A prefeita de Guidoval, Soraia Vieira, esteve em Cataguases na tarde dessa terça-feira, 22 de julho, acompanhada de dois vereadores, para gravar uma participação no programa Gomes Comunicação, na Rádio Ativa FM, apresentado pelo comunicador Gomes. Primeira mulher a administrar aquele município que faz divisa com Cataguases, Soraia, simpática e extrovertida, falou sobre as dificuldades que vem enfrentando ao assumir a cidade logo após a maior enchente de sua história e também das conquistas nesta tarefa de reconstruir o município. E como a partir desta quinta-feira, 24, Guidoval estará em festa, a prefeita falou entusiasmada da programação de sábado, segundo ela, "o ponto alto de toda a festividade". A entrevista contou com a participação do jornalista Marcelo Lopes, editor deste site.
Soraia Vieira é professora de formação e jamais exerceu um cargo eletivo até sua vitória em 2012, com 63% dos votos, após disputar sua segunda eleição. Guidoval havia sofrido, em janeiro daquele ano, sua pior enchente que deixou o município isolado, sem ponte, estrada, luz, água, telefone. Ao assumir no início de 2013 e contando com o apoio do governo de Minas, conforme ressaltou, os recursos para as obras necessárias começaram a aparecer, disse ela no programa que vai ao ar neste sábado, 26, às 7 horas. "Eu sou pidona, Gomes. Peço o que nossa cidade precisa e é assim que temos conseguido as verbas necessárias para Guidoval", afirmou ela. Talvez por isso aquele município possui hoje dezessete veículos, além de retroescavadeira, trator e caminhão pipa. "Todos novinhos em folha", destacou Soraia.De acordo com a prefeita a principal obra em andamento em Guidoval é a construção de uma passarela de pedestres ligando as duas partes da cidade separadas pelo rio Xopotó. A obra, na verdade, é um projeto de urbanização moderno e arrojado do local, explicou. Além disso ela está construindo uma nova Unidade Básica de Saúde que vai custar "mais de um milhão de reais, sendo que o terreno foi adquirido com recursos próprios do município", destacou Soraia acrescentando: "Ainda este ano vamos fazer o cascalhamento das estradas rurais, construiremos uma creche, vamos reformar a Praça do Rosário e também vamos instalar duas academias de ginástica ao ar livre". Sobre geração de emprego e renda a prefeita falou que vai trabalhar com determinação neste sentido a partir de 2015. "Vamos lutar para construir nosso distrito industrial", afirmou.
Sobre a Festa do Guidovalense que começa nesta quinta-feira, 24, Soraia destacou a programação de sábado, 26, como sendo a mais importante de todo o evento. "Logo pela manhã, às 10 horas, vamos inaugurar a revitalização da Praça Santo Antônio e o Calçamento da Alameda Altamiro Furtado de Mendonça, onde está situado o Monumento do Guido (Guido Thomáz Marlière, fundador também daquele município) situado na localidade conhecida como Serra da Onça", explicou. A partir do meio dia, acontece o 2º Festival Gastronômico com Chorinho, considerado por Soraia "um momento especial porque você pode degustar o melhor da culinária de nossa cidade ao som de um excelente Chorinho". E finalizou com um convite a todos participarem desta festa. "Estou esperando os cataguasenses e os filhos de Guidoval que residem aqui a nos prestigiarem neste final de semana", disse.
{{banner-interno}}
Será exibido em Cataguases no dia 25 de julho, o filme "Eu Não Tenho Herói", do diretor Rafael Aguiar. Filmado no mês de abril na cidade, o curta-metragem vai abordar as relações entre pai e filho e a doença de Parkinson. O projeto foi contemplado pela Lei Municipal Ascânio Lopes, de incentivo à cultura, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A exibição vai acontecer no Centro Cultural Humberto Mauro, às 19 horas, com entrada gratuita.
