O sufoco durante a partida mais tensa desta Copa do Mundo foi compensado com a vitória e pouco depois, com a liberação pela Polícia Militar, dos carros de som na Avenida Astolfo Dutra. Segundo informou o comandante da PM no município, Major Miranda, foi feito um acordo com os responsáveis pelos carros de som que funcionassem até às 19 horas, em caso de normalidade, mas se ocorresse alguma confusão eles desligariam os equipamentos. Até o fechamento desta matéria nenhum incidente havia sido registrado naquele ponto da avenida destinado à comemoração.
Com a vitória nos pênaltis da seleção brasileira, aliado ao fato de o jogo ter sido no começo da tarde de sábado, a Avenida Astolfo Dutra recebeu o maior público desta Copa do Mundo, após uma vitória da seleção canarinho. A multidão festejou a passagem para a próxima fase da competição com muita animação e alegria, descontraindo a tensão acumulada em mais de cento e vinte minutos de futebol disputado. O centro da cidade ficou com o trânsito lento devido ao grande número de veículos que foi às ruas com bandeiras, tocando cornetas e as vuvuzelas que fizeram sucesso na Copa passada.
Um pouco deste clima festivo a reportagem do Site do Marcelo Lopes flagrou em dezenas de fotos feitas logo após o jogo. Veja na galeria abaixo os flashes desta festa verde e amarela que movimentou a tarde deste sábado, 28 de junho em Cataguases.
{{banner-interno}}
A partida mais emocionante desta Copa do Mundo não desanimou o torcedor cataguasense que continuou mandando suas fotos para o Site. Não faltou adrenalina, lances duvidosos e um goleiro que salvou a pátria, Júlio César, que fez duas belas defesas na decisão por pênalti.
O cataguasense Rodrigo Ozava e sua família assistiram a esta partida memorável direto do Mineirão e de lá também mandaram fotos para o site sendo que uma delas é a que está acima. Em Cataguases, por sua vez, a cidade parou - literalmente - pouco depois do meio dia e desde o início da partida até o seu final, os sons ouvidos nas ruas eram dos lances mais decisivos do jogo e dos dois gols brasileiros, sendo que um foi anulado pelo juiz.
Agora, os torcedores se reúnem para comemorar na avenida Astolfo Dutra, que mais uma vez não vai ter sonorização, ao contrário do que era previsto. As fotos da comemoração em Cataguases você vai ver aqui.
Veja as fotos que os torcedores enviaram para o Site na galeria abaixo.{{banner-interno}}
Para muitos, a Copa do Mundo começa pra valer mesmo nas Oitavas de Final, etapa em que a competição torna-se decisiva a cada partida já que o perdedor está eliminado. Neste sábado, às 13 horas, a seleção brasileira abrirá esta fase do torneio jogando em Belo Horizonte contra a seleção chilena. A partida promete muita emoção e adrenalina aos torcedores.
A animação, entretanto, continua em alta a cada jogo da seleção nesta Copa do Mundo e o Site do Marcelo Lopes vem incentivando seus leitores a mandarem fotos suas durante os jogos ou que revelam sua torcida pela equipe canarinho. E a cada jogo diversas fotos são publicadas. Se você já participou, não tem problema, pode mandar novas fotos, com outros amigos e em outro ângulo. Use a criatividade, vista-se nas cores verde e amarelo e participe deste momento raro da história do futebol mundial.
Veja, na galeria abaixo, mais fotos de torcedores que chegaram ao Site durante a semana. Depois da partida serão publicadas as fotografias recebidas até o apito final e, mais tarde, as fotos da comemoração dos cataguasenses em caso de vitória.{{banner-interno}}
A pista de esportes radicais de Cataguases (Pista de Skate) estará pronta até o fim de agosto e o espaço onde ela é construída será uma praça arborizada, com bancos, iluminação e academia ao ar livre. Essas informações foram reveladas pelo Secretário Municipal de Esportes, Ricardo Dias, na manhã desta sexta-feira, 25, quando ele destacou que o local foi planejado porque terá grande importância para os praticantes de skate e BMX, entre outros esportes, mas também proporcionará à população um ambiente de conversa, integração, prática de atividade física e lazer.
As obras são executadas pela empresa Garcia Construtora e, de acordo com seu responsável, Adalberto Chiconelli (na foto abaixo com Ricardo Dias), "tudo está sendo feito dentro do cronograma que a Prefeitura nos emitiu. Acredito que nós entregaremos o espaço pronto dentro do prazo, até por que toda parte de rampagem, parte de arte da pista, já foi executada. Em relação ao concreto e a malha são etapas rápidas e hoje creio que a obra está, digamos, 70% concluída", disse Adalberto, ressaltando que a pista de esportes radicais de Cataguases será "uma das dez maiores de Minas Gerais".Com a realização desse projeto, Ricardo Dias acredita que o esporte vai crescer na cidade, inclusive com a participação de pessoas de outros municípios da região. "A pista de esportes radicais atenderá às necessidades de iniciantes e veteranos, proporcionando a realização de treinamentos e competições", completou o secretário de Esportes. A verba para custeio das obras (R$139.379,70) é resultado de convênio entre a Prefeitura de Cataguases e o Governo do Estado. Quando pronta, a pista terá 477m2, com as partes street e bowl.
Desde o começo de 2013, praticantes de skate e BMX vêm reivindicando a construção da pista de skate que fora anunciada em 2012 pela administração anterior. O Site do Marcelo Lopes acompanha o caso desde o início e agora, um leitor, sugeriu através de e-mail enviado à Redação, uma nova reportagem para informar sobre o andamento das obras. O crescente grupo de skatistas e adeptos de esportes radicais de Cataguases não esconde a ansiedade para poder desfrutar do novo espaço com as manobras radicais que o esporte permite. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
Durante visita a Miraí em maio, o miraiense Henrique Alves Pereira Junior, residente em Londrina, Paraná, visitou o Memorial Ataulfo Alves e ficou encantado com o espaço dedicado ao compositor. Agora, cerca de um mês depois, enviou para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo uma cópia da partitura original da música "Cidade Miraiense", que se transformou em hino municipal de Miraí.
Em carta à Secretária Arari Vieira Rios, Henrique conta que a partitura foi escrita pelo próprio autor, durante a viagem de trem Rio-Miraí, realizada por Ataulfo juntamente com suas pastoras, para receber uma homenagem promovida por seu pai, Henrique Alves Pereira, médico e ex-prefeito de Miraí (1934-1945).
"Ao retornar da nossa viagem, resolvi doar uma relíquia guardada pelo meu pai Henrique Alves Pereira, oferecida pelo próprio Ataulpho. Trata-se da composição musical "Cidade Miraiense", que envio para fazer parte do acervo cultural do Memorial", contou ele. Em outra carta enviada ao prefeito José Ronaldo Milani, Henrique Alves Pereira Junior agradece a visita que recebeu dele no Hotel Camapuã, onde estava hospedado. (Reprodução da partitura: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Miraí){{banner-interno}}