O projeto "Doe Felicidade" iniciou suas atividades neste ano e, no sábado, 31 de maio, mobilizou 22 alunos das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC/UNIS) para doação de sangue no Hemominas de Além Paraíba. De acordo com Altamiro Mazini Júnior, coordenador do projeto, essa ação vai ao encontro das atividades propostas pelo "Doe Felicidade", cujo objetivo é conscientizar os alunos da instituição sobre a necessidade de promover a responsabilidade social.
"Sabendo da carência de nosso banco de sangue e da necessidade dele para salvar vidas e resgatar a felicidade, resolvemos criar uma caravana dos alunos para efetuar a doação de sangue. Então, com um clima de respeito ao próximo, amor e carinho, efetuamos nossa primeira ação de 2014", destacou Altamiro, lembrando que, nesse momento, os integrantes do projeto trabalham com o tema "Copa do Mundo" e, com o slogan "Apaixonados pelo Brasil", buscam arrecadar fundos através da venda de camisas, para realização de ações beneficentes no fim do ano.
Em 2013, "Doe Felicidade" proporcionou uma grande festa de natal para as crianças da APAE, uma festa de natal para os idosos do Lar São Vicente de Paula e a aquisição de duas TVS de 42" para as salas de lazer da instituição. Ainda com os recursos de doações dos parceiros, o projeto preparou pequena ceia de natal que foi doada para a Casa do Adolescente, localizada no Bairro Menezes. Nesta quarta edição, as instituições beneficiadas poderão ser Creche Ana Nery, Casa de Maria, Lar São Vicente, Apae e Casas de recuperação de dependentes químicos, conforme revelou Altamiro.
Ele explicou que, em agosto, no dia da responsabilidade social do ensino superior, será promovido um encontro para que sejam escolhidas as instituições contempladas. "O projeto ‘Doe Felicidade’ é uma iniciativa popular que quer desenvolver o espírito de empreendedorismo social e com isso beneficiar nossa comunidade. Gostaríamos de agradecer a população de Cataguases e região que está apoiando nossas iniciativas", concluiu o coordenador.
{{banner-interno}}
Pelo décimo segundo ano consecutivo, a bucólica Piacatuba, distrito de Leopoldina localizado no coração da Zona da Mata e a 322 km de Belo Horizonte, se prepara para receber os amantes da moda de viola e da tradicional cozinha de Minas. Ao misturar num só local as duas maiores paixões dos mineiros: música de qualidade com o melhor sabor das Gerais, o Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba, que será realizado entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, ganhou fama nacional, atrai milhares de turistas e figura hoje como um dos eventos de maior destaque no calendário cultural de Minas Gerais.
Famoso por resgatar a música de raiz e incentivar o intercâmbio entre compositores e intérpretes, o Festival de Viola também revela novos talentos através da mostra disputada em duas etapas: regional e nacional, e que este ano distribuirá R$ 23 mil em premiações.
Entre as atrações musicais, caberá a ninguém menos que Lô Borges, um dos maiores cantores e compositores influentes da música brasileira, fazer o show de abertura do Festival, dia 30 de julho. Integrante da geração de compositores mineiros que marcou presença na MPB na década de 70 com o disco Clube da Esquina, Lô Borges já foi gravado por diversos artistas e é o autor de clássicos como "Paisagem da Janela" e "Trem Azul".
Dia 31, sobem ao palco dois dos maiores ícones da viola caipira: o mineiro Pereira da Viola, que apresenta um rico repertório formado por composições próprias, cantigas folclóricas, músicas regionais e melodias interpretadas em sua viola, como o Bolero de Ravel e o Hino Nacional Brasileiro; e o mato-grossense João Ormond, com a mistura da música cabocla com a MPB, tocando modas e toadas, chamamés e guarânias, ritmos da fronteira do Mato Grosso.
