Vem aí, nos dias 24 e 25 de maio, a décima edição dos Jogos Universitários de Cataguases (JUCA), evento que reunirá mais de 500 atletas das cidades de Além Paraíba, Itaperuna, Juiz de Fora, Miracema, Muriaé, Palma, Rio Pomba, São João Nepomuceno, Ubá e da anfitriã Cataguases, que será representada pelas equipes das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC-UNIS), Faculdades Sudamérica, Faculdade de Administração de Cataguases (FACAT) e Clube do Remo.
O evento começará a partir das 12 horas e as disputas das modalidades esportivas acontecerão em três locais distintos, sendo os jogos de vôlei e basquete no Clube Aexas, os confrontos de futsal no Clube do Remo e as partidas de handebol no Ginásio Poliesportivo Max Baer Lopes. Conforme revelou o organizador José Wellington (Zé Piu), "neste ano, os Jogos Universitários de Cataguases terão participação de mais de trinta equipes entre masculinas e femininas e a cada ano o evento tem maior adesão de instituições e clubes da cidade e região", frisou.De acordo com Zé Piu (foto ao lado), "o mais importante é que JUCA promove o esporte e, através dele, transforma o ser humano. Por isso, quem patrocina iniciativas como essa está oferecendo uma formação positiva para jovens que amanhã serão pessoas com espírito de humanidade e prontas para exercitarem boas práticas em sociedade", disse o organizador do evento, lembrando que "os Jogos Universitários de Cataguases acontecem porque temos um grupo de amigos e empresários que acreditam nesse poder transformador do esporte".
Para concluir, José Wellington destacou que os Jogos Universitários de Cataguases já são tradicionais na cidade e muito concorridos. "Quando nós criamos JUCA objetivamos levar aos universitários de Cataguases e de outras cidades vizinhas a oportunidade de competir nos esportes. Essa edição é especial, porque celebra dez anos de trajetória dessa iniciativa", destacou Zé Piu, que, na coordenação do evento, conta com a parceria de Josahfá Pimenta, o Fafá.
{{banner-interno}}
A escritora cataguasense Renatta Barbosa lançou o segundo livro de sua carreira, desta vez a coletânea de tirinhas "É tudo MenTira", também ilustrado por ela. O sarau de lançamento aconteceu no dia 16 de maio, na Biblioteca Municipal Ascânio Lopes, na Chácara Dona Catarina, onde reuniu admiradores da jovem escritora.
Os quadrinhos de Renatta retratam as experiências do dia-a-dia, vividas ou observadas por ela, com humor e leveza. A ideia surgiu ainda na faculdade de Comunicação Social, quando a artista preferia o desenho aos textos jornalísticos. "Por sugestão dos professores, comecei a criar tirinhas para as atividades de laboratório do curso. Sentia muito mais prazer em expor as ideias pela linguagem em cartoon, por meio dos desenhos. Foi então que decidi reunir tudo e publicar o livro", comentou.
Renatta distribui seu talento artístico nas áreas da literatura, desenho, teatro, música, comunicação social e, agora, no empreendedorismo, com a inauguração do Estúdio Pia de Animação. Seu primeiro livro "A Cidade do Casamento", voltado para o público infantil, foi lançado em 2013 e deu inicio à promissora carreira como escritora.
"É Tudo MenTira", publicado pela editora Dobra Quadrinhos, está disponível para venda nas livrarias da cidade por R$15,00. É um projeto patrocinado pela empresa Bela Ischia, com incentivo da Lei Estadual de incentivo à Cultura, do Governo de Minas Gerais. (Fotos: Márcia do Valle Machado)
{{banner-interno}}
Terminou às 15 horas a votação para eleição da nova diretoria do clube do Remo e o resultado oficial acaba de ser divulgado. O novo presidente eleito é o Betão do Remo, que exerceu o cargo entre 2010 e 2012, elegeu seu sucessor e atual presidente Sebastião do Carmo Furtado de Mendonça, o "Nem", e agora retorna para mais um mandato de dois anos à frente do maior clube social de Cataguases.
