O enfermeiro especialista em Saúde Pública e Saúde da Família, Gustavo Benini de Oliveira, ministrou programa de capacitação em Exames Ginecológicos, Coleta e Citologia Oncológica, no dia 30 de maio, a funcionários do setor de saúde de Cataguases. O objetivo foi aperfeiçoar o trabalho dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (postos de PSFs) no monitoramento das mulheres na faixa etária de rastreamento do câncer de colo do útero. Gustavo frisou que o câncer de colo do útero é uma doença prevenível e sua detecção precoce é a principal estratégia indicada para o controle da doença. "O encontro foi muito produtivo, pois, além dos conhecimentos adquiridos, proporcionou trocas de experiências entre os profissionais envolvidos", disse o palestrante, destacando a motivação dos participantes da capacitação. De acordo com o secretário de Saúde de Cataguases, Geraldo Leite Antonucci, o programa ministrado por Gustavo é mais uma ação direcionada a melhorar a qualidade do serviço em Saúde realizado no município, cumprindo as diretrizes determinadas pelo prefeito Cesinha Samor.
Embora seja evitável, o câncer de colo de útero está entre os tipos mais comuns da doença em mulheres por todo o mundo, conforme revela a Organização Mundial da Saúde. O papilomavírus humano (HPV), transmitido por via sexual, é o principal responsável pelo surgimento desse tipo de câncer. As mulheres que possuem entre 25 e 64 anos devem realizar anualmente o exame citopatológico do colo uterino (exame Papanicolau), através do qual é possível detectar a doença ainda em sua fase inicial.
{{banner-interno}}
No dia 10 de junho, a Policlínica Municipal de Cataguases recebeu os equipamentos Lazer, Ultrassom e Tem-Fes através de doação feita pela Fundação Itaú Social. Os novos aparelhos que integrarão o setor de Fisioterapia foram conseguidos por meio de projeto feito pelo fisioterapeuta Daniel Renault de Castro e encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde à instituição doadora.
Para oficializar o gesto, o gerente da Plataforma para o Setor Público do Banco Itaú, Agnaldo de Alencar Lopes, juntamente com a gerente geral da agência do Itaú em Cataguases, Eliane Mourão, estiveram reunidos com os fisioterapeutas Daniel Renault de Castro e Magna Cristina Pinheiro, o prefeito Cesinha Samor, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Leite Antonucci, e a coordenadora da Policlínica Municipal, Maria Francisca de Brito Nascimento.
Agnaldo de Alencar destacou a importância de parcerias como essa que aproxima setores privados das demandas dos poderes públicos. Ele também revelou que Cataguases já foi atendido com projetos na área da Educação e foi a primeira vez que uma demanda do município na área da Saúde chegou ao Itaú Social. Elaine Mourão ressaltou que "a motivação de um profissional pela melhoria de qualidade de atendimento na saúde é fundamental" e disse que o envio de novos projetos sempre será bem-vindo. Geraldo Antonucci, em nome do prefeito Cesinha, reforçou agradecimento ao Itaú Social e parabenizou o fisioterapeuta Daniel pela formulação do projeto. (Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases)
{{banner-interno}}
Veja as vagas de emprego oferecidas pelo SINE de Cataguases, válidas até segunda-feira, 23/06/14.
4 CARREGADOR DE CAMINHÃO1 MOTOBOY ENTREGADO DE ÁGUA6 COBRADOR DE ÔNIBUS3 MOTORISTA DE ÔNIBUS1 TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO2 VENDEDOR EXTERNO10 AUXILIAR DE PRODUÇÃO
1 ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO
*VAGAS PARA DEFICIENTE
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases e o telefone é (32) 3429-2546.
{{banner-interno}}
A seleção brasileira não conseguiu mostrar o seu bom futebol contra o México e terminou a sua segunda participação na Copa do Mundo no Brasil com um empate sem gols. A tensão durante a partida, porém, foi substituída depois do apito final pela descontração e a certeza de que o resultado não foi tão ruim assim para o time da casa, já que continua em primeiro lugar no grupo.
