O professor, escritor e artista plástico cataguasense Luiz Lopez vai publicar oficialmente seu livro "Gol de Poesia", projeto patrocinado pela Lei Municipal Ascânio Lopes, de Incentivo à Cultura, de 2013. O livro reúne ilustrações e poemas do autor abrangendo o universo do futebol brasileiro. O evento de lançamento será no dia 07 de junho, na Biblioteca Municipal, às 19 horas.
A obra reúne poemas escritos e visuais sobre futebol, criados desde a década de 80. Dividido em três partes: 1º tempo, 2º tempo e prorrogação, o livro tem o tom dos textos variados, desde líricos, críticos, engajados a saudosistas e humorísticos. Tem 64 páginas ilustradas em papel couchê, é todo colorido, tem 40 poemas e mais de 40 ilustrações com obras da série Futebol e 21 ilustrações feitas exclusivamente para o livro.
O tema Futebol acompanha o autor desde 1982 quando escreveu a paródia da Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, focalizando o futebol. No final dos anos 1980, começou a pintar a Série Futebol e não parou até hoje. A escolha do tema, segundo ele é simples: poucos escritores e artistas plásticos trabalharam o tema continuamente e durante tanto tempo.
"Trata-se de uma paixão nacional, pouco explorada pelos criadores da literatura e das artes visuais. É um tema que sempre me proporcionou questionamentos vários: a relação do popular com o erudito; a liberdade de criação, me possibilitando o uso de diversos materiais e suportes nas artes plásticas; o uso do humor, da crítica social e política, do lírico e do satírico; o sagrado e o profano, etc. Portanto, um tema rico que aponta para a identidade nacional e universal", explicou Luiz Lopez.
O livro, de tiragem de mil unidades, será vendido inicialmente na Livraria Sebo Aluados por R$35,00. Duzentos exemplares serão distribuídos para as escolas municipais e para a biblioteca municipal. "Só reuni os poemas e fiz as ilustrações. E só foi possível o livro vir à luz por causa da Lei Ascânio Lopes, que dá oportunidade aos criadores de arte de mostrarem suas obras patrocinando-os", finaliza.
Luiz Lopez nasceu em Cataguases, é bacharel em Letras, lecionou em escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro. Em Cataguases, coordenou oficinas de artes infanto-juvenil e atualmente é professor da rede estadual. Como artista participou de dezenas exposições no Rio, Minas e São Paulo. (Foto: Wagno Aguiar)
{{banner-interno}}
Todos os municípios possuem o seu patrimônio cultural constituído dos bens de natureza material e imaterial, portadores de referência à identidade, à ação e à memória da comunidade. Ele é tão importante que a Constituição Federal Brasileira estabelece como obrigação do poder público a sua preservação.
O Governo de Minas Gerais destina anualmente recursos para que os municípios façam a preservação dos seus patrimônios e o resgate de suas tradições, através da chamada Lei do ICMS Solidário (nº 18030/2009), que distribui os valores ali estabelecidos aos municípios, desde que comprovem, também a cada ano, a atuação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, façam as prestações de contas e apresentem o registro das ações desenvolvidas no âmbito cultural.
Após as eleições de 2012, muitos municípios mineiros não cumpriram com essa obrigação e deixaram de enviar a documentação necessária ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG - visando a continuidade do recebimento de suas cotas de participação no repasse do ICMS Cultural. Recreio é um destes municípios que, devido ao boicote feito em dezembro de 2012, deixou de receber o recurso do ICMS Cultural para este ano.
De acordo com o IEPHA/MG, em 2014, a verba será destinada a 437 municípios mineiros, 36% a menos do que em 2013, quando 689 receberam. Em matéria publicada no dia 30 de janeiro de 2014, no site do Hoje em Dia, a diretora de Patrimônio do IEPHA, Marília Machado, disse que o administrador que perdeu a eleição não manda os levantamentos necessários por acreditar que está gerando receita para o sucessor.
Para que este inconveniente não volte a se repetir, a Prefeitura de Recreio e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, já enviaram ao IEPHA/MG as prestações de conta e as demais documentações necessárias referentes às ações de 2013 a fim de voltar a receber os recursos, cumprindo na íntegra a Deliberação Normativa do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural Nº 02/2012. O resultado da pontuação sairá dia 20 de junho.
Ano passado Recreio recebeu R$ 67.185,86 de ICMS Cultural, e o valor foi integralmente investido em ações de preservação e divulgação das tradições culturais do município. A Prefeitura e o Conselho garantem que mesmo sem o recurso, as atividades culturais serão desempenhadas neste ano de 2014, como forma de respeito e compromisso com a população de Recreio.
Fonte: {{banner-interno}}
Os moradores do Residencial São Marcos reuniram-se na manhã deste sábado, 31 de maio, no Ginásio Poliesportivo Max Baer Lopes, para realizarem a primeira assembleia geral de condôminos. O evento foi mediado pela empresa Assessoria Social e Pesquisa (ASP), representada pelo seu coordenador, Gutemberg Fernandes (foto abaixo), a assistente social, Josiane Abrita e a psicóloga Paula Groppo.
