A Associação Comercial e Industrial de Cataguases - ACIC - realizou neste domingo, 4 de maio, no Centro de Atividades do Trabalhor - CAT - a sua já tradiconal Festa em homenagem ao Dia do Trabalhador. Coordenada pela gerente daquela entidade, Léllis Dutra e com a participação de Gilmara Campos, o evento reuniu um grande público que curtiu uma boa música ao som do DJ Saulo Cavalari, participou de um farto sorteio de prêmios, participou de jogos e brincadeiras, além de saborearem uma deliciosa feijoada no almoço. Ainda durante o dia, foram servidos pipoca e cachorro quente aos participantes, informou Léllis.
A Festa do Trabalhador, é uma iniciativa da ACIC que tem por objetivo reconhecer o esforço daqueles que geram as riquezas do país, e principalmente, conforme destaca Léllis, "promover um congraçamento maior entre os trabalhadores em um dia de lazer e diversão". Ela completou dizendo que ser aquele o evento que a Associação Comercial promove com "muito carinho e zelo por reconhecer a importância do trabalhador na sociedade. É o nosso reconhecimento à dedicação de todos", finalizou. A festa começou às 10 horas e só terminou no final da tarde. O momento mais aguardado por todos foi o sorteio de prêmios com variados tipos de eletrodomésticos, como forno de microondas, além de TV de LCD e ventilador.
Veja as fotos da festa na galeria abaixo. {{banner-interno}}
O filme "O Menino no Espelho", rodado em Cataguases, como parte das atividades do Polo Audiovisual da Zona da Mata, estreou recentemente no Ceará e no último dia 1º de maio, conquistou duas Menções Honrosas no Cine PE Festival Audiovisual, em Recife (PE). Dirigido por Guilherme Fiúza Zenha, o longa é uma adaptação do livro de Fernando Sabino e tem no elenco infantil o talentoso Murilo Quirino, filho caçula do músico Agenor Ladeira e da jornalista Cristina Quirino.
O filme foi muito bem recebido pela crítica e o jornal O Estado de S. Paulo, publicou uma matéria elogiosa sobre a película. "Exemplarmente produzido – pela Camisa Listrada –, o filme enche os olhos com seu cuidado cenográfico e plástico. A primeira parte é a mais sedutora. Recria os folguedos infantis – a tentativa de voar, num avião que o menino cria a partir da Mademoiselle de Santos Dumont", escreveu Luiz Carlos Merten para aquele jornal. E, ainda sobre o filme, ele completa: "O menino olha-se no espelho e dele salta o seu reflexo, querendo usurpar sua vida. E tudo se passa nessa cidade cheia de folguedos, com uma casa assombrada e um grupo de integralistas liderado pelo major".
Em Recife "O Menino no Espelho" conquistou a primeira Menção Honrosa por ampliar a proposta de uma produção brasileira que destaca fatos da história nacional para um público infantil. Já o segundo prêmio, foi para o elenco infantil, especialmente para Lino Facioli. "A expectativa, diz o jornal, é de que O Menino no Espelho também funcione como filme infantil. O carinho com que foi feito, uma certa perspectiva de distanciamento, o gosto pelos detalhes, tudo deve funcionar muito bem com os adultos. O longa ganha as telas dos cinemas comerciais do Brasil no dia 19 de junho, em Copacabana, Rio de Janeiro. Mas deverá ter uma estreia especial por aqui. (Com informações de O Estado de S. Paulo){{banner-interno}}
No último dia 29 de abril, a transferência dos ativos de iluminação pública, exigência legal, que vem preocupando as pequenas prefeituras do Brasil, foi tema de reunião entre o Prefeito de Recreio, Ônio Fialho Miranda, o "Oninho", o Secretário de Administração, Leano Pessamilio Carraro; o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luís Otávio Guilherme Silva; o Analista Técnico Comercial da Energisa, Adauto Sérgio de Azevedo; e o Gerente do Departamento Comercial da Energisa, Luiz Cláudio de Paula Silva.
