Os vereadores Geraldo Majella Mazini e Maurício do Vale Rufino, juntamente com seus assessores, estiveram no Bairro Leonardo recentemente para conversarem com os moradores e colherem as principais reivindicações daquela comunidade. A iniciativa é parte de uma nova ação que os dois idealizaram para que a voz do povo seja ouvida, consiga chegar ao Executivo e, consequentemente, às Secretarias Municipais, a fim de que providências possam ser tomadas.
A população do bairro visitado apontou carências em diversas áreas, como Educação, Esporte, Assistência Social, Saúde, bem como Serviços Urbanos, e, de acordo com os vereadores, muitas delas podem ser resolvidas facilmente e outras são mais complexas, no entanto, com planejamento, todas devem ser sanadas para o bem estar dos munícipes."O ‘Fale com o Vereador’ é um projeto que eu e o Maurício pensamos desde o início do nosso mandato e agora tivemos a oportunidade de colocá-lo em prática, começando no dia 25 de junho. Trata-se de uma ouvidoria popular e estamos, a princípio, percorrendo os bairros onde os outros vereadores não residem, até por respeito aos colegas. Depois, quando tivermos que visitar locais onde moram vereadores, chamaremos eles para escutarem a população junto conosco", destacou Majella.
Os moradores do bairro Leonardo querem a reforma do posto de saúde, mais médicos e dentistas, reforço no policimento, atenção aos usuários de drogas, construção de refeitório na Escola Municipal José Esteves, construção de banheiros na quadra esportiva da comunidade, limpeza nos terrenos baldios, vias públicas e bocas de lobo, além de construção de áreas de lazer, entre muitas outras reivindicações.
O vereador Maurício Rufino destacou que esse trabalho desenvolvido junto com Majella é importante porque dá a oportunidade de eles conhecerem as demandas do povo de perto e com os próprios olhos. "Grande parte das reclamações no Bairro Leonardo pode ser atendida rapidamente, como, por exemplo, a limpeza urbana que já deveria está sendo realizada. Outros serviços mais complexos, como a ampliação da segurança pública e obras que geram custos ao Executivo, dependem de planejamento", disse Maurício, lembrando que o ‘Fale com o vereador’ visitará, em breve, o Bairro Ana Carrara. (Fotos cedidas pelos vereadores)
{{banner-interno}}
Tomou posse recentemente a Diretoria Executiva da LIESCOS - Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Leopoldina. O presidente é José Nilton Gama de Andrade (Lourinho), tendo como vice Thadeu Silva Furtado; Marta Rogel Correia, Secretária Geral; e Assis Vieira de Oliveira, Tesoureiro. Também foram empossados os integrantes do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal.
A posse dos responsáveis pela revitalização do carnaval leopoldinense, como não poderia deixar de ser, foi regada a muito samba e aconteceu no Salão Social da Coopleste. Segundo Lourinho, será necessária a participação de todas as agremiações carnavalescas da cidade: "Vamos precisar muito da participação efetiva das escolas e blocos de Leopoldina para o fortalecimento da Liga para podermos, já em 2015, preparar um carnaval que possa nos remeter aos grandes carnavais de nossa Leopoldina".
Para isto, o presidente da Liesco pregou a união. "O momento é de união e organização das escolas e blocos no que consiste às suas documentações e outros problemas que venham a apresentar". E prosseguiu dizendo que é preciso mostrar para as agremiações carnavalescas que a Liga agora está ativa, é uma realidade e queremos trazer o carnaval de rua feito pelas escolas e blocos novamente para Leopoldina".
Os diretores da Liga, que representam as agremiações carnavalescas de Leopoldina foram apresentados durante a roda de samba, organizada pela equipe da liga, que contou com a presença dos Grupos: Nó na Madeira (Leopoldina), Exige o Tom (Cataguases) e Simplicidade (Cataguases).
