Foi realizado no domingo, dia 9 de novembro, na sede do Lions Clube de Cataguases, a premiação dos estudantes que participaram do concurso Cartazes da Paz, uma iniciativa daquele clube de serviço que é realizado em todos os 180 países onde atua aquele clube de serviço. De acordo com a presidente do Lions em Cataguases, Wanda Kneip Navarro, o objetivo é promover reflexões sobre o tema entre os jovens, estimular discussões em sala de aula e valorizar a criatividade e o potencial artístico dos mesmos.
Com o tema "A bondade importa", o concurso teve a participação de alunos do segundo ciclo do ensino básico de oito escolas municipais, sob a supervisão do Programa AdoleSer Cataguases, da Secretaria Municipal de Educação. O trabalho vencedor foi o da estudante Evelyn Bento da Silva Rubens, de 13 anos, aluna do 7º ano da Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha (Caic). A premiação contou com a participação da presidente do Lions de Cataguases, do coordenador do concurso, Marcelo Rittmeyer, vários associados do clube, além do secretário de Educação José Fernando Antunes Millane, e sua equipe pedagógica e da coordenadora do AdoleSer, Ana Maria Diniz.
Na oportunidade, todos os jovens participantes receberam medalhas e a vencedora foi convidada para um jantar com sua família na sede do Lions Clube de Cataguases, em data ainda a ser marcada, quando, segundo Wanda Kneip, será homenageada por todos os demais associados. Conforme também explicou a presidente do Lions de Cataguases, o trabalho de Evelyn será agora encaminhado à Governadora do distrito LC 12, do qual pertence o clube local, para passar por outras etapas no Brasil. Ao final, o Lions Internacional vai escolher o trabalho que melhor representou o tema em todo o mundo. (Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases)
Um adolescente de 17 anos de idade foi apreendido em flagrante após ameaçar de morte a tia e as primas de 10, 11 e 12 anos porque ela teria se desfeito de um vaso com um pé de maconha. O jovem mora com a tia que relatou aos policiais ele ter ficado nervoso de repente, sem motivo aparente, mesmo após ser questionado. Os policiais sargento Sucasas e cabo Dionísio assumiram o registro do caso.
Por causa das ameaças ela e as meninas saíram de casa a fim de não serem agredidas. O fato aconteceu por volta da zero hora desta sexta-feira, 16 de novembro, no Bairro Taquara Preta, conforme consta do registro policial a que o site teve acesso. Outro parente do autor, que está hospedado na mesma casa em visita, confirmou os fatos e disse também ter sido ameaçado pelo jovem.
Segundo as vítimas, o adolescente "não falava coisa com coisa" repetindo apenas que sua tia tinha pego algo dele, sem especificar. Ao receber voz de apreensão ele resistiu e foi contido pelos policiais e conduzido ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde foi medicado. Os militares responsáveis pelo caso foram em seguida até à casa do pai dele que passou a acompanhar o registro da ocorrência.
Mais calmo, o adolescente finalmente contou ter ficado nervoso com a tia quando soube que ela havia jogado fora o seu pé de maconha que teria encontrado às margens do rio Pomba e levou para sua casa. Os policiais retornaram à residência e encontraram o vaso com a planta em meio a entulhos. Ele foi recolhido e será analisado pela perícia técnica da Polícia Civil. O adolescente foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de plantão em Leopoldina onde prestou depoimento e foram adotados os procedimentos legais.
Vinte alunos de Cataguases e Leopoldina já estão participando da capacitação profissional para formação de eletricistas, oferecida pela Energisa Soluções (ESOL), em parceria com o SENAI Cataguases. A ação busca promover o desenvolvimento social e profissional, oferecendo oportunidade para toda comunidade onde atua. Serão seis meses de curso, na instituição de ensino, divididas em aulas teóricas e práticas.
"São muitas as novidades no curso e gostei muito da maneira como as aulas práticas complementam as teóricas, pois conseguimos visualizar os erros que, na maioria das vezes, podem passar despercebidos quando lidamos apenas com a teoria. Está sendo uma oportunidade única e interessante", comentou a aluna Alice Aparecida.
Para a Energisa Soluções essa prática socialmente responsável favorece o progresso de toda população. "Esta é mais uma entre tantas parcerias que temos com o SENAI. Por meio destas ações desenvolvemos pessoas, dando a elas as ferramentas para ingressar no mercado de trabalho e o desenvolvimento da comunidade", disse Rita de Cássia Rievert, gerente de Gestão de Pessoas da ESOL.