Os ativos são os conjuntos de braços, luminárias, lâmpadas, reatores a vapor de sódio e mercúrio, que a partir de 1º de janeiro de 2015 serão de responsabilidade das Prefeituras e não mais das concessionárias de energia elétrica. A transferência deste encargo está regulamentada pela Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica - "Aneel" - Nº 587, de 10 de dezembro de 2013 e foi feita com base no Artigo 30, Inciso V, da Constituição Federal, que fixa a competência dos Municípios para organizar e prestar diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local.
Na reunião os representantes da Energisa, concessionária que realiza os serviços de iluminação pública em Recreio, explicaram para o Prefeito Oninho as transferências que já estão sendo feitas em municípios maiores, através de processos licitatórios para a contratação de empresas especializadas nesta área. Eles reconheceram a dificuldade que os pequenos municípios terão para contratar mão-de-obra especializada, montar estrutura, comprar veículos adequados e fazer treinamento especializado para a prestação do serviço. Segundo dados apresentados, a Prefeitura de Recreio terá que manter 1584 pontos de iluminação pública.
Esta é a terceira data estipulada pela ANEEL para transferir os ativos de iluminação pública aos Municípios. A primeira foi de 24 meses contados a partir de 9 de setembro de 2010, através da Resolução Normativa Nº 414/2010, depois alterado para 31 de janeiro de 2014 pela Resolução Normativa Nº 479, de 3 de abril de 2012 e por último, 31 de dezembro de 2014, por meio da Resolução Normativa Nº 587/2013.
{{banner-interno}}
Será realizado em Belo Horizonte entre os dias 6 e 8 de maio (terça a quinta-feira), o 31º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM). O evento vai contar com representantes de quase todas as cidades de Minas e de Cataguases vão participar os vereadores Antônio Batista Pereira (Beleza), Walmir Linhares e Luiz Carlos da Silva Sodré (Russo). Walmir disse que o evento é uma oportunidade para "atualizar os conhecimentos sobre gestão pública municipal, além de promover um intercâmbio entre os agentes políticos".
O 31º Congresso Mineiro de Municípios vai discutir e debater por meio de conferências e palestras, sobre os cenários econômico e político mundial, brasileiro e mineiro para o ano de 2014, além de tratar dos principais desafios dos gestores públicos municipais e as principais oportunidades de ação. Além do Congresso, acontecerá simultaneamente, a 30ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios voltada para que os gestores municipais possam conhecer as novidades de tecnologia e gestão e, com isso, buscar uma gestão de qualidade.A AMM é uma entidade representativa dos municípios e tem como presidente o prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada.
A abertura do Congresso será às 10 horas e logo em seguida haverá a primeira conferência que será proferida pelo Senador Aécio Neves. Ele vai falar sobre "Os desafios do Brasil e o papel dos Municípios". No dia seguinte, o advogado, jornalista e professor universitário na Escola de Comunicações e Artes da USP, Clóvis de Barros Filho, vai falar sobre "Ética e Comunicação". Na parte da tarde é a vez do jornalista de Economia e comentarista da TV Globo, Carlos Sardenberg. Ele vai abordar o tema "O cenário econômico brasileiro e suas consequências no processo político". No dia 8, o jornalista e apresentador do Jornal da Globo, Willian Waack vai falar sobre "O movimento das ruas e seus impactos na gestão pública brasileira". O evento termina após um paínel que vai contar com as participações do Senador Clésio Andrade, ex-ministro Fernando Pimentel, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda e o ex-ministro Pimenta da Veiga.{{banner-interno}}
Duas pessoas ficaram feridas na noite deste domingo (04), após o veículo em que viajam atropelar um cavalo na BR 116, próximo ao Distrito de Itamuri, próximo a Muriaé.
Os quatro amigos seguiam da cidade de Belo Horiente para Juiz de Fora, quando um cavalo atravessou correndo a pista.
Com o impacto o carro ficou totalmente destruído e dos quatro ocupantes, dois foram socorridos pela equipe do Samu com ferimentos na cabeça, já os outros não se feriram.
O dono do cavalo não teve ferimentos.
Foi acionado o guincho sendo o veículo removido ao pátio credenciado, a PRF foi acionada compareceu no local e registrou a ocorrência. (Foto: Rádio Muriaé){{banner-interno}}