Na sexta-feira, dia 1º de agosto, o Festival de Piacatuba abre espaço para as releituras modernas e arrojadas de Fernando Sodré, um dos mais importantes representantes da viola caipira instrumental no Brasil. Dono de um estilo absolutamente pessoal e criador da viola de 14 cordas, Sodré promete uma viagem por regionalismos brasileiros harmonizados em arranjos surpreendentes, no melhor estilo salsa-funk-bossa-rumba-jazz.
Dia 2 de julho, o show de encerramento fica por conta do menestrel Oswaldo Montenegro, com seu novo espetáculo "3x4", onde ele canta sucessos de sua carreira de compositor, misturados a trechos de Villa Lobos, Bach, Waldir Azevedo e Vivaldi, e apresenta duas canções inéditas.
Cursos, workshops e exposições de artistas e artesãos de vários estados também movimentarão Piacatuba, além, é claro, do tradicional Festival Gastronômico, que celebra o melhor da culinária mineira e oferece aos turistas receitas que misturam ingredientes comuns e requintados, criando pratos que agradam a diversos paladares.
Aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do governo de Minas Gerais, o Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba tem produção e coordenação de Maria Lúcia Braga, com patrocínio master da Energisa, patrocínio do Governo do Estado, Bohemia, Zollern, Prefeitura de Leopoldina, apoio da Câmara Municipal de Leopoldina, Lei de Incentivo à Cultura e da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.Confira a Programação:
Dia 30 de julho - quarta feira20h30 – Violeiro - Claudio Lacerda.22h- artista convidado - Lô Borges.
Dia 31 de julho- quinta-feira20h- Festival de viola - Etapa Regional – 10 Violeiros finalistas21h30– Violeiro - João Ormond 23h–Violeiro - Pereira da Viola
Dia 01 de agosto- sexta-feira20h – Festival de Viola - Etapa Nacional - 10 violeiros finalistas21h30 –Violeiro - Fernando Sodré 23h30- Celma e Célia
Dia 02 de agosto- sábado20h30 –Violeiro - Wilson Dias .22h – Violeiros - Ramon e Rozado 23h30 – Artista convidado- Oswaldo Montenegro .
Dia 03 de agosto- Domingo9h - Missa Matriz N.S. da Piedade14h - Teatro infantil
{{banner-interno}}
Em sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores, realizada na quinta-feira, 05 de junho, os técnicos das Secretarias Municipais da Fazenda e de Administração, junto ao Secretário Paulo Sérgio Ferreira de Souza, apresentaram o balanço financeiro da Prefeitura de Cataguases, referente ao terceiro quadrimestre de 2013, em atendimento ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.
A apresentação foi conduzida pelo economista Mauro Fachini Gomes, que mostrou um resumo das receitas e despesas da Prefeitura do período de setembro a dezembro de 2013. O relatório também informou que as despesas de exercícios anteriores, referentes ao ano de 2012, somam R$1.700.000,00, fator que - segundo eles - trouxe impacto ao orçamento e justificou, em partes, o desequilíbrio financeiro do primeiro ano da gestão do Prefeito Cesinha.Os dados expostos na sessão estão disponíveis para consulta no Portal da Transparência, do Governo Federal. "Somos técnicos e sem nenhuma vinculação política, nossa função é dar suporte às gestões, com o máximo de transparência", enfatizou Mauro Fachini. Apenas sete vereadores estiveram presentes à reunião e o local destinado à plateia ficou vazio.
Entre as diversas atribuições da Secretaria de Fazenda estão as atividades de elaboração periódica de relatórios do movimento da Tesouraria, Balancete da Receita e Despesa do Município mensal, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, anexos, relatórios e demonstrativos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e a organização do Balanço Geral da Prefeitura, com os respectivos quadros demonstrativos. (Fotos: Márcia do Vale Machado)
{{banner-interno}}
As aventuras do indiozinho Pira Poré continuam, desta vez com "Pira-Poré e os animais da mata". A escritora Maria Vargas lançou o quarto volume de seu livro infantil, no dia 05 de junho, na Biblioteca Municipal. Com ilustração de Marina Tomaz, a edição foi viabilizada pela Lei Municipal Ascânio Lopes, de Incentivo à Cultura, de 2013.
