O grupo "Acessibilidade Já", através de seus integrantes José Wellington (Zé Piu), Renata Portela e Gustavo Portela, encontrou com o coordenador da Catrans, Hélio Andrade, e com o secretário municipal de Obras, Alberico Dutra de Siqueira, na tarde de segunda-feira, 26 de maio, em frente ao Fórum de Cataguases. Lá, foi apresentada a pintura que já está sendo realizada no chão das vagas de estacionamento exclusivas para deficientes e idosos, com intuito de melhor sinalizar os locais, para que eles sejam utilizados de forma adequada.
De acordo com Zé Piu, "é muito importante que essa ação seja realizada, em atendimento à solicitação do grupo ‘Acessibilidade Já’, porque os benefícios serão colhidos por todos os deficientes e idosos, que esperam ter seus direitos respeitados, para que tenham melhor qualidade de vida", destacou.
Conforme ainda revelou o representante do "Acessibilidade Já", na oportunidade, também foram conversadas questões relacionadas à instalação de mais placas de estacionamento exclusivo para deficientes e idosos, sobretudo em locais próximos à setores públicos, como Previdência Social, Receita Federal e Praça de Atendimento da Prefeitura Municipal de Cataguases, entre outros.O grupo "Acessibilidade Já" iniciou sua trajetória no dia 19 de março deste ano e, ao longo desses meses, vem buscando melhores condições para pessoas que sofrem com dificuldades de locomoção. Zé Piu destacou que a proposta do grupo está sendo apresentada às autoridades públicas, inclusive para a Promotora de Justiça da Comarca de Cataguases, Shermilla Peres Dhingra.
"Na última sexta-feira (23) a Promotora nos recebeu, foi muito gentil conosco e disse que vai reunir com representantes da Polícia Militar e Catrans para estudar maneiras de se evitar que as pessoas ocupem indevidamente as vagas de estacionamento destinadas aos deficientes físicos e idosos", disse Zé Piu, lembrando que "os trabalhos do grupo continuam e, no dia 14 de junho, está prevista uma mobilização social no Calçadão da Rua Coronel João Duarte, em prol da nossa causa".
{{banner-interno}}
Depois de algum tempo sendo mantida em sigilo, a equipe da agência Patrol Models anunciou a identidade do candidato que representará Cataguases no Concurso Mister Minas Gerais 2014. O soldado Ítalo Gomes, da 146ª Companhia Especial de Policia Militar, foi o escolhido e está sendo preparado por uma equipe multidisciplinar para a fase estadual da competição que acontecerá entre os dias 18 e 21 de setembro, no Clube do Remo. O evento tem apoio e cobertura exclusiva do Site do Marcelo Lopes.
No início do ano, os coordenadores municipais Pathê Alves de Souza e Muel Tsunamy levantaram diversos nomes de moradores de Cataguases com pré-requisitos para o concurso. "Entre todos que selecionamos, observamos no Ítalo as características de beleza, simpatia e determinação primordiais para a competição. O que vem sendo confirmado ao longo desse tempo em que o estamos treinando", comentou Muel confiante na participação do mister. O jovem policial de 1,90m, olhos e cabelos castanhos, tem como ídolo o jogador Zico.
Nascido em São João Nepomuceno, Ítalo é morador de Cataguases desde 2009. "Logo após os dez meses de treinamento na PM de Juiz de Fora, tive duas opções para escolher aonde servir. Cataguases ou Leopoldina. Escolhi Cataguases, por já conhecer a cidade, sabia que aqui eu poderia fixar residência, que a comunidade é tranqüila, e também estaria servido do arcabouço cultural que a cidade oferece, nas ruas, nas praças, nas suas construções e na sua história", explicou. "E com o passar do tempo isso se concretizou, Cataguases se tornou minha cidade, a cidade onde tenho amigos, onde quero formar uma família". Uma voz da Policia Militar no concursoTendo em vista que a segurança pública é um dos pilares de uma sociedade firme e organizada, é interessante a aproximação da instituição para com a sociedade. "O concurso vai possibilitar mostrar não só a beleza, mas também diversas ações que a Polícia de Minas vem desenvolvendo na manutenção da paz e da ordem social", explicou Ítalo, que assim que recebeu o convite escolheu o combate a violência contra a mulher como sua bandeira social. "Tenho a proposta de mostrar as ações que a PM desenvolve nesse campo, e poder trazer visibilidade para que esse tema seja debatido dentro das casas, pela família cataguasense. Informar ao maior número possível de pessoas as ferramentas legais que existem para coibir esse tipo de violência, como a Lei Maria da Penha, e incentivar a denúncia como forma de prevenção", explicou ele.