O filme envolveu dezenas de profissionais cataguasenses e 30 pessoas trabalharam diretamente no projeto. Além do incentivo da Lei Municipal, também contou com o apoio do comércio local, em diversos tipos de parcerias, em média, 150 pessoas participaram direta e indiretamente do curta.Na página oficial do filme no Facebook, que em menos de um mês alcançou mais de 1150 curtidas, estão disponíveis todas as informações sobre elenco, equipe técnica e detalhes da produção do curta: https://www.facebook.com/eunaotenhoheroi
A partir de agosto, o filme também será exibido em escolas municipais e distritos de Cataguases. O teaser de "Eu Não Tenho Herói" está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2PH8XJYtGsM&feature=youtu.be
{{banner-interno}}
Foi realizada na noite desta segunda-feira, 21 de julho e agendada outra para logo mais, dia 22, uma sessão extraordinária na Câmara Municipal de Cataguases, na qual foram votados dois projetos de lei, em caráter de urgência. O primeiro trata da lei orçamentária para 2015 e o segundo referente aos planos de carreiras dos servidores públicos municipais e definição de cargos e respectivas atribuições.
Os projetos serão votados em duas etapas, na primeira delas, no dia 21, ambos foram aprovados por unanimidade, recebendo pareceres favoráveis das Comissões de Justiça e Redação, de Orçamento Finanças e Contabilidade e da Procuradoria. Na reunião, o assessor do prefeito Cesinha, Alex Carvalho, esteve presente para responder às dúvidas e questionamentos dos vereadores, referentes aos projetos.
O primeiro discutido e votado foi o de número 68/2014. Ele dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), mais conhecida como orçamento para o próximo ano. Este documento deve conter as principais metas e prioridades da administração publica municipal, o equilíbrio entre receitas e despesas, o incentivo à participação popular, a definição de normas para controle de custos e para avaliação de resultados, entre outras diretrizes. Para isso a prefeitura de Cataguases espera arrecadar em 2015 pouco mais de R$114 milhões.
O plano foi elogiado pelos vereadores, que deram destaque ao item de geoprocessamento, uma tecnologia que, se implantada, irá auxiliar no mapeamento geográfico da cidade, que transmite informações adequadas para a tomada de decisões sobre os problemas urbanos, rurais e ambientais. Segundo Alex, a ideia é que até 2016 o sistema seja completamente implantado.O outro projeto aprovado, número 80/2014, altera as leis municipais que tratam sobre os planos de cargos, carreiras e vencimentos dos servidores públicos e unificam as leis de criações de cargos e suas atribuições. Para o melhor entendimento deste assunto, os vereadores receberam previamente na Câmara o funcionário do setor de Recursos Humanos da prefeitura, André Pacheco, que fez as devidas explicações sobre o projeto.
O documento descritivo dos cargos, bem como o da lei orçamentária, estão disponíveis para consulta no site da Câmara Municipal: http://www.camaracataguases.mg.gov.br/. A segunda reunião para finalizar a votação vai acontecer logo mais, às 18 horas. (Fotos: Márcia do Vale Machado)
{{banner-interno}}
As equipes masculina e feminina do projeto "SESI - Atleta do Futuro" de Cataguases venceram a primeira fase do Campeonato Mineiro de Handebol 2014, realizada nos dias 18, 19 e 20 de julho, em Ponte Nova. Com essa conquista, eles vão representar o município na fase estadual que acontecerá em outubro, valendo vaga para o Campeonato Brasileiro da categoria Cadete. Conforme revelou o técnico Ivair Neto, no masculino foram dois jogos e a classificação veio depois de uma vitória e um empate. "Na sexta-feira (18), ganhamos do time de Ponte Nova por 27 a 13 e, no sábado, empatamos em 20 a 20 com São Gonçalo do Rio Abaixo", explicou Ivair. No feminino, a competição durou três rodadas e as meninas de Cataguases enfrentaram Ponte Nova, Ubá e São Gonçalo, ganhando o primeiro, empatando o segundo e vencendo o terceiro jogo. De acordo com treinador Ivair, nessa ordem, os resultados foram 27 a 11, 23 a 23 e 28 a 8.