O primeiro volume, "Pira-Poré e o rio", foi publicado em 2009 e de forma independente. O sucesso com o público resultou em mais três publicações, todas com o patrocínio da Lei Ascânio Lopes. Como contrapartida ao projeto, serão entregues 400 livros à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Entretanto, a contrapartida social da autora vai além. Ela vai doar mais 600 livros às escolas da rede municipal, cerca de 20 exemplares para cada. "Irei às escolas, juntamente com a equipe do Poler, para apresentar o livro e conversar com as crianças. Também farei um minicurso para professores sobre literatura e uma palestra para diretores", comentou Maria.
Maria Vargas foi criada em Pirapora, às margens do Rio São Francisco e conviveu de perto com as lendas sobre o rio e as histórias daquela região. É formada em Relações Públicas e mestre em Comunicação Social. Reside em Cataguases e é proprietária da empresa Vértice Consultoria.
Mais imagens do lançamento do livro na galeria de fotos.{{banner-interno}}
Uma concorrida solenidade marcou a posse de Renata Portela Valverde na presidência do Rotary Clube de Cataguases. O evento aconteceu às 20 horas desta quinta-feira, 5 de junho, no salão social do Clube do Remo, e contou com a participação de convidados e de rotarianos de diversas cidades da região. Também foram empossadas a nova direção da Casa da Amizade, responsável por trabalhos sociais e conduzida pelas mulheres rotarianas ou esposas de membros daquele clube de serviço.
A presidente que estava deixando o cargo, Liliane Riguete Ferreira, abriu a reunião festiva e em seguida anunciou a chegada de novos integrantes para aquele clube de serviço. São eles: Neusa Rocha Tosta, esposa do jornalista Jorge Fábio do Nascimento; José Romero Barbosa e sua esposa, Noêmia Maria de Souza Menta Barbosa e Domingos Ciribelli Alves Neto e sua esposa, Ana Geórgia Maia Senna e Silva. Ela também deu posse aos novos membros da Casa da Amizade que continuará sendo presidida por Maristela Capobianco. Liliane, em seu discurso, destacou que o período em que exerceu a presidência "vivi, respirei e transpirei Rotary!", acrescentando que isto transformou sua vida. Ela revelou que presidir "um clube dinâmico como o Rotary Clube de Cataguases não é tarefa das mais simples, mas encarei o desafio não apenas com a razão, mas também, com o coração! (...) E o resultado não poderia ser outro; um ano intenso com muitos louros colhidos ao final", completou agradecendo a todos que a ajudaram a tornar sua presidência proveitosa. Antes de passar o cargo, exibiu um vídeo com os principais momentos de seu mandato que está marcado também pelo fato de ter sido a primeira vez que o Rotary foi presidido por uma mulher.
Renata Valverde, após tomar posse fez um discurso emocionado, onde deixou claro o seu amor por aquele Clube de Serviço do qual participa há cerca de duas décadas. Em seu pronunciamento ela foi franca: "Com determinação me esforçarei para aumentar e engrandecer ainda mais o nosso quadro associativo (...) a fim de trazer para o nosso convívio pessoas que comunguem e se interessam por nossa causa e objetivos do Rotary". Ela também lançou o lema que vai guiar sua gestão neste ano. "Faça o Rotary Brilhar!". "Com está ótica, vou traçar as metas de nosso clube, respaldada pelo dinamismo e competência de nossos associados que aceitaram unir esforços comigo rumo à nossa caminhada para o servir", completou, agradecendo a todos a confiança e o apoio.
Finalizando a reunião festiva a ex-presidente Liliane Riguete Ferreira recebeu de seu marido e governador assistente do Rotary, Oder Ferreira Filho, o título Paulo Harris e uma medalha pelos serviços prestados. Outro agraciado com uma Safira foi o rotariano Pedro Agostinho Mendes, um dos mais antigos membros daquele clube de serviço.
Veja mais fotos do evento na galeria abaixo.
{{banner-interno}}