E mesmo com as atividades sendo mantidas em sigilo, Ítalo conta com o apoio dos integrantes da corporação. "Assim que recebi o convite me reportei aos meus superiores, e logo depois aos meus colegas de trabalho. E de lá pra cá tenho recebido palavras de incentivo que estão sendo muito importantes para eu focar nessa etapa de treinamento".
Treinamento árduoÍtalo parece estar acostumado ao treinamento pesado desde que ingressou no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha, aos 20 anos, e depois para ingressar na PMMG. Atualmente, para estar em forma para a competição, o rapaz vem sendo treinado pelo educador físico Vitor Guerra, especialista na modalidade cross fit. Para mostrar um bom desempenho nas provas esportivas durante o concurso, o soldado também está treinando natação e peteca com o educador físico Leonardo Marinatto. O acompanhamento nutricional ficou a cargo da profissional Giuliana Paiva, especialista em Nutrição Desportiva, e que já formulou uma alimentação especial para modelar o corpo do Mister Cataguases. Os treinamentos acontecem no Clube do Remo e na Academia Corpo em Ação, apoiadores do Mister Cataguases e da D’pil. Raio X*Nome completo: Ítalo Marcio Gomes*Data de nascimento: 03/11/1984*Cidade/estado natal: São João Nepomuceno - MG*Município que representa: Cataguases*Facebook: www.facebook.com/italo.gomes.104*Instagram: @italo.gomes*Trabalho: Soldado na 146ª Cia Especial De Policia Militar de Cataguases. *Ambições: Pretendo ter uma carreira brilhante na policia, galgando as graduações, para que eu possa oferecer à minha família melhores condições de vida.* Hobbies: Futebol, apaixonado por futebol, Jogou no time do operário e no time da PM.* Esporte preferido: Futebol*Filme preferido: Anjos da Vida com Kevin Costner e Ashton Kurther.*Um ídolo: O Zico, cresci ouvindo meu pai falando dele, se algum dia eu o encontrá-lo, tenho certeza que não irei controlar a emoção,eu choro.*Música que não pode faltar na sua play list: - Aonde você mora – Cidade Negra e Eyes to Tiger - Rocky Balboa*Comida preferida: Bife de frango a parmegiana.*Bebida preferida: suco de laranja* Perfume preferido: Issey Miac – Homme Sport*Programa de TV: Pânico na Band*Livro: A Cabana*Time de futebol: Flamengo*Informações / medidas*Cor do cabelo: Castanhos escuros*Cor dos olhos: castanhos escuro*Altura: 1,90m*Peso: 92kg*Manequim: calça 46, camisa M*Calçado: 42*Tipo sanguineo: 0-
{{banner-interno}}
Na próxima sexta-feira, 30 de maio, o projeto Usina Cultural levará ao palco do Anfiteatro Ivan Müller Botelho a banda Sistema Nacional, que vai apresentar o show "Tributo a Legião Urbana". O evento começará às 21 horas e os ingressos são limitados, mas podem ser adquiridos antecipadamente no Café do Museu, Museu da Energisa e no Centro Cultural Humberto Mauro, local da apresentação.
A banda Sistema Nacional surgiu em Cataguases em 1999, e, naquela época, já tocava Legião Urbana, se apresentando como cover. Depois participou de festivais e se apresentou em diversas cidades, levando grande público aos shows. Na carreira autoral, o grupo já lançou DVD acústico e disponibilizou em site dezoito músicas para download.
O show de sexta-feira será uma oportunidade para reviver todas as emoções transmitidas pelas músicas da Legião Urbana que nasceu nos anos oitenta e até hoje possui uma multidão crescente de fãs. O projeto Usina Cultural tem produção de Fausto Menta, patrocínio da Energisa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.
Formada por Wanderson Ribeiro (violão/voz), Rogério Faria (bateria/voz), Helder Silva (violão/guitarra), Leandro Abritta (baixo) e Rafael Moreira (teclado), a banda Sistema Nacional promete levar ao show "meninos e meninas", "pais e filhos" e mais quem quiser fazer da noite "um dia perfeito" para reviver grandes canções que "há tempos" são admiradas por pessoas de diversas gerações.
