Os moradores do Conjunto Residencial São Marcos realizaram assembleia extraordinária nessa quinta-feira, 19, para decidirem se o transporte coletivo urbano poderá ou não circular no interior daquele condomínio. O evento começou às 17 horas e também foi momento de os participantes definirem se fariam nova eleição para síndico do Condomínio. O atual, Victor Daniel Pomeranc Ferreira, sugeriu esta opção após revelar estar em uma posição "desconfortável devido ao episódio que proibiu o tráfego de ônibus no Residencial. Assim, os condôminos optaram por nova eleição que aconteceu imediatamente.
A maioria dos participantes da assembleia extraordinária votou a favor da circulação de ônibus no interior do Residencial São Marcos e aclamou a assistente social Josiane Lopes Abritta como nova síndica do condomínio. Em entrevista exclusiva à reportagem do Site do Marcelo Lopes, na manhã desta sexta-feira, 20, Josiane disse que não pretendia ser síndica, mas aceitou o pedido dos moradores com "a intenção de trabalhar em benefício da comunidade". "E aí eles pediram para eu me candidatar e se fez uma nova eleição com votação em cédula. Eu disse a eles que, independente de ser síndica ou não, estaria à disposição dos condôminos", revelou Josiane, destacando que ficou muito feliz por ter sido escolhida pela comunidade e que em sua nova função não fará nada sozinha. "Eu vou contar com cada morador para construir um ambiente de harmonia e conquistar todos os direitos que um condomínio daquele porte possui", completou.
A nova síndica não é moradora do Conjunto Residencial São Marcos, mas, desde o início, como assistente social, acompanha de perto as questões referentes ao condomínio. Sobre o prazo para o transporte coletivo voltar a circular no local, Josiane disse que não há uma data prevista, mas ressaltou que reconquistará esse direito "o mais depressa possível". Ela também mencionou que imediatamente fará solicitações a órgãos públicos, para que sejam vistas outras demandas dos moradores, dentre as quais atendimento de Saúde e Educação. (Fotos: Paulo Victor Rocha e cedidas pelos moradores do Residencial São Marcos)
{{banner-interno}}
Ed Gama, humorista que venceu em março último o quadro "Quem chega lá?" do Domingão do Faustão, fez um excelente show na noite desta quinta-feira, 19 de junho, em Cataguases, dentro do projeto Usina Cultural, produzido e realizado pelo produtor cultural Fausto Menta. O evento tem apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e patrocínio da Energisa através da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e aconteceu no Centro Cultural Humberto Mauro, que ficou completamente lotado. O jovem e talentoso humorista de 24 anos, que nasceu em Maceió, capital de Alagoas, agora é contratado da TV Globo para atuar no programa comandado por Fausto Silva, e vem confirmar a nova safra de excelentes humoristas brasileiros.
No show, Ed Gama está acompanhado pelo não menos talentoso violonista Caio Graco Rodrigues, que se formou em música pela Escola Villa Lobos, no Rio de Janeiro, e toca, além do violão, piano e violino. O rapaz também faz apresentações solo e com banda sempre que há um espaço na agenda do amigo Ed, com quem vem trabalhando desde o início do ano e sempre "dando boas risadas a cada show apesar de conhecer todo o texto", conta ele já esboçando um sorriso. Caio confessa que costuma rir das piadas do humorista antes mesmo de serem contadas. "Às vezes dou risada só de lembrar de uma e no show, às vezes, começo a rir antes dele começar a contar", diz o músico, também motivo de piada durante o show por conta dos dreads que usa no cabelo.Exímio imitador, Ed Gama, porém, não usa e abusa desta sua qualidade que o deixaria confortavelmente bem com a plateia. Suas imitações, ao mesmo tempo que estão presentes no show, não permitem que ele seja rotulado por isso. E quando imita Faustão, sem dúvida, uma de suas melhores atuações - ou o pastor Valdomiro -, a semelhança e a gargalhada estão garantidas. O humorista contracena com a plateia o tempo todo, criando um clima de cumplicidade com ela que o deixa à vontade para novas brincadeiras e para emendar as próximas piadas. O dinâmico show não dá trégua ao público que é mantido atento o tempo todo a cada novo gesto de Ed Gama que recebe como resposta ou o riso solto ou aplausos efusivos.
Simpático e humilde, além de consciente de que está iniciando uma carreira promissora e já na maior rede de televisão do país, Ed Gama é, sem dúvida, um humorista diferenciado cujo talento não se vê todos os dias por aí. Talvez isso explique seu sucesso em um programa popular como o do Faustão e sua continuação na TV que, apesar da força crescente da internet ainda é considerada a maior vitrine para qualquer artista se firmar, tornar-se conhecido e manter-se em evidência. O humor que Ed Gama apresentou - tanto nos quadros do Domingão do Faustão quanto em seu show em Cataguases – foge do lugar comum e da piada pronta. Por exemplo: Não há nada direcionado aos políticos (preferidos pelos humoristas) ou a Copa do Mundo, o tema do momento.
