Com o tema "A alegria do Evangelho", começa nesta terça-feira, 13 de maio, e vai até dia 22 (quinta-feira), a partir das 19:30 horas, a Festa de Santa Rita, padroeira de Cataguases. Realizada há mais de 30 anos na cidade, nesta edição a programação conta com sorteio de prendas, barracas de doces, salgados, caldos, artesanatos, show pirotécnico, além de apresentações de corais e de bandas da cidade.
A festa conta com o voluntariado de centenas de pessoas, seja em forma de doações ou do trabalho nas barracas, atendimento ou na preparação dos pratos. Para comemorar o dia da padroeira, 22 de maio, feriado municipal, haverá no Santuário de Santa Rita de Cássia, missas às 07, 09, 15 horas, procissão às 17 horas, Missa festiva, com a banda Santuário, às 18 horas e o Show Pirotécnico, às 20 horas. Nos dias 18 e 22 será servido almoço, no Salão Paroquial, a partir das 11 horas.
Um dos momentos mais aguardados da festa é o já tradicional Sorteio de prêmios que será realizado no domingo, 18 de maio, a partir das 14 horas. Este anos os participantes vão concorrer aos seguintes prêmios:1º - 1 Notebook Positivo Dual 14’ 2GB2º - 1 Máquina de Lavar Brastemp Cleam 8 kg.3º - 1 Geladeira Electrolux Cycle Defrost 2 portas 332 L.4º - 1 Honda CG 125 FAN ESD (completa)5º - 1 Honda CG 125 FAN ESD (completa)
(Foto: Reprodução Internet){{banner-interno}}
O Comando da 146ª Companhia Especial da Policia Militar de Cataguases vai realizar uma reunião com os representantes dos estabelecimentos comerciais da cidade para debater sobre segurança pública. O encontro será no dia 15 de maio (quarta-feira), às 19 horas, no auditório do Centro Cultural Humberto Mauro.
Segundo a PM, o objetivo da reunião é estabelecer estratégias e medidas de segurança através de debates, de modo a identificar, analisar e propor soluções conjuntas para os problemas com segurança Pública nos estabelecimentos de comércio local.
O evento é gratuito e voltado aos empresários e lojistas. Vale enfatizar que esta é uma oportunidade para os comerciantes relatarem os problemas que enfrentam no dia a dia, referentes ao assunto e para sugerirem propostas de melhoria.
{{banner-interno}}
Até o dia 16 de maio podem ser feitas as inscrições para os interessados em participar em Leopoldina do Empretec, curso promovido pelo Sebrae voltado para quem tem vocação empreendedora e pretende abrir o seu próprio negócio. Também é indicado para empresas já consolidadas, mas que querem crescer ainda mais em busca de novos mercados. Segundo pesquisa do Sebrae, os empreendedores que fizeram Empretec registraram um acréscimo de R$ 24,6 mil por mês no faturamento de suas empresas.
Mais de 90% dos entrevistados confirmaram o aumento dos lucros após a conclusão do seminário e que aplicaram imediatamente mudanças em seus produtos e serviços com base nos conhecimentos adquiridos. O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas - ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios, promovido em cerca de 34 países.
No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamentepelo Sebrae e já capacitou cerca de 190 mil pessoas, em 8.400 turmas distribuídas pelos 27 Estados da Federação. Todo ano, o Empretec capacita em torno de 10 mil participantes. Segundo pesquisa do Sebrae, os empreendedores que fizeram Empretec registraram um acréscimo de R$ 24,6 mil por mês no faturamento de suas empresas. O Empretec pode proporcionar aos seus participantes a melhoria no seu desempenho empresarial, maior segurança na tomada de decisões, a ampliação da visão de oportunidades, dentre outros ganhos, aumentando assim as chances de sucesso empresarial.
