O escritor cataguasense reconhecido internacionalmente, Luiz Ruffato, esteve na manhã desta terça-feira, 20 de novembro, na Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, o Polivalente, para participar de um encontro com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Capitaneados pelo professor de Língua Portuguesa, Lucas Neiva, eles passaram os últimos dois anos estudando a obra de Ruffato e fizeram um trabalho sobre o seu livro "Estive em Lisboa e lembrei de você". Durante pouco mais de uma hora, alunos e escritor conversaram descontraidamente sobre Literatura e a importância da leitura na vida de cada um; a Cataguases que Ruffato (foto ao lado) descreve em sua obra; sua trajetória pessoal, do filho de família pobre que tornou-se torneiro mecânico, depois jornalista reconhecido até abraçar definitivamente a carreira de escritor como profissão. Ao final, autografou os exemplares do livro "Estive em Lisboa e lembrei de você" que os alunos usaram para fazer um vídeo a respeito daquele romance.
A presença de Ruffato no Polivalente atende ao convite do professor Lucas Neiva, que está fazendo Mestrado em Literatura com o tema "A interação entre cinema e literatura no espaço ficcional da Cataguases de Ruffato". Neste sentido, explicou Lucas, "este encontro de hoje é a culminância deste meu projeto de pesquisa que me deixou muito feliz ao ver o nível de conhecimento dos alunos e o interesse em participar e, principalmente, com a disponibilidade de Luiz Ruffato em nos atender. À ele o meu sincero agradecimento", completou.O projeto de Lucas (na foto ao lado com Ruffato), se apoiou fortemente no texto do crítico de literatura Antônio Cândido, "o qual define a literatura como um direito", conforme revela. Assim sendo, continou, "é prerrogativa da escola, do professor, garanti-lo aos alunos. Devido ao curto espaço que a literatura ocupa hoje na escola, e ao afastamento cada vez maior dos jovens em relação à leitura literária, é essencial que se promova meios que contribuam de maneira significativa com o letramento literário. Por isso partimos do pressuposto de que a partir do reconhecimento dos espaços de Cataguases nas obras de Luiz Ruffato fosse possível aproximar os alunos da literatura", explicou. {{banner-interno}}
Também estiveram presentes ao encontro, a diretora daquela escola Maria Teresa Alonço, o professor doutor da UFJF, Marco Aurélio Souza Mendes, orientador de Lucas em seu mestrado, o capista Tadeu Costa, o escritor cataguasense Fernando Cesário, professores e demais funcionários da escola. Na ocasião, Maria Teresa falou sobre a sensibilidade que a literatura promove nas pessoas "especialmente nos dias de hoje quando as pessoas não querem ouvir o outro", salientou. Já Marco Aurélio comentou os vídeos produzidos pelos alunos os quais elogiou pela qualidade. "Eu conheci um pouco mais da obra de Ruffato depois de assistir a estes vídeos. Realmente algumas visóes de vocês jamais me passaram pela cabeça", admitiu. Depois do encontro todos se confraternizaram com um café da manhã. (Fotos exclusivas do Site do Marcelo Lopes)
Veja mais fotos deste encontro na galeria abaixo.
Nesta terça-feira, 20 de novembro, o país celebra o Dia Nacional da Consciência Negra. E apesar de não ser feriado em Cataguases, alguns eventos alusivos à data acontecem tradicionalmente na cidade. Este ano o Site do Marcelo Lopes também se insere nas comemorações com esta matéria produzida por François Ferreira (foto ao lado), um jovem de 17 anos de idade, filho de pai negro e mãe branca, que ama fotografar e escrever. Ele escolheu contar sua experiência em uma tarde de sessão de fotos sobre a beleza de dez jovens negras. O resultado você confere ao final do texto. A ideia, conforme revela François, "é contribuir para acabar com o preconceito racial ainda muito presente em nossa sociedade". A seguir o texto de François.
Na tarde de 18 de novembro de 2018 dez jovens negras de vários bairros de Cataguases se reuniram para uma sessão de fotos que teve como objetivo principal destacar a beleza da mulher negra cataguasense e assim ser admirada. A ideia é da adolescente Yasmin Cristina de Souza Silva, 18 anos (foto ao lado), que resolveu logo colocá-la em prática e saiu convidando as amigas e conhecidas. O projeto recebeu o nome de "Pérola Negra" e, em pouco tempo dez garotas estavam envolvidas e realizaram o que chamaram de "Um dia de Modelo" sendo fotografadas em diversos ângulos e lugares conhecidos de Cataguases, revelando a beleza de cada uma delas tendo como cenários a paisagem modernista da cidade.
