O Instituto Francisca de Souza Peixoto completa 15 anos no dia 1º de agosto de 2014 e, para celebrar a data, artistas e educadores da instituição preparam uma semana repleta de atividades culturais para os cataguasenses. As comemorações acontecem entre os dias 28 de julho e 02 de agosto, na sede da instituição e na Praça Rui Barbosa, no centro de Cataguases.
Durante os sete dias serão oferecidas, gratuitamente, 12 oficinas culturais, nas áreas de teatro, dança, fotografia, novas tecnologias, literatura e artesanato. O tradicional culto ecumênico está marcado para o dia 1º, no Teatro dos Vicentinos, na Avenida Guido Marliére, 78, às 16 horas. No dia dois uma tenda estará armada na Praça Rui Barbosa, a partir das 8 horas, para apresentações teatrais e musicais nos períodos da manhã e noite.
O Instituto, ao longo dos seus 15 anos, consolidou-se como uma instituição cultural e promotora dos Direitos Humanos. Milhares de pessoas de todas as idades e classes sociais usufruíram dos projetos desenvolvidos. Atualmente, a instituição atende a aproximadas 1500 pessoas por mês em suas atividades culturais e sociais e educativas.
As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Entre em contato com o Instituto pelo telefone 3421 4910.
Programação: Dia 28/07 – Teatro de Bonecos – Grupo GPTo – 8:00 às 11:00 Jogos Digitais – Edésio Pereira – 13 às 17 horas
Dia 29/07 – Samba de Gafieira – Taiman Santana – 08:00 às 11:00 Brincação – Grupo Pêra – Jogos de teatro para o dia a dia – 13:30 às 16:30
Dia 30/07 – Olhar Fotográfico – Juliano Carvalho – 8:00 às 11:00 Ludicidade Hospitalar – Roberta Rodrigues – 13:30 às 16:30
Dia 31/07 – Feira de Versos - Literatura de Cordel – Adriana Garonce – 8:00 às 11: 00 Mídias Criativas – Ivaldo Neto – 13:30 às 16:30 Origami – Altamir Soares – 13:30 às 16:30
Dia 01/07 – Garrafas decoradas – Graziela Amorim – 8:00 às 10:30 Teatro – Jacqueline Gouvêa – 18:30 às 20:30
02/07 – O dia todo com mostra dos projetos realizados pelo Instituto, apresentação da Banda Rogério Teixeira, Dança e Espetáculo Teatral Local: Praça Rui Barbosa
{{banner-interno}}
Qualquer ocorrência policial após às 18 horas e durante os finais de semana e feriados, em que seja necessário o depoimento dos envolvidos, é concluída em Leopoldina, sede da Delegacia Regional de Polícia Civil, a qual Cataguases pertence. Este procedimento, porém, é muito criticado por toda a sociedade, principalmente pelo risco que envolve a viagem de uma cidade para outra. Além disso, os policiais envolvidos ficam muito tempo por conta daquele único caso, comprometendo assim a estratégia de segurança no município de origem. Esta realidade, porém, começa a ser revista através de experiências que estão sendo feitas em Ubá e Muriaé.
O problema, que é de todo o Estado de Minas Gerais onde há casos, inclusive, de viagens de longa distância para se chegar até à Delegacia Regional, vem sendo tratado pela própria cúpula da Segurança Pública de Minas e agora, ganhou também a participação dos deputados estaduais através da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A solução que está sendo implementada em caráter experimental em alguns municípios mineiros é o plantão virtual, utilizando a tecnologia para que o delegado tome os depoimentos dos envolvidos.
Aqui na Zona da Mata, Ubá foi a primeira cidade a implementar o projeto piloto, em outubro do ano passado, atendendo a 27 municípios que integram a sua jurisdição. A cidade está servindo de parâmetro para outras três que já colocaram o projeto em execução. De acordo com documentos que foram repassados à Comissão de Segurança Pública da ALMG, um relatório entregue por autoridades locais indicou que, com o plantão virtual, houve economia de 12 mil quilômetros de deslocamento da Polícia Militar. "Isso possibilitou que viaturas rodassem menos e economizassem com gastos em manutenção e combustível, bem como evitou acidentes em rodovias", concluiu o documento. Muriaé é outra cidade na região em que o novo sistema está funcionando de maneira experimental.
Como funciona o plantão virtual - Desde sua implantação os policiais militares que atendem a uma ocorrência preenchem o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) e fazem contato com a delegacia de plantão mais próxima, por meio de videoconferência, para definir os próximos passos da ocorrência. O plantão virtual utiliza telefone e programas como o Skype, que permitem ao delegado interrogar os acusados à distância, vítimas e testemunhas. A partir dessa comunicação, já é feito o preenchimento do relatório, sem necessidade de presença física do policial militar. (Foto gentilmente cedida pelo Site Silvan Alves){{banner-interno}}
Nesta quarta-feira, 16 de julho, representantes do Tiro de Guerra de Cataguases entregaram à Creche Ana Nery e ao Lar São Vicente de Paulo mais de 260 quilos de alimentos não perecíveis. A iniciativa é uma campanha batizada como "TG 04-033 – Mão Amiga", que mobilizou os integrantes do Tiro de Guerra e suas respectivas famílias na arrecadação de alimentos não perecíveis, informou o Sub Tenente Carlos Alberto da Silva, Chefe da Instrução daquela unidade militar.