Centenas de pessoas foram relaxar e se encontrar na Avenida Astolfo Dutra, tradicional "point" das comemorações coletivas de Cataguases. Lá, a prefeitura, inclusive, fechou parte da via e fez uma decoração alusiva ao maior evento de futebol do planeta. Faltou uma boa sonorização, mas o prefeito Cesinha Samor contou ao Site do Marcelo Lopes que está providenciando para a próxima partida.
Desta vez, os torcedores estavam mais calmos e a comemoração por mais uma partida da seleção brasileira coloriu aquela avenida nas cores verde e amarelo. Policiais militares fizeram a segurança no local e, apesar da ausência reclamada de uma boa música, não foi registrado nenhum incidente. Segunda-feira próxima, o time canarinho volta a campo contra a equipe de Camarões. Se ganhar, estará classificado para a próxima fase da Copa do Mundo, e a comemoração será ainda mais entusiasmada.
Veja as fotos da comemoração na avenida Astolfo Dutra na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Implantar o Sistema Municipal de Cultura (SMC) em Cataguases. Esta é uma das principais metas de trabalho da Secretaria Municipal de Cultura. Em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, o secretário Zeca Junqueira explicou o processo e as etapas que precisam ser cumpridas nos próximos meses, entre elas, a nomeação do Conselho de Política Cultural.
Composto por 11 integrantes da sociedade civil organizada e 11 do poder público, o Conselho de Política Cultural será o órgão deliberativo do SMC, responsável pela gestão do Fundo Municipal de Cultura. Além das Secretarias Municipais, fazem parte as instituições Acriar, Associação das Mulheres Rurais, Movimento Dandara, Institutos Francisca de Souza Peixoto e Cidade de Cataguases, Fundações Simão José Silva e Ormeo Junqueira Botelho, entre outras organizações.
Segundo o secretário Zeca Junqueira a nomeação será publicada no Jornal Cataguases ainda no mês de junho e, em seguida, a posse dos membros. Posteriormente terá início a rodada de fóruns temáticos, culminando na criação do Plano Municipal de Cultura. "A proposta dos fóruns é reunir informações para ser elaborado um diagnóstico eficiente da realidade de cada área cultural, como música, teatro, dança, artes. Com esse levantamento será possível elaborar um planejamento de longo prazo, de 10 anos, que irá atender às necessidades da cidade", explicou.
O Plano de Cultura, depois de finalizado, será enviado para a Câmara Municipal e votado como Projeto de Lei. Todo o recurso, obtido via Governos Federal, Estadual e Municipal, será repassado para o Fundo de Cultura, já existente em Cataguases, e deve ser administrado pelo Conselho de Política Cultural. O recurso desse Fundo, de acordo com Zeca, é irrevogável e não pode ser remanejado, o que assegura a aplicação da verba estritamente nas ações contidas no documento.
"Queremos deixar um legado para a população de políticas culturais, de longo prazo e estruturantes, ações que vão muito além dos eventos sociais. Nosso objetivo é organizar a produção cultural de forma que se transforme em instrumento de geração de renda", concluiu o secretário.
O Conselho de Política CulturalO Conselho é uma instância colegiada permanente, de caráter consultivo e deliberativo, integrante da estrutura político-administrativa do Poder Executivo. Entre suas atribuições estão: propor e aprovar, a partir das decisões tomadas nas conferências, as diretrizes gerais do Plano de Cultura e acompanhar sua execução; apreciar e aprovar as diretrizes gerais do Sistema de Financiamento à Cultura e acompanhar o funcionamento dos seus instrumentos, em especial o Fundo de Cultura; e fiscalizar a aplicação dos recursos recebidos decorrentes das transferências federativas.
{{banner-interno}}