O Sicoob Coopemata realizou na noite desta segunda-feira, 12 de novembro, na casa de Festas Manto Verde, em Cataguases, sua tradicional Pré-Assembleia anual de prestação de contas. É um momento, também, para os cooperados - que compareceram maciçamente ao evento - receberem informações acerca do andamento daquela cooperativa. Como acontece anualmente, os resultados mais uma vez confirmam a solidez do negócio e revelam um crescimento acima da média neste seguimento. Criado há vinte anos em Cataguases, o Sicoob Coopemata está presente hoje em onze cidades e apresenta números bastante significativos, conforme explicaram seus diretores e também o presidente daquela cooperativa, César Augusto Mattos que, inclusive, previu uma distribuição de sobras no início de 2019 da ordem de R$ 25 milhões, o dobro do montante deste ano.Aberta com uma apresentação do Coral Encantando (foto ao lado), mantido por aquela cooperativa, e que de acordo com César Mattos, "coroa bem o resultado do nosso trabalho na medida em que abrimos espaço - democraticamente - para crianças e adolescentes que queiram dele participar de forma gratuita", a Pré-Assembleia foi aberta com uma palavra de boas vindas pelo gerente da agência em Cataguases, Alexandre Pinheiro Nunes. Em seguida Vanessa Fajardo apresentou alguns dos principais números daquela Cooperativa como o quadro enxuto de funcionários - 157 - a grande maioria na faixa etária de 39 anos e dois anos de atuação na empresa devido, conforme explicou, a admissão de novos profissionais em decorrência de seu crescimento.
Ela continou apresentando os números que foram consolidados em 31 de outubro último quando a Coopemata registrava ativos totais de R$ 312,5 milhões de reais, depósitos totais de R$ 210 milhões, patrimônio líquido de R$ 65,3 milhões, capital social de R$ 32 milhões e operações de crédito no valor de R$ 262 milhões. Para reforçar a sólida e confortável situação do Sicoob Coopemata, o índice de inadimplência registrado é de 1,63%, abaixo da média nacional. Estes números, conforme Vanessa, apresentam crescimento significativo se comparados com os do ano anterior. Ela finalizou dizendo que a instituição prepara-se para abrir sua décima segunda unidade em Contagem/MG. Lorena Miranda (foto ao lado) falou sobre a responsabilidde social da Cooperativa destacando seus projetos sociais com ênfase no Centro Cultural Sicoob Coopemata e o projeto Encantando. Lá são desenvolvidos diversas ações de cunho cultural, como aulas de desenho, instrumentos musicais, entre outros, enumrou Lorena.{{banner-interno}}
Humberto de Abreu Santos (foto ao lado), diretor financeiro do Sicoob Coopemata fez uma explanação sobre o sistema Sicoob mostrando sua solidez no mercado e o forte crescimento que vem apresentando ao longo dos anos, conseguindo alcançar o segundo lugar no ranking "Desempenho Financeiro", de acordo com a revista Época 360°. Em seguida foi a vez de Letícia Martins Melo, supervisora de produtos e serviços, apresentar o portfolio de produtos oferecidos pelo Sicoob Coopemata como seguros, previdência privada, caderneta de poupança, cobrança e a máquina para recebimentos via cartão Sipag, sucesso em Cataguases, conforme explicou. Já Márcia Magda Coutinho, gerente regional, destacou a ênfase que a cooperativa vem dando aos clientes empresariais o que, segundo ela, vem alcançando resultados "acima do esperado".
César Mattos enfatizou os números apresentados pela Cooperativa que preside. Destacou com ênfase o lado sócio-cultural da instituição por meio da criação do Centro Cultural Sicoob Coopemata que desenvolve várias atividades culturais em uma residência que é uma obra de arte, em pleno centro de Cataguases e destacou o Coral Encantando como exemplo de sucesso nesta área . Ele revelou o interesse da instituição em ampliar estas ações e levá-las às outras cidades em que atua. Em um breve histórico sobre a origem da Coopemata, César lembrou o início dificil após abraçar a ideia de Newton Dutra, à época presidente da Associação Comercial e Industrial de Cataguases, "que plantou a semente desta cooperativa e desde então, ao lado do Camilo, meu vice-presidente, acreditamos nesta ideia", disse. A respeito dos números apresentados, César (foto ao lado) frisou a distribuição das sobras em 2019 aos cooperados que deverá chegar ao montante de R$ 25 milhões, "o que significa o dobro do valor distribuído este ano e confirma o nosso ritmo de crescimento acima da média das demais cooperativas. A cada dois anos dobramos nossos números", acrescentou. Ele também incentivou os cooperados a realizarem suas movimentações financeiras exclusivamente na cooperativa que "oferece todos os produtos de qualquer banco a taxas infinitamente menores, além de contribuir para o crescimento do negócio que também é seu", salientou. Entre os produtos ofertados pela cooperativa César destacou a máquina para realizar pagamentos via cartão, a Sipag, a campeã no mercado em Cataguases. Em segundo lugar o destaque fica para o serviço de cobrança daquela cooperativa, informou. Ele encerrou seu pronunciamento revelando que a partir de fevereiro de 2019 a Coopemata vai começar a fazer operações com câmbio. Para finalizar foram sorteadas entre os presentes sacolas ecobags, incentivando a preservação do meio ambiente. (Fotos Coral Encantando: Natália Melo)
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) publicou, no Diário Oficial Minas Gerais na sexta-feira, 9 de novembro, a Resolução SEE nº 3.999, que estabelece, para a Rede Pública Estadual de Educação Básica, o calendário escolar para o ano de 2019.
