Foi realizado no Presídio de Cataguases, no dia 21 de maio, um culto religioso para mais de 200 custodiados. A convite do Diretor Geral daquela unidade prisional, Alan Neves, o culto foi ministrado pelo Pastor Alan Ricardo de Oliveira Silva, da Igreja Batista Resplandecente Estrela da Manhã, de Juiz de Fora.
Na ocasião, os acautelados do Coral Recomeço, Erasmo Dutra Ribeiro e Vanderlei Rosa Benfica, sob a regência de Eli Martins Silvestre, cantaram hinos de louvor. A Banda Restauração, composta pela cantora Vanessa Café e pelos agentes de segurança penitenciária Cláudio da Silva Garcia, Pablo da Silva Machado, João Carlos Luciano e Juliano Rui de Almeida, também se apresentaram.Esteve presente o Diretor Regional da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) e também Diretor da Penitenciária, José Edson Cavalieri e Jefferson Soares de Macedo. Conforme ressaltou o diretor geral da unidade de Cataguases, Alan Neves, a história de vida de Alan Ricardo é para ser dividida com todos. "No passado, ele era considerado uma pessoa influente e temida pelo crime em toda a cidade de Juiz de Fora e hoje, veementemente, defende o valor de uma família", considerou.(Fotos cedidas pelo Presídio de Cataguases)
{{banner-interno}}
65 pedras de crack, 6 buchas de maconha e duas porções de cocaína, cerca de R$500 em dinheiro e a prisão de um rapaz suspeito de ser o proprietário daquelas substâncias foi o resultado do cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela Juíza da Vara Criminal da Comarca de Cataguases. Participaram da operação, realizada pela Polícia Militar no final da tarde desta sexta-feira, 23 de maio, o tenente Carvalho, o sargento Andrade, os cabos Hélio Costa e Santoro e o Soldado Assis.
A equipe de policiais chegou à residência de Marcelo de Souza Pais, o "Marcelinho", situada na Vila Reis, por volta das 17 horas e foi atendida pelo próprio morador que, no entanto, não quis abrir a porta para que pudessem cumprir o mandado. Os policiais, então, forçaram a entrada e encontraram no interior do imóvel e em diversos cômodos, substâncias análogas à maconha, crack e cocaína. A maior parte estava jogada no quintal e, de acordo com a Polícia, a hipótese mais provável é de que Marcelinho teria descartado o produto momentos antes da polícia entrar em sua residência. A Polícia chegou até ele devido a diversas denúncias de que naquela localidade um detento albergado (trabalha de dia e cumpre pena à noite) não estaria trabalhando e, além disso, usava sua residência para vender droga. Os policiais fiscalizaram a casa de Marcelinho durante vários dias e perceberam um grande movimento no imóvel com a entrada e saída de diversas pessoas diariamente, o que motivou o pedido - à justiça - do mandado de busca e apreensão. Ao entrarem na casa do suspeito, além de Marcelinho, os policiais encontraram também um usuário de drogas que foi detido para averiguações. Marcelinho cumpria pena por tráfico de drogas e estava em regime semiaberto.
FURTO – A Polícia Militar também prendeu em flagrante, no meio da tarde desta sexta-feira, Afonso Vicente Rocha do Vale, 22 anos, mais conhecido como "Feijão", por ter furtado a bolsa de uma mulher na Avenida Meia Pataca que acabara de sair da agência da Caixa Econômica Federal. Segundo a vítima relatou aos policiais, "Feijão" lhe deu um empurrão para pegar a bolsa e saiu correndo. Ela começou a gritar e a correr atrás dele. No caminho recebeu ajuda de três rapazes, sendo que um deles estava em uma motocicleta e conseguiu localizá-lo quando Feijão entrava em um táxi próximo ao Calçadão. A vítima, que corria atrás do autor, chegou rapidamente e recuperou sua bolsa.
Ele foi cercado pela multidão e minutos depois a Polícia Militar chegou e o prendeu em flagrante. Levado até o Posto Avançado da PM em frente ao Hospital, os policiais fizeram um levantamento dos furtos ocorridos nos últimos dias e convidaram algumas pessoas que tiveram problemas com furtos recentemente a prestarem depoimento a fim de descobrir se os casos haviam sido praticados pelo rapaz que acabara de ser detido. Em seguida, eles foram levados para a Delegacia de Polícia de plantão em Leopoldina. Feijão já esteve preso por duas vezes, por furto e roubo e é um velho conhecido da Polícia. Com a ação desta sexta-feira e o depoimento de diversas vítimas, a Polícia espera que ele fique preso por mais tempo. Participaram da operação os sargentos Marques Sales e Jorge Roberto, cabos Norte e Wanderon.
