Estão abertas inscrições para crianças e jovens de Cataguases que desejam praticar handebol ou basquete através do projeto "Atleta do Futuro", promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), no Centro de Atividades do Trabalhador (CAT Rodrigo Lanna). As vagas para jogar handebol são destinadas a meninos e meninas nascidos de 2000 a 2003, e para participar é necessário que o responsável pelo adolescente compareça à Secretaria do CAT, preencha formulário e apresente CPF do pai e da mãe, RG do pai, da mãe e do jovem, foto 3x4, comprovante de residência e atestado médico comprovando que o adolescente está apto a realizar atividades físicas. Para treinar basquete, as oportunidades são ofertadas a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos e o procedimento de inscrição segue os mesmos critérios já citados.
De acordo com Ivair Neto, professor-treinador de handebol, "o objetivo do projeto é proporcionar ao atleta condição de treinamento e detectar talentos para serem encaminhados no âmbito do esporte, mas o beneficio maior é social", frisou ele. Para Jalber Rodrigues, professor-treinador de basquete, "existe um monte de clichê que revela a importância do esporte para evitar que as crianças e adolescentes fiquem na rua, nas drogas, mas ainda há muita resistência principalmente por parte dos pais no entendimento do que é realimente o esporte. Além disso – continua ele - tudo que é falado, o esporte proporciona um momento de convivência, desenvolve a responsabilidade e ensina os atletas a tirarem informações de ações. As entrelinhas do esporte, no nosso caso, do esporte coletivo, é importante para o desenvolvimento moral dos indivíduos, porque exercita valores como trabalho em equipe, respeito, compromisso, entre diversos outros", explicou o treinador.
Jalber também revelou que, por meio do "Atleta do Futuro", os adolescentes têm a oportunidade de buscar conquistas maiores no esporte. "Muitos jovens que passaram pelo projeto hoje continuam praticando basquete e possuem grandes chances de se tornarem profissionais, como é o caso da Lorena da Silva que joga no Bradesco Osasco; é atleta da seleção estadual e tem forte possibilidade de chegar à seleção brasileira de base. Outro exemplo é Jorge Iglesias Junior. Ele nos procurou para treinar, mas, como não havia vagas para a categoria dele, fizemos uma parceria com a unidade de Leopoldina para que ele pudesse competir lá e treinar aqui. Atualmente ele está no IBC de Nova Iguaçu e tem propostas para jogar, ainda esse ano, na Liga de desenvolvimento que é o primeiro passo para o profissional", concluiu o professor.
Cataguases está no Mineiro de HandebolAs equipes masculina e feminina de handebol do projeto "Atleta do Futuro" viajaram para Ponte Nova, onde jogarão, até o dia 20, a primeira fase do Campeonato Mineiro de Handebol na categoria Cadete. Logo após a chegada, os jogadores cataguasenses enfrentarão seu primeiro desafio, que é jogar, nos dois naipes, contra os atletas da cidade anfitriã, a partir das 18h30 desta sexta-feira, 18 de julho.
Ganhar essa etapa garante vaga para disputar a fase estadual do campeonato que, segundo destacou Ivair Neto, é o principal objetivo hoje estabelecido para as equipes por ele lideradas. "Nossa expectativa é muito boa e tanto os meninos como as meninas estão preparados para a competição. Conhecemos o trabalho dos nossos adversários e sabemos que será uma disputa difícil, mas nossos atletas estão determinados e possuem grandes chances de serem campeões", avalia.
O treinador continua destacando a infraestrutura oferecida pelo SESI "que também acredita no nosso trabalho e nos proporcionará hospedagem, alimentação e transporte, para termos condições de concentração e descanso durante o evento. Além disso, contamos também com a torcida de Cataguases que hoje nos apoia como ainda nunca tínhamos visto", finalizou Ivair que, na véspera da competição, reuniu os jogadores para conversar. Esse encontro foi ministrado pelo professor Jalber e o objetivo foi um trabalho de grupo para fortalecer a motivação e o foco na competição.(Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
Começa na noite desta sexta-feira, 18 de julho, o 13º Encontro Nacional de Motociclistas de Miraí. O evento é organizado pelo Fissurados Moto Clube e realizado pela Prefeitura daquela cidde e terá início com uma motociata, às 17 horas, com saída da Avenida Cataguases e que vai percorrer as principais ruas de Miraí até a chegada na praça principal, local onde aconteceu o carnaval deste ano. A organização do evento informa que estão disponíveis duas áreas para camping, na Escola Justino Pereira e na quadra poliesportiva João Antônio Bilheiro.
