Na manhã desta terça-feira, 3 de junho, foi aberta oficialmente a Semana do Meio Ambiente, em solenidade realizada em frente ao Paço Municipal, em Cataguases. O prefeito José César Samor e o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José de Alencar Pinto Farage, coordenaram o evento que teve como objetivo principal, conscientizar as pessoas para a importância da preservação da natureza e do planeta Terra.
Também estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Instituto Estadual de Florestas – IEF, Estação Ecológica Água Limpa, Emater, 146ª Companhia Especial de Polícia Militar, 5º Pelotão de Polícia Militar do Meio Ambiente, Associação Regional Para Proteção Ambiental (ARPA), Instituto Francisca de Souza Peixoto, Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos rios Pomba e Muriaé e o Consórcio da Bacia do Rio Pomba.Em seu pronunciamento, o Secretário José de Alencar, enfatizou a importância de preservar o Meio Ambiente. "É importante todos nós termos consciência de que quanto mais a gente adotar uma postura de preservação, melhor será para o futuro da humanidade", disse. Ele também salientou a importância da Educação neste processo a fim de que a nova geração aprenda que os recursos naturais do planeta são finitos e que é preciso cuidar para não "acabar com o que ainda nos resta", finalizou.
A abertura da Semana contou com a participação do coral de estudantes da Escola Municipal Professora Darcília Guimarães, que cantou os Hinos nacional e o de Cataguases e apresentou números de dança e percussão. Os estudantes de outras escolas presentes, também distribuíram, ao final, mudas de plantas cultivadas na Estação Ecológica de Água Limpa entre o público que prestigiou o evento. (Fotos: Camilo Vória)
{{banner-interno}}
A Polícia Civil prendeu em flagrante delito na tarde dessa segunda-feira, 2 de junho, Carlos José Sabino Machado, de 29 anos, mais conhecido por "Carlim", por suspeita de tráfico de drogas. Denúncias anônimas levaram os investigadores Felipe Oliveira de Moraes e João Victor Fonseca Sansone até o Bairro Taquara Preta, onde ele reside, e durante vários dias observaram suas ações quando puderam perceber um grande fluxo de pessoas em sua residência.
Na tarde desta segunda-feira os mesmos investigadores viram o suspeito recebendo dinheiro, na porta de sua casa, de uma pessoa que aparenta ser usuária de droga e recebendo em troca um pequeno embrulho. Em seguida, os dois policiais se aproximaram de "Carlim" e o revistaram encontrando em seu poder diversas cédulas de pequeno valor, o que seria mais um indício de que estaria vendendo substâncias ilícitas. Os dois investigadores também fizeram buscas na residência de Carlim, na presença de testemunhas e encontraram um prato com farelos de um produto amarelado, análogo a crack e uma pedra de tamanho médio também parecendo com crack, além de sacos plásticos usados para embalar droga e uma lâmina de barbear utilizada para repartir a mercadoria. Ele foi preso em flagrante delito e conduzido à delegacia de polícia em Cataguases onde foi ouvido pela delegada Érica Nascimento Guedes que ratificou o flagrante, uma vez que Carlim já havia sido preso anteriormente por tráfico de drogas. {{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases
realizará sessão ordinária a partir das 18h30 desta terça-feira, 3 de junho,
quando deverão ser votadas sete proposições, sendo seis Projetos de Lei e um
"Veto Total", feito pelo Executivo Municipal, ao Projeto de Lei nº 01/2014, de autoria do presidente da Mesa
Diretora, vereador Fernando Pacheco Fialho, que "autoriza o Poder Executivo a
reduzir a jornada de trabalho do servidor público". Do Executivo, também está
em pauta o Projeto de Lei nº 62/2014, o qual "dispõe sobre a cessão de
servidores públicos entre órgãos da administração direta, dos Poderes Executivo
e Legislativo Municipal e dá outras providências".
Pela Ordem do Dia, a primeira
proposição do Legislativo a ser apreciada é o Projeto de Lei nº 07/2013,
escrito pelo vereador Serafim Couto Spindola, com o objetivo de instituir o "Passe
Livre Estudantil Gratuito" para alunos devidamente matriculados nas Escolas
Públicas em funcionamento no Município de Cataguases, além de dá outras
providências. Caso se torne Lei, esse Projeto determinará que os alunos, nas condições
descritas acima, poderão utilizar livremente o transporte coletivo das empresas
concessionárias ou permissionárias que prestam serviço em Cataguases, inclusive
nos distritos, todos os dias do ano, quantas vezes forem necessárias para fins
de atividades escolares.