{{banner-interno}}
Nesta sexta-feira, 23 de maio, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN/MG) realizou leilão de veículos apreendidos em Cataguases e recolhidos ao pátio do Auto Socorro Dois Irmãos. O evento teve início por volta das 11h, na quadra do Clube do Remo, onde dezenas de pessoas deram lances sobre o valor inicial estipulado para cada um dos 226 veículos entre carros e motos dispostos à venda.
O leiloeiro do Estado de Minas Gerais, Carlos Eustáquio, membro do DETRAN/MG, foi o responsável por conduzir os trabalhos e, ao final, todos os veículos disponibilizados foram vendidos, inclusive aqueles que estão em sucata e não mais poderão voltar a circular. De acordo com Jaqueline Ferraz, delegada do DETRAN/MG e chefe da Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRANS), o leilão em Cataguases obteve ótimo êxito e alcançou mais de 300% acima do valor de venda previsto.
Jaqueline destacou que o propósito do evento é cumprir determinação governamental de não só resolver a questão dos leilões que estão abarrotados, como também de atender a decreto específico feito pelo Governo de Minas Gerais, no sentido de combate à dengue. "O leilão se torna importante para o enfrentamento à dengue e para a liberação dos pátios, onde vagas devem estar disponíveis, a fim de que as Polícias Militar e Civil possam encaminhar ao local os veículos que forem apreendidos por estarem irregulares, bem como vinculados às questões de investigação criminal ou a determinações do Poder Judiciário", disse a delegada do DETRAN/MG.Leilões como esse já foram realizados em Leopoldina, Muriaé, e serão feitos em todo o Estado de Minas Gerais. Jaqueline ressaltou que o evento é um leilão da Polícia e, por isso, "não tem comissão de leiloeiro, não tem cheque caução e o dinheiro é depositado diretamente na conta única do Estado. Posteriormente o parceiro recebe a prestação de contas através dos tramites legais", completou a chefe do CIRETRANS, lembrando que, para os veículos arrematados serem liberados à circulação, os novos proprietários terão de pagar apenas taxas referentes ao seguro DPVAT. (Fotos: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
Termina às 23h59 desta sexta-feira, 23, o prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2014. As inscrições, que podem ser feitas através do site www.enem.inep.gov.br, têm o valor de R$35,00 e podem ser pagas até a próxima quarta-feira, dia 28.
Este é o ano com maior número de inscrições na história do Exame com mais de 7,2 milhões de inscritos, sendo que 700 mil são de Minas Gerais.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) recomenda que os candidatos usem os melhores horários para acessar o sistema e evitar lentidão. O acesso é facilitado até às 9h, entre as 14h e as 17h e após as 21h.
Lembrando que estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salários mínimo são isentos de pagar a taxa.
{{banner-interno}}
Na noite dessa quinta-feira, 22, uma multidão ocupou a Praça Santa Rita, em Cataguases, para celebrar o Dia de Santa Rita de Cássia, padroeira do município. Após a realização da missa, transmitida em telão, houve espetáculo pirotécnico e show com a Banda Santuário que animou o público presente, tocando e cantando músicas de louvor a Deus.
O padre Jorge Luiz Passon, responsável pelo Santuário de Santa Rita de Cássia em Cataguases, agradeceu "a participação de todos naquele momento de oração e nas celebrações". Também destacou o trabalho dos voluntários, das equipes das barraquinhas e daqueles que participaram nas liturgias, "trazendo de forma viva em orações a vida de Santa Rita de Cássia". A Festa da Padroeira é um evento muito aguardado em Cataguases e, nesta 36ª edição, começou na terça-feira, 13, promovendo, em dez noites de comemorações, programação religiosa, bem como shows musicais, movimento de bingo e de barracas com vendas de doces, caldos, bebidas e dos concorridos pastéis. De acordo com o padre Jorge, o evento foi, mais uma vez, momento para "celebrar a nossa padroeira Santa Rita de Cássia, com festa, com alegria, com dança, com música e com muitas festividades", concluiu.
Veja fotos da festa na galeria abaixo.
{{banner-interno}}