Centenas de motocicletas de todos os tipos, tamanhos, potência e beleza, deram um brilho especial ao 13º Encontro Nacional de Motociclistas de Miraí, que começou na noite da última sexta-feira, 18, e terminou neste domingo, 20 de julho. O evento foi organizado pelo Fissurados Moto Clube e realizado pela Prefeitura daquela cidade e reuniu uma multidão de apaixonados por motocicletas e pela boa música, que fez a diferença nesta festa tradicional daquela cidade.
O prefeito José Ronaldo Milani, acompanhado de seu vice, Jaime Vargas e de suas respectivas esposas, e de secretários municipais, fizeram a abertura do Encontro na noite de sábado. O prefeito destacou a alegria com que Miraí recebe todos os participantes. "Estamos orgulhosos de receber um público tão significativo nesta festa que é marcada pela alegria e pela tranquilidade", disse. Segundo José Ronaldo, "nos esforçamos para poder preparar esta festa com muito carinho para todos e espero que gostem e retornem no próximo ano", completou o prefeito.O prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre, Claudiomir Vieira (foto ao lado), que tem como principal hobbie a paixão por motocicletas, foi uma das presenças marcantes no evento. Ele recebeu um grupo de amigos motociclistas de Volta Redonda (RJ) e, de acordo com sua avaliação "este encontro é um momento singular não só para aqueles que adoram motos, mas para o público em geral, uma vez que é uma atração que envolve pessoas de várias cidades vizinhas e fortalece o turismo na cidade e região", destacou.
Na noite de sexta-feira, 18, abertura do Encontro, quando os motociclistas estavam chegando à cidade, uma programação bastante variada animou o público. A programação contou com a apresentação de Mauro Rios que fez uma homenagem à Paz, com um repertório especialmente escolhido sobre o tema. Em seguida a banda Zen, de Muriaé, especialista em pop-rock, animou o público com uma seleção de músicas que deixou a plateia pra lá de animada. Encerrando a noite, a banda de Cataguases, "Serpente Mágica", tocou o melhor do rock nacional e internacional, encerrando com maestria a primeira noite de festa.
No sábado, a programação começou pouco depois do almoço com a apresentação de Camilo, voz e violão. Em seguida, o músico carioca, Gustavo Solli e Banda fez um animado show atraindo o público e, à noite, as bandas Windows e Groove Trio, também fizeram as duas últimas apresentações do evento que reuniu grande público e não registrou nenhum incidente. Veja mais fotos do Encontro de Motos de Miraí na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Com a preocupação de solucionar problemas comuns e o desejo de potencializar a cooperação entre os municípios, prefeitos de oito destas cidades da Zona da Mata Mineira se reuniram na última quinta-feira, dia 17, em Estrela Dalva-MG, para discutir a formação de um Consórcio Público que seja capaz de auxiliar nas ações e encaminhamentos das questões que teriam menor prioridade e apoio das esferas estadual e federal, caso sejam tratadas no âmbito de atuação de um único Município.
Os prefeitos e prefeitas presentes neste primeiro encontro entenderam que esta união será importante para o desenvolvimento e captação de recursos em seus municípios e aprovaram a criação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turístico da Zona da Mata Leste. Numa próxima reunião decidirão as questões dos projetos de leis e audiência públicas, necessários para a implantação, e também irão decidir quais são as prioridades onde o consórcio começará a atuar assim que for aprovado por lei em todas as cidades participantes.
A criação deste consórcio tem como premissa agregar alguns municípios da Zona da Mata com menos de 15 (quinze) mil habitantes, pois suas demandas são muito parecidas entre si e diferentes de municípios maiores. O apoio logístico veio de técnicos da Universidade Federal Fluminense que apresentaram aos gestores públicos os ganhos que todos podem ter através da união de forma organizada e com objetivos bem definidos como é um consórcio público para que se busque o atendimento de suas demandas comuns ou específicas.
