Um prédio de três andares pegou fogo na madrugada deste domingo, 21 de abril, no Bairro Planalto, em Muriaé. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não tinha ninguém no imóvel na hora do incêndio.
O edifício, uma construção de dois andares e um terraço, funcionava no primeiro pavimento como confecção e nos outros dois andares como residência. A família proprietária do prédio estava viajando.
Segundo os bombeiros, móveis e eletrodomésticos foram consumidos pelas chamas. A perícia técnica da Polícia Civil compareceu ao local e as causas do incêndio ainda não foram divulgadas. {{banner-interno}}
A Defesa Civil também foi acionada para avaliar a estrutura do imóvel, que permanece interditado nesta segunda-feira (22) aguardando a divulgação do laudo. (Fotos: Silvan Alves)Clique aqui para saber mais.
Os militares do Corpo de Bombeiros de Muriaé visitaram sábado, dia 20 de abril, a pequena Laura Rodrigues da Silva, em São Sebastião da Vargem Alegre. A bebê, de sete meses, se engasgou quando tinha apenas 29 dias de vida e, por telefone, os bombeiros ajudaram a salva-la.
De acordo com aquela Corporação, em outubro do ano passado a bebê havia se engasgado quando estava no berço e não conseguia respirar. Os familiares ligaram para o telefone de emergência dos Bombeiros e foram orientados pelo sargento Marcelo e o soldado Masiero quanto aos procedimentos.
Apesar do nervosismo pela situação, com as orientações repassadas pela dupla de bombeiros militares os pais conseguiram salvar a vida da bebê. Durante a visita, eles se emocionaram e receberam a gratidão da família da pequena Laura. (Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais/Divulgação)Clique aqui para saber mais.
A Energisa Minas Gerais vai apresentar em Belo Horizonte, na sede da FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - no próximo dia 24 de abril, quarta-feira, o projeto Invista Mais Rio Pomba Valley. O objetivo é a ampliar parcerias que possam resultar no fortalecimento deste novo empreendimento em Minas Gerais, o Rio Pomba Valley: território da criatividade, do conhecimento e da inovação.
Durante o evento serão abordados temas da "Nova Economia" em todo o mundo: Tecnologia, Audiovisual e Qualificação Profissional. Serão explicitadas - em forma de painel expositivo - as estruturas atuais de parcerias e associações necessárias para suportar o crescimento deste projeto e, ainda, os gaps e oportunidades para que este ambiente se estabeleça de forma sustentável.
A ideia é unir forças e atrair novos empreendedores, ampliando a formação e a qualificação profissional, articulando potentes e novos empreendimentos, capazes de gerar emprego, renda e impactos relevantes na economia e no desenvolvimento local, explica o texto divulgado pela FIEMG que apresenta o projeto à imprensa. De acordo ainda com a mesma fonte esta é uma ação que "também amplia oportunidades envolvendo outros segmentos, em especial, todo o ecossistema do turismo, seja cultural, educativo, ambiental ou de negócios no Estado, na direção desta "Nova Economia" de recursos inesgotáveis, solução e perspectiva importante para desenvolvimento sustentável de Minas Gerais." {{banner-interno}}
A apresentação dos três painéis temáticos será feita da seguinte forma:
- Tecnologia, por José Marcos Chaves de Melo (Vice-Presidente de Suporte a Negócios do Grupo Energisa). Vai tratar da Fábrica de Software que desenvolve produtos de TI para todo o Brasil, oportunidade para profissionais e empreendedores digitais. Hoje Cataguases e região tem potencial para instalação de empresas digitais que possam suportar o crescimento dessa Fábrica de Software da Energisa.
- Polo Audiovisual da Zona da Mata - Monica Botelho (Assessora de Relações Sociais Grupo Energisa) e Cesar Piva (diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual). Em amplo crescimento, resultados consolidados e se tornando referência nacional na produção de audiovisual, o polo da Zona da Mata fomenta negócios na região, criando oportunidades de parceria.