A chapa liderada por Betão que tem como vice, José de Mendonça, foi eleita com 424 votos. A segunda mais votada foi a encabeçada por Oswaldo e Carangola, que recebeu 270 votos. Em terceiro lugar ficou Tião, com 203 votos. A quarta colocação é da chapa Vasco e Miguel do Flash, com 50 votos, e Adilson Sete recebeu 8 votos. A posse será dia 1º de julho próximo em horário a ser definido. Para o Conselho Fiscal venceram a eleição Vitão, Paulo Regato e Luciano. O novo presidente e toda sua equipe comemoram a vitória nas dependências do Clube com amigos, familiares e correligionários. Betão disse ao Site do Marcelo Lopes estar muito feliz com a vitória e que vai se "desdobrar" para fortalecer o clube e torná-lo "ainda mais participativo e atrativo para o associado". Ele também agradeceu a confiança da família remista. "Estou feliz por esta vitória e quero agrdecer a confiança que todos depositaram em nossa chapa. Vamos fazer tudo para honrar cada voto", revelou.
{{banner-interno}}
O Conselho dos Direitos da Mulher (CDM), em Cataguases, realizou mesa redonda na noite de quarta-feira, 14, para debater o tema "Violência Contra a Mulher". O evento ocorreu no Centro Cultural Humberto Mauro às 19h30, com participação de Anaína Pires, presidente do CDM, Lívia Machado Milani, coordenadora municipal de Epidemiologia, Cabo Laudelina Teotônio Silva Gomes e Cabo Oneias Oliveira Costa, da Polícia Militar, José Luiz da Silva, coordenador do Programa Saúde da Família (PSF), Ana Carolina Almeida Damasceno, assistente social da Casa de Maria, e Cláudia Cerqueira, secretária do CDM que abriu os trabalhos revelando dados de âmbito nacional, estadual e local sobre o assunto tratado.
Conforme ressaltou Anaína, "existe infelizmente muita violência doméstica contra as mulheres em nosso município e resolvemos fazer esse evento para envolver vários atores em torno do fortalecimento de uma rede de proteção contra tal problema. Digo autores porque são pessoas que já estão ligadas diretamente com esses trabalhos", destacou a presidente do CDM. Para ela, é importante poder fazer com que as mulheres percam o medo de denunciar caso algum tipo de abuso. "A mulher que sofre violência e não denuncia é porque tem medo e isso é uma doença. Nesse sentido a vítima tem que ser acompanhada, para que crie autonomia e, através da denúncia, busque colocar um ponto final na questão,", completou Anaína.
Lívia também defendeu a necessidade de se abordar o tema e revelou que, desde 2010, a violência doméstica começou a ser notificação compulsória. "Foram onze notificações em 2010, doze em 2011, treze em 2012 e cento e cinquenta e quatro em 2013", disse a coordenadora municipal de Epidemiologia, frisando que em 90% desse total foram violências contra mulheres e o agressor era homem em 84,5% dos casos. "A notificação de violência doméstica no setor Saúde é importante para fundamentar a implantação de políticas de saúde pública frente ao enfrentamento deste tipo de comportamento e o desenvolvimento de ações que estimulem a cultura da paz", explicou Lívia.Os militares Oneias e Laudelina também se pronunciaram, revelando informações sobre o trabalho desenvolvido pela Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) em Cataguases. "Hoje, posso dizer que cerca de 97% das denúncias de violência doméstica que chegam à Casa de Maria são resolvidas e os 3% restantes são casos em que a vítima desiste de ser ajudada", contou Oneias. Segundo Laudelina, é notável que a mulher não sofre apenas violência física, mas também moral. Sobre o aumento nas notificações de violência doméstica no município, a policial acredita que "não é o índice que está subindo e sim as mulheres que estão denunciando mais".