Estiveram presentes nesta primeira reunião os prefeitos e prefeitas Fátima Guerra (Estrela Dalva), Eliana Quintão (Volta Grande), Tarcília Rodrigues Fernandes (Itamarati de Minas), Marília Coelho (Argirita), Amaury Ferreira (Santo Antônio do Aventureiro), João Soares (Laranjal). O prefeito de Pirapetinga e o de Santana de Cataguases não puderam comparecer mas enviaram seus representantes.Fátima Guerra, anfitriã do encontro, destacou a importância desta iniciativa e disse que o ideal é que os outros municípios que não puderam enviar representantes nesta primeira reunião, mas que tenham interesse em participar, também façam sua adesão ao consórcio, consolidando e aumentando ainda mais a voz dos pequenos municípios da Zona da Mata. Dos municípios convidados, apenas 4 não tiveram representantes nesta reunião, mas justificaram suas ausências e demonstram interesse em aderir ao consórcio.
O evento contou ainda com palestras sobre Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico e Fontes de Financiamento pelo BNDES, contou a prefeita anfitriã, Fátima Guerra que avaliou o encontro como "promissor e necessário ao crescimento dos municípios pequenos cujas demandas são praticamente as mesmas", analisou.
{{banner-interno}}
Pela segunda vez em Cataguases o Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade – CATS vai reunir centenas de profissionais, estudantes, pesquisadores e público em geral para debaterem sobre a preservação do patrimônio histórico. O congresso vai ocorrer entre os dias 16 e 18 de outubro e as inscrições para apresentação de trabalhos acadêmicos estão abertas até 25 de agosto.
O encontro, cujo tema é Planejamento Urbano, Crescimento Desordenado e Informalidades, constará de palestras, mesas-redondas, sessões de comunicações, oficinas de capacitação, lançamento de livros e visitas guiadas.
Entre os destaques, a presença do arquiteto português Carlos Dias Coelho, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa; da Profa. Ruth Zein, professora da Universidade Mackenzie; de Marcelo Ferraz, da Brasil Arquitetura; o tributo a João Filgueiras Lima (Lelé), arquiteto de indiscutível referência nacional; e as homenagens ao centenário de nascimento dos arquitetos Lina Bo Bardi, Diógenes Rebouças e Milton Roberto, sócio do escritório MMRoberto que projetou o Edifício A Nacional, em Cataguases.
Coordenado pelas arquitetas Elisabete Kropf e Cêça Guimaraens, o congresso tem por objetivo criar em Cataguases um polo de encontro e de discussão sobre a preservação do patrimônio edificado na cidade. Segundo Elisabete, o intuito é apresentar a todos os participantes a importância da arquitetura e da arte moderna, marcos que identificam a cidade, criados entre as décadas de 1940 e 1950.
"A ideia principal do CATS é a conscientização sobre a necessidade de preservação do patrimônio histórico tombado. Fator de desenvolvimento, esse patrimônio é a base da atividade turística, pois faz parte da formação econômica e cultural da cidade, propiciando a melhoria da qualidade de vida dos moradores", afirmou Elisabete Kropf.
O Congresso é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, estudiosos, pesquisadores e professores das diferentes áreas de conhecimento que são afins aos campos arquitetônico e turístico, enfocando em especial a categoria da sustentabilidade. Também é aberto para participação de professores e alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e gestores municipais.
O projeto é patrocinado pela Energisa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo de Minas Gerais e também pela Lei Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura de Cataguases. Zollern, Casa Mattos e Votorantin também patrocinam o evento. Mais informações sobre o congresso e o edital para inscrições de trabalhos acadêmicos no site oficial do evento www.catscataguases.com.br.
{{banner-interno}}
Duas pessoas foram baleadas neste final de semana que ainda não terminou em Muriaé. A primeira vítima foi um jovem de 15 anos , identificado pelas iniciais, Y.S., que foi atingido por disparo de arma de fogo no peito na noite deste sábado, 19 de julho, por volta das 18h30, na Rua Capitão João Felisberto. A Polícia Militar foi acionada com urgência e compareceu no local, mas o jovem já havia sido socorrido por populares e levado para o Hospital São Paulo.