"Essa vitória é um passo importante para aquilo que é o nosso objetivo, sermos campeões mineiros e representar o estado no Brasileiro. Nós subimos mais um degrau nessa direção, mas não é a primeira vez que chegamos até aqui e agora o importante é vencermos", disse Ivair, lembrando que os jogadores dos dois naipes continuam o treinamento no Clube CAT e a preparação para a etapa estadual do Mineiro também se construirá no decorrer de outras competições, como o Circuito SESI Zona da Mata, marcado para os dias 23 e 24 de agosto e a fase estadual dos Jogos de Minas, que será realizada de 7 a 12 de outubro.Para a atleta Milena Martins da Silva, "jogar novamente o Campeonato Mineiro foi muito bom, espetacular, e ficamos felizes pelo resultado do nosso time", destacou ela, lembrando que é a primeira vez que a equipe se classifica em primeiro lugar. Segundo a jogadora Paloma Nogueira da Silva, "saímos com o resultado bom da primeira etapa, agora vamos batalhar para jogar bem a próxima fase. Sabemos que serão disputas mais difíceis, contudo nos esforçaremos para conseguirmos o título de campeãs mineiras", completou.
Os goleiros Eduardo José e Bruno Rodrigues também ficaram satisfeitos com o resultado e já pensam nos próximos jogos. "Foi um bom campeonato, apesar de não termos jogado bem a segunda partida", disse Eduardo. "Empatamos, mas, devido aos resultados obtidos pelas outras equipes, conseguimos a única vaga de classificação e agora é trabalhar dentro da quadra em busca de conquistas ainda maiores, dentre elas o título do Campeonato Mineiro", concluiu Bruno.
{{banner-interno}}
Cinquenta anos se passaram desde que os militares deram um golpe na democracia brasileira e se firmaram no poder de 1964 a 1985. Este importante período da história do país será objeto de pesquisas, exposições de trabalhos e apresentações dos estudantes do Colégio Carmo de Cataguases, durante a Semana do Carmo 2014, que começa na próxima quarta-feira, 23 de julho, e vai até sexta, dia 25.
Os trabalhos serão realizados em equipes, divididas entre as turmas do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º anos do Ensino Médio. A cada grupo caberá uma apresentação diferente, de tal forma que seja feita uma retrospectiva dos fatos mais marcantes, com dados históricos sobre a ditadura no Brasil, sobre os presidentes do regime militar e trazendo também um panorama político do mundo neste período.
Além de abordarem as questões políticas referentes à Ditadura Militar no Brasil, as pesquisas serão direcionadas também para os aspectos econômicos, culturais e sociais da época, que abrange as décadas de 1960, 1970 e 1980. Dentre as referências escolhidas pela equipe de professores organizadores estão os ícones da música nacional e internacional de cada período, as músicas de protesto, os brinquedos e brincadeiras da época, avanços tecnológicos, os filmes e programas de TV mais marcantes, os famosos festivais de música, os esportes, o avanço da indústria automobilística, as grandes obras de infraestrutura, a moda, e até produtos e publicidades das décadas estudadas."Neste ano escolhemos um tema que está sendo amplamente abordado pelos meios de comunicação do país e acrescentamos as referências culturais e sociais da época estudada, que vão dar o tom divertido e lúdico que é uma tradição das Semanas do Carmo. Os estudantes adoram essa dinâmica de gincana e aprendem brincando", explicou a Diretora Pedagógica do Carmo, Maria Cecília Quaresma Poyares Cardoso.
Os trabalhos produzidos pelos alunos serão apresentados à comunidade na noite de abertura da exposição, sexta-feira, 25 de julho, às 18h30, estando também programadas as apresentações musicais. Os estudantes participam ainda de uma Gincana Solidária e os alimentos arrecadados serão doados a instituições sociais da cidade. (Fotos cedidas pelo Colégio Carmo){{banner-interno}}