Ana Carolina destacou que "a violência contra a mulher é uma violação de direito e é fundamental pensar que a mulher não busca igualdade, mas sim equidade, ou seja, garantia de ter os mesmos direitos que os homens", disse a assistente social, revelando ainda que o trabalho desenvolvido pela Casa de Maria junto às mulheres seguem dois vieses distintos, tanto em relação à violação de direitos, quanto na questão da emancipação e integração da mulher na sociedade. Sobre o atendimento do PSF, José Luiz explicou que existe um acolhimento específico para mulheres que sofreram violência doméstica. Segundo ele, as vítimas são recebidas e encaminhadas aos setores responsáveis quando há necessidade de examinar ou tratar ferimentos, bem como problemas decorrentes de violência sexual. José Luiz também ressaltou o trabalho desenvolvido através do Núcleo de Apoio à Família (NASF). (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
O deputado estadual Gustavo Perrella, filiado ao Partido Solidariedade (SDD), realizou visita em Cataguases na tarde dessa sexta-feira, 16 de maio, quando foi recepcionado na Câmara Municipal pelo vereador João Manoelino da Silva Bolina (Joãozinho de Vista Alegre) e conversou com os vereadores Aquiles Branco, Paulo Aritana, Geraldo Majella Mazini, Fernando Rodrigues do Amaral e Antônio Batista Pereira.
Em entrevista à Reportagem do Site, Gustavo Perrella disse que veio a Cataguases para "encontrar com vereadores, como tenho feito regularmente, a fim de conhecer as demandas municipais apresentadas por eles", destacou. De acordo com o deputado, a sua relação política com a cidade começou a partir da percepção de que o município possuía muitas carências que chegavam a seu gabinete. "Então, a partir do momento em que me coloquei à disposição para trabalhar por Cataguases, eu que nunca tive um relacionamento político com a cidade, hoje tenho um meio de ajudá-la", ressaltou Gustavo Perrella, lembrando que "temos os parceiros certos neste município e sabemos que os recursos serão bem aplicados, por isso espero receber mais demandas, porque tenho a certeza de que temos muito a somar aqui", completou o deputado.
Para o vereador Joãozinho, a visita de Gustavo Perrella a Cataguases, "como sempre faz, é importante porque, dessa forma, ele conhece de perto as nossas necessidades". Majella destacou a importância dos esforços feitos pelo deputado para dar à população cataguasense as cirurgias de catarata e Joãozinho completou: "depois, Gustavo Perrella intermediou a vinda de uma ambulância para a Secretaria de Saúde, conseguiu R$250 mil do Ministério da Agricultura para aquisição de trator que atenderá a zona rural, e também já estão indicadas emenda parlamentar ao Ministério da Saúde para comprar carros e duas academias ao ar livre para os distritos de Aracati e Vista Alegre, entre outros benefícios", revelou o vereador.
Após sair da Câmara Municipal, Gustavo Perrella foi à escola IDAIC, acompanhado por Claudio Lara, assessor chefe de seu gabinete, Bruno Spindola, ex-presidente do partido Solidariedade, em Cataguases, e Carlos Magno de Melo Nóbrega (Maguinho), assessor na Zona da Mata. Lá chegando, se reuniu com o diretor Julio Cesar Pereira, e com as coordenadoras Sandra Vieira e Sandra Moutinho, da Secretaria Municipal de Educação.Dentre as reivindicações propostas para a melhoria do IDAIC, foi pedido mais transporte, para que alunos estudem naquela escola que tem capacidade de abrigar 300 estudantes, mas hoje só possui 41 matriculados. O deputado combinou de levar essa e outras demandas da instituição para a Secretaria de Estado de Educação, através da titular daquela pasta, Ana Lúcia Gazolla. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
NOTA DA REDAÇÃO: Matéria alterada às 14 horas para corrigir informação sobre o cargo de presidente em Cataguases do Partido Solidariedade.{{banner-interno}}