A sessão de fotos foi feita por François Ferreira e tomou uma tarde inteira do grupo que enfrentou o desafio cheio de poses, com muito bom humor, maquiagem e desinibição na frente da câmera. "A beleza negra não apenas foi evidenciada, mas também valorizada", disse Yasmin Cristina, uma das modelos, "e contribui para o empoderamento da mulher negra além de ajudar na conscientização para acabar com o preconceito de qualquer natureza", completou. A este Site François disse que reunir um grupo de belas mulheres negras nas principais ruas de Cataguases foi uma experiência inédita, "afinal, o comum é ver a beleza branca nestes cenários."
Veja as fotos abaixo.
A Polícia Civil divulgou nesta segunda-feira, 19 de novembro, o balanço de uma operação que investiga um esquema de fraudes no Hospital Doutor Armando Xavier Vieira, em Guarani. A ação resultou na apreensão de diversos documentos e equipamentos de informática. O Hospital ainda não se manifestou a respeito.
De acordo com a Polícia Civil, foram cumpridos mandados de busca e apreensão no hospital e nas casas três pessoas investigadas.
Os materiais foram apreendidos e serão analisados pelos investigadores para compor o inquérito que analisa o caso, que é conduzido pelo delegado Rafael Ramos Nalin, juntamente com o Promotor de Justiça responsável pela Coordenadoria Regional de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste, Rodrigo Ferreira de Barros.
Em setembro, um idoso de 65 anos foi preso em flagrante por corrupção passiva, durante uma vistoria feita no hospital. Na ocasião também foram apreendidos diversos documentos, entre eles um caderno de cobrança de valores ilícitos. {{banner-interno}}
A polícia descobriu que o hospital cobrava taxas para realização de exames de Raio-X que deveriam ser gratuitos, através de cotas do Sistema Único de Saúde (SUS) e de outros convênios.
Também havia cobranças ilícitas de cirurgias, exames de ultrassom, de sangue e repasses de verbas municipais para custear plantões. A polícia suspeita que diretores e médicos possam estar envolvidos no esquema criminoso, que já ocorre há mais de 20 anos. (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
O paratleta cataguasense de Jiu Jitsu, Leandro Caio de Lima Bento, 30 anos, está vivendo desde o último domingo, 18 de novembro, dias inesquecíveis que o colocaram no centro das atenções no mundo do atletismo para deficientes físicos. É que o paratleta da academia Lobo Team, de Cataguases, recebeu o reconhecimento do príncipe dos Emirados Árabes, Mohammed bin Zayed Al Nahyan e também o apoio do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Leandro Caio participou, na condição de deficiente visual, da competição Abu Dhabi Grand Slam Rio, organizado pela UAE Jiu-Jitsu Federation, que aconteceu na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. Este evento é parte do Grand Slam Jiu-Jitsu, competição patrocinada pelo governo de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes. O cataguasense chamou a atenção dentro e fora do tatame, ao sagrar-se campeão do Grand Slam na competição para Jiu Jitsu na categoria até 85 kg e também porque teve seu talento e esforço reconhecido pelo príncipe de Abu Dabhi e principal promotor do evento, Mohammed bin Zayed Al Nahyan (foto ao lado) que convidou o cataguasense e seu mestre Wesley Lobo a participarem do Abu Dabhi Grand Slam Oficial que acontecerá em abril de 2019, nos Emirados Árabes. Quem também parabenizou Leandro e lhe prometeu apoio foi o presidente eleito, Jair Bolsonaro, entusiasta deste esporte, esteve no evento para fazer entrega de prêmios e conheceu o cataguasense no momento em que ele era entrevistado. Os dois conversaram ainda diante das câmeras e, antes de encerrar, o presidente eleito parabenizou Leandro pelo seu esforço e lhe deu um abraço. (veja o vídeo ao final da matéria)
