A 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases realizou na noite desta quinta-feira, 15 de maio, no Centro Cultural Humberto Mauro, uma reunião com comerciantes da cidade para apresentar dicas de segurança e informar sobre a criação - em breve - do Programa Rede de Comerciantes Protegidos, similar ao já existente em diversos bairros da cidade e que tem o nome de Rede de Vizinhos Protegidos. O evento foi apresentado pelo comandante daquela corporação, Major Fernando Miranda e contou com a participação do Tenente André Carvalho e do Sargento Jorge Roberto,
Chamou a atenção o reduzido número de participantes, cerca de quarenta, quando eram esperados quase todos os trezentos convidados "ou mais" conforme lembrou o Major, visto que "poderia vir mais de uma pessoa por comércio convidado" comentou, acrescentando em seguida que "a tendência é ter mais gente nos próximos encontros". Apesar disso, o encontro foi muito "proveitoso", como revelou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL - Humberto Lanziéri. "Foi, sem dúvida, um encontro muito promissor porque conhecemos um pouco mais o trabalho da Polícia e seus projetos e isto abre a possibilidade para realizarmos um trabalho conjunto", disse.Major Miranda apresentou números sobre furtos em pontos comerciais do município, ressaltando que a maioria deles é cometido por menores de idade e que apenas quatro desses ladrões possuem uma extensa ficha criminal de furto, sendo que dois estão presos e outros dois, menores, permanecem em liberdade. O tenente Carvalho (foto ao lado) citou algumas medidas de autoproteção que os comerciantes devem adotar para tornar suas lojas menos "atraentes" para os ladrões. Dentre outras medidas nunca deixar dinheiro nos caixas e não instalar o caixa na entrada do estabelecimento comercial contribuem para melhorar a segurança, aconselhou. Ele completou sua participação dizendo que "somente um esforço conjugado de mudança no comportamento é capaz de mobilizar um grupo para a adoção de uma postura ideal e comum aos objetivos coletivos".
Logo em seguida, o sargento Jorge Roberto (foto ao lado) apresentou o projeto "Rede de Comerciantes Protegidos" que já está em vigor, segundo informou, com sucesso em diversas cidades de Minas. A proposta visa desenvolver ações para despertar a consciência solidária, estreitar a relação entre lojistas vizinhos e incentivar a vigilância informal para diminuir o índice de roubo na região. Outra ideia que também deverá se concretizar é a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da região central da cidade. Conforme explicou Jorge Roberto, "às vezes um comércio está sendo assaltado e o dono do local não pode acionar a polícia, mas se houver um bom relacionamento entre os lojistas e uma preocupação com o outro, todos ficarão atentos a qualquer atitude suspeita e poderão acionar a Polícia", explicou.
{{banner-interno}}
A quarta audiência pública da Câmara Municipal de Cataguases, ocorrida na noite desta quinta-feira, 15 de maio, tratou exclusivamente do contrato estabelecido entre a Prefeitura e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa. Na plenária discursaram os representantes desta instituição, do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CREA), Secretários Municipais e a sociedade civil organizada. Ao final da sessão, com a ausência e evasão dos vereadores da casa, os assentos destinados a eles foram ocupados pelo público presente, que permaneceu até o encerramento, aproximadamente às 23 horas.
Proposta pelo vereador Maurício Rufino, a audiência teve o objetivo de esclarecer várias clausulas do contrato, criar pontos de conciliação para sugestões de melhorias para o município com efeitos práticos. Entre os assuntos pautados estavam a coleta e tratamento do esgoto sanitário; abastecimento de água, andamento das obras; garantia da prestação dos serviços; formas de cobrança e comunicação com a sociedade; odor nos arredores das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e destinação dos efluentes, no que diz respeito a logística e despesas.O discurso oficial da Copasa foi proferido por Narciso Lanini Filho (foto ao lado), gerente de operação em Cataguases, do distrito Médio Rio Pomba. Ele falou sobre a lei autorizativa do município para estabelecer um convênio de cooperação, firmado em 2011 na gestão do então Prefeito William Lobo, assinado também pelo Governador do estado. Tal lei previa que toda a cidade deveria receber o serviço abastecimento de água e tratamento do esgoto.
Sobre as obras de implantação do sistema de coleta, transporte do esgoto até a Estação de Tratamento, iniciada em 2012, Narciso disse que a previsão de término é 2015. A Copasa falou sobre os investimentos para a ampliação do sistema de água, com 95% das obras concluídas, faltando construir reservatórios em alguns bairros.A empresa ressaltou o interesse em se aproximar da população e estreitar o relacionamento. "Pedimos desculpas por todo o transtorno, não queríamos estar aqui nesta situação de cobrança, gostaríamos de estar comemorando o sucesso das obras e da prestação do serviço. Queremos promover o dialogo com a população e demonstrar em público todo o respeito que temos pelos cidadãos", afirmou Narciso. O discurso da professora de Direito, Simone Tavares (foto ao lado), foi eloquente e gerou aclamação do público. Acusou diversas irregularidades no contrato e criticou não ter sido criada pela Câmara, à época, uma comissão para avaliação e revisão do contrato, prevista pela Lei Autorizativa. Ela demonstrou sua indignação pelo desrespeito aos moradores com a forma como as obras estão sendo conduzidas na cidade. "Estou indignada com a falta de respeito. Poeira, buracos nas ruas, tampas de bueiros soltas, falta de fiscalização, ironia e descaso dos funcionários para com a população. Existem várias ações civis públicas contra a Copasa e agora ações indenizatórias", declarou.