Uma extensa e variada programação foi preparada pela organização que começa às 18 horas com música mecânica no palco do evento. Às 21 horas haverá a apresentação do grupo musical "Miraí" (canto para a paz). Às 22:30 horas, acontece um concorrido sorteio de brindes e logo em seguida, às 23 horas, a Banda Zen, de Muriaé, promete esquentar o público com um repertório de músicas bem variado. Encerrando a primeira noite de festa, a banda cataguasense "Semente Mágica" sobe ao palco para cantar o melhor do rock nacional.
No sábado, a programação começa às 13 horas, com novo sorteio de brindes, que se repetirá às 15:30 horas. Às 14 horas, o músico Camilo, faz o primeiro show do dia, acompanhado de seu violão e, às 16 horas, é a vez do show de Gustavo Soli e Banda, do Rio de Janeiro. A abertura oficial do evento será às 20:30 horas, quando também será comemorado o aniversário do Moto Clube Voando com a Liberdade, de Juiz de Fora. A noite ainda vai contar com shows das bandas Windows e Groove, ambas de Cataguases. Encerra a programação um video show que será exibido no telão da festa. (Foto: Motoclube Sol Nascente){{banner-interno}}
Foi iniciado o processo de mobilização para a instalação do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Fopemimpe. Entidades sociais, privadas e públicas se reuniram na manhã de 17 de julho para conhecerem como será o funcionamento deste projeto, de perspectiva de longo prazo na região da Zona da Mata. O encontro aconteceu no Centro Cultural Humberto Mauro, organizado pela Secretaria Municipal de Serviços Comércio e Indústria.
A apresentação da proposta do Fopemimpe foi realizada pelo consultor Leandro Andrade, de Uberlândia, MG, que explicou todos os aspectos que devem ser considerados para garantir o sucesso do Fórum. Estiveram presentes representantes da Associação Comercial Industrial de Cataguases, Câmara dos Dirigentes Lojistas, prefeitura municipal de Muriaé, Câmara de Vereadores, empresários, além da Agência de Desenvolvimento Regional Ecos da Mata (Ademata), responsável pela idealização e vinda deste Fórum para Cataguases.
De acordo com o consultor, o Fopemimpe é uma importante ferramenta para a construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dos pequenos negócios em Minas Gerais. "É uma instância estadual, porém o formato varia de acordo com a região. Ele é pensado a partir da vocação e identidade local. Cada comitê temático deve ser composto por pessoas representativas e que tenham poder decisório para que as ações tenham resultado", disse Leandro.Com a participação da sociedade civil organizada e empresários, o Fórum tem a finalidade de promover debates, diagnósticos e a proposição de ações e projetos, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico no estado. A principal etapa do Fopemimpe em Cataguases vai acontecer em novembro, com a participação de diversos municípios da região.
Leandro Silva Andrade é Administrador de Empresas pela Universidade de Uberaba; Pós Graduado em Gestão Estratégica pela Irvine University – Califórnia EUA. Especialista em Marketing e Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, foi Diretor de Desenvolvimento Econômico do Município de Uberlândia MG, onde criou e implementou a Lei Geral para Micro e Pequenas Empresas e implantou o Fopemimpe. É autor do Pró-Micro, programa Estruturante para melhoria do ambiente empreendedor. Atualmente é empresário no setor de Shopping Centers e Inteligência para o Desenvolvimento de Cidades. (Fotos: Márcia do Vale Machado)
{{banner-interno}}
A Kafka, empresa que atua no ramo de papelaria há vinte e cinco anos em Cataguases, inaugurou na tarde desta quinta-feira, 17 de julho, o showroom Kafka Móveis para Escritório. Localizada na Rua J.H. da Mata, ao lado da Praça Rui Barbosa, a nova loja oferece toda a linha de móveis para escritório da marca Pandin, fábrica paulista que fundada há cinquenta e oito anos em São José do Rio Preto. A Kafka torna-se assim a trigésima quarta loja a se tornar parceira da Pandin e a única a oferecer os produtos dela na região.
