Entre os dias 05 e 08 de junho Muriaé irá sediar a 4ª edição do festival "Gastronomia na Serra de Pirapanema", um evento que visa promover a valorização da cultura e do turismo rural, incentivando, ainda, o comércio e a economia do distrito e da área urbana.
Um dos grandes parceiros desta iniciativa é o Senac-MG que, como apoiador educacional, irá trazer sua cozinha móvel – uma carreta-escola, na verdade –, na qual serão oferecidas, entre sexta-feira (06) e domingo (08), Oficinas de Gastronomia gratuitas.
Os interessados em participar devem se inscrever com os monitores do "Gastronomia na Serra" meia hora antes do começo das oficinas. Os monitores estarão no receptivo da Fundarte, com blusas especiais do evento.
O festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Turismo, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, e da Fundarte, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas, e com patrocínio do Grupo Energisa.Confira, abaixo, as oficinas que serão oferecidas pelo Senac:06 de junho – sexta-feira18h30 - Oficina Senac – Coquetéis: Técnicas Básicas de Preparo, com Rafael Acrani
Dia 07 de junho – sábado14h - Oficina de Gastronomia Senac "A Arte na Cozinha" - Tema "Comida Mineira Contemporânea e o Café", com Laudinei Tadeu do Carmo 18h - Oficina de Gastronomia Senac "A Arte na Cozinha" - Tema "Comida Mineira Contemporânea e o Café", com Laudinei Tadeu do Carmo
Dia 08 de junho – domingo15h - Oficina Senac - Coquetéis – Técnicas Básicas de Preparo, com Rafael Acrani
{{banner-interno}}
O Grupo Êxtase de Dança apresentará o espetáculo For Sale, com coreografia de Fernando Martins no dia 06 de junho em Cataguases na Escola Estadual Professor Quaresma às 10h35 e às 13h30. O espetáculo recebeu o prêmio Cena Minas 2013, dado pela Secretaria de Estado da Cultura que contempla projetos culturais no estado de Minas Gerais para a valorização e incentivo da cultura. "For Sale" que na língua portuguesa significa "À Venda" discute a relação dos meios de comunicação com o consumismo exagerado por meio de apresentações em locais abertos como ruas e escolas. A ideia desta apresentação é levar às escolas o debate sobre a atual sociedade de consumo por meio da dança contemporânea. Para isto, o Grupo Êxtase está trabalhando em parceria com o corpo docente da escola, preferencialmente com professores de artes ou história para que estes introduzam as temáticas relacionadas ao espetáculo previamente com os alunos que, a partir de suas vivências, possam criam uma ideia do que será abordado. Este processo inclui também que as reflexões se estendam após as apresentações nas salas de aula, com livres construções de textos, desenhos, entre outros.
A circulação de For Sale pelas escolas é uma realização do Prêmio Cena Minas – Prêmio de Artes Cênicas de Minas Gerais (6ª edição), por intermédio do Ministério da Cultura - Lei Federal de Incentivo à Cultura, e do Governo de Minas - Secretaria de Estado de Cultura, com patrocinado da Copasa e correalização do Instituto Cultural Sérgio Magnani. (Fotos: Divulgação){{banner-interno}}
Na noite dessa terça-feira, 3 de junho, a Câmara Municipal de Cataguases realizou longa sessão ordinária, com poucos resultados práticos. Das sete proposições previstas na pauta, apenas duas foram votadas, sendo aprovadas com opiniões divergentes. O "Veto Total" feito pelo Executivo ao Projeto de Lei nº 01/2014, por exemplo, recebeu dos vereadores 8 votos favoráveis e 5 contrários, sendo o argumento da maioria baseado no preceito de que os assuntos tratados na referida matéria competem privativamente ao prefeito municipal.
O Projeto vetado tem autoria do presidente da Mesa Diretora, vereador Fernando Pacheco Fialho, e foi defendido com firmeza pelo proponente, sobretudo por se tratar de uma proposição com caráter social, pois visa reduzir "para 20 (vinte) horas semanais a jornada de trabalho do servidor público municipal legalmente responsável por excepcionais em tratamento especializado". A decisão de manter o veto gerou muita discussão sobre os projetos de leis autorizativos, categoria em que, segundo Fernando Pacheco, se enquadra sua proposição derrubada.
O outro Projeto de Lei aprovado na reunião foi o nº 29/2013, formulado pelo vereador Fernando Rodrigues do Amaral, com intuito de autorizar o Chefe do Poder Executivo a construir galpões para instalação de Micro e Pequenas Empresas no Município de Cataguases. Essa proposição recebeu oito votos favoráveis e dois contrários, o que provocou novas discussões sobre a (não)apreciação de leis autorizativas. Fernando Amaral defendeu a aprovação de seu Projeto com a justificativa de que ele é importante para a geração de emprego e renda no município.Com o nº 07/2013, o Projeto de Lei que "institui o Passe Livre Estudantil Gratuito para os alunos devidamente matriculados nas Escolas Públicas em funcionamento no Município de Cataguases e dá outras" foi arquivado a pedido de seu autor. Já o Projeto de Lei nº 12/2014, o qual "dispõe sobre os direitos básicos dos indivíduos acometidos de Neoplasia e/ou em tratamento contra ela e dá outras providências", recebeu pedido de vista, assim como o Projeto de Lei nº 17/2014 que "dispõe sobre a obrigatoriedade do "Teste da Linguinha" dos recém-nascidos no Município de Cataguases e dá outras providências".