De acordo com o documento, o ano escolar terá início no dia 4 de fevereiro, ou seja, a partir deste dia professores, especialistas, diretores e demais servidores já estarão presentes nas escolas estaduais para planejar as atividades que serão desenvolvidas nos primeiros dias de aula. Já o ano letivo, com o início das aulas a todos os estudantes, começará no dia 7 de fevereiro.
Após elaborado o calendário deverá ser encaminhado para a Superintendência Regional de Ensino (SRE), que deverá homologar e supervisionar o cumprimento das atividades nele previstas, de acordo com as normas da SEE. Ele deve prever, no mínimo, 200 dias letivos e carga horária mínima de 800 horas para os anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio noturno e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio diurno. {{banner-interno}}
De acordo com a Resolução, o ano letivo se encerrará no dia 13 de dezembro e o ano escolar no dia 18 do mesmo mês. O período de 19 a 26 de junho será destinado às atividades da Semana Estadual de Prevenção às Drogas. Do dia 1º a 5 de julho deverão ser realizadas as atividades voltadas para o fortalecimento da cultura de prevenção de acidentes nas escolas e comunidade escolar. Já 21 de setembro (sábado) será dia letivo destinado às atividades da "Virada Educação Minas Gerais". (Foto: Arquivo)
O prefeito de Recreio, José Maria André de Barros, estabeleceu que, a partir desta segunda-feira, 12 de novembro, as repartições públicas da Prefeitura vão funcionar das 7h às 13h. O decreto estabelecendo o novo horário foi publicado na última sexta-feira, 09, no Diário Oficial dos Municípios Mineiros.
De acordo com o decreto, a mudança no horário é uma medida para conter as despesas e acumular recursos nos cofres públicos para quitar o pagamento dos servidores nos próximos meses. Outro motivo, de acordo com o Executivo, é a dívida do Governo do Estado com Recreio, que já supera R$ 2,6 milhões.
O decreto ainda estabelece que "os setores que desempenham atividades essenciais e com calendário próprio deverão cumprir jornada na forma disciplinada pelo secretário competente". A medida vale até a publicação de um novo decreto, quando a situação econômica for revertida. {{banner-interno}}
Veja o decreto na íntegra.
DECRETO Nº 172 , DE 07 DE NOVEMBRO DE 2018.Estabelece o horário de funcionamento das repartições públicas da Prefeitura Municipal de Recreio e dá outras providências.
O PREFEITO MUNICIPAL DE RECREIO, ESTADO DE MINAS GERAIS, no uso das atribuições legais,considerando a grave e prolongada crise financeira por que passa todo o país, com diminuição da atividade econômica e consequente redução da arrecadação de tributos e repasses constitucionais aos municípios; considerando que a situação é ainda mais grave no Estado de Minas Gerais em virtude da continua retenção por parte do Governo do Estado de recursos pertencentes aos município; considerando que a dívida para com o Muncípio de Recreio é da ordem de R$ 2.600.000,00 (dois milhões e seicentos mil reais), conforme levantamento da Associação Mineira dos Municípios, de amplo conhecimento e divulgação; considerando que tal situação impõe enormes prejuízos financeiros e adminsitraivos ao poder público municipal;considerando a necessidade de redução das despesas de custeio no âmbito dos órgãos que compõe a Administração Municipal;
D E C R E T A:Art. 1º Fica estabelecido que o horário de funcionamento das repartições públicas da Prefeitura de Recreio, a partir de 12 de novembro de 2.018 será das 07h00 às 13h00, salvo aqueles setores que desempenham atividades essenciais e com calendário próprio, os quais deverão cumprir jornada na forma disciplinada pelo Secretário competente.