Perspicaz, Ed Gama fez piada até nos agradecimentos, num momento inusitado de improviso. Antes do show, ele foi apresentado ao jornalista Marcelo Lopes, editor deste site, pelo também jornalista Jorge Fábio, editor do Primeiro Jornal. Ao final do espetáculo, quando foi agradecer os colaboradores do show na cidade, ao ler o nome do Site na lista, ele não perdeu a piada dizendo ter sido apresentado ao "Marcelo Lopes que é do Site do Marcelo Lopes, claro", acrescentando outros detalhes fruto de sua improvisação e talento que levaram a plateia a mais uma e derradeira gargalhada. Com tanta espontaneidade assim não é difícil prever que esta rapaz ainda vai nos fazer rir muitas vezes.
Veja mais fotos do show na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Atitudes simples e uso consciente da energia podem gerar economia para o ano todo, inclusive no inverno. Nesta época, a atenção deve ser com os equipamentos de alta potência, como chuveiros, que devem ser utilizados de forma consciente. Veja algumas dicas: - O chuveiro é o aparelho que mais consome energia elétrica, responsável, em média, por 25% do consumo residencial. Com a temperatura regulada no modo inverno, o gasto pode ser até 30% maior. Você não precisa abrir mão do banho quentinho, mas evite demorar no banho. - Prefira o chuveiro eletrônico, que gera uma economia de até 35% de energia e 40% de água. - Nunca coloque alimentos quentes ou recipientes com líquidos destampados na geladeira. Assim, você exige menor esforço do motor, gastando menos energia, já que a circulação interna de ar quente faz com que o aparelho gaste mais energia até esfriar os alimentos. - Ao usar a lavadora de roupas, acumule a quantidade necessária para usar a capacidade máxima indicada pelo fabricante. - Utilize a lava-louças somente quando ela já estiver cheia. - Utilize lâmpadas fluorescentes e economize até 70% em relação às incandescentes. - Aproveite a luz natural, abrindo janelas e cortinas durante o dia. - Dê preferência às cores claras para paredes e tetos (elas refletem melhor a luminosidade). - Passar, de uma só vez, a maior quantidade possível de roupas e utilizar a temperatura indicada no ferro para cada tipo de tecido, deixando as roupas mais leves para o final, é uma ótima dica de economia. - Não utilize vários equipamentos elétricos ao mesmo tempo e evite o uso dos aparelhos mais potentes no horário de pico. - Evite deixar aparelhos eletrônicos como TV e computador ligados sem necessidade. Sempre que possível, programe o desligamento automático. A função stand-by também consome energia. - Nunca deixe seu aparelho celular, câmera digital e outros "dormir" carregando, ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.{{banner-interno}}
Policiais Militares de Cataguases prenderam, no começo da
tarde da última quarta-feira, 18 de junho, em flagrante, T.G.N, de 35 anos de
idade, residente em Astolfo Dutra, que no final da manhã havia furtado cinco aparelhos celulares em lojas da
cidade. Ele foi preso durante buscas realizadas pelos policiais Cabo Norte e
Sargento Vânio, com a participação das vítimas que o reconheceram após
assistirem às imagens gravadas pelas câmeras de segurança de uma das lojas em
que ele praticou o furto.
Segundo a PM, na primeira loja que o autor entrou, ele
furtou um aparelho celular marca LG 3 Dual Sim durante um momento de distração
da vendedora. Ela, porém, sentiu falta do aparelho logo após a saída de T.G.N. da
loja e acionou a Polícia Militar que compareceu à loja e com ela na viatura
iniciaram buscas na região. Durante este rastreamento outras vítimas ao virem a
viatura policial também relataram o mesmo tipo de furto sendo que um desses
lojistas revelou ter imagens da ação criminosa gravada por câmera de segurança.
Os PMs, juntamente com as demais vítimas assistiram às imagens e confirmaram se
tratar da mesma pessoa e retomaram as buscas.
T.G.N. foi visto e reconhecido pouco tempo depois nas
imediações da Praça Manoel Inácio Peixoto, próximo à antiga estação ferroviária.
Os policiais o abordaram e após revista-lo encontraram em seu poder quatro
aparelhos celulares que ele revelou ter furtado das lojas acrescentando que já
havia vendido - por R$150 - um destes telefones para um rapaz, citando o local
onde foi feita a transação, e também e seis folhas de cheque em valores
diversos emitidos por terceiros. Ele foi preso em flagrante e levado para o
Posto Avançado da PM em frente ao Hospital de Cataguases onde foi interrogado,
fez o Auto de Corpo Delito e conduzido à delegacia quando prestou depoimento.
