O grupo Bahamas Supermercados, da cidade de Juiz de Fora, apresentou ao Prefeito Vadinho Baião e para a imprensa local, o projeto de investimento de 8 milhões que desenvolverá na cidade de Ubá, com a construção de mais uma loja denominada Bahamas Mix, para vendas no atacado e varejo.
A reunião de apresentação do projeto aconteceu no Salão Vermelho da Prefeitura no último dia 2, e a nova loja será construída na Avenida Comendador Jacinto Soares de Souza Lima, denominada Nova Beira Rio, próximo à fábrica Cozinhas Itatiaia.
O projeto foi apresentado pelo diretor do grupo Bahamas, Jovino Campos, que detalhou dados sobre a empresa e o local onde será construída a nova loja daquela rede varejista, em imóvel de propriedade da família Brandão Teixeira.
O Prefeito Vadinho Baião agradeceu ao grupo Bahamas por ter escolhido a cidade de Ubá para este investimento que vai gerar centenas de empregos diretos e indiretos na cidade, vai atrair comerciantes da região, além de promover o crescimento da receita de ICMS para o município.
As obras de construção terão início já neste mês de junho, tendo sido a Metalúrgica Cirne, de Ubá, contratada para a edificação. Segundo o diretor Jovino Campos, a previsão é que a unidade seja inaugurada no mês de dezembro deste ano. {{banner-interno}}
Abertura da Copa do Mundo em clima de romance ou dia dos Namorados em clima de Copa do Mundo? Para muitos, decidir a programação do dia 12 de junho é um dilema. Entre as apostas para solucionar o problema, unir as duas paixões brasileiras pode ser a ideal.
O futebol continua sendo a paixão nacional e, em ano de Copa no Brasil, ainda mais. Entretanto, o tradicional dia dos namorados não pode ser deixado de lado, principalmente para aqueles que comemoram a data pela primeira vez. É o que acontece com o casal Marina Vidal e Gustavo Tavares, que estão juntos há oito meses e já escolheram o que fazer no dia 12. "Vamos assistir juntos ao jogo, com outros casais de amigos. Assim não perderemos nada e divertiremos em dobro", disse Marina. Para os solteiros, a data também será comemorada. "O encontro com a família e amigos está combinado, estaremos todos na sala, em frente à TV, torcendo muito pelo Brasil", disse a bancária Anna Quintão.Na quinta-feira, 12 de junho, às 17 horas, a seleção brasileira vai enfrentar a Croácia, em seu primeiro jogo da Copa. Em Cataguases, a Prefeitura Municipal e algumas empresas vão encerrar o expediente às 12 horas e outras, às 16 horas. Em função do Dia dos Namorados, o comércio, no dia 11, vai funcionar de 8 às 20 horas e no dia 12 de 8 às 16 horas. As vitrines das lojas, aliás, dividem espaço entre a data maior dos casais com enfeites lembrando a seleção verde e amarela(Veja fotos abaixo). Já, junto ao torcedor cataguasense, o clima de Copa do Mundo vai, aos poucos, ocupando cada vez mais espaço o que se pode ver pelos enfeites nas ruas e casas.
A coincidência das datas vai também ajudar a criatividade dos casais que podem torcer juntos e uniformizados e até preparar uma comemoração especial à dois depois da partida. Já para os solteiros e grupos de amigos, a sugestão é assistir ao primeiro jogo da seleção em um dos bares e restaurantes mais concorridos da cidade. Todos estarão abertos antes do apito inicial, para receber os clientes que quiserem assistir à partida e, em caso de vitória, comemorar o sucesso da seleção canarinho. Neste caso, o clima de festa pode até propiciar um novo encontro e, quem sabe, iniciar um romance. (Fotos: Márcia do Valle Machado e Marcelo Lopes)
{{banner-interno}}
Desde a última segunda-feira, 02 de junho, a Catrans, órgão responsável pelo trânsito e transporte em Cataguases, iniciou o serviço de fiscalização preventiva e cadastramento de veículos em condições de abandono no município. A ação é prevista pela Lei 4.117/2014, que autoriza a remoção desses automóveis e tem a parceria com a Polícia Militar, Setor de Fiscalização de Posturas e Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Controle de Endemias.
