Os vereadores Geraldo Majella Mazini e João Manoelino da Silva Bolina (Joãozinho de Vista Alegre) querem que seja criada a Secretaria Municipal de Gestão dos Distritos e, nesse sentido, enviaram Projeto de Lei à Câmara Municipal de Cataguases para apreciação do plenário em sessão ordinária próxima. Se aprovada, a proposição autorizará o Chefe do Poder Executivo a instalar a referida Secretaria, cujo gestor deverá ser impreterivelmente o vice-prefeito municipal, salvo e tão somente se o mesmo for indicado para ocupar outra Secretaria Municipal, ficando, neste caso, especificamente indicado outro gestor.
De acordo com o artigo 2º do Projeto de Lei em questão, a criação da Secretaria Municipal de Gestão dos Distritos se dá na busca da definição de uma política municipal de desenvolvimento urbano nos distritos, em consonância com os demais entes municipais, além da participação da sociedade destas localidades, visando a coordenação e a integração dos investimentos e ações dirigidos à diminuição da desigualdade social e à sustentabilidade ambiental.
Para falar sobre a proposição, o vereador Geraldo Majella Mazini concedeu entrevista exclusiva à Reportagem do Site do Marcelo Lopes. Segundo ele, a ideia de se fazer esse Projeto de Lei surgiu por dois motivos, sendo um referente à reclamação popular de que todo vice-prefeito poderia atuar de forma mais participativa no município, e o outro relacionado à grande importância que os distritos possuem como entes do município. Majella também revelou que os efeitos práticos da Lei, caso seja promulgada, entrará em vigor apenas a partir da nova gestão municipal de janeiro de 2017, sendo possível que esse prazo seja encurtado se for da vontade do atual prefeito.
"Quando eu e o vereador Joãozinho de Vista Alegre começamos a fazer as reuniões dos distritos, percebemos que eles são entes importantes do município, mas são postos em plano secundário, não por maldade, não por descaso, mas por estarem afastados. Então, percebemos que eles precisavam de maior orientação e colaboração", destacou Majella, lembrando que, com a criação da Secretaria Municipal de Gestão dos Distritos aquelas comunidades ganharão "vez e voz", para se desenvolverem em questões urbanísticas, sociais, de políticas públicas, educacionais, habitacionais, entre diversas outras necessidades e direitos.
"Eu e o vereador Joãozinho acreditamos que a criação da Secretaria vai ser um divisor de águas para os distritos e, por isso, esperamos que os vereadores colaborem com essa proposta. Quero destacar que a intenção do Projeto de Lei não é criar despesa para o Executivo, até porque o vice-prefeito, que será o responsável pela Secretaria, já tem seu salário e não ganhará adicional. Agora, uma futura estrutura, se necessária, caberá ao Executivo realizar posteriormente", disse Majella, concluindo que "a voz dos distritos veio à tona com a chegada do vereador Joãozinho à Câmara Municipal e não podemos perder a oportunidade de fazer com que aquelas comunidades consigam melhor desenvolvimento".
{{banner-interno}}
Poucos minutos após o término da partida que deu a vitória à seleção brasileira contra a da Croácia, levaram uma multidão até à Avenida Astolfo Dutra, centro de Cataguases, para comemorar o primeiro triunfo do Brasil nesta Copa do Mundo. Como este site noticiou, parte daquela vía pública foi interditada ao trânsito oferecendo, assim, mais segurança neste momento de festa. Cerca de duas mil pessoas foram para aquele local comemorar a vitória do Brasil frente ao seu primeiro adversário.
A Avenida ficou colorida de verde e amarelo com uma multidão cantando e dançando ao som de alguns carros que levaram sons potentes para lá. A iniciativa, porém, teve de ser interrompida pela Polícia Militar após o registro de dois pequenos incidentes, mas não diminuiu a animação. Um deles foi o disparo de um tipo de fogo de artifício contra uma pessoa que comemorava a vitória da seleção canarinho e o outro, um desentendimento entre dois torcedores que poderia terminar em briga generalizada, foi impedido pela ação rápida e eficaz da Polícia.O Major Miranda e o Tenente Carvalho, que coordenavam o trabalho da segurança na Avenida explicaram à reportagem do Site do Marcelo Lopes que solicitaram a retirada dos carros de som por causa do alto volume e pela existência de uma lei municipal neste sentido que regulamenta este tipo de atividade. Tenente Carvalho aproveitou para fazer um apelo aos torcedores no sentido de que este tipo de sonorização não seja utilizada nas próximas comemorações.
Durante o resto da comemoração, o que se viu foram pessoas animadas comemorando com a alegria sincera estampada no rosto, o orgulho de ser brasileiro. Abraçadas, envoltas na bandeira do Brasil, conversando com os amigos, ou até mesmo andando sozinhas na avenida, o cataguasense mostrou mais uma vez o amor pela sua seleção de futebol e pelo seu país. A merecida comemoração terminou por volta das 22 horas. Agora é recuperar as energias e esperar a próxima "batalha", contra o México, na próxima terça-feira.
Veja as fotos da comemoração na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
O Brasil termina o primeiro jogo da Copa do Mundo com uma vitória por 3 a 1 contra a forte Croácia. A comemoração será toda coberta pela equipe do Site do Marcelo Lopes. Agora, porém, o leitor vai ver as últimas fotos enviadas pelos torcedores durante a partida que abriu a Copa do Mundo no Brasil. Você pode continuar mandando suas fotos do jogo desta noite e os próximos do Brasil. Veja as fotos abaixo.
{{banner-interno}}
Durante o primeiro tempo do jogo Brasil e Croácia, abertura da Copa do Mundo 2014, mais torcedores entraram na corrente pela seleção promovida pelo Site do Marcelo Lopes e enviaram suas fotos. Se você ainda não mandou a sua, faça agora a sua foto e a de sua torcida e mande pro Site. Veja as novas fotos que chegaram.{{banner-interno}}
As primeiras fotos a chegarem à nossa Redação estão abaixo. Mande a sua também e ajude a formar a torcida verde e amarela.
{{banner-interno}}