Também não foi votado na reunião o Projeto de Lei nº 62/2014, do Executivo, que "dispõe sobre a cessão de servidores públicos entre órgãos da administração direta, dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal e dá outras providências", bem como o Projeto de Lei nº 12/2014, o qual "dispõe sobre os direitos básicos dos indivíduos acometidos de Neoplasia e/ou em tratamento contra ela e dá outras providências". Estes dois receberam emendas e retornarão às comissões permanentes antes de voltarem à pauta.
{{banner-interno}}
A 78ª edição do maior e mais tradicional evento agropecuário da Zona da Mata Mineira começa no dia 28 de junho e segue até 6 de julho. Durante nove dias, a cidade de Leopoldina, MG, sedia a Expoleo 2014. Exposição de animais, concursos leiteiros, feira de máquinas e implementos agrícolas, palestras técnicas, cursos, shows e diversas outras atrações.
Neste ano, diversos investimentos foram concluídos no Parque José Ribeiro dos Reis, onde a Expoleo acontece, a fim de proporcionar mais conforto e segurança aos expositores e visitantes do local, que fica em uma área de 32 mil metros quadrados. Dentre as novidades está a construção de um novo galpão multiuso com 470 m², a reforma e modernização do departamento de vendas, a criação de espaço destinado à agricultura familiar e a implantação de um novo projeto de prevenção e combate a incêndios.
"A união de cerca de 400 produtores rurais, empresários do setor e profissionais liberais que atuam em áreas relacionadas às atividades agropecuárias de Leopoldina e região é o que explica os excelentes resultados que a exposição vem obtendo nos últimos anos", afirma o presidente desta cooperativa (a Coopleste), Pedro Augusto Junqueira Ferraz (foto abaixo). "Estamos em uma região conhecida como a segunda maior bacia leiteira do país, fonte de pesquisa e tecnologia em agronegócio. A base da economia desta região é a atividade agropecuária, que alimenta importantes agroindústrias e passa atualmente por um processo de modernização gradual. Daí se entende porque a Expoleo tem atraído cada vez mais negócios, recordes e transferências tecnológicas. Tudo isso misturado com boa música, gente bonita, bons restaurantes e muita alegria, num ambiente onde circulam mais de 100 mil pessoas", completou o organizador.Juntamente com a 78ª Exposição Agropecuária e Industrial, acontece a 35ª Exposição Oficializada do Cavalo Mangalarga Marchador, o 78º Concurso Leiteiro – Holandês e Girolando, o 3º Concurso Leiteiro – Guzera e Gir, a 13ª Exphomarj – Gado Holandês, a 6ª Mostra do Gado Girolando, a 10ª Exposição e Concurso Leiteiro de Caprinos, a 3ª Exposição de Ovinos, a 3ª Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas, a 2ª Feira de Touros Pró Genética e a 3ª Expo Flores.
Integrando a programação técnica, a Expoleo apresenta as últimas novidades da moderna tecnologia agropecuária e agroindustrial, com inovações da pesquisa nas áreas de genética animal e assistência técnica, visando a melhoria do rebanho pela introdução de reprodutores e matrizes de alta linhagem, além da realização de diversos eventos, entre julgamentos de bovinos e equinos, escolha dos melhores criadores, expositores e tratadores, desfile dos campeões com premiação, seminários e palestras. Paralelamente, a programação inclui encontro de negócios, feira de artesanato, feira de agricultura familiar, exposição e comercialização de pequenos animais e exposição de mini animais.
A programação cultural também já está definida, com shows diários. Confira:- 27 de junho: Gilberto & Gilmar e Biquini Cavadão- 28 de junho: Thiago Brava- 29 de junho: Miss Expoleo- 1º de julho: Show de Calouros- 3 de julho: Munhoz & Mariano- 4 de julho: Turma do Pagode- 5 de julho: Rionegro & Solimões- 6 de julho: FestViola
{{banner-interno}}
Na próxima sexta-feira, 6 de junho, a Biblioteca Municipal Ascânio Lopes será palco do show "Primeiros Passos Musicais", realizado no âmbito do projeto "De Todas as Maneiras II Edição", que tem patrocínio da Lei Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura. O evento começará às 19h30 e nele se apresentarão alunos de 5 a 14 anos de idade, que são estudantes do Espaço Fontes Musicais, cujo ambiente é destinado ao aprendizado de música, canto, técnica vocal, harmonia, história da música e instrumentos musicais.
De acordo com Eliane Carvalho, professora de música e produtora da apresentação, o repertório do show será variado, de Beethoven a Chico Buarque, passando por diversos outros renomados compositores. Para a produtora, além do exercício artístico, o objetivo do trabalho também é "incentivar cada vez mais os jovens a se relacionarem com a arte e a música já nos primeiros passos de sua vida". As entradas para o evento custarão 1 quilo de alimento e toda a arrecadação será doada para o Centro Espírita Paz Luz e Amor em Cataguases. Eliane destaca que "De Todas as Maneiras" é um projeto que busca revelar a música em suas diferentes formas, com apresentações musicais educativas e selecionado repertório.
"De Todas as Maneiras revela a natureza da música brasileira em uma linguagem simples que alcance todas as classes sociais, recordando períodos da história do Brasil. A apresentação de sexta-feira é a primeira atração da segunda edição deste projeto cuja arrecadação é revertida em materiais didáticos que apoiem o trabalho de educadores", completa a professora, revelando que, na direção do show "Primeiros Passos Musicais", ela conta com parceria de Fernanda Fontes. (Fotos: Juliana Junqueira e Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}