A vacina contra hepatite A está no Calendário Básico de Imunização Infantil desde o início deste mês e na última terça-feira, 22, ela chegou à Policlínica Municipal de Cataguases, sendo também redistribuída aos postos de saúde que possuem sala de vacinação, localizados nos bairros Bandeirantes, Paraíso, Leonardo, Granjaria e nos distritos de Sereno e Vista Alegre.
Já nos próximos dias, as crianças com 1 ano de idade terão direito a receber a imunização gratuitamente no município através do Sistema Único de Saúde, e, para isso, basta que os responsáveis as levem aos locais citados, tendo em mãos a carteira de vacinação.
Conforme revelou a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Cataguases, Sirlane Garcia Cardoso, até o dia 31 de dezembro, as crianças que nasceram a partir do dia 1º de julho de 2012 também poderão ser vacinadas e, ao todo, a previsão é a de que 836 crianças recebam a imunização em Cataguases até o fim do ano.
A hepatite A é uma doença aguda do fígado causada por vírus. Sua transmissão ocorre comumente através de alimentos ou água contaminada, bem como por contato com sangue ou fezes de pessoa contaminada. Nesse sentido, além da vacinação, a higiene também é forma de prevenção dessa doença.Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2014Cataguases atingiu a meta da Campanha de Vacinação Contra a Gripe em todos os grupos prioritários, com exceção das gestantes. No total, já foram 15.463 pessoas imunizadas neste ano, dentre as quais 3.006 crianças, 384 gestantes, 933 trabalhadores de Saúde, 83 puérperas, 8.531 idosos, 111 indivíduos privados de liberdade e 27 funcionários do Sistema Prisional, além de 2.388 pessoas portadoras de doenças crônicas. A coordenadora de Imunização Sirlane Garcia Cardoso (foto ao lado) avaliou a Campanha como positiva e revelou que a vacina continua disponível na sala de vacinação da Policlínica Municipal para o público-alvo.
{{banner-interno}}
Foi concedida à prefeitura municipal de Cataguases, pelo Juiz de Direito Eduardo Rabelo Thebit Dolabela, da 1ª Vara Cível da comarca de Cataguases, no dia 14 de julho, uma revogação parcial da liminar de licitação para contratação de empresas fornecedoras do serviço de transporte coletivo. Esta revogação permite que prefeitura possa contratar empresas para atender aos bairros que não possuem linhas de ônibus, enquanto a licitação que está em andamento não é concluída.
O encontro com o juiz para o pedido formal de revogação aconteceu no dia 16 de junho, quando reuniram-se o Procurador Geral do Município Rafael Vieira, o vereador Maurício Rufino e moradores de bairros afetados. Com esta autorização do juiz, todos os bairros que ainda não contam com o serviço de transporte público, como Carijós, São Marcos e São Pedro, não terão que esperar que a licitação em andamento no município, e sem previsão de término, precise ser concluída para que possam utilizar o serviço de transporte.
"A população de modo geral relatava dois grandes problemas: um era a falta de linhas de ônibus em suas ruas e bairros; outro, era o péssima qualidade do serviço prestado por determinadas empresas. Os moradores se uniram para reivindicar seus direitos, o que considero um ganho enorme para Cataguases", disse Maurício Rufino, que também explicou que o serviço será executado por meio de sistema tarifário, ou seja, pagando normalmente o valor vigente da passagem para utilizar os ònibus urbanos.Segundo Rafael Vieira (foto), alguns procedimentos precisam ser realizados antes da contratação. "Neste momento a Catrans, está entrando em contato com as empresas e também realizando um estudo técnico das áreas para viabilizar da melhor forma a circulação dos ônibus e definir como será o atendimento. O planejamento inclui a medição das ruas, elaboração de rotas, itinerários e horários do transporte", informou. A previsão, de acordo com o Procurador, é de que até o fim do ano todos os bairros estejam usufruindo do serviço de transporte coletivo, quando a Catrans órgão responsável pelo trânsito e transporte da cidade, terá finalizado o estudo de viabilidade técnica e a Secretaria da Fazenda da prefeitura terá definido as empresas a serem contratadas. (Fotos: Arquivo)
{{banner-interno}}
Veja as vagas de emprego oferecidas pelo SINE de Cataguases, válidas até segunda-feira, 28/07/14.
1 MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS2 VENDEDORES1 OPERADOR DE MÁQUINA1 COZINHEIRA1 ATENDENTE DE FARMÁCIA1 AGENTE DE VIAGEM2 AUXILIAR DE ELETRICISTA1 SOLDADOR1 SERVIÇOS GERAIS1 AUXILIAR DE ESCRITÓRIO
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases e o telefone é (32) 3429-2546.
{{banner-interno}}
O escritor e artista cataguasense Marco Andrade vai lançar na cidade, no dia 09 de agosto, o livro "O príncipe Livrepássaro e o reino dos botões". A obra, também ilustrada por ele, inova ao oferecer a possibilidade da criança ler, montar e até contar suas próprias histórias. O lançamento vai acontecer na Biblioteca Ascânio Lopes - Chácara Dona Catarina, às 19:30 horas. No dia 03 de agosto haverá o lançamento em Piacatuba, distrito de Leopoldina.
O livro conta a historia de um príncipe que vive em um reino de botões. Seu pai, o rei, ergue imensas torres que ligam o céu à terra. Superprotegido pelo pai, que considera seu filho o maior tesouro do reino, o príncipe tem apenas a companhia de um livro. O inesperado encontro com uma fada, no entanto, mudará para sempre seu destino. Entre a permanência isolada na torre e o desejo de se misturar ao povo, o príncipe terá que fazer uma escolha definitiva.
"O príncipe Livrepássaro e o reino dos botões" faz parte da Coleção Contadores de Histórias, da Zit Editora e está disponível para venda no valor de R$ 27,90. A sobrecapa transforma-se num palco e traz os personagens para serem recortados, para a criança montar um pequeno teatro de bonecos para a contação da história do livro e também de outras a partir dos personagens das obras.Os lançamentos acontecerão nas seguintes datas e locais:12º Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba - Leopoldina - MGData: 03 de agosto (domingo) Horário: 14h Local: Rua José Furtado, 146 - CEP 36.700-000Piacatuba - Leopoldina - MG
Lançamento em Cataguases - Cidade natal do autor e ilustradorDia: 09 de agosto (sábado)Horário: 19h30 Local: Biblioteca Ascânio Lopes - Chácara Dona Catarina - Praça Governador Valadares, 176 - Cataguases - MG
{{banner-interno}}
A Polícia Militar, através do Cabo Alexsandro e dos soldados Cássio e Jean Pierre, prenderam no final da tarde desta quarta-feira, 23 de julho, por suspeita de tráfico de drogas, L.F.C., 34 anos de idade. Os PMs faziam ronda de rotina pela Rua Carlos Astolfo de Oliveira Rocha, no bairro Miguel, quando ao se aproximar de um escadão, um homem ao perceber a aproximação da Polícia jogou para o lado, algum objeto não identificado.
Os policiais pararam a viatura imediatamente e após abordarem o suspeito o revistaram, mas nada de ilícito foi encontrado com ele. Porém, a poucos metros dali os PMs encontraram nove papelotes de uma substância parecida com cocaína que foi por eles apreendidos. O suspeito negou a posse da droga mas foi preso e conduzido à delegacia de polícia de plantão, em Leopoldina onde prestou depoimento e teve sua prisão em flagrante ratificado.
{{banner-interno}}