouco como sendo Cristina Soares. A Polícia Rodoviária Estadual de Dona Euzébia esteve presente no local, além de uma unidade do SAMU que socorreu às vítimas e equipe do DER-MG. A área do acidente foi sinalizada e, por volta de 8 horas da manhã, era aguardada a chegada da perícia técnica.
Ao chegar no local, a equipe do SAMU encontrou Flávia consciente, com apenas um corte na testa, mas sua colega estava desacordada. Ambas foram levadas ao Hospital Cataguases onde estão sendo medicadas. Segundo informou o médico Pedro César Martins, plantonista que as atendeu, Flávia passa bem e está em observação, mas sua colega, Cristina, está em coma e seu estado de saúde é grave. Flávia, disse não lembrar o sobrenome da amiga, revelando apenas que ela teve um bar na "Cojan", Conjunto Habitacional João Paulo II, no bairro Colinas.Segundo o irmão de Flávia, Fabrício Zulato, que é sócio-proprietário do Auto Socorro Dois Irmãos, o acidente teria ocorrido por volta de três horas da manhã. As duas foram para Leopoldina na noite de sábado para se divertir e no caminho para casa depararam com um cavalo que estava na pista. Flávia não conseguiu desviar do animal, chocando-se contra ele, perdeu o controle da direção e cerca de cem metros adiante saiu da pista caindo em uma pequena ribanceira de cerca de quatro metros de altura do nível da estrada. As duas ocupantes do Prisma, ainda conforme relatou Fabrício, ficaram desacordadas com o impacto e somente nesta manhã, pouco antes das 7 horas, Flávia acordou e conseguiu chegar até à estrada para pedir socorro. O cavalo morreu com o impacto e a Polícia não conseguiu identificar seu proprietário.
NOTA DA REDAÇÃO: Matéria alterada às 10:51 horas para inserção de foto e nome completo de uma das vítimas.
{{banner-interno}}
Depois de adquirir em 2013 um terreno de 435m², a Prefeitura de Guiricema acaba de negociar uma nova área nas proximidades do Cemitério Municipal para iniciar as obras de construção da nova Capela Mortuária do município. O terreno com área de 1.802m² foi adquirido por R$22,7 mil, totalizando um investimento de 47,7 mil em uma área de 2.237 m². "Tínhamos que concluir a compra do terreno apropriado para o início das obras da nova capela municipal", disse o prefeito Antônio Vaz de Melo. "Com a aquisição de toda essa área temos espaço suficiente para iniciar as obras".
Telecentro Comunitário - Para poder incluir a população de Vilas Boas, distrito de Guiricema, ao mundo da internet, a Prefeitura inaugurou recentemente naquela localidade um novo Telecentro Comunitário. O espaço disponível para comunidade contém dez computadores com serviços de internet gratuitos. "Hoje em dia tudo está conectado a internet e o incentivo ao uso da rede de computadores pela nossa população é um facilitador para todos eles", disse o prefeito. De acordo ainda com Antônio Melo, para breve também serão oferecidos cursos de informática para todos. "Dessa forma todos usarão os equipamentos com consciência e disciplina, além de adquirirem conhecimento sobre informática".
Sinal de celular - Dois distritos de Guiricema, Tuiutinga e Vilas Boas, foram contemplados pela segunda etapa do Programa de Universalização do Acesso aos Serviços de Telecomunicações do Estado de Minas Gerais, o Minas Comunica. Além da cobertura celular, os distritos terão serviço de comunicação de dados para os aparelhos podendo inclusive acessar a internet. Esta etapa do programa visa implantar o serviço de cobertura celular e comunicação de dados em 692 distritos de 359 municípios mineiros, onde vivem cerca de 1,17 milhão de pessoas. Os investimentos previstos podem chegar a R$ 138,4 milhões. A meta do Governo do Estado é que, até o final deste ano, a telefonia chegue a 50% dos contemplados, mas com conclusão final até fevereiro de 2016.{{banner-interno}}
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Além Paraíba (Zona da Mata) na quinta-feira (8/5/14), às 9 horas. À tarde, a partir das 13h30, os deputados realizam audiência pública para discutir a situação da instituição. A Apae de Além Paraíba fica na Rua Eduardo Jordão, 128 - Vila Caxias.
Segundo o deputado Duarte Bechir (PSD), autor do requerimento e presidente da comissão, o objetivo da visita é conhecer os serviços prestados atualmente e verificar a infraestrutura da Apae de Além Paraíba. Já o debate vai focar no financiamento e nas condições de funcionamento das unidades da Apae situadas na Zona da Mata. "Nós pretendemos fortalecer essas instituições e oferecer ao futuro governador uma proposta de trabalho que dê uma atenção continuada a elas. Queremos conhecê-las mais de perto, traçar um perfil detalhado de cada Apae em Minas", explica.
Esta é a terceira de uma série de dez audiências públicas para traçar um raio x das Apaes em várias regiões do Estado. Ainda serão visitados os seguintes municípios: Araxá (Alto Paranaíba), Manhuaçu (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas), Paracatu (Noroeste), Pará de Minas (Região Central do Estado), Araçuaí (Vale do Jequitinhonha) e Uberlândia (Triângulo Mineiro).
Convidados – Foram chamados a participar da visita e do debate o prefeito de Além Paraíba, Fernando Lúcio Ferreira Donzeles; o presidente da Câmara Municipal, vereador Thiago Souza Sabino; os secretários de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola; e de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis; a secretária de Assistência Social de Além Paraíba, Renata de Paula Militão; a diretora pedagógica da Apae de Além Paraíba, Lívia Luz de Oliveira; e os representantes dos pais de alunos Carlos Henrique Lima Protta e Fabrízio José da Silva Faria.{{banner-interno}}