Segundo ele foram arrecadadas "cerca de meia tonelada de alimentos como arroz, açúcar, fubá, trigo, feijão, macarrão, óleo de soja, leite, entre outros". Ele completa avaliando como "muito positivo o resultado alcançado nesta primeira campanha", destacou o Sub Tenente. Ele disse que a iniciativa é um compromisso militar para ajudar as entidades filantrópicas de Cataguases, "e os integrantes do Tiro de Guerra demonstraram com esta ação amor ao próximo e responsabilidade social, atitudes que enobrecem o Atirador como ser humano, revelando o seu comprometimento com a sociedade cataguasense", acrescentou.Sub Tenente Carlos Alberto também revelou a receptividade dos responsáveis pela Creche Ana Nery e Asilo ao receberem as doações. "Fomos muito bem recebidos nestas duas instituições e pudemos perceber o quanto nossa ação foi importante para cada uma das pessoas que necessitam do trabalho dessas entidades", avaliou o Chefe da Instrução do Tiro de Guerra, que não esconde a sua satisfação com o resultado alcançado nesta iniciativa. "Este resultado espetacular nos anima a pensar em promover uma nova campanha, certamente para o próximo ano", previu. (Fotos gentilmente cedidas pelo TG 04-033)
{{banner-interno}}
Cataguases conseguiu a maior nota (3.280,5 pontos) entre todos os municípios de Minas Gerais que se inscreveram para terem direito a receber verba que será destinada através do ICMS esportivo em 2015. De acordo com o secretário municipal de Esportes, Ricardo Dias, foram 127 ações aprovadas nesse sentido, dentre realizações e apoios de eventos feitos pela Secretaria de Esportes de Cataguases em 2013, ano base para a classificação formulada pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais.
Com essa conquista, o município deverá receber recurso mensal de 19 a 22 mil reais durante todo o ano que vem, conforme prevê Ricardo Dias, lembrando que, dessa forma, Cataguases terá condições de promover e apoiar ainda mais o esporte local. "Hoje nós estamos recebendo R$10 mil por mês e vamos alcançando resultados significativos. Agora, sem dúvida, teremos mais recursos e isso conta muito", disse o secretário municipal de Esportes, o qual também revelou que "nossa pontuação nesse ano, com relação às atividades de 2013, poderia ter sido melhor, porque nós apoiamos diversos eventos realizados pela Liga de Futsal de Cataguases, mas ela não nos enviou os documentos necessários para a inscrição dessas competições", lamentou. Para alcançar o topo da listagem pela primeira vez na história, segundo informou Ricardo Dias, Cataguases contou com o empenho de todos os funcionários da Secretaria Municipal de Esportes que, conforme reconhece Ricardo Dias, se dedicam ao trabalho com "atenção, responsabilidade e eficiência". Dentre as atividades realizadas pelo município em 2013 estiveram diversas competições de futebol, futsal, handebol, basquete, vôlei, xadrez, corridas, lutas, natação, jogos escolares, caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos, eventos comunitários esportivos, disputas de dama, malha, além de inúmeros apoios individuais a atletas.
Ricardo Dias destacou um evento que contribuiu significativamente para a pontuação. "A Copa América de Futebol para Amputados foi um sucesso e, por ser competição voltada a deficientes, a pontuação vale mais, sem contar, é claro, com valores sociais que o evento proporcionou", explicou o secretário, anunciando que o trabalho em prol do esporte continua e, para este segundo semestre do ano, diversos eventos estão agendados. "Além das inúmeras ações que já realizamos ou apoiamos em 2014, ainda teremos Copa Verão de Futebol, Corrida Rústica de São Cristóvão, Olimpíadas Escolares, Jogos Escolares (JESC), Circuito Mineiro de Karatê, Campeonato Brasileiro de Futebol para Amputados e outros vários eventos", concluiu, satisfeito, o secretário de esportes. (Fotos: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
Samba da melhor qualidade é o que vai ter no próximo evento da Usina Cultural, no sábado, 19 de julho. O palco do Centro Cultural Humberto Mauro será comandado pela cantora Sandra Portella, que apresentará o repertório do álbum "Samba do Morro".
Sandra Francisca de Oliveira, mais conhecida como Sandra Portella, nasceu em Juiz de Fora, suas raízes no samba vem da família, a mãe foi compositora da Escola de Samba Juventude Imperial e o pai compositor da Imperatriz Leopoldinense.
A cantora começou sua carreira musical em 1999, cantando MPB em bares da cidade, em sua trajetória, cantou country, forró, jazz e bossa nova, mas sua paixão se consagrou no samba. Sandra começou sua carreira solo em 2012 e lançou seu primeiro CD "Samba do Morro" em 2013.
A apresentação em Cataguases de Sandra Portella terá inicio às 21 horas. Os ingressos para o show são limitados a 272 lugares e podem ser adquiridos no Museu Energisa e no Centro Cultural Humberto Mauro.
{{banner-interno}}