A gestão do acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) na área da saúde é de responsabilidade do Ministério da Saúde, mas é realizada pelas equipes municipais de saúde. Esse acompanhamento deve ser registrado no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde uma vez por semestre. O prazo para registrar as informações termina nesta sexta-feira, 11 de julho, conforme revela o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. As condicionalidades do PBF, tanto da saúde quanto da educação, são o meio para garantir o acesso da população mais carente a direitos sociais básicos. Nesse sentido, deve ser um compromisso dos entes federados e das famílias beneficiárias do programa.
As famílias beneficiárias do programa com crianças de até 7 anos de idade ou gestantes que ainda não foram atendidas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em casa pela equipe da Saúde da Família, neste primeiro semestre, devem procurar as unidades de saúde para registrar seu acompanhamento.
Nesse processo, são verificados o calendário de vacinação das crianças, o peso e a altura para a avaliação nutricional e o acompanhamento do pré-natal das gestantes. As famílias devem levar o cartão do Bolsa Família ou o cartão de saúde.
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), dos 14,1 milhões de famílias beneficiadas pelo PBF, 2,6 milhões ainda não têm o perfil de acompanhamento da condicionalidade de saúde. A CNM lembra que o não cumprimento, recorrentemente, das condicionalidades exigidas pelo programa pode implicar na suspensão do benefício.
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Veja as vagas de emprego oferecidas pelo SINE de Cataguases, válidas até segunda-feira, 14/07/14.
1 MOLDURISTA1 PROFESSOR DE ESPANHOL6 COBRADOR DE ÔNIBUS3 MOTORISTA DE ÔNIBUS1 FISCAL DE TRANSPORTE1 AGENTE DE VIAGEM1 VENDEDOR1 DESIGNER GRÁFICO10 SERVENTE5 PEDREIRO2 CARREGADOR DE CAMINHÃO3 OPERADOR DE MÁQUINA
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases e o telefone é (32) 3429-2546.
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O PROCON de Cataguases registrou 1.646 reclamações no primeiro semestre deste ano e, com base nesse número, foi realizado ranking das empresas que mais causaram problemas aos consumidores locais. Na lista, estão fornecedores de serviços de telefonia, grandes magazines e agências bancárias, além de empresas de tecnologia e de canais por assinatura, entre outras.
Essas informações foram reveladas nesta quarta-feira, 9 de julho, pelo coordenador do PROCON de Cataguases, advogado Rafael Vilela Andrade, o qual aproveitou a oportunidade para lembrar que "os consumidores devem ter consciência de seus direitos e, se forem lesados, procurar o registro formal das reclamações, para que as medidas legais possam ser tomadas", destacou.
Segundo Rafael, o PROCON de Cataguases trabalha para, cada dia, melhor solucionar os problemas levados ao órgão e punir os fornecedores que desrespeitam o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Nesse sentido, o advogado destacou que semanalmente são realizadas 12 audiências de conciliação e, quando os problemas persistem, são instaurados processos administrativos que podem resultar em penalidades aos maus fornecedores. Recentemente o PROCON aplicou multas que totalizaram R$56.986,07 e esse valor será revertido ao Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
Veja, abaixo, o ranking dos vinte fornecedores que, no primeiro semestre, mais receberam reclamações dos consumidores junto ao PROCON de Cataguases:{{banner-interno}}
A sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira, 9 de julho, teve como um dos assuntos de pauta a prestação de contas da Liga Independente das Escolas de Samba de Cataguases (Liesca) referente ao Carnaval 2014. O presidente da entidade Fabrício Zulato justificou como foi gasto pelas escolas e blocos caricatos o recurso de R$126.900,00, destinado pela prefeitura.
Fabricio distribuiu previamente aos vereadores uma cópia do relatório de prestação de contas, incluindo todas as notas fiscais e documentos comprobatórios do uso da verba. Segundo ele, no dia 31 de janeiro de 2014 foi repassado o recurso para a Liesca, conforme lei municipal de número 4.099/2014, destinado às escolas de samba e blocos caricatos e para premiação.