A falta de fiscalização das obras foi citada na maioria dos depoimentos, como o do Inspetor do CREA, Moisés Moura Brito Júnior, que sugeriu a criação de uma comissão para este fim. A critica do Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, José de Alencar, foi para a sobra de paralelepípedos, devido a sua má reposição nas ruas, a cada termino de obra. A falta de interesse da empresa pela contratação de mão de obra local foi pontuada pelo Secretario de Indústria e Comercio, Ângelo Cirino, "a empreiteira contratada pela Copasa não procurou o Sistema Nacional de Emprego (SINE) para anunciar qualquer vaga para trabalhadores da cidade", disse Ângelo.No momento em que foi permitido ao público se pronunciar, os questionamentos foram enfáticos, em tom de desabafo e indignação, sendo a maioria das perguntas embasadas por cópias de documentos, relatórios e requerimentos sobre o assunto. Coerência nos argumentos da sociedade civil foi amplamente demonstrado, como o depoimento de Mateus Dias (foto ao lado), que acompanhou todo o processo e apontou inúmeras irregularidades do contrato, desde a proposição como pauta em caráter de emergência, em 2011, até a assembleia pública da época quando seus questionamentos sequer foram ouvidos ou respondidos. O vereador Majella, por fim, definiu o público que compareceu à audiência: "Estou vendo aqui cidadãos atuantes e politizados. Isso é primordial para o desenvolvimento da cidade".
{{banner-interno}}
Veja as vagas de emprego oferecidas pelo SINE de Cataguases, válidas até segunda-feira, 19/05/14.
2 INSTRUTOR DE INFORMÁTICA1 OPERADOR DE EMPILHADEIRA4 VENDEDOR1 VENDEDOR DE CONSÓCIO 1 BOMBEIRO1 CARPINTEIRO1 JARDINEIRO
VAGAS PARA REGIAO DOS LAGOS (SÃO GONÇALO/ ANGRA DOS REIS/ RESENDE)
15 MOTORISTA DE CAMINHÃO140 ELETRICISTA100 AJUDANTE DE ELETRICISTA45 MOTORISTA MUNCKEIRO
BENEFÍCIOS: VALE TRANSPORTE, VALE REFEIÇÃO OU ALIMENTAÇÃO, SEGURO DE VIDA, PLANO DE SAÚDE E ODONTOLÓGICO.-> A EMPRESA FORNECE ALOJAMENTO-> INTERESSADOS DEVERÃO COMPARECER AO SINE E SE CADASTRAREM PARA A VAGA ATÉ DIA 19/05
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases e o telefone é (32) 3429-2546.
{{banner-interno}}
Por volta das 20:30 horas desta quinta-feira, 15 de maio, a Polícia Militar foi chamada até à residência do vereador Aquiles Branco, na Avenida Astolfo Dutra, centro de Cataguases. O imóvel acabara de ser assaltado por dois homens armados e encapuzados que quebraram a fechadura da porta da sala e entraram na casa. Lá dentro encontraram um homem, que foi rendido, teve as mãos amarradas e preso em um dos quartos. Aquiles, no momento do assalto participava da audi\ência pública na Câmara Municipal sobre as obras da Copasa em Cataguases. Ele foi comunicado do fato poucos minutos após a PM chegar ao local, o que o obrigou a deixar a reunião para acompanhar de perto tudo o que estava acontecendo.
Os policiais Sargento Robson e Cabo Barreiro, assumiram o caso e receberam apoio dos policiais Sargento Veiga, Soldado Cardoso, e Cabo Dos Santos (foto abaixo). Eles apuraram que até o momento os dois ladrões roubaram um notebook preto fosco, marca Sansumg, uma coleção com três moedas de ouro de libra esterlina, de 1904, e dois cordões de prata usados em relógios de bolso. Após concluírem a ação criminosa eles fugiram tomando rumo ignorado. Rodrigo, conseguiu sair do quarto onde estava preso e gritou por socorro sendo atendido por um dos vizinhos que o desamarrou. A Polícia Militar fez um cerco nas principais saídas da cidade e já está requisitando as imagens de câmeras de segurança existentes nas imediações para poder obter pistas dos assaltantes.
FURTO - Quase simultaneamente, na Rua Tenente Fortunato, no centro da cidade, um rapaz de apenas 18 anos de idade, foi abordado por um rapaz de bicicleta armado de uma faca que lhe furtou o seu aparelho celular, fugindo em seguida. Segundo informou o sargento Veiga, que atendeu o chamado, o autor do furto queria dinheiro, mas diante da resposta da vítima de que só estava com o celular, ficou com o aparelho e saiu correndo na bicicleta seguindo no sentido Vila Reis.
{{banner-interno}}
O escritor Fabrício Carpinejar estará na próxima terça-feira, 20, em Leopoldina, para ministrar uma palestra aos alunos do Colégio Equipe, com o título "A simplicidade é transgressora: a poesia desafiando condicionamentos". Ainda dentro dessa proposta, haverá um seminário com professores da área de linguagens para utilizarem o tema da palestra como centro da discussão. Formado em Letras e mestre pela PUC-RS, Fabrício abordará as relações humanas e as complexidades do mundo consumista e de aparências, tomando as propostas inovadoras da Semana de Arte Moderna como base. Para o diretor do Equipe de Leopoldina, Rodrigo Baptista Ramos, a realização desta palestra inicia o ciclo de atividades que o Sistema Equipe realizará com seus alunos e professores do Ensino Médio como preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste ano.
Inscrições do Enem termina em 23 de maioAs inscrições para o Enem 2014 começaram no dia 12 de maio, os interessados em participar devem acessar a página do Enem e efetuar inscrição até o dia 23 de maio. O prazo para o pagamento da taxa de R$ 35 vai até o dia 28 de maio. Alunos de escolas públicas e estudantes que comprovem baixa renda estão isentos da taxa. A previsão do Ministério da Educação (MEC) é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no exame, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões registrados no último ano.
{{banner-interno}}