Art. 2º As medidas de que trata o presente Decreto e que visam otimizar a prestação de serviços públicos vigorarão até a publicação de novo Decreto, quando da reversão da situação emergencial.
Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Prefeitura Municipal de Recreio, MG, 07 de novembro de 2.018. 80º da Emancipação Político-Adminsitrativa
JOSÉ MARIA ANDRÉ DE BARROSPrefeito de Recreio
Dois assaltantes foram presos no começo da tarde desta segunda-feira, 12 de novembro, em Miradouro/MG, durante tentativa frustrada de assalto a agência dos Correios daquela cidade. A Polícia Militar em parceria com a Civil agiram rápido fazendo cerco aos assaltantes que terminaram presos. A ação começou pouco depois do meio dia quando dois jovens entraram na agência e fizeram reféns pelo menos seis pessoas entre funcionários e clientes.
De acordo com informações preliminares a dupla conseguiu efetuar o assalto e quando já estava saindo da agência foi surpreendida pela PM de Miradouro sob o comando do tenente Thiago Lemes, que atuou em Cataguases. O dinheiro que estava com eles dentro de uma sacola foi recuperado e contabilizado. Eles iriam levar cerca de R$ 7.500,00 e toda a ação transcorreu sem disparo de arma de fogo.
No momento em que ia sair da agência perceberem que estavam cercados e acabaram se entregando, conforme informou a PM. Os dois tem passagens pela Polícia por roubos, sendo um de Leopoldina e outro de Belo Horizonte, e teriam se conhecido na penitenciaria Manoel Martins Lisboa Júnior, em Muriaé. Um deles deixou a prisão em Outubro último e o outro agora em novembro, ainda conforme informações policiais. {{banner-interno}}
O carro utilizado pela dupla - um Chevrolet Monza vermelho - foi encontrado nas proximidades dos Correios e lhe foi emprestado para praticar o crime, mas o nome do proprietário ainda não foi divulgado, apesar de já ter sido identificado. Eles, porém, negaram estarem no veículo afirmando terem vindo de motocicleta que não foi localizada nas proximidades da agência, ainda conforme a PM. Eles foram levados para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Muriaé onde prestam depoimento. (Fotos:Rádio Muriaé)
Desde o último sábado, 10 de novembro, boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco ou correspondente e não apenas na instituição financeira em que foram emitidos. Isso tornou-se possível com a conclusão da implementação da Nova Plataforma de Cobrança (NPC), sistema desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com os bancos. Na última fase do processo, passa a ser obrigatório o cadastramento de títulos referentes a faturas de cartão de crédito e doações no novo sistema.
Segundo a Febraban, além da praticidade, a implementação da NPC torna o processo de pagamento via boleto mais seguro, sem risco de fraudes. Outra mudança diz respeito ao comprovante de pagamento, que será mais completo, apresentando todos os detalhes do boleto, (juros, multa, desconto, etc) e as informações do beneficiário e pagador.
O projeto da Nova Plataforma de Cobrança começou há quatro anos. Desde 2016, a medida vem incorporando à base de dados os boletos de pagamentos já dentro das normas exigidas pelo Banco Central, ou seja, com informações do CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do emissor, data de vencimento e valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador.
A Febraban diz que essas informações são importantes para checar a veracidade dos documentos na hora do pagamento. Caso os dados do boleto a ser pago não coincidam com os registrados na base da nova plataforma, o documento é recusado, pois pode ser falso.
Para fazer a migração do modelo antigo de processamento para o atual, os bancos optaram por incluir os boletos no novo sistema por etapas, de acordo com o valor a ser pago. Esse processo começou em meados do ano passado para boletos acima de R$ 50 mil (os de menor volume) e termina hoje, com a incorporação dos boletos de cartão de crédito e doações.
A previsão inicial era que o processo fosse concluído em 22 de setembro. Entretanto, em junho deste ano, após dificuldades de clientes para pagar boletos, a Febraban alterou o cronograma. {{banner-interno}}
Última faseCom uma participação de cerca de 40% do total de títulos emitidos no país, os boletos de cartões de crédito e doações têm uma característica em comum: o valor a ser pago pelo consumidor pode não ser exatamente o que consta em cada boleto. No caso dos cartões, porque há opções de pagamento, como valor mínimo, duas ou três parcelas. No caso das doações, o usuário também pode escolher um valor diferente do que está impresso no boleto.
Segundo a Febraban, da mesma forma que nas fases anteriores, se os boletos não estiverem cadastrados na base do novo sistema, os bancos irão recusá-los. Se isso ocorrer, o pagador deve procurar o beneficiário, que é o emissor do boleto, para quitar o débito ou solicitar o cadastramento do título. (Foto: Arquivo)