Em setembro, este site divulgou com exclusividade as inscrições para este curso o que gerou grande procura e até congestionamento nos e-mails fornecidos para os interessados em participar do processo de seleção dos novos alunos. Na ocasião a matéria informava vagas também para portadores de deficiência e a duração do curso com uma carga horária de 300 horas. (Foto abaixo: Assessoria de Comunicação da Energisa Minas Gerais)
Está proibida a entrada de menores de 16 anos na festa "Baile da Gaiola - Funk Melody" que será realizada na noite deste sábado, 17 de novembro, na Gameleira Club, em Cataguases. Já os adolescentes entre 16 e 18 anos somente poderão entrar no recinto com a devida autorização assinada pelos seus responsáveis. Além disso, todos que comparecerem ao local somente terão a entrada liberada após a apresentação de documento original de identidade com foto. Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) neste sentido foi assinado entre o organizador daquele evento, Victor Hugo Oliveira Silva Brandão e o Ministério Público da Infância e da Juventude, através do promotor Gustavo Garcia Araújo, o que permitiu a liberação do alvará pela Justiça da Comarca de Cataguases. Os organizadores, porém, entraram em contato com o Site após a publicação da matéria informando que somente será permitida a entrada de maiores de 18 anos, mediante apresentação de documento original com foto.
O objetivo desta medida, segundo revelou o promotor Gustavo Garcia Araújo, é "resguardar a integridade física e moral destes jovens em acordo com que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente e que vem recebendo a aprovação de 99% dos pais", disse. Conforme o TAC, durante a festa a equipe do Comissariado de Menores fará a fiscalização da entrada de adolescentes no local e caso seja constatada a presença de menores de 16 anos será aplicada uma multa no valor de R$ 5 mil ao responsável pelo baile. Já para aqueles com idade entre 16 e 18 anos que estiverem no estabelecimento e não tenham apresentado a autorização assinada pelos responsáveis, a multa será de R$ 2.500,00 por infração. O responsável pelo evento, ainda de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta pode, inclusive, ser preso em flagrante, caso não sejam cumpridas as determinações nele contidas. {{banner-interno}}
Serão penalizados os menores encontrados na festa e também seus pais ou responsáveis que vão ser acordados de madrugada para irem com seus filhos até à Delegacia de Polícia, conforme determina o TAC. O texto informa que neste caso o adolescente será "apreendido em flagrante por Ato infracional análogo a Crime de Desobediência, devendo ser encaminhado, junto de seus pais ou representantes legais à Delegacia Regional de Polícia Civil, em Leopoldina, para os devidos procedimentos." O Termo também esclarece sobre a venda ou fornecimento gratuito de bebidas alcoólicas a menores de idade "ou qualquer outro componente que possa causar dependência física ou psíquica". Neste caso o maior que fornecer a bebida ao menor vai responder pelo crime previsto no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente que prevê pena de 4 anos de prisão. (Foto: Reprodução Facebook)
Atualizada às 20h40 min
Morreu nesta quarta-feira, 14 de novembro, no Hospital de Cataguases, onde estava internado em estado grave, o rapaz de 24 anos de idade encontrado caído e inconsciente a três quilômetros da entrada de Santana de Cataguases. Na manhã de terça-feira, 13, o jovem foi visto por transeuntes na estrada que liga aquela cidade a Cataguases - AMG 515, km 06 - por volta das 5h30min. Ele estava desacordado e apresentava um corte profundo na cabeça, provavelmente provocado por um facão, conforme as informações iniciais divulgadas pela Polícia Militar, que fez o registro da ocorrência.
A informação foi obtida pela reportagem do Site junto ao Hospital, mas a causa de sua morte não foi revelada. Como ele deu entrada naquele recinto com perda excessiva de sangue em decorrência do grave ferimento na cabeça, o óbito pode ter sido motivado por causa destes dois fatores. Agrimaldo Silva Munis é natural de Santo Antônio de Pádua/RJ, onde foi sepultado nesta quarta-feira, e havia pedido demissão de um Parque de Diversões que está funcionando em Santana de Cataguases, na noite anterior. {{banner-interno}}
O dono do estabelecimento disse à Polícia Militar ter encontrado Agrimaldo chorando sentado em um canto do parque, à noite, logo ao após uma briga envolvendo dois de seus funcionários, da qual ele não participou. Neste momento Agrimaldo teria pedido demissão sendo incentivado pelo proprietário a esperar o dia amanhecer para ir embora, mas ele deixou o local ainda de madrugada, aparentemente à pé. Nenhum dos pertences que trazia consigo, aparentemente, foi levado pelo autor. A Polícia Civil em Cataguases assumiu o caso e iniciou investigações. Até o momento não há testemunhas sobre a agressão sofrida por Agrimaldo que o levou à morte. (Foto: Montagem sobre reprodução /Facebook)