De acordo com a Lei, todo veículo que estiver estacionado há pelo menos três dias, nas vias e logradouros públicos, nas condições a seguir é considerado abandonado. Ele, então, será notificado com um adesivo, fotografado e publicado no jornal Cataguases para que o responsável pelo automóvel possa se posicionar.
Requisitos para notificação:- Não possuir placa de identificação obrigatória;- Estar impossibilitado de deslocamento com segurança pelos próprios meios;- Estar em visível mau estado de conservação, com videntes sinais de colisão ou ferrugem, vidros quebrados, sem rodas, objeto de vandalismo ou depreciação voluntária;- Oferecer risco à segurança e/ou saúde dos munícipes.
Mais do que uma ocupação indevida do espaço urbano, o abandono de veículos também é considerado um problema de saúde pública. Dengue e leptospirose são consequências do depósito de água e existência de ratos, escorpiões e cobras nesses locais. Segundo o coordenador da Catrans, Capitão Hélio de Andrade, a população reclama constantemente da situação e exige uma postura imediata e enérgica dos órgãos públicos.
"Em 2013 foram cadastrados mais de 150 carros nestas condições, um deles está parado há mais de 20 anos. Acredito que seja um problema de ordem cultural e socioeconômica. Nos últimos anos houve uma facilitação para a compra de automóveis e muitas pessoas foram incentivadas a adquirir novos, mas não foram orientadas a praticar uma logística reversa. Ou seja, têm um carro novo, mas não desfazem do antigo, que acaba deteriorando-se no ambiente externo", explicou o Capitão.
Se, após a notificação, o proprietário não removê-lo do local, dentro de 15 dias, o veículo será removido para um deposito, em local apropriado. O automóvel somente será devolvido mediante pagamento das despesas de reboque e de multa definida pela Unidade Fiscal do Município. O dono deve apresentar o documento do carro ou moto, comprovação de propriedade, local para guarda e comprovante de pagamento dos tributos correspondentes. Obedecendo a legislação, decorrido o prazo de 90 dias, sem a reclamação do responsável ou sem a quitação da multa, a prefeitura estará autorizada a vender o veículo.Vale lembrar que a lei se aplica apenas para os automóveis que não se enquadram nas infrações do Código Brasileiro de Trânsito, pois, os que estiverem abandonados em locais proibidos, serão rebocados imediatamente. "Pedimos para aqueles que possuam veículos parados na cidade fazerem a sua parte, retirando-os de lá, a fim de evitar o transtorno da remoção e do pagamento da multa", concluiu Hélio (Na foto ao lado os dois veículos, estacionados um na frente do outro, estão abandonados e foram notificados) Até o momento, ação da Catrans ocorreu no centro, na Vila Domingos Lopes, Avenida Guido Marliére, bairro Haidêe, Granjaria, Colinas, Imê Farage, Isabel Tavares, Guanabara, São Diniz, Pampulha, Marote, São Sebastião, Sol Nascente e Pouso Alegre. A fiscalização continua no dia 06 na Vila Tereza, Vila Minalda, Primavera, Meca, Dico Leite e Bom Pastor. Dia 16 no Bandeirantes, Menezes e Independência, dia 17 no Beira Rio, Bom Pastor, Paraíso, Ibraim, São Pedro e Santa Clara. E termina em 18 de junho, nos bairros Taquara Preta, São Cristovão, Justino, Riguete e São Vicente.
O cidadão que quiser denunciar um caso de abandono deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde, no Controle de Endemias, pelo telefone (32) 3422- 3589 ou no e-mail da Catrans: [email protected]. (Fotos: Anderson Moura){{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases realizou homenagem aos enfermeiros Claudionor dos Santos Rezende, Roseni Morais e Michelângelo de Melo Correa, em comemoração ao Dia do Enfermeiro, que foi celebrado a 12 de maio. O evento aconteceu no início da sessão ordinária dessa terça-feira, 3, e surgiu de proposta do vereador Aquiles Branco Ribeiro, que entregou o certificado de reconhecimento aos homenageados, destacando a relevância dos serviços prestados pelos profissionais de Enfermagem à população.