"Um grupo de jovens estava na rua quando dois homens passaram em uma moto vermelha e efetuaram vários disparos com uma pistola, e um dos tiros acabou acertou o adolescente. Um carro foi atingido por um disparo e nas buscas no local do crime, os militares encontraram seis cartuchos de munição 9mm e 49 pedras de crack debaixo de placas de concreto.
A segunda vítima é um homem de 28 anos, identificado como L.M.M., que deu entrada na manhã deste domingo, 20 de julho, por volta das 10h44min no Hospital São Paulo. A Polícia Militar de Muriaé compareceu ao hospital para adotar as medidas de praxe já que a vítima foi socorrida por populares após, aparentemente, receber três tiros que teriam atingido a boca, peito e braço. O autor, de acordo com informações preliminares, seria um adolescente.
Operação Região Segura - Na última quinta-feira, 17, Polícia Militar em Cataguases realizou mais uma Operação Região Segura envolvendo 25 militares e diversas viaturas, inclusive da Base Móvel Comunitária. O trabalho consistiu em fiscalização de trânsito em vários pontos da cidade, bem como na entrada das rodovias que dão acesso ao município e batida policial em locais que, de acordo com denúncias e investigações do Serviço de Inteligência da PM, são utilizados para a venda de produtos ilícitos.
Conforme revelou o Cabo Ronaldo de Oliveira, da Assessoria de Comunicação Organizacional da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases, o saldo da operação foi positivo, uma vez que foram apreendidos veículos em situação irregular e a população ficou satisfeita com o patrulhamento e abordagem feitas junto a pessoas em situação suspeita. (Foto cedida pelo Site Silvan Alves){{banner-interno}}
A noite deste sábado, 19 de julho, foi de samba, e de ótima qualidade, com Sandra Portella que se apresentou no Centro Cultural Humberto Mauro, marcando sua estreia nos palcos de Cataguases. Ela fez um show eletrizante dentro do projeto Usina Cultural que tem produção e organização de Fausto Menta, apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e patrocínio da Energisa através da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Em pouco mais de hora e meia com o melhor do samba, Sandra mostrou um repertório que confirma por que este gênero musical é genuinamente brasileiro e capaz de arrebatar as pessoas.
Dona de uma voz privilegiada, que em alguns momentos lembra Elis Regina, em outros Alcione e também Clara Nunes, tamanha sua extensão vocal, Sandra Portella, encanta em cima do palco também pela simpatia e envolvimento que faz questão de manter com a plateia, promovendo uma positiva troca de energia. Assim, o show flui com naturalidade parecendo que todos estão ali, informalmente, cantando suas músicas preferidas. E, claro, no repertório cuidadosamente preparado para a noite, não faltaram os mestres do samba Ataulfo Alves, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Adoniran Barbosa, Leci Brandão, Chico Buarque e muito mais. Vale registrar que a maioria destas canções, conhecidas da plateia, foram cantadas pelo próprio público, numa harmoniosa e muito bem-vinda interação.Prestes a lançar seu novo CD que tem produção do maestro Rildo Hora, Sandra é uma das novas vozes femininas do samba brasileiro, e sua franca ascensão no concorrido universo da música, especialmente neste estilo que escolheu cantar, deixa claro seu enorme talento e determinação. Aos poucos, vai recebendo o reconhecimento do público e ampliando seu espaço no meio, lotando plateias, fazendo o público relembrar o que o samba tem de melhor: Letras interessantes, um ritmo apaixonante e aquele algo mais que arrebata quem o ouve. Fausto Menta, ao lançar seu olhar apurado para os estilos musicais que nos rodeiam, e sempre diversificando suas escolhas, presenteou o público com o que os entendidos chamam de "o verdadeiro samba brasileiro".
Veja as fotos do show na galeria abaixo.
{{banner-interno}}