A história de Leandro é de pura superação. Cego há cerca de quatro anos em decorrência de um acidente, ele conheceu o fundo do poço antes de se reencontrar no Jiu Jitsu. Chegou a se refugiar nas drogas e tentou o suicídio por três vezes até descobrir o Jiu Jitsu e se apaixonar pelo esporte. Há dois anos e oito meses ele treina diariamente na Academia Lobo Team, é faixa azul e tem como mestre Wesley Lobo, também o seu maior incentivador. Mas toda a equipe de lá lhe dá total apoio e se tornaram uma espécie de sua segunda famíllia, conta. "Se eu não tivesse descoberto o Jiu Jitsu nada disso estaria acontecendo na minha vida e eu talvez nem estivesse mais aqui", contou o paratleta que agora começa uma nova fase de treinamentos para disputar o Grand Slam nos Emirados Árabes. Porém, mais uma barreira ele terá de ultrapassar: a falta de recursos. Deste modo, já começa a procurar patrocinadores para viabilizarem seu treinamento e participação em Abu Dabhi. "Espero que as empresas façam este investimento para que possamos levar o nome da nossa cidade para a maior competiçao de jiu jitsu do mundo", disse Leandro. {{banner-interno}}Wesley Lobo ( ao centro na foto ao lado) está radiante com o sucesso de Leandro e a ida a Abu Dabhi, afinal é a competição dos sonhos de todo atleta de Jiu Jitsu. "O Leandro é muito talentoso, esforçado e está sendo reconhecido por isto", disse. O príncipe dos Emirados Árabes percebeu isso ontem logo que ouviu sua história de vida e logo o convidou para ir ao seu país. E a mesma situação se repetiu com o presidente Jair Bolsonaro que afirmou seu desejo de apoiar o Leandro. É um momento muito especial que nós aqui do Jiu Jitsu de Cataguases estamos vivendo, porque sabemos a dificuldade e o esforço do atleta em cima do tatame para se aperfeiçoar em busca da vitória", contou. Wesley agradeceu a todos pelo apoio e finalizou dizendo que o treinamento para o Grand Slam começa nesta segunda-feira, 19. (Fotos gentilmente cedidas pela Academia Lobo Team)
Começaram nesta segunda-feira, 19 de novembro, as inscrições para os concursos públicos para policiais militares que se estendem até o dia 20 de dezembro. De acordo com os editais, são 90 vagas para soldados policiais militares músicos em várias especialidades instrumentais e 60 vagas na área da saúde.
Para concorrer às 90 vagas, os candidatos deverão possuir nível superior, ter idade mínima de 18 e máxima de 30 anos e altura mínima de 1,60 m. As opções de instrumentos disponíveis para que o candidato realize a prova prática (3ª fase) do concurso são: Flauta/Flautim, Clarinete, Saxofone, Trompete, Trombone de Vara, Bombardino/Eufhonium, Trompa, Tuba/Contrabaixo de Sopro e Percussão/Bateria Americana.
O curso acontecerá na Academia de Polícia Militar (APM) em Belo Horizonte e terá duração mínima de sete meses e tem como objetivo a formação do Soldado de 1ª Classe do QPE, dando-lhe condições para o exercício de sua função específica, além de poder ser aproveitado em situações especiais ou extraordinárias da corporação.
As inscrições devem ser feitas de 19 de novembro até 20 de dezembro no site www.policiamilitar.mg.gov.br ou nas Unidades informadas no edital. A taxa é de R$ 122,95.
SaúdeHá vagas para Técnico de Enfermagem, Auxiliares de Farmácia, Técnico em Patologia Clínica e Técnico de Saúde Bucal. A remuneração básica inicial para o Soldado 2ª Classe da PMMG atual é de R$ 3.506,41. Os interessados podem consultar o edital completo no site da Polícia Militar. As inscrições podem ser feitas pela internet e nas Unidades descritas no Anexo B do documento, com início no dia 19 de novembro até 20 de dezembro deste ano. A taxa é de R$ 122,95.
Serão abertas 26 vagas para Técnico de Enfermagem, 15 para Auxiliares de Farmácia, nove para Técnico em Patologia Clínica e 10 para Técnicos de Saúde Bucal. Os cargos são destinados, após o Curso de Formação de Soldados, para preenchimento de vagas das Unidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Inscrições abertasEstão abertas, desde a última terça-feira (6), as inscrições para 30 vagas de médicos e psicólogos com remuneração inicial de R$8.874,60. Os candidatos devem possuir nível superior, registro atualizado no conselho regional, de acordo com a categoria profissional, ter no máximo 35 anos e residência médica ou título reconhecido pela Sociedade Brasileira de Medicina na especialidade pretendida. As vagas são para Oficial Psicólogo: Clínico (3); Oficial Médico: Anatomopatologia (1); Anestesiologia (3); Cirurgia Geral (3); Cirurgia Pediátrica (1); Ginecologia (1); Neurologia (2); Oftalmologia (2); Ortopedia (2); Patologia Clínica (1); Pediatria (3); Psiquiatria (1); Urologia (2); e Clínica Médica (5).
O valor da taxa de inscrição é R$266,24. A primeira fase está prevista para 10 de fevereiro de 2019 e serão abordados conhecimentos de Língua Portuguesa, Direitos Humanos e Conhecimentos Específicos. As inscrições seguem até o dia 5 de dezembro. (Foto: Reprodução Internet)