Do valor total recebido, foram entregues às escolas 110 mil reais, uma média de 25 mil reais para cada. Para os blocos caricatos foram 11.900 reias cerca de 1.700 para cada um, entretanto, dois deles não desfilaram, sendo devolvidos à prefeitura dois mil reais. Somando às premiações distribuídas aos vencedores do carnaval, o total gasto pela Liesca foi de R$124.900,00.
Após o relato de Fabrício, os vereadores comentaram a apresentação. "Dou os parabéns pela prestação de contas e pela preocupação de apresentar o que foi gasto. Estou percebendo também que vários diretores dos blocos caricatos já estão se formalizando para poder receber o dinheiro da prefeitura de forma mais organizada", disse o vereador Paulo Aritana.Presente na sessão, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira (foto), fez sua avaliação. "Fabricio fez um excelente trabalho. A Secretaria de Cultura cobrou rigorosamente essa prestação à Liesca, fizemos algumas correções, pois sabemos que os blocos lutam muito na informalidade, existem questões circunstanciais que precisam ser entendidas como um todo. Entendo que o dinheiro público está 100% justificado e prestado contas, sem o menor indício de desvio", afirmou Zeca.
Por sugestão do presidente da Câmara, Fernando Pacheco, será criada uma comissão temporária para propor um orçamento para o carnaval de 2015, bem como melhorias nos serviços, infraestrutura e acessibilidade.
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Os lojistas que renovaram o estoque de mercadorias para o inverno estão percebendo os prejuízos que a ausência do frio está causando em seus negócios. Apesar de Cataguases ter o clima quente na maior parte do ano, é esperado que nos meses de junho a agosto a temperatura caia e as vendas sejam satisfatórias. Porém, em 2014, isto não está ocorrendo e a direção da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) conversou com a reportagem do Site do Marcelo Lopes sobre o assunto.
De acordo com a entidade que congrega os lojistas, a permanência do calor está obrigando o comércio a reduzir o volume de compras junto aos fornecedores e realizar promoções para, assim, poder investir em uma nova coleção, a Primavera/Verão, que deve ser comercializada a partir do final de julho e inicio de agosto. A ausência do frio está provocando um impacto negativo nas vendas, em especial, no segmento de vestuário da moda, contou Humberto Lanzieri, presidente da CDL.
"A ocorrência do frio exige que o consumidor busque por roupas mais ‘pesadas’ que, associado à necessidade de se manter atualizado com a moda, potencializa a venda de artigos do vestuário e calçados, assim como de acessórios. É uma cadeia grande que depende de uma definição correta da temperatura, devendo fazer frio no inverno e calor no verão. Se isto não ocorre, infelizmente, acontecem perdas para o comércio", explicou o presidente daquela entidade classista.
Para minimizar os danos aos empresários, a Câmara de Dirigentes Lojistas realizou algumas ações que tiveram como objetivo estimular as vendas, entre elas, a campanha de divulgação do Dia das Mães e a promoção do Dia dos Namorados. "Também apoiamos em maio o Liquida Ktá, promovido pela Associação Comercial, que foi uma importante feira para as vendas de saldos de estoques de coleções passadas", disse Humberto. Atualmente a entidade está preparando a promoção para o mês de agosto, do Dia dos Pais, também com o intuito de alavancar as vendas do comércio local.
Algumas estratégias podem ser adotadas pelo próprio lojista para ajudar melhorar as vendas que estão empacadas. Para Humberto, uma boa apresentação da loja, o foco no cliente, produtos certos, equipe de vendas preparada, preços adequados e promoções associadas a uma boa divulgação são importantes para que o reflexo nas vendas aconteça de maneira satisfatória. (Foto: Márcia do Vale Machado)
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