O curso, com 60 horas de capacitação, será ministrado de 2 a 7 de junho em Leopoldina. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (32) 3441-2896, na Associação Comercial de Leopoldina (Rua Ribeiro Junqueira, 52), ou 3421-6326 (Cataguases) e, ainda pelo 0800 570-0800. São 60 horas de capacitação em seis dias de imersão onde o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base 10 características comportamentais:
1. Busca de oportunidade e iniciativa2. Persistência3. Correr riscos calculados4. Exigência de qualidade e eficiência5. Comprometimento6. Busca de informações7. Estabelecimento de metas8. Planejamento e monitoramentosistemáticos9. Persuasão e rede de contatos10. Independência e autoconfiança{{banner-interno}}
O Sistema Nacional de Emprego (SINE) oferece 22 vagas de trabalho nesta segunda-feira (12/05) em Muriaé, sendo algumas das vagas para portadores de necessidades especiais. Interessados devem comparecer ao SINE. Os candidatos podem ainda se inscrever pela internet.
Alguma das vagas ofertadas: Auxiliar de Eletrônica, Assistente Administrativo (vaga exclusiva para deficiente), Consultor de Vendas, Garçom, Motoboy, Nutricionista, Técnico de informática (analista de sistemas).
Veja a relação completa de vagas de emprego na cidade de Muriaé ofertadas no SINE, que é atualizada diariamente:{{banner-interno}}
Após o sucesso de seu primeiro livro, "A Cidade do Casamento", a cataguasense Renatta Barbosa lança seu livro de tirinhas "É tudo menTira" na sexta-feira, 16 de maio, a partir de 19:30, na Biblioteca Municipal Ascânio Lopes (Chácara Dona Catarina). O evento terá uma atração a mais: um sarau com poemas apresentados por artistas cataguasenses, aberto ao público.
É tudo menTira?Segundo livro da quadrinista cataguasense Renatta Barbosa, É tudo menTira – que surge graças à Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e ao patrocínio da Bela Ischia – é um livro composto por quadrinhos que trazem "pérolas" do nonsense cotidiano. As tirinhas de Renatta Barbosa abordam com muito humor temas diversos e corriqueiros, desenhando momentos reais, mas inesperados. Nota-se em cada tira grande dose de ironia e o "toque" muito particular de uma jovem artista de grande sensibilidade. Como em Tolstói, ao trazer para a cena o mundo de sua aldeia, Renatta Barbosa, leva sua aldeia para o mundo.
Diz o cartunista cataguasense Dounê Spínola: "Após folhear as páginas da boneca deste livro, confesso que fiqui impressionado com o que vi. Os desenhos são de ótima qualidade e os textos muito criativos e elaborados, o que me deixa bastante otimista em relação ao sucesso desta obra. Agora, este novo livro de ‘titinhas’ E tudo menTira da Renatta Barbosa está pintando na área e será sem dúvida muito bem recebido pelos leitores e também, com certeza, pelos mais exigentes críticos de plantão".
Sobre o primeiro livro de Renatta Barbosa, A Cidade do Casamento, escreveu a poeta Lina Tâmega Peixoto: "Fiquei fascinada pela delicadeza poética que costura seu texto e ilustrações, configurando dois espaços de significados que permitem uma leitura, tão ampla e diversificada, que as palavras, traços, cores, imagens constroem a necessária formulação mítica do mundo criado. Há um encadeamento rítmico, de caráter encantatório, que aproxima o texto, em certos momentos, ao gênero de cordel. O compasso e cadência vão revelando, com técnica e sedução, o desfecho da história: a força da poesia como elemento conciliador para a sobrevivência da comunidade, a interferência do imaginário na transformação da vida pela palavra poética, unida a outra de tal modo que a franja de uma é o vestido da outra."
No texto de uma das orelhas de É tudo menTira, diz o poeta Ronaldo Werneck: "De sua bolsa de invensões a tiracolo ¬– lá dos altos do Rancho Mico Estrela – tira a Renatta Barbosa toda a sua inspiração. Gentes, histórias, um ponto de vista simples e sagaz (MenTira!). Multiartista – atriz, diretora, desenhista de grande talento, hoje também ligada a atividades audiovisuais, Renatta Barbosa – não por acaso – trabalha com suas tirinhas neste seu primeiro livro como uma fita de cinema. E o que são os quadrinhos senão uma sequência de atoryboards? Nem tudo é MenTira!".
{{banner-interno}}