- Qualificação Profissional – Daniele Araújo Salomão Castelo (Diretora de Comunicação e Gestão de Pessoas do Grupo Energisa). O Rio Pomba Valey é um ambiente atrativo a profissionais de áreas diversas. A Energisa oferece ampla oportunidades para quem quer fazer parte do 5º maior grupo de energia do Brasil e também é um ambiente propício para novas parcerias. A empresa está de portas abertas com novos recrutamentos e com programas estruturados para jovens que querem se integrar a empresa como estagiários ou trainees.Clique aqui para saber mais.
MATÉRIA ATUALIZADA - Um homem de 48 anos de idade foi atingido por golpes de faca no começo da noite deste domingo, 21 de abril, na Vila Minalda, pouco antes do posto de combustíveis localizado próximo à saída da cidade para Leopoldina. Populares chamaram o Serviço de Atendimento Médico de Urgência - SAMU - que esteve no local e o levou ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases deu entrada em estado grave e será transferido ainda esta noite para o Hospital São Paulo, em Muriaé. A Polícia Militar foi acionada e fez buscas pelo suspeito, após receber informações sobre suas características físicas. Por volta das 20 horas a equipe de militares o encontrou andando pelas Avenida Centenário no Bairro Bom Pastor. Ele foi abordado, e presa à sua cintura estava uma faca de uso doméstico com cerca de 15 centímetros de lâmina, que foi apreendida e ele preso em flagrante.
Segundo o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, o autor, que também tem 48 anos de idade, estava com a vítima em um bar ingerindo bebida alcoólica quando se desentenderam por causa de uma mulher. Ele não esclareceu se ocorreu traição ou se houve apenas a possibilidade disso ocorrer. Disse também que foi agredido primeiro pelo seu oponente com um golpe de foice que que acertou seu braço esquerdo ao se defender. Por causa disso, pegou a faca que trazia consigo e lhe desferiu vários golpes que atingiram uma das orelhas e outras partes do tórax.
O autor também contou ter passagem na polícia em Ariquemes, estado de Rondônia, onde nasceu, e Itaperuna, Rio de Janeiro. Ele revelou ainda ter se mudado para Cataguases há cerca de três anos. Ele, por fim informou que ele a vítima são primos de consideração.Clique aqui para saber mais.
Dia 27 de abril acontece o IV Seminário de Conscientização sobre o Autismo em Astolfo Dutra.Idealizado pela psicóloga Carolina Gouvêia e com o apoio do CRAS e da prefeitura da cidade, o evento conta com palestrantes experientes na área, com o objetivo principal de propagar informação e disseminar conhecimento sobre o assunto.
Nos últimos anos, os diagnósticos do transtorno do espectro autista têm apresentado relevante crescimento no mundo. Embora este crescimento esteja em discussão, dados das Organizações das Nações Unidas indicam que mais de 70 milhões de pessoas no planeta têm autismo, o que afeta a maneira como esses indivíduos se comportam, se comunicam e interagem.
Dados recentes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, mostra que 1 em cada 88 crianças nos Estados Unidos são diagnosticadas com autismo, sendo que a maior incidência é entre meninos do que em meninas, mais especificamente 1 menina para 4,2 meninos.
No Brasil, os estudos epidemiológicos são escassos. Estima-se que dois milhões da população brasileira tenha autismo. Não há dados exatos, pois há um conjunto de fatores que impossibilitam este número, ao menos por enquanto. Pode-se citar como fatores a falta de conhecimento dos pais, e desinformação sobre a síndrome por parte de profissionais que, assim, oferecem diagnósticos errados. {{banner-interno}}
"Por isso, faz-se necessário eventos como este para informar a população sobre a complexidade do transtorno, afim de proporcionar uma forma de reflexão sobre o autismo, demonstrando que a informação é a melhor forma de contribuir para a inclusão e defesa dos direitos das pessoas com autismo e de seus familiares", pontua Carolina, psicóloga e idealizadora do projeto.
O evento é gratuito. A entrada é apenas a contribuição de 1kg de alimento não perecível para ser doado a instituições beneficentes daquela cidade.