{{banner-interno}}
Drogas e uma arma foram encontradas pela Policia Militar na manhã desta quarta-feira, 28 de maio, em duas operações distintas em Cataguases. Participaram das ações o Sargento Andrade, os cabos Silas e Éden Resende e os soldados Ítalo, Jean Pierre e Teodoro, além do cabo Renê Duarte, que atua no 190. Suspeita-se que a droga seria levada para o presídio de Cataguases.
Por volta das 8 horas, a PM recebeu denúncia anônima de que uma arma de fogo estaria próximo a uma pequena cachoeira, nas imediações da estrada da Empa, como é conhecida aquela região depois do bairro São Cristóvão. Após buscas, os policiais encontraram o local e, além de um revólver antigo, também encontraram uma faca, tarrafa de pesca e uma pequena quantidade de maconha. Não havia nenhuma pessoa nas proximidades. Os policiais apreenderam a arma e a droga.
Na volta desta operação eles foram acionados novamente e pararam na Avenida Manuel Inácio Peixoto, mais conhecida como Reta da Saudade, onde detentos fazem a manutenção daquela via. Ali um dos encarregados pela supervisão do trabalho encontrou próximo ao grupo de detentos um pequeno embrulho plástico com 10 pequenas buchas de maconha e uma outra pequena porção esfarelada. Os policiais tentaram descobrir se a droga pertencia a algum dos presos, mas nenhum deles assumiu a posse. O produto então foi apreendido e será encaminhado à perícia para análise.
{{banner-interno}}
A classe dos servidores públicos da educação municipal de Cataguases deu mais um passo rumo à obtenção de seus direitos e a um acordo com a prefeitura, no que diz respeito ao reajuste salarial daquela categoria. A sessão da Câmara Municipal de Vereadores, da noite de 27 de maio, tratou de dois projetos de lei do executivo, em caráter de urgência, e uma emenda supressiva que aumentam o valor do salário, além de outro que elevou o valor do Vale Alimentação desses profissionais. Estiveram presentes professores, auxiliares de serviços escolares, Sindicato dos Servidores Públicos de Cataguases (Sinserpu), Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) e demais representantes da sociedade civil organizada.
Os vereadores, após exaustivo debate, iniciaram a votação sobre o reajuste dos salários dos servidores. Primeiramente, foi aprovada a emenda supressiva ao projeto de lei número 67/2014, que inicialmente propunha aumento salarial de 8,32% apenas para os professores. De autoria do vereador José Augusto Titoneli, a referida Emenda estende o reajuste a todos os profissionais do magistério do município. Em seguida, foi aprovado o projeto de lei 67/2014, já com a nova redação dada pela Emenda e, na sequência, os vereadores, por unanimidade, aprovaram o de número 69/2014, que trata do mesmo assunto, mas concede aos demais servidores municipais o reajuste em 6,78% dos subsídios, vencimentos, salários, gratificações e proventos de aposentadoria e pensões. Por último, também de forma unânime, o projeto 70/2014, que elevou o valor do Vale Alimentação de R$250,00 para R$270,00. O caráter de urgência na aprovação se justifica para que o reajuste salarial já possa vigorar no quinto dia útil do mês de junho. Desta forma, ficou autorizado, a partir de primeiro de maio de 2014, o reajuste de 6,78% para esses servidores da educação básica. Sobre o impacto financeiro, o Executivo garante que há compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias, e não extrapola o limite legal de comprometimento para as despesas com pessoal, de que trata a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Assim, todo o segmento da educação básica terá o aumento, e não somente a classe dos professores. O ajuste, ainda que abaixo do pretendido pelos sindicatos, foi bem recebido pelo público em questão e considerado como um avanço nas negociações.Um erro na redação da data do Projeto de Lei 70/2014 gerou intenso debate entre os vereadores e plateia. No texto que propõe o aumento do valor do auxilio alimentação em vinte reais, a data para vigor da lei é maio de 2013 e não 2014. Se os vereadores aprovassem da forma em que estava redigido, implicaria o pagamento retroativo de mais um ano além do previsto pela prefeitura.
O assessor da prefeitura Alex Carvalho assumiu o equivoco, e os vereadores então pediram a correção na redação final do projeto. Ele também disse que a aprovação do projeto estendendo o reajuste de 8,32% a todos os profissionais do magistério será vetado pelo prefeito.
A ausência da Secretária Municipal de Educação Luciana Moreira, bem como técnicos desta secretaria naquela reunião, para esclarecer as dúvidas pertinentes, foi pontuada com um tom de insatisfação pelos vereadores e pelo público presente.
{{banner-interno}}