Na reunião, foram debatidos assuntos relacionados aos documentos "Convenção de Condomínio" e "Manual do Proprietário", documentos que devem reger a vida naqueles imóveis. Além disso, a reunião também elegeu o síndico e Conselho Consultivo do Condomínio, com membros de cada um dos vinte e nove blocos de apartamentos existentes no Residencial. Para Vitor Daniel Pomeranc Ferreira, eleito síndico, "a intenção é apoiar e ajudar a comunidade a se desenvolver, buscando projetos sociais, esportivos, lazer, dança, capacitação, entre outras benfeitorias", disse.Vitor, que já desenvolveu trabalhos comunitários na Vila Minalda onde morou e em escolas do município, agora assume essa nova tarefa, destacando que o papel do síndico não é exibir seu status, mas representar os moradores de forma justa e dentro das propostas aprovadas em assembleias. Após a eleição, Gutemberg prosseguiu com a conversa, explicando aos proprietários questões a respeito das taxas de condomínio, bem como dos direitos e deveres que os moradores possuem.
O Residencial São Marcos foi construído no âmbito do programa "Minha Casa, Minha Vida", do Governo Federal. Os 464 apartamentos foram entregues aos beneficiados nessa sexta-feira, 30, e deverão ser ocupados em um prazo máximo de 30 dias. Cerca de trinta proprietários, porém, ainda não haviam assinado o contrato com a Caixa até sexta-feira, conforme revelou o gerente daquela agência em Cataguases, José Romero Barbosa. Após ser totalmente ocupado a previsão e de que o conjunto residencial abrigue cerca de 2 mil moradores.
{{banner-interno}}
Com casa cheia, a banda Sistema Nacional realizou show nessa sexta-feira, 30, no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases. A noite foi um "Tributo a Legião Urbana" e teve presença de pessoas de diversas idades, em especial da "nova geração", destacada pelo vocalista Wanderson Ribeiro logo no início da apresentação. O show integra o projeto Usina Cultural que tem produção de Fausto Menta, patrocínio da Energisa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.
O repertório do show incluiu as músicas "Geração Coca-Cola", "Meninos e Meninas", "Daniel Na Cova Dos Leões", "1965 (Duas Tribos)", "Pais e Filhos", "Tempo Perdido" e "Faroeste Caboclo", dentre diversas outras consagradas pela Legião Urbana através dos álbuns "Legião Urbana (1985)", "Dois (1986)", "Que País É Este (1987)", "As Quatro Estações (1989)", "Legião Urbana V (1991)" e "O Descobrimento do Brasil (1993)".
Além do vocalista Wanderson e dos músicos Rogério Faria (bateria/voz), Helder Silva (violão/guitarra), Leandro Abritta (baixo) e Rafael Moreira (teclado), também participou do "Tributo" o cantor Renato Barushi, bem como o violonista Jackson Costa, musico que integra a banda em projetos autorais. O clima do show foi de muita alegria e interação entre o público e a banda que aproveitou o momento para gravar o videoclipe da música própria "Fúria Acumulada", concorrente no "WebFestValda 2014".
Com a plateia cantando todos os sucessos da Legião Urbana, especialmente os adolescentes que não conheceram seu líder máximo, o antológico Renato Russo, o show foi um momento de descontração (inclusive para os músicos em cima do palco, que pareciam estar mesmo muito à vontade) e de relembrar o rock de ótima qualidade da extinta Legião. Wanderson e seus colegas de banda fizeram um show cativante e gostoso de assistir. Não foi à toa que muita gente preferiu entrar e assistir ao show sentado no chão do Centro Cultural. Quem não foi, literalmente, perdeu um dos melhores shows do ano do Projeto assinado pelo talentoso Fausto Menta. (Fotos: Marcelo Lopes)
Veja as fotos do show na galeria abaixo.{{banner-interno}}
Um homem foi preso no começo da noite desta sexta-feira, 30 de maio, em Dona Euzébia, por tráfico de drogas e contrabando de cigarros. Policiais Militares foram acionados através de denúncia anônima informando a existência de comércio ilegal de drogas em um bar pertencente a Teodoro Nicolau dos Santos, mais conhecido como "Cabeça Vermelha", 47 anos de idade. Quando os policiais chegaram o viram colocando algo em um dos bolsos da bermuda que usava e após ser revistado foram encontrados quatro papelotes de substância parecida com cocaína, prontos para serem comercializados. Contra Teodoro, ou "Cabeça Vermelha", de acordo com a Polícia, há várias denúncias de tráfico de drogas. Em seguida, a equipe de policiais formadas pelos sargentos Márcio Nunes e Airton e pelos soldados Neves, Raphael e Marques, realizaram buscas em todo o bar quando localizaram, dentro de uma caixa, quatro pedras de tamanho "considerável" do que pode ser crack, aparentemente prontas para serem vendidas. Os policiais também fizeram buscas na residência de "Cabeça Vermelha" e lá encontraram quatro pacotes de cigarros marca "TE", de origem clandestina que foram apreendidos. Também foram encontrados uma bucha de maconha, dois aparelhos celulares e R$349,90 em dinheiro.
Durante as buscas testemunhas disseram à Polícia que além de vender a droga no seu ponto comercial, "Cabeça Vermelha" permitia o uso do produto no banheiro de seu estabelecimento. A denúncia foi confirmada pelos PMs que encontraram no cesto de lixo do banheiro, oito sacos plásticos transparentes comumente usados para embalar cocaína. Também foi detido em flagrante por porte de maconha, F.P.C.R., 29 anos , que estava no estabelecimento comercial. Eles foram levados para a delegacia de plantão em Leopoldina, fizeram exame de corpo de delito e prestaram depoimento ao delegado.
{{banner-interno}}