Outro Projeto de Lei que poderá
passar por votação na reunião de logo mais é o nº 29/2013, do vereador Fernando
Rodrigues do Amaral, que visa autorizar o Chefe do Poder Executivo a construir
galpões para instalação de Micro e Pequenas Empresas no Município de
Cataguases. Em seguida, deverá ser levado à discussão plenária o Projeto de Lei
nº 12/2014, que tem autoria do vereador Walmir Linhares da Costa e "dispõe
sobre os direitos básicos dos indivíduos acometidos de Neoplasia e/ou em
tratamento contra ela". Do mesmo vereador, também está
em pauta o Projeto de Lei 13/2014, o qual "dispõe sobre a proibição do uso de
papel termossensível como comprovantes de transações comerciais, bancárias ou
afins no âmbito do Município de Cataguases e dá outras providências".
Por fim, a última proposição que
deverá ser analisada pelos vereadores da Casa na ocasião é o Projeto de Lei nº
17/2014, que dispõe sobre a obrigatoriedade do "Teste da Linguinha" dos
recém-nascidos no Município de Cataguases. Resultado
de uma parceria entre os vereadores Fernando Rodrigues do Amaral e Paulo Sérgio
Ribeiro Ventura, essa proposição, se aprovada, determinará que o referido teste
seja integrado ao "rol de exames obrigatórios e gratuitos a serem realizados em
todos os recém-nascidos atendidos nas maternidades e hospitais em funcionamento
no Município de Cataguases". Caso seja constatada a "língua presa" na criança recém-nascida,
a Lei tornará obrigatória a cirurgia reparativa "o mais breve possível, através
de profissional médico capacitado".
Parte da Avenida José Leonardo, no bairro Leonardo, em Cataguases, recebeu na tarde desta segunda-feira, 2 de junho, limpeza de bueiros, capina e retirada de terra. O serviço foi feito pelos próprios moradores, "cansados" de esperar pela ação da prefeitura, conforme revelou Marcelo Cezário (na foto de camiseta vermelha) à reportagem do Site.
Segundo informou Marcelo, ele e três moradores daquela avenida estão convivendo com ratos "enormes" todas as noites "porque a nossa rua não é limpa há muito tempo", disse. Ele acrescentou ainda já ter feito "vários pedidos de limpeza na prefeitura e nunca fomos atendidos". O temor de ser infectado por alguma doença transmitida pelo rato foi decisivo para ele e outros vizinhos agirem por conta própria.
O prefeito Cesinha Samor disse estar realizando processo licitatório para contratação de uma empresa que ficará responsável pelo serviço de manutenção de ruas e que nos próximos dias esta situação será normalizada com o atendimento de todos os bairros da cidade. (Fotos: Luiz Sérgio Ferreira)
{{banner-interno}}
Matéria Especial
A prática crescente de exercícios físicos aliada à uma dieta alimentar cuidadosa vem abrindo espaço cada vez maior para o surgimento de lojas especializadas no segmento de suplementos alimentares e produtos naturais. E Cataguases ganhou na manhã desta segunda-feira, 2 de junho, a Supre Store, que alia estes dois setores em alta no mercado em um espaço aconchegante e muito bem localizado, no centro da cidade, especificamente, na Rua Ananísia Fonseca, 96, loja D, ao lado da Academia Corpo & Ação.
A iniciativa é da jovem empreendedora Iara Barros Ferreira, que é formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Marketing e Negócios pela UFJF. "Mas tive também todo o apoio de minha família que acreditou no projeto", destaca, revelando ainda ser uma assídua frequentadora de academias de ginástica. "Então aliei o que gosto de fazer com a atividade profissional", disse. Cuidadosa e atenta, Iara pensou em todos os detalhes da loja e inovou contratando uma nutricionista para dar orientações aos clientes toda terça-feira, das 16 às 17 horas, sem custo adicional.- É muito importante usar o suplemento correto para cada tipo de atividade física, o que nossos clientes terão sem qualquer custo extra. Por isso, a Giuliana de Paiva Silva, nossa nutricionista, estará aqui uma vez por semana. E o objetivo é que a clientela tenha melhores resultados em seus treinamentos com a garantia de que estão ingerindo produtos de qualidade e adequados à cada um deles, explica Iara. Além disso, a Supre Store fez outra parceria para oferecer moda fitness aos clientes. Na própria loja há peças de roupas da grife Rota Brasil, que está apresentando sua nova coleção.
Outra novidade é que a Supre Store entra no mercado apoiando o candidato a Mister Minas Gerais de Cataguases, Ítalo Gomes. O concurso que vai eleger o homem mais bonito de Minas, será realizado em setembro na cidade numa promoção da Patrol Models e apoio do Site do Marcelo Lopes. Ítalo e Samuel Pereira prestigiaram a inauguração e elogiaram a iniciativa de Iara. "Ela é uma empreendedora por natureza e tenho certeza que será um sucesso sua loja", comentou o Mister Cataguases. Samuel, por sua vez, gostou do conjunto da obra. "A loja está muito bem montada e de ótimo bom gosto", finalizou.
Além da própria Iara, a Supre Store conta também com o atendimento de Mateus Ferreira e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados até o meio-dia. A loja também aceita os principais cartões de crédito.
Veja as fotos da inauguração na galeria abaixo.
{{banner-interno}}