A Associação Comercial e Industrial de Cataguases (ACIC) está auxiliando os novos empresários na aquisição de crédito para pequenos e micro empreendimentos, por meio do projeto "BDMG Acredita". Trata-se de uma linha de financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), direcionada às empresas com até seis meses de formalização.
O objetivo do projeto, segundo a Gerente da ACIC, Léllis Dutra, é de alavancar o comércio e desenvolver as micro e pequenas empresas de Cataguases e da microrregião. "Buscamos constantemente proporcionar algo mais para nossa cidade, beneficiando comércio, indústria e serviços. Sabemos que com uma linha de crédito com taxas interessantes para empresas que ainda não têm faturamento garantido é uma excelente oportunidade de incentivo para aberturas de novos empreendimentos e para o desenvolvimento local", disse.
De acordo com Léllis, o processo para obtenção do crédito é relativamente simples. "Primeiro fazemos a simulação e, em seguida, preenchemos a proposta. A empresa tem que estar em atividade em até 180 dias de registro do CNPJ, ou seja, ter sido aberta em até seis meses, e o sócio, ou sócios, cumprirem os requisitos da análise cadastral", explicou.
Finalizado este processo, o empresário responde um questionário sobre o perfil empreendedor. O responsável legal deverá preencher esse formulário, sem ajuda ou interrupção, em um tempo previsto de 45 minutos. O valor do crédito é baseado no capital social da empresa e visa dar um estímulo de capital de giro para o negócio. O financiamento pode ser de R$ 2 mil até R$ 15 mil, com o prazo de 24 meses para pagar, três meses de carência e taxa fixa de 1,78% ao mês de juros.
Mais informações sobre o projeto BDMG Acredita no www.bdmg.mg.gov.br e na ACIC: 32 3421-1245 ou 3421-6554. (Foto: Arquivo)
{{banner-interno}}
No começo da manhã desta segunda-feira, 9 de junho, dois rapazes entraram na filial das Lojas Americanas em Cataguases e furtaram 23 barras de chocolate. Os dois foram presos, minutos depois, pela Polícia Militar, que fazia uma ronda ostensiva naquela região central da cidade. Um deles chegou a ser abordado por uma das funcionárias da loja que, desconfiada, sugeriu que ele estava escondendo algum produto sob a blusa. Ele então devolveu duas barras e foi embora com seu colega, em direção à Praça Chácara Dona Catarina.
Os policiais sargento Priscila e os soldados Ítalo e Cardoso viram os dois rapazes que foram reconhecidos pelos militares por já terem sido presos carregando uma sacola. Enquanto os PMs desciam da viatura os dois, percebendo a presença policial, se deslocaram para o outro lado da praça, em direção à avenida Rotary, abandonando em um dos jardins da Praça uma sacola de papel. Ao serem abordados pelos policiais, foi encontrado dentro da boca de um deles, uma pequena bucha de maconha. Na sacola que deixaram a poucos metros de distância havia 23 barras de chocolate.Após serem revistados eles foram identificados como Vitor Gomes da Silva Oliveira, 23 anos, e Sebastião do Carmo Souza Barreto, 31 anos de idade. Questionados sobre a sacola que haviam deixado a poucos metros, disseram que haviam roubado as barras de chocolate nas Lojas Americanas. Em seguida, os policiais foram até à loja e após conversarem com uma das funcionárias ela contou que um rapaz havia furtado barras de chocolate "mais cedo". Ela também reconheceu os dois suspeitos e a própria empresa colocou à disposição da PM as filmagens da câmera de segurança que mostra a ação criminosa.
Os dois suspeitos foram presos em flagrante e levados para exame de Corpo de Delito no Pronto Socorro e, em seguida, conduzidos até à Delegacia de Polícia, em Cataguases, onde prestaram depoimento.
{{banner-interno}}
A prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal da Saúde, acaba de entregar dois consultórios a mais duas Unidades de Saúde: O primeiro funciona na Unidade Pires da Luz e o segundo na Unidade Schiavon (Vila II). Com a abertura dos novos consultórios somarão sete Unidades de Saúde com atendimento odontológico. As localidades Diamante, Ubari, Ubeba e Cohab, Shangrilá, Ponte Preta e Peluso, já contam com esse serviço.
O tratamento odontológico, também inserido na política da atenção básica, tem a finalidade de prestar atendimento de qualidade em saúde bucal aos usuários. Em Ubá, no ano de 2013, foram realizados em torno de 100 mil procedimentos odontológicos em quase 20 mil pacientes beneficiados.