Os policiais também encontraram a pessoa que comprou o celular que foi autuada
pelo crime de receptação de produto de furto.
A Prefeitura de Leopoldina firmou convênio com Governo Federal, via Ministério da Saúde, para a instalação de uma UPA-Unidade de Pronto Atendimento, no bairro São Cristóvão, um dos mais populosos da cidade. A obra era para ter sido terminada desde o ano passado, mas houve muitas surpresas durante seu andamento como erros na sua construção que tiveram que ser corrigidos atrasando sua conclusão. No que toca à obra em si, aparentemente ela está quase pronta como mostra a foto de Luciano Baia Meneghite. Depois virá a parte de equipamentos e mobiliário, o que deveria ocorrer ainda este ano. Muitos entraves se colocam no caminho que impedem um final tranqüilo. Você vai conhecer porque, nesta reportagem exclusiva do jornal Leopoldinense.
Auditoria do Ministério da Saúde não aprova conclusão da obraSegundo a Secretária Municipal de Saúde de Leopoldina, Lúcia Helena Fernandes da Gama, em uma fiscalização feita por auditoras do Ministério da Saúde para conferir o andamento das obras da UPA, ela e a engenheira Sandra Moraes Tavares, da Secretaria Municipal de Obras, que acompanharam as auditoras, tomaram um susto: "fomos surpreendidas ao tomar conhecimento de que o termo de conclusão da obra não poderia ser emitido e, consequentemente, o restante dos recursos disponibilizados pelo governo federal para aquisição de equipamentos também não viria, por existirem irregularidades na construção. Em meados do mês de maio deste ano, diz a Secretária Lúcia Gama, recebemos a Análise Preliminar nº 311/14 da Diretoria de Infraestrutura Física da SES-MG, apontando todas as inadequações existentes no projeto, inclusive a inexistência do RAPA-Requerimento de Aprovação de Projeto Arquitetônico devidamente protocolizado. A análise ainda informa e determina que: "o autor do projeto é responsável pelo cumprimento das normas dispostas na RDC 50/2002, da ANVISA, bem como a correção das inadequações mencionadas e aquelas que, eventualmente, viessem a ser detectadas por aquela Diretoria, antes da aprovação definitiva do projeto, razão por que as obras não deveriam ser iniciadas antes dessa aprovação". Há que se registrar, diz Lúcia Gama, "que o 'Termo de Assentada' do terreno para a edificação da UPA processo nº 0013883-09.2011.8.13.0384, assim como a licitação e início da obra se deram em 2011/2012, respectivamente. Outras surpresas desagradáveis surgiramA Secretária de Saúde Lúcia Gama (foto ao lado) relatou ao jornal Leopoldinense que solicitou um parecer sobre o custeio da UPA de Leopoldina, que é a mais simples, Tipo I, e levou outro susto: "Sua manutenção mensal gira em torno de R$550.000,00, sendo que o governo federal se comprometeu em passar R$100.000,00 e informou que a Secretaria de Estado da Saúde repassaria mais R$50.000,00. Viação Rio Doce pediu cancelamento da desapropriação e Justiça suspendeu emissão de posseMas, as surpresas não pararam por ai, informa Lúcia Gama revelando que a Procuradora Geral do Município, advogada Viviani Corrêa César, no dia 09 de junho deste ano, foi intimada em processo que corre no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, sendo informada que foi cassada a liminar de emissão de posse do imóvel desapropriado a pedido da Viação Rio Doce, proprietária do terreno da antiga Transcolin, no qual a UPA se encontra. A decisão é inédita no TJMG, segundo a Procuradora, que interpôs embargos declaratórios e aguarda decisão.
O que é a UPA 24h?As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h – são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares (Pronto Socorro) onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência- SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.Segundo informações veiculadas pelo site do Ministério da Saúde a UPA destinada a cidades do porte de Leopoldina, com população na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes, é a de Porte I que tem de 5 a 8 leitos de observação com capacidade de atender até 150 pacientes a cada 24 horas com o mínimo de 2 médicos por plantão, sendo um pediatra e um clínico geral.
As verbas destinadas para sua construção e instalação foram orçadas em R$1.400.000,00 com custeio mensal depois de entrar em funcionamento estimado em R$100.000,00 ou R$1.200.000,00 por ano.
Atento a tudo, o prefeito José Roberto de Oliveira diz que "se houve erros eles têm que ser reparados para que o benefício possa ser colocado à disposição da população de Leopoldina o mais rápido possível", arrematou. (Com informações do Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Arquivo GLN){{banner-interno}}