Aquiles ressaltou que o voto de congratulações "é justo reconhecimento àqueles que, com sua participação comunitária, ajudam os vereadores a construir uma Cataguases melhor. É muito difícil cuidar dos outros e estes profissionais cuidam de uma cidade inteira, sempre prontos para atender", completou o vereador, destacando as características que tornam os homenageados pessoas carismáticas e profissionais de "brilhante desempenho no cumprimento de suas atribuições", ressaltou o vereador. Os enfermeiros agradeceram aos vereadores da Casa pela honraria e Roseni se emocionou. Michelângelo dirigiu palavras de estimas aos outros homenageados e disse que aprendeu muito no convívio profissional que teve com eles.Câmara instala nova CEI - Na mesma sessão ordinária, antes da apreciação dos Projetos de Lei, foi formada a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigará possíveis irregularidades de aplicação de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em Cataguases. O grupo ficou composto pelos vereadores Maurício do Vale Rufino (presidente), Walmir Linhares da Costa (relator) e João Manoelino da Silva Bolina (membro). Após ter sido formada a CEI, Walmir Linhares fez uso da palavra e disse que o Conselho do Fundeb estava sendo impedido de acessar as pastas que contém documentações importantes para esclarecer as denúncias de possíveis irregularidades no Fundo. Além disso, o vereador destacou ainda a suspeita de que alguém teria mexido nas referidas pastas e retirado delas algumas notas fiscais.
Esse pronunciamento levou o secretário municipal de Fazenda Paulo Sérgio Ferreira de Souza (Paulete) à Câmara, onde foi convidado a falar e desmentiu o vereador Walmir, dizendo que foi concedido a ele um prazo até dia 11 de junho para entregar as pastas solicitadas. Em seguida, Paulete deixou o plenário e sua atitude foi considerada "deselegante" por alguns vereadores, sendo acolhida por Walmir como um desrespeito. "Me estranha muito um secretário de Fazenda entrar em uma reunião ordinária e tentar denegrir a imagem de um vereador eleito democraticamente", disse, exaltado. Outras opiniões não consideraram a postura do secretário como uma afronta e o vereador Geraldo Majella Mazini ressaltou que Paulete foi educado ao se referir a Walmir. A situação criada pela discussão inesperada inflamou pronunciamentos no decorrer de toda a sessão ordinária e alguns vereadores preferiram se retirar antes mesmo da reunião terminar.
{{banner-interno}}
784 mil famílias mineiras são beneficiadas com a Tarifa Social, que visa contribuir para reduzir as desigualdades sociais e pode diminuir em até 40% o valor da conta de água e esgoto. Essa iniciativa alia a responsabilidade social da Copasa aos requisitos estabelecidos pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).
O foco da Tarifa Social são as famílias de baixa renda. "O objetivo central da Copasa é levar água de qualidade e serviços de esgotamento sanitário a todo o Estado e, para isso, é fundamental que algumas políticas diferenciadas sejam aplicadas, tendo em vista os diferentes níveis econômicos da população", explica Claudio Gomes, Superintendente Comercial da Copasa.Ele conta que o acesso à Tarifa Social é simples: a família deve estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e possuir uma renda mensal, por pessoa, de até meio salário mínimo. Além disso, é preciso que as faturas da Copasa estejam e continuem sendo pagas em dia.
Caso a família atenda a essas exigências, basta comparecer à agência de atendimento da Copasa mais próxima à sua casa e levar os seguintes documentos: CPF; documento de identidade ou título de eleitor; uma conta de água/esgoto. Caso a conta de água não esteja em nome do beneficiário, apresentar algum documento que comprove vínculo ao imóvel (guia do IPTU, Registro de Imóvel, contrato de compra e venda ou contrato de locação). Esse documento deverá estar em nome de algum membro do grupo familiar do beneficiário.
Como funciona a reduçãoA redução no valor da conta de água e esgoto é calculada de acordo com o consumo de cada família, conforme demonstrado a seguir:
Suponha, por exemplo, que um imóvel enquadrado na Tarifa Social utilize 18 m³ no mês. De início, a tarifa de consumo mínimo, que vai até 6 m³, terá uma redução de 40% em relação à categoria residencial. Para os 4 m³ correspondentes à faixa de consumo de > 6 a 10 m³, a redução será de 20%. Já para o intervalo de > 10 a 15 m³, a redução será de 10%. Para os 3 m³ restantes, não incidirá qualquer redução.
"Quem economiza e consome menos tem maior desconto, sem deixar de usufruir de toda a saúde e conforto de uma água de qualidade e dos adequados serviços de esgotamento sanitário da Copasa", afirma Claudio Gomes.
{{banner-interno}}