Faleceu na madrugada desta terça-feira, 6 de maio, a segunda vítima do acidente ocorrido na manhã de sexta-feira, 2, na estrada Cataguases-Leopoldina, próximo ao motel Mira Aí. Maria Amélia da Silva Ferreira, era casada com o motorista do Gol, Moacir Ferreira, que colidiu de frente com um Siena. A informação foi confirmada pelo Hospital de Cataguases nesta manhã. A causa da morte seria complicações decorrentes dos ferimentos provocados pelo acidente. Maria Amélia está sendo velada na Capela Mortuária do Cemitério São José, em Cataguases, e seu sepultamento está previsto para as 17 horas desta terça-feira.O estado clínico da vítima de outro acidente, Cristina Soares Silva, ocorrido na madrugada de domingo, 4, também na estrada Cataguases-Leopoldina, e provocado por um cavalo que estava na pista, continua inalterado nesta manhã de terça-feira, conforme informações obtidas no Hospital de Cataguases. Cristina permanece na UTI, em coma e respirando com a ajuda de aparelhos.
Outro cataguasense, Emanuel Lucius Carvalho Alves, o "Manuel Timbuca", que se envolveu em um grave acidente na BR-356, em Retiro do Muriaé, distrito de Itaperuna (RJ), no dia 28 de abril, continua se recuperando bem no CTI Terciário do Hospital São José do Avaí, naquela cidade. Segundo o boletim médico divulgado no início desta tarde ele está conversando, se alimentando e apresenta evoluções diárias. O Hospital, porém, disse não ter previsão de data para ele deixar o CTI e ir para o quarto.{{banner-interno}}
O Diretor Presidente do Sicoob Coopemata, César Augusto Mattos, acaba de ser eleito membro do Conselho Fiscal do Bancoob, Banco Cooperativo do Brasil, representando o Cooperativismo de Crédito Mineiro na esfera nacional. Conquista que evidencia e posiciona Cataguases no cenário nacional.
Em seus 15 anos de existência seguindo uma trajetória de crescimento e destaque no Sistema Cooperativo de Minas Gerais e do Brasil, o Sicoob Coopemata mais uma vez, tem o trabalho reconhecido por meio de seu Presidente, César Mattos. César atualmente possui assento no Conselho de Administração da Central das Cooperativas de Crédito do Estado de Minas Gerais, Sicoob Central Cecremge, é membro do Conselho Fiscal da Ocemg, Organização das Cooperativas de Minas Gerais, que congrega todos os ramos do Cooperativismo e é Presidente do Conselho do Sicoob Brasil.
O Sicoob Coopemata possui cerca de seis mil cooperados e mais de setenta colaboradores. É uma instituição financeira que também valoriza a realização pessoal no desenvolvimento das comunidades, por meio do investimento em projetos sociais, principalmente do seguimento de educação.{{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases realizará sessão ordinária a partir das 18h30 dessa terça-feira, 6 de maio, quando estarão em pauta para discussão os Projetos de Lei Nº 16/2014, 18/2014 e 19/2014 formulados pelo Legislativo, além do Nº 42/2013 de autoria Executivo. No Grande Expediente, a reunião poderá ter pronunciamentos dos vereadores José Augusto Guerreiro Titoneli, Walmir Linhares da Costa e Serafim Couto Spindola.
As proposições inscritas na Ordem do Dia da reunião dessa semana já estiveram em pauta na última sessão ordinária, mas, por conta de discussões sobre outros assuntos, em especial acerca do Projeto de Lei 63/2014 que trata do reajuste do salário dos professores, a reunião se estendeu demasiadamente e os vereadores aprovaram o adiamento da pauta.
O Projeto de Lei Nº 16/2014, de autoria dos vereadores Fernando Rodrigues do Amaral e Paulo Sérgio Ribeiro Ventura (Aritana) visa instituir normas para destinar 10% da arrecadação proveniente de aplicação de multas de trânsito para a aquisição de temporizadores a serem instalados nos semáforos do município. Já o Projeto de Lei Nº 19/2014, formulado pelo vereador José Augusto Guerreiro Titoneli, tem como objetivo autorizar o Chefe do Executivo a denominar de "Praça de Skate Moacir Vieira Barbosa" a Pista de Esportes Radicais que está em construção ao lado da Praça de Esportes.