Além de convidados, também prestigiaram a inauguração do novo showroom o Gerente Administrativo e Financeiro da Pandin, Antônio Sérgio da Silva e o sócio proprietário da fábrica, José Pandin, que elogiou o que viu: "a loja está excelente, ficou tudo muito bom. O Hélio, nosso parceiro, é uma pessoa muito boa e tenho certeza que vai ter muito sucesso aqui", ressaltou. Ele também contou que a empresa está presente em todo o país e parte de sua produção é exportada para diversos países. Antônio Sérgio contou que o crescimento de vendas com a abertura de lojas exclusivas da Pandin "como esta da Kafka, chega a ser de vinte a vinte e cinco por cento ao ano, por isso também a nossa expectativa aqui é muito boa", completou o gerente administrativo. "Há três anos começamos a trabalhar com móveis para escritório", conta Hélio Antônio Pena, proprietário da Kafka. "Como o negócio cresceu pensamos que estava na hora de abrir uma loja exclusiva", lembra ele, acrescentando: "Como já conhecia os produtos da Pandin e sabia da qualidade fui conversar com seus diretores que receberam a proposta com muita alegria e, assim, formalizamos a parceria oferecendo toda a sua linha de móveis para escritório, com exclusividade na região", detalha Hélio.
Para encarar o mais novo desafio, Hélio conta com o apoio permanente de sua mulher, Reusa Ferreira Pena e das filhas Dayana, Daniely e Débora, todas com funções estratégicas nas lojas, além de uma bem treinada equipe de funcionários. O showroom agora inaugurado é fruto "também da necessidade de diversificar e ampliar a linha de produtos que trabalhamos, além, é claro, de suprir uma espécie de lacuna em Cataguases que tem grande demanda por este tipo de produto", diz Hélio. A Pandin produz uma variada linha de móveis em aço e em madeira que podem ser adquiridos com exclusividade no novo showroom da Kafka, único em toda a Zona da Mata.{{banner-interno}}
Nas eleições de 5 de outubro próximo quatro candidatos de Cataguases disputam uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O Site do Marcelo Lopes entrou em contato com todos eles quando fez duas perguntas iguais a todos. Marcos Spínola, Luiz Fernando da Silva (o Teco), José Sérgio Baião (Baião do Foto) e José Hermaty da Veiga (o ex-vereador Canecão), responderam por escrito e explicam abaixo, os motivos pelos quais se dispõem a ser Deputado Estadual e quais são os seus principais projetos, caso sejam eleitos. Minas Gerais será representada nas eleições por 8 candidatos a governador, 08 a vice-governador, 08 a senador, 635 candidatos a deputado federal e 1099 a deputado estadual.
Conheça os candidatos cataguasenses e seus principais planos de trabalho: Baião - José Sérgio Baião - 57 anos, Deputado Estadual, coligação PRTB-PPL- PSB, número 28.614.
Por que você quer ser deputado estadual?Eu já atuei na vida pública como vereador e percebo uma grande necessidade de Cataguases ter uma representação política forte e presente. Trabalhar por melhorias por nossa cidade é o que me move a ser candidato. Porque quando me lembro que Cataguases já foi considerada referência na Zona da Mata e hoje está esquecida, me entristece. Por isso estamos disponibilizando o nosso nome para disputar esta eleição como representante de nossa cidade. Não quero dizer com isso que seremos o "salvador da pátria". Não é isso. Mas dentro do possível, dentro das possibilidades, o que pretendemos é chegar lá e trabalhar, agir com determinação em benefício de nossa cidade.
Quais seus principais projetos casos seja eleito?Eu tenho vontade de lutar por uma Cataguases melhor. Construí toda uma vida em nossa amada cidade batalhando junto aos poderes Legislativo e Executivo para que a condição de vida de todos os cataguasenses se tornasse melhor, mas por enquanto, o que existe é uma grande vontade da minha parte, de poder contribuir de alguma forma. E neste momento, a oportunidade de dar esta contribuição é me candidatando a Deputado Estadual. Se for eleito, Cataguases, que tem vivido um longo período de escassez de possibilidades de desenvolvimento, vai ter um representante na Assembleia Legislativa trabalhando incansavelmente para reverter esta situação. Este é o meu compromisso: colocar nossa cidade nos trilhos do progresso novamente.Canecão - José Hermaty da Veiga - 72 anos, Deputado Estadual, PMN, número 33.640.