O Conselho Deliberativo da Liesco é formado por Jaime Custódio da Silva (Escola de Samba Unidos dos Pirineus); Pedro Henrique Correia do Vale (Unidos da Pinguda); Antonio Carlos (Escola de Samba Unidos do Fonte); Américo da Silva (Escola de Samba Acadêmicos dos Cutubas); José Rolerito de Almeida Junior (GRES Corujão da Madrugada); José Geraldo Jerônimo da Silva (Escola de Samba Mocidade Imperial 5ª Residência); José Breno da Silva Silvestre, o Marrom (Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense,); Lenildo Bartole (Bloco Concentra Mas não Sai) e Maria da Penha Peixoto (Escola de Samba Unidos do Cabuçu).
O Conselho Fiscal é composto por Ronaldo Alves Apolinário (Grupo de Samba Nó na Madeira); Douglas de Souza Oliveira (Unidos dos Pirineus); Luiz Fernando Cabral Nascimento (Fajardo e CIA) Carlos Eduardo Gomes Fajardo (Fajardo e CIA); Gilberto da Silva (Unidos do Alto do Cemitério); Fabio Ferreira Francisco (Bloco Concentra Mais Não Sai). (Foto: Jornal Leopoldinense){{banner-interno}}
As Irmãs Carmelitas da Divina Providência convidam a comunidade cataguasense para participar do tríduo de orações a Nossa Senhora do Carmo, a ser realizado na Capela do Colégio Carmo de Cataguases, nos dias 13, 14 e 15 de julho, e da Celebração Eucarística pelo Dia de Nossa Senhora do Carmo, no dia 16 de julho.
As orações começam às 19 horas no próximo domingo, dia 13, com o tema "O sim de Maria". Nesta primeira noite, participam todos os devotos de Nossa Senhora do Carmo, as Irmãs Carmelitas, a Pastoral da Saúde e as equipes do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC).
Na segunda-feira, o Tríduo continua com uma Celebração Eucarística às 19h30, realizada pelo Padre José Carlos Ferreira Leite. O tema será "A disponibilidade de Maria". Participam diretamente a Associação de Santa Rita, a Catequese, a Congregação Mariana e os Vicentinos.
Na última noite do Tríduo de Orações, às 19h, a Celebração Eucarística será realizada pelo Padre Javani Becari Moreira e haverá recepção do Escapulário Carmelita. O tema será "Maria nas bodas de Caná". Participam o Apostolado da Oração, os Irmãos do Santíssimo e Ministros da Eucaristia.
Na quarta-feira, 16 de julho, Dia de Nossa Senhora do Carmo, a Celebração Eucarística será às 10h, pelo celebrante Padre Jorge Luiz Passon. Participam todos os devotos de Nossa Senhora do Carmo.
O título de Nossa Senhora do Carmo é consagrado à Virgem Maria, em referência ao convento construído no Monte Carmelo, em Israel, nos primeiros séculos do cristianismo. Seu principal símbolo é o Escapulário do Carmo, que representa a atitude de se estar a serviço do Reino de Deus. Os devotos creem que ele traz graças e outros benefícios espirituais.
As Irmãs Carmelitas da Divina Providência estão em Cataguases há 102 anos, fazendo parte da congregação brasileira que surgiu no estado do Rio de Janeiro em 1899, dirigida por Madre Maria das Neves. Sua presença missionária, hoje, está em oito Estados do Brasil, no Equador e na Argentina.
A Capela do Colégio Carmo de Cataguases, onde vão acontecer as celebrações, fica na Praça Santa Rita, Centro, do lado direito da escola.{{banner-interno}}
Um acidente de motocicleta matou no final da tarde desta terça-feira, 8 de julho, Luan Matos Silva, de 19 anos de idade. Ele morava no bairro Marote, em Cataguases, com seus pais, Claudemir Balduíno da Silva (mais conhecido por Cláudio) e Josélia Matos Silva. Seu corpo será velado na própria casa e seu sepultamento está marcado para as 16 horas desta quarta-feira, 9, no cemitério São José, conforme revelou o "Cláudio" à reportagem do Site.