O atendimento é realizado nas Unidades de Saúde, Policlínica e Centro de Especialidades Odontológicas – CEO e instituições parceiras como Lactário Anália Franco, Creche Lupan, Sindicato Rural e Fhemig. Nas unidades são realizados procedimentos básicos como restaurações, resina, aplicação de selante, limpeza, tartarectomia e algumas extrações.
Naquele município a Equipe de Saúde Bucal é constituída por um Dentista e uma Auxiliar. "O Programa de Saúde Bucal nos coloca mais próximo das pessoas, fazendo com que o trabalho fique mais objetivo. Estamos atendendo primeiramente uma demanda já existente na Policlínica Odontológica, quando terminarmos os atendimentos em espera, daremos início aos trabalhos no posto. A população está muito bem amparada, pois temos o suporte do CEO, que complementa os atendimentos com Prótese, Endodontia, Periodontia, Cirurgia e Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais, fechando o ciclo Prevenção, Restauração e Reabilitação", explicou a dentista Siara dos Santos Marcato. (Foto: Assessoria de Comunicação da PMU)
{{banner-interno}}
Representantes da imprensa de toda a região prestigiaram a quarta edição do Gastronomia na Serra, realizado em Pirapanema, distrito de Muriaé de quinta-feira, 5 a domingo, 8 de junho. O evento reuniu milhares de pessoas que participaram dos shows de blues & jazz, assistiram a uma etapa do torneio de Parapente, apreciaram uma mostra de artesanato, puderam fazer caminhadas, oficinas de culinária e degustar o melhor da gastronomia mineira. Um detalhe que chamou a atenção dos turistas foi a hospitalidade dos moradores. Diversos deles abriram suas casas para receber os visitantes com simpatia e muito carinho.
Foi também um momento para rever amigos que trabalham nestes eventos. Silvan Alves e Marcelo Lopes, fundador e editor deste site, por exemplo, aproveitaram a oportunidade para colocar a conversa em dia. Silvan tem um site de notícias em Muriaé que leva o seu nome e é um dos jornalistas mais respeitados de sua cidade e região. "Ele me inspirou a montar o meu site", lembrou Marcelo ao amigo, que devolveu com um elogio. Num dos raros momentos de folga, os dois, acompanhados de suas mulheres Aline e Indiara, aproveitaram para saborear uma deliciosa costela de porco com angu frito enquanto e colocavam a conversa em dia. Mais cedo, no Palco Gourmet, a banda cataguasense Couro de Cascavel fez uma inspirada apresentação, abrindo a noite musical que contou ainda, no Grande Palco, com as bandas Couro & Corda, a dupla Louzada & Edmilson e Acoustic n’ Roll que encerrou a programação do dia. Na manhã deste domingo foi a vez da criançada participar de oficinas de gastronomia com o chef Glauco Sansoni, do Senac, além de contação de histórias e oficina de pintura. O Gastronomia na Serra estava previsto para terminar às 16 horas com a premiação dos vencedores do Open de Parapente.
{{banner-interno}}
A "Festa da Copa no Arraiá do Clóvis" levou grande número de alunos e seus familiares à Escola Estadual Professor Clóvis Salgado para assistirem às apresentações de dança, música e teatro que foram organizadas por estudantes, com orientação de professores do Ensino Fundamental e Médio. Quem foi ao evento também aproveitou para visitar as barraquinhas e saborear doces, caldos, pastéis, salgados e pipoca, além de se divertir com pescaria de prendas, correio do amor, barraca da prisão, entre outras atrações.
De acordo com a diretora Luciana Pinholi, "essa festa maravilhosa que fizemos só foi possível porque todos se propuseram a torná-la um sucesso. É por isso que somos a família Clóvis Salgado", disse, entusiasmada, Luciana, destacando que a intenção é sempre fazer um evento em que estudantes de todas as crenças possam participar. O ambiente da festa foi de alegria, descontração e interação entre os membros da comunidade escolar e a surpresa da noite foi a participação da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira (Polivalente), com apresentação de sua banda fanfarra, liderada pelo professor regente Jhoney Prudêncio. A festa também contou com versão criativa do Casamento do Jeca e para fechar as quatro horas de evento foi realizada a tradicional dança da Quadrilha, com grande adesão dos estudantes.
Veja fotos na galeria abaixo.{{banner-interno}}