Por que você quer ser deputado estadual?Porque no meu entendimento, devido a vasta experiência que tenho no meio político, para um município desenvolver em todos os sentidos é preciso que tenham deputados, tanto Estadual e Federal, que se interessem por ele. Temos o exemplo de Muriaé, um município que sempre teve deputados e conta hoje com dois Estaduais e dois Federais, a cidade desenvolveu muito, em todos os sentidos. Resido em Cataguases desde criança e é triste ver uma cidade que a gente ama tanto regredindo dia a dia, pois suas grandes indústrias foram extintas e outras foram até à falência. E não houve, em época nenhuma, nenhum deputado que tivesse interesse junto ao Governo Estadual e Federal ou outro meio que pudesse fazer com que estas indústrias permanecessem em nossa cidade com pelo menos 50% da sua produção em atividade.
Quais seus principais projetos casos seja eleito?O meu principal projeto é identificar, junto ao executivo do nosso município, as necessidade prioritárias de nossa cidade, para que projetos sejam elaborados e eu possa apresentar emendas parlamentares, pois esta é a única forma de um deputado conseguir verbas para o Município. Também faz parte da minha luta conseguir, junto ao Governador, o aumento do número de contingentes da nossa policia Militar e oferecer melhor segurança em nossa cidade. Com a Secretaria de Saúde, mais verbas para resolver este problema tão sério que é a falta de medicamentos na farmácia do SUS. E ainda, articular com parlamentares e resolver esta ingratidão cometida contra os professores pelo fato de não cumprirem a lei referente aos pisos salariais desta categoria.Marcos Spínola - Marcos Resende Spínola - 67 anos, Deputado Estadual, coligação PDT-PV, número 12.347.
Por que você quer ser deputado estadual?Eu tenho mais de quarenta anos de vida pública. Comecei no meio estudantil aqui no Colégio Cataguases e me elegi vereador aos 18 anos de idade, o mais novo da história de nosso município. Ou seja: tenho me dedicado a trabalhar por nossa cidade que tanto amamos desde a minha juventude. E agora, esta vontade de trabalhar pelo crescimento de Cataguases, poder dar mais esta contribuição para a cidade que tanto amo, volta a tocar fundo em meu coração, impulsionando a assumir esta candidatura, colocando o meu nome mais uma vez para apreciação dos eleitores cataguasenses, como deputado estadual.
Quais seus principais projetos caso seja eleito?Um deputado estadual deve estar sempre antenado com os anseios de sua cidade. Por outro lado, nós sabemos que Cataguases está muito abandonada, precisando urgentemente de um representante na Assembleia Legislativa para ser a sua voz e se fazer ouvir. Eu pretendo ser esta voz, este representante, caso os eleitores me coloquem lá. E uma vez deputado, pode ter certeza, não medirei esforços para defender os interesses da nossa querida Cataguases com firmeza, determinação e, acima de tudo, muito amor, porque sou um apaixonado por esta cidade. Temas como Saúde, Educação, Segurança Pública e infraestrutura para Cataguases serão prioridades. Teco - Luiz Fernando Gomes da Silva – 50 anos, Deputado Estadual, coligação PRP - PEN - PHS, número, 31.133.
Por que você quer ser deputado estadual?Sou candidato ao cargo de Deputado Estadual nessas eleições porque vejo a necessidade de Cataguases e região terem um representante legítimo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para trabalhar junto ao poder executivo nas questões de interesse da sociedade e em prol do povo mineiro.
Quais seus principais projetos casos seja eleito?Primeiramente, trabalhar para o povo, além das funções básicas que competem ao Deputado Estadual, que é legislar, propor, alterar, revogar e derrogar leis estaduais e fiscalizar anualmente as contas prestadas pelo Governador do Estado. Além do mais, terei a função de elaborar leis que satisfaçam de fato as necessidades sociais, sendo uma delas o incentivo estatal às instituições de tratamento de dependentes químicos. Estou disposto a defender os interesses municipais e da sociedade, visto que Cataguases possui a 2ª maior arrecadação de impostos da Zona da Mata, segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, portanto, temos condições de trazer muitos benefícios para nossa cidade, intercedendo junto ao governador por liberações de verbas para obras e melhorias nos municípios de nossa região.
(Foto de capa: Gordinho Ktá)
NOTA DA REDAÇÃO: Matéria alterada às 13:58 h de 18/07/2014 para corrigir erros na edição.{{banner-interno}}