O outro Projeto de Lei do Legislativo em pauta é proposto pelo vereador Maurício do Vale Rufino e trata de alterações na Lei Municipal Nº 32/2003, com intuito de garantir que somente façam uso da gratuidade no transporte coletivo urbano as pessoas amparadas por Lei. Do Executivo, o Projeto de Lei que poderá ser votado nessa terça-feira quer alterar os artigos 8º, 11º, 13º e 44º da Lei Nº 2.427/95, referente ao Código de Zoneamento, Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo Urbano.
Matéria alterada às 9h35 do dia 06/05/14 para correção de texto.
{{banner-interno}}
A Defesa Civil foi acionada por volta das 20 horas desta segunda-feira, 5 de maio, para conter as chamas que consomem parte da sucata do Nunes Ferro Velho, localizado na Vila Reis, em Cataguases. A Polícia Militar também esteve no local após ser chamada por moradores da vizinhança.
O incêndio começou à tarde, por volta das 15 horas, quando o caminhão pipa da Defesa Civil esteve no local para apagar as chamas que começaram após um dos funcionários da empresa ter manuseado um maçarico que possivelmente expeliu alguma fagulha dando origem ao fogo. Naquela ocasião as chamas foram controladas mas reacendeu no começou da noite assustando os moradores que estão inseguros desde o recente incêndio na fábrica da Hidroazul, vizinha do Ferro Velho.
Segundo a Polícia Militar o fogo se alastrou por acidente e a Defesa Civil avalia que as chamas somente serão exterminadas se o material que está queimando for coberto com terra, o que somente será feito a partir desta terça-feira. Até agora foram consumidos quatro tanques de água do caminhão pipa da Defesa Civil para conter as chamas e evitar que o fogo se alastre durante a noite. Ninguém ficou ferido até o momento e os prejuízos são apenas materiais.
Veja as fotos na galeria abaixo.{{banner-interno}}
Permanece internada em coma, na UTI do Hospital Cataguases, Cristina Soares Silva, vítima de um acidente na estrada Cataguases-Leopoldina provocado por um cavalo que estava no meio da pista, na madrugada desse domingo, 4 de maio. Ela e sua colega Flávia Zulato voltavam de Leopoldina em um Prisma preto quando, após uma curva, na altura do Km 735 da BR-120, colidiram de frente com o cavalo. Após o choque, o carro ainda percorreu cerca de 100 metros até cair numa ribanceira de quatro metros de altura.
Flávia, que dirigia o carro, ficou desacordada com o impacto e acordou pouco antes das 7 horas da manhã e conseguiu sair do veículo e ir até à pista pedir socorro. Ela teve ferimentos leves, ficou em observação por algumas horas no Pronto-Socorro e recebeu alta hospitalar na tarde de domingo. Já Cristina, de acordo com aquele hospital, continua em coma, respirando com ajuda de aparelhos e seu estado de saúde é estável.
A Polícia Militar de Cataguases foi a primeira a chegar ao local do acidente após ser acionada por pessoas que foram paradas na estrada pela própria Flávia. Os policiais prestaram o primeiro atendimento através dos Cabos Éden Resende, e Silas, além dos soldados Teodoro e Ítalo, com o apoio do Cabo René Duarte, além de um policial militar do Rio de Janeiro, Sargento Edson Pontes e de um Agente Penitenciário que passavam pelo local. Em seguida, entregaram o caso para a Polícia Rodoviária Estadual, que foi assumido pelo Sargento Marcelo e o soldado Machado. Os primeiros socorros foram prestados pelas equipes do SAMU e SAI (Serviço de Atendimento Integrado ao Usuário) do DER/ MG. (Com fotos do acidente cedidas pela Polícia Militar de Cataguases e a de Cristina reprodução da internet)
{{banner-interno}}