De acordo com informações obtidas pela Polícia Militar que fez o registro do acidente, Luan, que não tinha carteira de habilitação, dirigia uma motocicleta Honda Titan, 125, prata, ano 2003, placa GWY-8821, de propriedade de José Carlos Silva Fernandes. Por causa disso, o dono do veículo, infrngiu o artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro que proíbe "confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada". Para este tipo de infração, o referido Código penaliza com "detenção, de seis meses a um ano, ou multa", o infrator.
Segundo ainda informações da PM, Luan saiu dirigindo a moto do bairro Pouso Alegre, por volta das 18:50 horas em direção ao Centro da Cidade quando, na Rua Tenente Luiz Ribeiro, quase em frente à loja Panelouças, na Vila Domingos Lopes, ele perdeu o controle do veículo e chocou-se contra o poste.
Testemunhas disseram ainda aos policiais que ele usava capacete e não estava em alta velocidade. A equipe do Samu o socorreu e o levou com vida ao hospital de Cataguases onde chegou sem os sinais vitais. A equipe médica que o atendeu tentou reanimá-lo, sem sucesso. O médico legista, João sérgio Lougon Borges Mattos, que assinou o atestado de óbito, declarou a causa da morte como sendo "traumatismo craniano e politraumatismo".
Luan pertenceu à Ordem Demolay em Cataguases que está vinculada à Maçonaria e destinadas aos jovens. Diversos colegas seus que também integram àquela organização, estiveram no hospital a fim de saber o estado de saúde do rapaz e prestar solidariedade aos seus familiares. Além deles, diversos amigos e parentes também foram para lá onde o clima era de comoção já que o rapaz que era muito querido por todos que o conheciam.
{{banner-interno}}
Termina o sonho brasileiro de ser hexacampeão do mundo de futebol. A Copa no Brasil chegou ao fim para a seleção brasileira, de forma vergonhosa e humilhante, após perder para Alemanha por sete a um em pleno Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
Após um primeiro tempo com derrota parcial para a seleção brasileira, por cinco a zero, a etapa complementar da partida confirmou o que já se vislumbrava no placar e a goleada aumentou. O placar de 7 a 1, para ser mais exato, não reflete a realidade da partida, não fosse os gols perdidos pela Alemanha.
O Site do Marcelo Lopes publica as fotos da torcida cataguasense, como vem fazendo desde o início da Copa. As fotos revelam o clima de otimismo de cada torcedor que vinha marcando esta Copa do Mundo pela alegria, mas que ao final se transformou em frustração.
Durante a partida e à medida que o placar ia sendo ampliado para o time adversário, a reportagem do Site foi garimpar nas redes sociais o sentimento dos cataguasenses. Algumas dessas frases foram selecionadas e estão abaixo. É um mero retrato do que aconteceu neste momento histórico e negativo para o futebol brasileiro.
"Alemanha não destroi um pais assim desde a 2° guerra mundial". (Jéssika Pinheiro)
"Nem a Volkswagen faz tanto gol por minuto" (Carmem Ribeiro)
"Que horas começa o jogo da Seleção Brasileira ?????" (João Marinho)
"O Brasil perde pra ele mesmo.No segundo tempo perdeu 3 gols." (Adolfo Vechi do Vale)
"Brasil jogando assim pelo Neymar, imagina pelo Fred." (Renata Fernandes)
"Como diz Lennon, o sonho acabou, vamos encarar a realidade." (Valmir Gonçalves)
"Igual peladinha na Cojan: 5 vira, 10 acaba." (Rafael Bedendo)
"Um amigo meu falou: Não vou no quintal, o meu cachorro, que é pastor alemão, vai rir de mim..." (Hélio Campos)
"Parabéns, alemães! ...linda equipe!" (Sônia Bonzi)
{{banner-interno}}